• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
20 jul 2014

A Máquina de Contar Histórias – Maurício Gomyde

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags5 estrelas, drama, Editora Novo Conceito, Maurício Gomyde, nacional

Autor(a): Maurício Gomyde
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 192
Comprar: Amazon

CURTI

    • Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

A Máquina de Contar Histórias é um daqueles livros que te fazem parar e refletir. Refletir na vida, nas decisões tomadas, nos objetivos, nas nossas prioridades.
A prioridade de Vinícius, o nosso protagonista, era sua carreira literária. Ele lutou tanto para chegar naquele momento, para colher os frutos e garantir o conforto e estabilidade de sua família, ele lutou tanto que esqueceu de curtir aquilo. Ainda mais depois da doença de Viviana, sua esposa, se manifestar, a minha visão é de que ele usou a profissão, e os eventos de lançamento de seus livros como uma válvula de escape. O tempo foi passando, e ele nunca pensou que  chegaria o dia em que Viviana iria partir.
Quando esse dia chegou, o mundo dele ruiu, e ele percebeu todos os momentos preciosos que havia perdido. As brincadeiras e viagens com suas filhas, Valentina e Vida, a oportunidade de demonstrar todo o amor e gratidão que ele tinha por Viviana ter ficado ao seu lado durante sua trajetória no mundo literário. Ela havia sido a principal provedora da família até que Vinícius conseguisse se sustentar com os livros que escrevia.
A partir daquele momento em que viu o caixão de Viviana descer ao seu túmulo e ouviu as palavras de Valentina no enterro, ele enxergou que nada daquilo valia a pena sem sua família.
Deste momento em diante, o livro mostra a trajetória de Vinícius para reconquistar sua família, e entender suas filhas para que consigam seguir em frente sem Viviana.
Geralmente quando entramos para a adolescência, costumamos a querer nosso espaço e geralmente há um afastamento, principalmente entre pais e filhas. Isso aconteceu comigo. Durante muito tempo estive afastada emocionalmente do meu pai. E o que nos reaproximou foi quando eu, aos 17 anos, tive depressão. Foi uma fase muito dura para todos nós aqui em casa, mas hoje, eu sei que os meus pais são os meus melhores amigos, ever! 😛
Enquanto eu lia A Máquina de Contar Histórias, essa minha fase passou como um filme na minha cabeça. Muitas vezes não entendemos nossos pais, achamos que somos donos da verdade e não queremos sequer ouvir o que eles têm a dizer. Aprendi de uma maneira dura a lição, mas voltemos à resenha… 😉
No caso do livro, Valentina tinha muito rancor do pai, com razão, mas o pai assim como ela, estava tentando lidar com tudo aquilo (da maneira errada, eu sei). Mas como o Vinícius mesmo diz, todo mundo merece uma segunda chance. Por mais machucados que estejamos, devemos sempre parar e escutar o que a outra parte tem a dizer, antes de julgarmos as suas ações.

“Eu errei demais, e você não vai me dar uma chance de consertar? Todas as pessoas do mundo merecem uma chance. Até as piores, como eu.”

O autor, Maurício Gomyde, conduziu muito bem a jornada da Família V, em busca desses laços há muito perdidos. É uma história envolvida com música, paisagens lindíssimas, e personagens que nos cativam e nos fazem torcer por eles. Eu gostei muito de ver uma história de amor de pai e filhas, de união de uma família em meio à dor. É o tipo de história que faz bem para o coração e para a alma.
É um livro muito gostoso de ler, eu simplesmente devorei! haha
A diagramação do livro ficou muito boa e a capa é linda. Conforme vocês forem lendo, olhem a capa novamente, pois ela toda remete a momentos da história. E por favor, escutem as músicas citadas no livro enquanto estiverem lendo. Fica perfeito!

“Nós fomos feitos um pro outro, pode crer…”

Espero que vocês tenham gostado da resenha! E valorizem a leitura nacional de qualidade.

  • Este livro nos foi cedido pela editora Novo Conceito, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Surpreendente
  • Um Homem Chamado Ove
  • Uma Semana de Inverno
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Camila
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em julho 20, 2014 às 5:32 pm
    autor: Angel Sakura

    Eu achei linda e tocante a sua resenha! Obrigada Cami por ela!
    Pretendo ler esse livro em breve *-*

    Responder
  2. postado em julho 20, 2014 às 9:23 pm
    autor: Debyh

    Ahhhhhh já queria ler antes, e agora quero mais!
    Entendo o que você falou, adolescentes sempre acham o dono da verdade (não nego, agi assim também). Sobre guardar rancores também tenho sérios problemas quanto a isso, acho que agora melhorei nisso.
    Sempre quando um dos lados quer arrumar as coisas creio que é possível consertar a situação.

    Responder
  3. postado em julho 22, 2014 às 8:02 am
    autor: Nami

    É estranho como as pessoas esquecem o que é importante para fazer outras coisas e depois tem que tentar conseguir o que perderam porque descartaram achando que não era importante. Linda a capa e comprari o livro.

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios