Olive é uma colegial cuja presença não é notada por ninguém, com exceção de sua melhor amiga, Rhiannon. Quando esta lhe convida para passar o final de semana com seus pais, Olive inventa uma desculpa de que irá sair com um amigo de faculdade do irmão. Por isso quando sua amiga exige detalhes sobre o encontro, para dar continuidade a mentira ela “admite” ter dormido com ele. Mas logo a “noticia” se espalha, criando cada vez mais versões novas e mais elaboradas.
Quando um antigo amigo lhe pede para “fingir que dormiram juntos” , para evitar as perseguições por ser gay, Olive decide ajudá-lo. Porém logo surgem mais mentiras sobre outras “aventuras” de Olive, sobre meninos que decidiram usar a sua fama para fugir de suas respectivas perseguições.
“Eu não menti com o propósito de ficar conhecida, mas eu confesso, eu gostei de ficar conhecida.”
— A Mentira
A principio Olive havia gostada da “falsa atenção” que recebia, mas logo sua fama de “vadia” fez com que perdesse a amiga, o respeito dos colegas e a vida tranquila que ela tinha antes. E principalmente, se perguntar se ainda teria chance com o garoto de quem gostava.
Emma Stone sempre está uma graça. A conheci no filme Histórias Cruzadas, onde ela já esbanjava talento para atuação. Acredito que a cada filme ela melhore como atriz, e compensa qualquer minuto dedicado a suas atuações. Grande parte das pessoas pode achar que esse filme se trata das consequências das mentiras. Mas no decorrer do filme, você percebe que não é capaz de sentir raiva de Olive ou culpá-la por tudo. A bem da verdade é que ela é uma adolescente adoravelmente estranha e deliciosamente divertida. Porém esse “interior” não foi descoberto pelos colegas, que já haviam criado uma imagem pela qual eles a julgavam.
As mentiras de Olive sobre suas “aventuras” ajudaram seus colegas. Eles eram nerds, garotos ignorados ou zoados. Mas quando suas falsas histórias alcançaram os ouvidos alheios, eles foram tratados como heróis e foram considerados mais atraentes. Porém Olive não ganhou qualquer merecimento ou elogio. Pelo contrário, as meninas faziam questão de tratá-la mal e os meninos não ousavam tentar dar em cima dela. Pensando bem, é assim acontece. Um homem sempre recebe merecimento por ficar com várias mulheres, mas uma mulher é excluída ficar com vários homens e recebe críticas de todos os ângulos.
Esse “esquema” é fruto de muitas comédias românticas. Sempre há o “garanhão” que se apaixona por uma mulher. Porém uma mulher assim se apaixonar por um homem, não é considerado romântico. Olive, até então, não se importava realmente com os boatos enquanto ainda mantinha a verdade para sua amiga, ou os mantinha distante do garoto de quem gostava. Mas quando sua amiga passou a acreditar, ela começou a se sentir a suposta vadia que diziam que ela era. Então, a verdade é subjetiva. Não é necessário ser, para se sentir como se fosse.
No delongo do filme, os meninos se aproveitavam da fama dela, para melhorar suas vidas como colegiais. Mas seus agradecimentos não passaram de boas intenção, ninguém agiu a favor dela ou pensou em contar a verdade depois das consequências.
O valor de uma pessoa não está diretamente relacionado com a imagem que ela produz. E o amor que se pode ter por alguém, não poderia ser impedido pelas supostas aventuras que alguém tenha vivido. Então, de certo modo o filme repassa esse ideia. Não se pode ser esquecer, que as primeiras impressões quase sempre são enganosas e que você perder a oportunidade de conhecer uma pessoa maravilhosa. E o filme além da lição vai te fazer dar altas gargalhadas.
Amo esse filme, é um dos meus favoritos. Acho divertido e muito inteligente. As pessoas sempre julgam a imagem refletida, não sabendo o que é verdade ou não. E mesmo quando sabem a verdade preferem acreditar na mentira, veja no filme o caso da amiga da Olive, ela simplesmente decidiu acreditar nas mentiras. Acho ela uma sacana de marca maior.
Eu adoro o humor deste filme e os pais da Olive são o máximo!
Adooooooro esse filme ♥
Ele tem aquele climinha de high school mas ele passa muita coisa, como você mesmo disse. Incluindo a velha crítica de que homens que pegam várias mulheres são os fodas e o contrário não é válido. Mas acho que o melhor foram os pais da Olive, gente, adoro os dois!
E a ema é super talentosa! Deus, adoro filmes com ela
Esse filme é uma surpresa, quando você começa a assistir acha que será apena sum filme comum, porém supera e se torna marcante.
Adoo o filme e foi bom relembrá-lo aqui, irei assisitr novamente.
Como sempre resenhas estimulantes aqui.
Sobre a realidade homens x mulheres acho que a cultura impõe que os homens sejam glorificados por isso, é aquela premissa de o que é uma chave que abre todas as portas? um chave mestra. Mas o que é uma fechadura que abre com qq chave?
Pensem nisso, e vejam o quão o mundo é machista
Não conhecia o filme, mas conheço o preconceito de mulher X homem .
Valeu pel resenha
Esse filme deve ser uma graça…
Já imagino a confusão toda que rolou.
Xerim 🙂
É um filme que é gostoso de se ver e com uma mensagem para refletir em torno da discriminação. Em meu blog eu falo um pouco sobre esse filme. Inclusive estou mencionando seu blog que merece ser compartilhado por ter um material bem autêntico. Parabéns.
Um grande abraço.