• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
17 ago 2014

A Mecânica do Coração – Mathias Malzieu

comentando sobre Livros Resenha em Áudio Resenhas Resenhas de Livros Tags5 estrelas, Editora Galera, Juvenil, Mathias Malzieu, steampunk

Autor(a): Mathias Malzieu
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 192
Comprar: Amazon

CURTI

    • O pequeno Jack nasce na noite mais fria do mundo e seu frágil coração está irremediavelmente congelado. Salvo pelas mãos de uma experiente parteira, ele é submetido a uma operação de emergência. Seu órgão é substituído por um relógio de madeira, um pequeno cuco que o ajudará a manter o ritmo das batidas e a bombear o sangue normalmente. A delicada prótese garantirá que Jack leve uma vida igual à de todos os outros garotos. Ou quase igual. Jack sabe que não pode se expor às sensações comuns, como a raiva e o desespero, a frustração e o amor. O menor sinal deste último sentimento pode fazer com que o pleno funcionamento de Jack entre em colapso.

Venho aqui para uma resenha (não vou falar que é curta… afinal, já tô parecendo político, prometo e não cumpro) de A Mecânica do Coração, livro fininho… muito fininho. Ainda assim, me conquistou tremendamente. Quer um livro filosófico, poético, cheio de metáforas e ainda assim bem divertido? Sem contar no estilo meio “steampunk” ou gótico ou uma mistura de tudo, enfim… (Me deixem! Eu não sei catalogar livros ¬¬) Eis que esse pedacinho de livro se tornou uma eterna leitura de bom gosto, pra mim.
Resenha em áudio para quem prefere ouvir minha voz fanha à ler meus posts imensos XD

http://euinsisto.com.br/wp-content/uploads/2015/10/resenha_a_mecanica_do_coracao.mp3

“Hoje à noite, vou escalar a lua, me instalar no crescente como se fosse uma rede e não terei nenhuma necessidade de dormir para sonhar.”

Li esse livro faz uma cota já, mas lembro do principal da história e das coisas que me fizeram amar. É muito curto, como já disse, então não adianta falar tanto sobre a história em si, pois vou acabar contando tudo.
Resumindo, Jack é um ruivinho que nasceu num dia frio pra caramba e, para sobreviver, precisaram fazer uma geringonça que tumblr_lbr1deapNX1qdy4tlo1_500ajudaria seu coração a não parar. Essa tal bugiganga é um relógio, instalado em seu coração. Um cuco, ainda por cima! Vê se pode.
Desde então ele vive isolado na casa de Madeleine, uma mulher que “adotou” o garoto e administra sua vida o tempo todo, com medo de que o menino desobedeça suas “ordens”. Simples, ele basicamente não deve viver (#oloko). Digo isso pelo fato de que a mulher o adverte de determinados sentimentos que ele não deve ter, para que seu coração não entre em pane.

“- O que é isso?
– Um buquê de óculos.
– Não são minhas flores preferidas.”

O sentimento principal que o garoto deve evitar é o amor, afinal, é daí que surgem a maioria das discórdias… Seja amor carnal, amor fraterno ou amor blá blá blá… tem sempre isso no meio.
jack-mecanique-coeur-2014-L-YXH6YqJack vive uma boa parte de sua vida isolado, até que pede para Madeleine para conhecer a cidade. Ela permite. E é então que ele vê Miss Acácia pela primeira vez. Ambos ainda crianças.
Aí… já viu.
A história toda de A Mecânica do Coração gira em torno desse amor furtivo de Jack por Miss Acácia. Madeleine tentando protegê-lo e outras diversos acontecimentos na vida do protagonista. Inclusive quando ele vai trabalhar num parque, naqueles brinquedos tipo “trem do terror”. Muito doido!
Já deixo gravado aqui, para a eternidade, que não gosto da Miss Acácia. Por motivos de “leiam o livro”.

“- Você passa o tempo todo consertando as pessoas, mas afoga suas mágoas no álcool de suas próprias lágrimas, por quê?“

Enfim, o que mais me chamou atenção em A Mecânica do Coração foi a forma poética da prosa. O enredo, ao contrário do que vocês devem jack_et_la_mecanique_du_coeur_by_yamyami_shin-d77aa22imaginar, é super dinâmico. Porém nota-se muitas metáforas e frases lindas, daquelas que geram bons quotes. Mesmo que entre um diálogo ou outro dos personagens.
A forma com que o autor fala do coração do ser humano utilizando o cuco pra expressar É FANTÁSTICA. A perda da inocência, o medo e a insegurança, a raiva, o amadurecimento, a aceitação, dentre outros sentimentos são mostrados como uma simples mecânica. O leitor consegue perceber e até se colocar no lugar do protagonista, mesmo sem ter um relógio no coração. Não realmente.
Simplesmente divino. Aconselho a leitura. O livro é tão fino que deu até desgosto de não ter mais páginas. Então gaste umas 3 horinhas para se encher de poesia numa prosa muito bem construída.
Beijos da tia Nana, coroquitos!!!

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • filha da ilusão
  • metamorfose
  • A Ilha de Bowen
  • Salsichas Galácticas

  • Playlist

O livro tem uma animação muito bonita !!!!!

Essa é a música tema do filme, cantada pelo próprio autor D: Bom, hein?

Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Nanalees
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em agosto 17, 2014 às 11:20 am
    autor: Gabi

    Eu queeeeeeeero ♥
    Gente, o que me chamou logo de cara foi a ilustração do livro, me lembrou a de A Menina que navegou ao Reino Encantado (no barco que ela mesma fez) – que, sim, tem um título enorme e eu amo de paixão.

    Eu adoooro esse tipo de prosa poética, cheia de metáforas e quotes lindos, já apaixonei pelo livro e nem li ainda. Ele tem essas ilustrações no meio também?

    Adorei, adorei, lá vou eu quebrar promessa de não comprar mais livros esse ano ♥

    Beijitos

    Responder
    • postado em agosto 17, 2014 às 1:49 pm
      autor: Nanalees

      Gabiii! Não tem outras ilustrações, mas não se preocupe que o livro é tão poético que a gente sai imaginando tudo. Compre, pois vale a pena. É lindo demais *—*

      Beijos e obrigada por ler ;]

      Responder
  2. postado em agosto 19, 2014 às 8:09 am
    autor: Angel Sakura

    Adorei a resenha, sério esse livro parece ser fofo e faz meu estilo. Amo steampuk <3
    Quero conhecer o Litle Jack <3

    Responder
    • postado em agosto 21, 2014 às 9:09 pm
      autor: Nanalees

      Vale a pena! Jack é um fofo =]

      Responder
  3. postado em março 12, 2016 às 3:45 pm
    autor: Ana Karoline Freitas Fernandes

    Qual o nome da musica q toca no final do filme??

    Responder
  4. postado em setembro 23, 2017 às 12:14 am
    autor: André

    o nome da última música do filme é Hamac of clouds, do Dionysos com a Olivia Ruiz.

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios