• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
9 nov 2019

A História do Amor de Fernando e Isaura – Ariano Suassuna

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags4 estrelas, Ariano Suassuna, drama, Editora Nova Fronteira, nacional

Autor(a): Ariano Suassuna
Editora: Nova Fronteira
Nº de Páginas: 256
Comprar: Amazon

CURTI

    • A História do Amor de Fernando e Isaura (1956) é a primeira empreitada de Ariano Suassuna no campo da prosa de ficção e foi escrito como uma espécie de exercício para a posterior criação do Romance d’A Pedra do Reino. O autor se inspirou na clássica lenda de Tristão e Isolda para contar essa história de um amor proibido com final trágico, ambientado em Alagoas, e cheio de referências do Romanceiro Popular Nordestino. O livro conta com ilustrações inéditas de Manuel Dantas Suassuna, artista plástico e filho de Ariano, e com uma esclarecedora apresentação de Carlos Newton Júnior, um dos maiores especialistas da atualidade na obra do escritor paraibano.

Acho que fazia um bom tempo que não lia nada do Suassuna e “A História do Amor de Fernando e Isaura” foi o primeiro em formato de prosa, já que boa parte de suas obras são teatro. Além de ter sido o primeiro dele que li em formato de prosa também foi o primeiro que ele escreveu neste formato.
Fernando é um homem comum que foi criado pelo seu tio e praticamente lhe deve tudo que tem e o que é na sua vida adulta, então quando precisa ir buscar a que será a nova esposa do seu tio Fernando aceita. Porém neste meio tempo ele se apaixona perdidamente por Isaura, uma paixão que foi inesperada e que ele acredita ser para sempre, até que ele descobre que Isaura é a noiva de seu tio.

“Não havia lugar para qualquer hesitação por parte de Fernando.”

Marcos tio, e único parente, de Fernando o acolheu em sua fazenda e assim o criou, mesmo que os dois possuam poucos anos de diferença. Fernando lhe é grato por isso, e respeita seu tio por tudo que ele lhe deu na sua vida, e assim eles dividem a grande casa da fazenda e trabalham juntos lá. Porém Marcos está prestes a se casar com uma moça de uma cidade mais longe que a deles, a qual ele só viu de longe e assim seu casamento foi marcado. Devido a um imprevisto Fernando vai no seu lugar buscar sua noiva.
Um acidente acontece e assim Fernando se atrasa para ir de encontro a noiva de seu tio. Então ele conhece Isaura e tudo parece mudar, sua vida toda parecia ansiar por aquele momento, parecia que finalmente ele tinha encontrado sua outra parte. Uma paixão entre os dois surge e Fernando acredita ser para sempre. Até descobrir que Isaura é a noiva de seu tio. Tudo se complica e ele está dividido entre o homem que lhe cuidou toda a vida e o novo amor que parece ser maior de tudo que ele já tenha experimentado antes.

“Pouco a pouco, a dúvida foi se tornando intolerável: antes que uma hora se passasse, ele decidira colocar os escrúpulos de lado e apurar tudo.”

Bom essa história se passa no interior de Alagoas (divisa com Maceió) na década de 50, então levem em conta costumes, que hoje são extremamente antiquados e coisas assim. Outra coisa que também é legal saber antes é que essa história é baseada no conto medieval de Tristão e Isolda, então se você conhece a história já meio que sabe o que vai acontecer aqui.
Sobre os acontecimentos da história tudo é muito exagerado, o que creio que era a intenção dele. Vou dar um exemplo, quando se apaixonaram foi amor à primeira vista e era como se fossem morrer se não estivesse juntos sendo que mal se conheciam, e coisas nesse nível mesmo. Isso para mim não atrapalhou, já que aceitei que era esse tipo de história.
Voltando a falar da história, ela trabalha naquela coisa de a quem você quer ‘agradar’ ou Fernando abandonava Isaura e continuava a ser um bom sobrinho (para o homem que cuidou dele) ou ele vivia seu grande amor pela mulher que estava apaixonado. Temos a parte do romance (que como mencionei é tudo exagerado) e traição, tanto Fernando para o seu tio e Isaura a seu noivo o qual ela nem conhecia.

“- O melhor é você esquecer essa história e deixar tudo para trás! Não existe esperança nenhuma para você, existe?”

Eu gostei da história, mesmo que ela envolvesse traição, amor e lógico como resultado disso tragédia e tristeza. Como eu já conhecia a história de Tristão e Isolda, o desfecho e os acontecimentos não foram uma novidade, mas isso não me atrapalhou já que a adaptação para o interior do nordeste ficou muito boa.
O livro é mais curto do que aparenta, já que os capítulos são bem curtinhos e temos ilustrações um pouco abstratas entre os capítulos (as quais gostei bastante), aliás toda edição é bem linda e essas novas edições da Nova Fronteira dos livros do Suassuna estão com um padrão de capa bem legal. Eu li muito rápido este livro, a linguagem está bem fácil e eu gostei de ler algo do Suassuna nesse estilo, mesmo dando pra perceber que este foi meio que um teste antes de ele realmente conseguir se adaptar a prosa.
Com toda certeza eu recomendo, sempre vou recomendar Suassuna, para quem já conhece e para quem nunca leu nada dele nunca é tarde para começar. Venha viver essa grande tragédia história de amor entre Fernando e Isaura.

  • Este livro nos foi cedido pela editora Nova Fronteira, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Tudo Aquilo Que Nos Separa
  • Nunca Houve Um Castelo
  • Auto da Compadecida
  • Onde o Amor se Esconde
  • Um Amor Perdido
  • Playlist


Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em dezembro 10, 2019 às 4:34 pm
    autor: Alisson Gomes

    Oi Debyh!
    Suassuna foi um gênio não é mesmo? Eu li bem pouco dele, vi algumas peças baseadas nos textos dele, amo os livros que se passam no nordeste, minha terra e suas maravilhas hahaha, não conheço a história se Tristão e Isolda, então vou acabar mais impactado quando eu fizer a leitura desse livro, obrigado pela dica!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    Responder
  2. postado em dezembro 11, 2019 às 6:37 pm
    autor: Marijleite

    Olá, que tenso isso de o personagem se apaixonar pela mulher que estava noiva do tio! Sou bem curiosa para ler algum livro do autor e talvez eu comece por esse, já que foi uma leitura rápida.

    Responder
  3. postado em dezembro 11, 2019 às 6:43 pm
    autor: Silviane Casemiro

    Olá!
    Eu nunca li nada do autor e na verdade só conhecia O Auto da Compadecida, por nome mesmo. Já gostei muito dessa premissa, principalmente por ter como referencia o clássico Tristão e Isolda e se passando no interior do Brasil. Uma riqueza de cultura já sei que a obra tem.

    Silviane, blog Memento Mori• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    Responder
  4. postado em dezembro 15, 2019 às 11:04 pm
    autor: Ana Caroline Santos

    Acredita que nunca li nada do autor?! Mas tenho enormes curiosidades, pois uma das minhas séries nacionais favoritas é derivada de um livro dele. Fiquei curiosa com esse enredo, ainda mais sendo inspirado em algo que conheço, por isso dica anotada! Tem filme/série desse também?
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    Responder
  5. postado em dezembro 17, 2019 às 7:13 am
    autor: PS AMO LEITURA

    Adoro livros com tragédia e história de amor. Esse livro eu ainda não conhecia, mas fiquei curiosa com o desfecho dele. Gostei de saber que ele tem ilustrações e apresenta capítulos curtos. Deve ser uma história realmente fluída!

    Beijos,

    Responder
  6. postado em dezembro 18, 2019 às 6:26 pm
    autor: Pensamento Literário

    Oii!

    Achei sua opinião muito sincera e entendo os exageros de alguns clássicos nacionais. Bem, não imagino como é o final, mas o fato da leitura fluir naturalmente e de acontecer no nordeste brasileiro já deu muitos pontos para o livro.

    Beijos!

    Responder
  7. postado em janeiro 2, 2020 às 10:52 pm
    autor: Fernanda Santos Barroso

    Olá!
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas nunca cheguei a olhar sobre o que se tratava nem nada. Achei bem legal a premissa e fiquei bem curiosa pra poder saber como a história se desenrolam. Dica anotada!
    Abraços

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios