A história de Melissa começa quando ela perde a virgindade aos 15 anos de idade. A descoberta de um mundo novo e diferente, o desejo de amar e se sentir amada e a ilusão de encontrar este sentimento através do sexo. É esse o ponto de partida para um relato que mistura de forma provocadora ficção e realidade, num vasto e surpreendente rito de iniciação sexual.Durante dois anos a protagonista do livro experimenta as mais diferentes práticas sexuais, como se desejasse, através delas, transcender o corpo. Sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. Em sua busca desenfreada, Melissa acaba caindo em um túnel escuro de humilhação e dor, onde se arrisca a perder para sempre aquilo que tem de mais precioso: ela mesma. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina.
Corocada safadjeeenha! Tô trazendo “100 Escovadas Antes de ir para a Cama” que foi polêmico uns anos atrás, mas eu não achei tudo isso, não. Assim, talvez seja a minha bagagem excessiva de livros com conteúdos pesados que já li, ou a forma meio vazia com que tudo foi escrito nesse diário da Melissa (que é tanto a autora, quanto o nome da protagonista).
Para quem tem preguiça de ler ou está afim de ouvir minha voz delícia-sqn, dá o play no áudio. Juro que sou mega divertida xD.
“Mas essa barulheira está me atormentando, sei que nessa noite alguém está vivendo mais que eu. E eu vou ficar dentro desse quarto ouvindo o som da vida, vou escutá-lo até que o sono me abrace.”
A história tem um certo “quê” de biografia. Segundo a autora, muitas das coisas que aconteceram com a personagem, também aconteceram com ela. Acho que o que choca o público mesmo é que a autora era bem nova quando publicou essa obra “autobiográfica”. Não que essas coisas obscuras não ocorram com vários e vários adolescentes pelo mundo, até mesmo com crianças, mas sair publicando não é algo que se vê por aí todos os dias, né? Eu nunca vi. (Tudo bem que hoje em dia tá bem mais aberto esse lance… enfim).
Melissa é uma garota de 15 anos como todas as outras, estudante, sonhadora. Espera um amor que faça jus à sua vida resplandecente. A questão é que esses sonhos são quebrados (não só com a protagonista, mas com a maioria das adolescentes) e Melissa não sabe lidar com isso.
O que acontece muito com os jovens tolinhos, todos eles (e eu já fui um deles), é esperar demais das pessoas, da vida, sem pensar muito em consequências. Sem analisar acontecimentos ao seu redor. Muitas vezes eles medem tudo através de atos simples, como o sexo. Baseiam seus anseios e seus desprazeres nesses atos, como se pudessem MESMO chegar a algum lugar.
Após se apaixonar por um rapaz que não dá nem bola para ela, Melissa cai exatamente nesse erro. Conseguir o amor do cara através do que ela poderia proporcionar a ele. Prazer com seu corpo. Logicamente que ela não consegue nada mais do que ser usada por ele.
Percebam, corocos, que aqui não estamos falando em sexo sem compromisso. Se a Melissa quisesse transar com o cara de boa, okay. Mas ela fez isso em busca de sentimentos, algo mais que não fosse prazer carnal. Aliás, ela basicamente nem sabia ao certo o que sentia nas relações que tinha.
A partir deste episódio, vemos Melissa descrever sua busca diária por amor, reconhecimento, através do sexo com diversas pessoas, de diversas formas. Fica bem claro que ela se odeia quando faz essas coisas, ela se pune com essas atitudes, e quanto mais ela age assim, mais ela se pune. E como ela se pune? Agindo da mesma forma. Como um ciclo sem fundamento.
A história de “100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama” é fácil de ler, assim como todos os textos escritos como um diário. Porém achei um tanto vazio de sentimentos. Vamos dizer que eu não estava dando a mínima para o que aconteceria com a Melissa. Fiquei indiferente.
“Nós deterioramos, diário, as guerras nos matam, os terremotos nos destroem, a lava nos engole e o amor nos trai. E nem somos imortais: mas talvez isso seja um bem, não?”
Dou um desconto por ser um livro cru, que apenas conta fatos, não quer captar emoções, mas expor acontecimentos que podem rolar com pessoas que estão confusas. Mas ainda assim, senti falta de um comprometimento maior no quesito “conquistar o leitor”. Pelo menos pra mim. Ouso dizer até que isso aconteceu pela imaturidade da autora do ponto de vista literário. Penso isso por ter lido “A história de O”, um livro polêmico sobre sadomasoquismo REAL (nada de 50 tons) que é tão cru quanto um grão de milho. Lá, mesmo sendo algo na lata, sem floreios, sem romance, sem NADA além de fatos, ainda nutri certa esperança de que algo acontecesse para a protagonista. Isso não aconteceu comigo quanto a Melissa. Eu cheguei ao fim por curiosidade de saber o que aconteceria. Se seria bom ou ruim, tanto fazia pra mim.
Porém eu digo que o livro atingiu um aspecto bem interessante de crueza por conta desse tipo de escrita. Dá pra ver que Melissa faz tudo, mas não sente nada.
OBS: O final foi UÓ!
Me desculpem, mas foi. Afinal, “100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama” pode ser bem cru, mas descreveu todas as situações e até as emoções da protagonista. Porém, chegando ao fim, tudo ocorreu tão rápido, como num passe de mágica. Pareceu mentira. Conto de fadas, sei lá. Nada contra um final mais legal para a protagonista. Só acho que deveria ter sido bem escrito, desenvolvido.
Nada mais a declarar, corocos! Leiam e tirem suas próprias conclusões.
Beijôncios puros da super adolescente que sou!
Olha eu gostei bastante de tudo que você disse sobre o livro, mas não gostei muito da história não. Pelo menos não seria um livro que pegaria para ler no momento. Mas quem sabe eu ainda venha a pegar, porque eu não gosto de julgar o livro sem antes conhecer. Achei que você abordou muito bem sua resenha e adorei o seu ponto de vista sobre ele, mas eu sinceramente não me senti motivada a ler pelo menos agora.
Olá, vim aqui te convidar para ver minha nova resenha no blog.
Quando tiver atualização pode me chamar que passarei aqui tá?
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-temporada-de-segredos.html
Eu sou a favor de que cada um tem que ter sua própia opinião do livro sem levar em conta a dos outros e foi isso que fiz quando li resenhas desse livro, mas mesmo assim eu li shuahusha Vale a pena dar um chance, mesmo que só pra saber como é na verdade.
Beijão!
Olá
achei muito legal a sua resneha, sem fala nesse titulo
muito bem escrito, rsrsrs amei a capa tambem
Bjks
Passa Lá No Meu Blog – http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
Obrigada ! Também adorei o joguete com o título!
Bjos!
Vale lembrar que este livro também rendeu um filme que não foi do agrado da autora, nem de quem gostou do livro hahaha
Sério, amor? xD Eu dei uma olhada no filme e achei bom até…bem parecido com o livro, só que ficou muito mais sensível…
Enfim, filmes e livros são uma eterna batalha xD
Nana, sua resenha como sempre muito bem escrita, mas achei a história do livro muito fraca. Até mesmo levando em conta sua opinião eu imagino que o livro seja muito fraco e superficial, porque, pelo que eu entendi a guria só se punia durante o livro todo e consegue um final feliz do nada? Não sei, mas parece que a ideia da autora foi muito imatura. Talvez se ela tivesse esperado alguns anos e reescrito algumas partes da história, pudesse dar certo. Enfim, de qualquer forma, não me interessei em ler, mas gostei do seu post.
Eu até entendi a ideia da autora de querer colocar um final feliz…só achei que veio do nada. Pareceu mentira mesmo. Eu entendo que nessa época os jovens trocam de pessoas como se fossem roupas usadas…mas achei muito do nada mesmo. Se o cara em questão tivesse surgido desde sempre…mas não, ele surge do nada shuahusha enfim, pode rolar, né? Com alguém por aí.
Beijos =]
Oi, tudo bem?
A premissa desse livro não me atraiu muito! Eu não curto muito histórias que falam sobre sexo, sadomasoquismo e etc…
Apesar de você ter citado alguns pontos positivos e relevantes na sua resenha eu não consegui me interessar por esse livro, pois tenho medo de não curti a leitura.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Ah, é gosto, né? Eu li por curiosidade e não vou levar muito longe o que vi nesse livro. Até por não ter achado tudo isso. Nem polêmico, nem forte.
Enfim, valeu como experiência.
Beijos =]
Eu achei bastante legal o livro, lendo pelo título você não tem uma dedução verdadeira sobre o contéudo do livro. Acho bacana livros que trazem o tema sexualidade de uma maneira neutra e sem ser pornográfica. Adorei sua resenha e já coloquei o livro na minha wishlist. Tirando o final né? hahahaha pode deixar que não irei ler.
É! A forma que o livro aborda o sexo até sai um pouco do cunho erótico, na minha opinião. Ele mostra mais o que ocorre e me passou a mesma sensação vazia da protagonista. Como se aquilo só acontecesse e nada significasse.
Beijos.
Sempre quis ler o livro por saber que ele era polêmico, e agora vou me desiludiu, rsrs. Ainda tenho interesse em ler, mas agora já sei que não preciso esperar muito dele.
Por tudo que você falou, não vai ser uma leitura para agora, quem sabe mais adiante. rs Fiquei decepcionada de saber que é uma leitura tão morna assim.
beijos
Mas isso é minha opinião, Dessa xD Leia! Vai que vc pensa diferente! Faça uma resenha sobre e me chame pra ler =]
Beijos!
Sim tbm já fui esse jovem tolinho rsrs.
Imagino pra umlivro desses tinha que ter mais envolvimento, sei lá mais emoçã. Pelo que vc disse faltou muito disso. E com finalum UÓ duvido que leio. Não tenho preconceitos em ler esses tipo de livros mas o final tem que te pelo menos uma graça rsrs. Adorei sua resenha
Acho que a autora queria colocar alguma luz no fim do túnel para a personagem. Só que foi muito abrupto.
Vai saber se não foi isso que aconteceu com a autora também xD
Beijos.
Oie!!! Por incrível que pareca eu já tinha ouvido falar nesse livro mas, não sabia da existência de um filme, que por sinal, parece ser melhor que o livro.
Não tenho uma opinião formada sobre a história, meu primo que leu o livro anos atrás sempre me disse que era muito bom.
Deve ser porque homens na verdade não ligam muito para os sentimentos que levam aos acontecimentos, só aos fatos em si.
Gostei da sua resenha. Não sei se vou procurar o livro pra ler mas, o filme com certeza.
;**
http://www.saladadelivro.blogspot.com
Hahahaha o livro não é ruim! Eu só não me apeguei à personagem. Achei ela muito zumbizóica hsuahusha
Seu primo deve ter curtido as partes sacanas do livro, que tem algumas.
Vi o filme e ele é legalzin…mas como eu já tinha uma crítica mental sobre o livro, acabou meio que dando na mesma.
Beijos ;]
gostei da sua resenha, mas o livro não me atraiu muito ainda mais levando em consideração que o foco é uma adolescente mas que nao aprofunda justamente onde os adolescentes mais focam que é a parte sentimental, a parte de sonhar muito com algo.
Essa é a questão: ela está em busca do que todo adolescente quer, mas de maneira “errada”… Só que a personagem não conseguiu me passar essa vontade toda de ter algo real..ela só parecia mesmo levada pelo vento e vazia.
Amiga depois venha conferir minha nova resenha
assim que tiver atualização passarei aqui
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-daisy-esta-na-cidade-olha-o-que.html
Oi oi, como vai?
Acredita que ainda não conhecia o livro??? Fiquei bem curiosa depois de ler sua resenha.
Acho que também não ficaria muito chocada porque também leio um tanto de coisas pesadas, mas vai que né.
Adorei saber que é meio autobiográfico, que corajosa a autora em escrever esse livro e assumir isso!
Pena que como você disse “o final foi uó”, mas ainda estou curiosa e espero ler qualquer dia desses.
Beijão!
Ah, mas acho que independente do final e do jeito da escrita a leitura vale a pena =D
Sem contar que é a minha visão do livro. Outras pessoas podem pensar diferente xD
Também achei legal a autora compartilhar as peripécias dela hsuahush
Beijos
Olá, flor!
Geralmente gosto de suas indicações e sempre gosto de suas resenhas, mas esse livro em questão não me cativou, apesar de você tê-lo apresentado muito bem.
Hahuahuhauha desculpe! Talvez por ele não ter me cativado também =/
Beijinho!
Oi Nanalees, tudo bem?
Não conhecia o livro e quando li o título imaginava que ela levasse 100 escovadas de alguém (a louca kkkk).
Acho interessante essa crueza do livro, mas não leria ele no momento.
E falando sobre livros fortes, você já leu a trilogia da Bela Adormecida, da Anne Rice? Não sei se pq não costumo ler o estilo, mas achei bem pesadinho.
Bjs
http://a-libri.blogspot.com.br
Hahuhauhauahuah morri de rir! Olha a pancadaria!
Cara! Nem conhecia essa trilogia! Vou procurar AGORA! Anne Rice é muito boa! Deve ter feito algo interessante =]
Obrigada por compartilhar xD Bjos!
Adorei o áudio, gostei da sua voz delicia kkkkk’
e sua resenha também ficou muito boa e detalhada, sabe sempre quis ler esse livro por curiosidade, mas acabei me remetendo um pouco a Lolita de uma forma vulgar. Sei lá. Mas penso que talvez a idade da autora tenha influenciado na forma de escrita sim, como falar de um tema tão adulto tendo 16 anos , estilo Cristiane F ? Porém a Cristiane mesmo na idade que tinha escreveu o livro bem mais velha.
Talvez eu leia o livro um dia, mas agora não fiquei com tanta vontade.
Beijinhos
Mãe,tô escrevendo
É…eu até vejo pessoas novas escrevendo bons livros, mesmo com conteúdos pesados. Só achei que a Melissa não me envolveu. Eu não senti pena, nem dó …nem nada por ela.
Beijos =]
Muito boa a resenha. Confesso que tenho uma super curiosidade para ler esse livro, uma pena saber que ele pode não superar minhas expectativas.
Ah, mas esse é meu ponto de vista, né? =] Você pode ler e quem sabe fazer um resenha diferente no seu blog =D
Antes de ler, eu vi algumas resenhas positivas e negativas, mas acabei comprando para ter minha própria perspectiva.
=]
Oi,
Ainda não conhecia o livro até semana passada, quando um colega de trabalho comentou dele e fiquei meio curiosa, pois lá ela não contou esses detalhes, acabei que nem pesquisei mais sobre ele, pelo que vi é um livro bem fraco, sem muito desenvolvimento, já não curto muito o gênero e depois do que li aqui a pequena curiosidade que eu tinha por ele se esgotou, dessa fez passo essa leitura.
Beijos
Mari – Stories And Advice
É um livro curto e fácil de ler. Só não me gerou apego algum. Nem vontade de reler, nem nada. Não me identifiquei.
Beijo =D
Oi Nana,
eu li esse livro tem um tempinho.
Acho que foi a primeira vez que eu li um ebook. kkkk
Olha como ficção o livro seria até interessante.
Mas, como ela coloca a história como biográfica, pra mim não desceu. Pois ficou bem claro que a história é bem enfeitada.
Pode até ter coisa que ela viveu ali, mais a maioria me pareceu fantasia. Beijos
Conversas de Alcova ❤
Eu vi o filme e ficou um pouco melhor, mas ainda assim…não curti.
Creio que é pelo fato de eu achar meio idiota essas “perdidas” que os adolescentes dão (de vez em quando) e começam a sair com todo mundo “procurando o amor”. Sei lá. Quer sair com todos, ok. Mas depois não fica de mimimi…sabe? Como se fosse vítima de algo.
Beijão.
Gostei da sua voz, rsrs , muito engraçada! Em relação ao livro, eu não me senti muito atraído e com sua resenha eu pretendo passar longe, muito! Gostei da sua resenha, achei mega bem escrita! Sim, eu li e ouvi! kkkk
Abraços e até!
http://lendoferozmente.blogspot.com.br/
Aeww! Obrigada =D O livro não é tão ruim, gente xD Eu que sou chatona e não me senti muito apegada na pobre Melissa!
Beijos
Oie! Tudo bem?
Adoro esse sistema de resenha em áudio! *-* Pela resenha, também não achei tãããããão polêmico assim. Eu confesso que não pegaria para ler. Mas a resenha ficou ótima e você é super divertida! 🙂 bjos
Obrigada por ler e ouvir =D adoro falar no áudio xD
Bjo!
Olá; me parece mesmo um livro polêmico, mas ainda não despertou minha vontade de lê-lo. Gostei bastante da sua resenha, deu uma boa visão do que é a história.
petalasdeliberdade.blogspot.com
Ele é um tantinho polêmico, mas já li piores suaihshas
Obrigada! Bjo.
Oi!
Já vi esse livro diversas vezes em promoções super barato, mas nunca sabia exatamente sobre o que ele tratava. Depois de ler sua resenha fiquei ainda mais sem vontade para quem sabe um dia adquirir o livro. Não gosto muito de livros com essa pegada mais erótica, e com essa narração crua e desiludida da protagonista tenho certeza que me decepcionaria muito com a obra.
Beijos!
Rafaela, Eterna Leitora.
http://www.eterna-leitora.blogspot.com.br
Eu até curto a pegada erótica, mas a escrita não me conquistou. Eu não senti nenhuma afinidade com o que a Melissa estava passando…acho que não me coloquei muito no lugar dela hsuahusha
Beijos
Já tentei ler esse livro um tempo atrás e não consegui terminar, não achei a história de todo ruim, mas não me cativou o suficiente para continuar lendo… Não me deixou curiosa com o final. Eu gosto de escritas mais “cruas” mas essa foi demais, rsrs. Adorei a resenha! E o giflt da Effy <3
Beijos
http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/
Eu também embacei um pouco com esse livro, mas foi mais por falta de apego aos personagens.
Beijos =D
Conheci esse livro no começo do ano passado e pelo título eu nem desconfiava que o conteúdo era esse, mas nunca dei muita bola também não por conta do título. Mas com a sua resenha, agora que não leio mesmo, não gosto de livros que escancaram sentimentos e babaquices alheias assim não(me desculpe a sinceridade, hahaha), adoro uma biografia ou um livro com esse quê auto – biografico, mas esse com esse teor de história e esse final rápido e uó como você mesma disse, não me convenceram. Não gosto de livros assim e esse me pareceu bem sem sal.
Parabéns pela resenha sincera.
bjs
Eu também esperei muito do livro. Não achei ele ruim, só achei que não me fez vincular com os personagens. Eu terminei por terminar.
Beijão =]
Olá, eu adorei a postagem, então, você é minha parceira já a um tempo, posso ser a sua também?
Li o livro por curiosidade. Estava pesquisando sobre as obras do Pedro Almodóvar e apareceu algo relacionando esse livro. Fiquei curiosa e baixei o PDF. Acho que algumas partes não são verdadeiras (acredito que a Melissa inventou situações para deixar o livro mais interessante)! Claro, isso é impressão minha… Concordo com vc a respeito do final: foi rápido e fugiu completamente ao restante do livro. Parece que a Melissa criou o final à parte do diário (acredito que ela tenha se apaixonado pelo rapaz, que ele a amava e tudo mais…); mas, ela criou textos à moda dos famosos romances “Júlia” para vender o livro. Mas, enquanto mãe de menina, o livro me foi útil: é preciso estar de olho, ser amiga e prestar atenção no que as jovens fazem por aí. No mais, não me senti chocada não…acho que há muita fantasia em meio à realidade.