Will, um garoto de 12 anos, maduro para sua idade, vive em Oxford. Ele precisa tomar conta da mãe, que tem problemas mentais. Quando mata um homem acidentalmente, ele decide fugir e tentar descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu pai. Desolado e sem ter para onde ir, Will segue os passos de um gato e, sem querer, atravessa a janela para um outro mundo. Lá ele conhece a impetuosa Lyra e seu daemon Pantalaimon.
Cittagàzze é um mundo semelhante aos de Will e Lyra, mas em vez de pessoas, quem percorre suas ruas são espectros mortais. O rufar das asas de Anjos distantes ecoam no céu. É aí, escondida na Torre dos Anjos, que se encontra a faca sutil, um poderoso talismã capaz de cortar o nada e abrir brechas para outros mundos. Juntos, Will e Lyra vão de mundo em mundo, procurando as relações entre o misterioso Pó, as pontes que ligam os mundos, anjos seres supremos e as forças cósmicas. Somente com estas informações é que poderão lutar para salvar o universo e encontrar o pai de Will.
Continuando a saga da trilogia Fronteiras do Universo. Neste livro conhecemos Will e confesso gosto mais da personalidade dele do que da de Lyra.
Juntos os dois começam sua jornada, com a continuação de A Bussola de Ouro, pode conter spoiler do primeiro livro nesta resenha. Então por sua conta e risco.
Resenha em áudio pra quem prefere me ouvir:
“Pela primeira vez desde que saíra correndo pela porta de sua casa, naquela manhã, Will começou a se sentir a salvo.”
Quando comecei a ler eu realmente não estava entendendo nada. Veja bem, estava esperando encontrar Lyra vagando sem rumo (porque foi aonde parou o primeiro livro). Mas me deparo com outro universo, claramente se percebe pois não há dimons e há outras coisas que não existiam no mundo de Lyra.
Neste novo universo, que aliás se parece muito com o nosso, encontramos Will. E sim, ele é o meu personagem preferido da trilogia inteira!
“- Vou lhe contar, prometo. Mas primeiro você tem que me contar uma coisa.
– Se eu puder… – disse ela, em tom diferente, que Will imaginou ser advertência. – O que você quer saber?”
Mesmo tendo apenas 12 anos Will se mostra bem maduro, e Lyra por outro lado, contrariando o que eu pensava sobre ela do primeiro livro, se mostra um tanto quanto mimada. Mas não podemos culpa-la, como ela mesmo lembra várias vezes, mas muita gente não dá a mínima, ela é da nobreza. O que no caso dela significa pouco, tendo em vista que sempre viveu longe da família.
Por causa disso ela se acha no direito de insultar ou até mesmo olhar de cima pra baixo para os outros, se esquecendo que estava sozinha (claro Pan ainda estava com ela), e sendo assim precisa de ajuda.
Querendo ou não, ela ainda é uma criança. Não sei se eu tinha superestimado a maturidade dela ou ela era assim e não tinha percebido no outro livro… enfim quando Will aparece dá pra notar claramente a diferença entre os dois.
“O vento selvagem devia estar trazendo nuvens, pois de repente a Lua foi encoberta e a escuridão cobriu toda a paisagem; e eram nuvens espessas, pois nem um raio de luar brilhava através delas. Em menos de um minuto Will estava numa escuridão quase total.”
Enfim mesmo tendo saído um pouco do rumo do final do primeiro livro, ele volta depois, não se assustem, a narração continua sendo boa. Nesse nos distanciamos um pouco do mundo da Lyra e conhecemos outros mundos bem diferentes. Percebemos mudanças de costumes, seres completamente diferente e aceitação tanto do Will e da Lyra no fato de que um pode confiar no outro. O que valoriza muito a história.
Gostei muito, boa parte por causa do Will, mas também de como as coisas acontecem de um modo ágil.
Super Insisto para que continuem nessa jornada entre os universos! Vejo vocês em breve no terceiro livro.
Gente, eu não sabia que tinha saído a continuação de A bússola de ouro. eu simplesmente amei. Até parei de ler em certo ponto de sua resenha, pois quero esse livro para ontem 😀
quero um filme, como faz? ‘*’ rs. não me animo muito a ler, gostei do filme mais por causa da fofura do Pan do que pela historia em si.
E agora vamos pra parte final… eu já disse oq acho ahuahaua
Adoro, esse livro. É muito bem desenvolvido ;D
Adorei a resenha e tenho muita curiosidade ler está trilogia, bom, o primeiro livro achei uma pena terem feito o filme e não fazerem a continuação, sinceramente acho que não deviam ter feito o filme, assim alguma emissora poderia se interessar pelo mesmo, né? Bom, adorei a sua resenha e que bom que gostou do livro, ainda quero conhecer esse Will ai! Rsrs
Abraços e até!
lendoferozmente.blogspot.com.br
Eu amei o primeiro livro, mas confesso que vou precisar reler para ler esse segundo volume, já nem lembro muito da história, mas sei que é fantástica. <3
Para você ter uma ideia eu li o primeiro livro dessa série, mas não consegui ler ele inteiro, porque achei a narrativa muito cansativa e abandonei. Acho que até dei o livro, não sei =x
Mas tipo, eu sinceramente não tenho vontade de ler esse livro não.
Acho que foi um que me decepcionou muito. Só gostei do filme, mas do livro…afff =///
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-boa-noite-estranho.html
Silvana!!! Leia o segundo xD o primeiro realmente é bem cansativo, mas os outros dois melhoram muito!
Oi!
Não li muito a resenha porque fiquei com muito medo de receber spoilers kkk
Quero muito ler essa trilogia mas ainda não tive a oportunidade :/
O blog de vocês é lindo!!
Beijos!
http://choqueliterario.blogspot.com.br/
Oi,
Ainda não conhecia essa trilogia, talvez já tenha visto em alguns blogs, mas não me recordo de imediato, inclusive vou ler a resenha do primeiro hehe, já que leio muitas resenhas acredito que depois de uns 3 meses vou esquece dessa aqui ai leio o livro sem nenhuma expectativa, gostei do enredo e da trama.
Adoro as músicas que você coloca no fim de cada resenha 😀
Beijos
Mari – Stories And Advice
Oie Debyh
Da trilogia foi o que eu mais gostei. ^^
Mas Lilian, a trilogia inteira saiu faz tempo hehe :p Lembro que comprei a minha toda em 2009. 🙂
Eu amo tanto Fronteiras do Universo, tá no meu top 3 de livros favoritos que nem consigo falar o quanto gosto, o quanto é espetacular e original essa trilogia. Quem não leu, só lamento muitíssimo pois está perdendo uma das histórias mais incríveis e únicas escritas ♥ No aguardo da resenha de A Luneta Âmbar (no qual chorei horrores hahaha).
Beijos :*
Oie, tudo bom?
Amei a capa desse livro e não conhecia essa narrativa ainda.
Confesso que narrativa fantástica não é minha preferida, mas poderia dar uma chance para essa história.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Olá, não conhecia o livro e confesso que não me interessei muito pelo mesmo. Adoro livros de fantasia, mas alguns fogem tanto da realidade que me desinteresso…=/
~Glaucia Matos
http://www.leitorait.com