O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!
A formatura começa a mil bem no ponto que paramos em Estudo Independente, e a autora dá uma repassada no que aconteceu nos outros livros antes de entrar com tudo nessa fase final da história. Cia terá que decidir o que fará com toda a verdade que ela descobriu. E nesse livro ela terá que fazer justamente aquilo que a manteve viva: confiar em outras pessoas. Ou então ela não será capaz de salvar ninguém, nem mesmo ela.
Pra variar versão em áudio pra quem preferir!
“(…) Penso na folha de papel que está dentro da sacola que penduro agora no ombro, na tarefa que me foi dada e na minha crença de que o Teste precisa acabar, antes que seja permitido matar novamente. Vou ter de decidir se finjo que ainda sou a menina de Cinco Lagos que subiu no flutuador a caminho de Tosu City, ou tirar o melhor daquela menina e permitir que isso se molde em algo novo.”
O que eu mais gosto na Cia é que ela não é burra. Ela chega nas conclusões e é capaz de fazer o que tem que ser feito mesmo que isso não seja o que ela quer. Quando ela descobre o segredo da rebelião no final do último livro, já começa a traçar um plano e começamos esse livro com a decisão tomada. Ela tem que confiar em outra pessoa, e nesse caso é a Presidente. Só que quando Cia acha que a responsabilidade vai sair de seus pequenos ombros, ela não poderia estar mais enganada. Agora a Cia é fundamental, e as suas ações que definirão o futuro do País, ou do teste pelo menos. Tipo assim “vamos tacar a responsabilidade do mundo nas costas dessa menininha aqui”, muito sábio gente, muito sábio.
Sobre o dilema do livro eu até entendo um pouco a aplicação da teoria da seleção natural, que nesse caso é forçada, os fortes vivem e os fracos sucumbem. Dando assim as melhores chances pro País. Até então a brutalidade do teste tem trazido resultado, contudo é certo? Depois de acompanhar todo o processo eu, como a Cia, acredito que tem que mudar.
“O título de líder só lhe confere autoridade se os oficiais e os cidadãos para quem você trabalha o seguirem.”
Sobre o ritmo é bem intenso nesse livro, mas eu gostei de que alguma decisões foram mais demoradas, até porque o peso aqui era muito maior. Um erro poderia significar não apenas a morte da Cia, mas recair sobre o futuro da nação. Na verdade a morte seria a escolha mais fácil para ela, porém ela não desistiu e seguiu firme, nós já sabemos que a Cia não é medrosa e tão pouco alguém que foge de algo apenas por ser difícil. A questão do livro na verdade é saber em quem se pode confiar, confiar em alguém nesse ponto é quase oferecer a sua vida para tal pessoa, e por isso é tão difícil. Depois de confiar ainda resta saber se a pessoa vai, de fato, fazer a coisa certa, são muitas opções, umas boas outras nem tanto. Contudo o que se destaca é que tudo se tornou uma grande conspiração politica. E no fim o livro é sobre estar disposto a fazer tudo pelo objetivo maior, mesmo que o tudo seja sacrificar algumas coisas preciosas pelo caminho.
” Tem havido muitas mortes desnecessárias. O peso da vida dessas pessoas pressiona meu peito, dificultando a respiração. Em quem acreditar? Na presidente? Em Raffe? Em Tomas? Em mim mesma?”
Ainda odeio o romance, e o final pra mim tem muitos significados inclusive a de a possibilidade de a Cia encontrar alguém mais compatível com ela Os temas citados continuam cuidadosamente pesquisados e a capa com a arte maravilhosa. Eu queria muito poster dessas capas, são realmente muito legais e cheios de significados. Parabéns Única pelo trabalho maravilhoso.
“Vim para Tosu City porque queria ser uma líder. Pensei que isso aconteceria depois que eu me formasse na universidade. (…) No entanto, não posso mais esperar pelo Dia da Formatura. A hora de liderar é agora.”
Eu amo essa trilogia, mesmo com seus defeitos e tal, foi muito divertida pra mim. Eu esperava muito mais desse último livro, sério, eu realmente esperava um desfecho arrasador. E se eu for um pouco sincera alguns pontos me decepcionaram e o final foi meio sem sentido com a personagem. As explicações foram no mínimo questionáveis, mas mesmo assim eu gostei do livro. Um final mediano não foi capaz de apagar os bons momentos que tive com essa trilogia. A história me fez pensar e se formos analisar é bem crível a forma como o mundo se tornou, as possibilidades renderam altos papos com meu sobrinho sobre o que faríamos se estivéssemos no lugar da Cia. E o final apesar de ser um pouco incerto sobre o romance me fez muito feliz, porque tudo isso funcionou como a realidade é, nada é certo na vida. Eu adoro tanto a protagonista que estou disposta a fechar os olhos para muitas coisas se isso significar um final feliz pra ela. Mas será que ela teve um final feliz de verdade? Leiam pra descobrir. Recomendo! Além disso a frase final do livro “E ainda há muito por fazer” dá uma pitadinha de esperança de vermos a Cia num futuro. Eu muito torço por isso.
Finalizar uma série é sempre interessante. Gostei do trabalho em si, pretendo ler quando tiver oportunidade.
Leia pq vale a pena <3
Oie Angel =)
Essa é uma das séries que assim que eu terminar as que tenho começadas vou ler.
Só leio boas resenhas sobre ela e estou cada vez mais curiosa. Espero gostar dela mesmo com seus defeitos rs…
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
Ane eu recomendo, apesar dos pesares é bem divertida!!!