• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
29 fev 2020

A Personagem – Beth Brait

comentando sobre Livros Parcerias Resenha em Áudio Resenhas Resenhas de Livros Tags4 estrelas, Beth Brait, Editora Contexto, Leia Mulheres, não-ficção

Autor(a): Beth Brait
Editora: Contexto
Nº de Páginas: 176
Comprar: Amazon

CURTI

    • De onde surge a personagem? Como ela é construída? E como se torna tão presente em nossas vidas, sendo feita “só” de papel pintado com tinta – ou caracteres em uma tela? Além disso, que outra matéria, que outra natureza reveste esses seres de ficção, esses edifícios de palavras que, por obra e graça da vida ficcional, espelham a vida e fingem tão completamente a ponto de conquistar a imortalidade?
      Com esse desafio em mente, a professora Beth Brait nos faz refletir sobre a concepção de personagem, sondando sua variação no decorrer de um percurso literário que engloba, ao mesmo tempo, a diversidade da produção e a tradição crítica que a enfrenta. Para enriquecer a obra, a autora pediu a importantes escritores brasileiros que contassem “De onde vêm esses seres” e juntou relatos de 26 autores feitos especialmente para o livro. Entre eles, Cristovão Tezza, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Lya Luft e Milton Hatoum.

Este ano pretendo ler mais livros de não-ficção, geralmente eu gosto porém não tenho muitas chances de ler, e em alguns assuntos me sinto um pouco perdida (tá aí a necessidade de ler mais, não é mesmo?). Gosto principalmente de livros jornalísticos ou livros voltado para educação no geral, como história e literatura. Então com toda certeza foi ótimo começar assim essa parceria com a Editora Contexto!
Em A Personagem a autora explora toda a construção na literatura dessa figura que é muito importante para os leitores. E temos também alguns pequenos trechos de autores relatando como surgem seus personagens.
Dê play no áudio (ou Download )

http://euinsisto.com.br/wp-content/uploads/2020/03/A_Personagem.mp3

Ouça também no: iTunes | Spotify | Feed | Google Podcast

“Curiosamente, esses mesmos leitores que acreditam separar com clareza a vida da ficção, mesmo que muitas vezes apreciem mais a ficção que a vida, teriam algumas dificuldades para negar que já se surpreenderam chorando diante da morte de uma personagem.”

Desde tentar entender o porque nos importamos tanto com os personagens, afinal eles não existem de verdade, até relatos conhecidos como o fato das pessoas visitarem a casa de Sherlock Holmes até a existência da biografia de Hamlet. Afinal eles não existiram de verdade.
Temos também um pouco sobre como toda essa construção foi alterada por conta da época e de como alguns autores mudaram as características das personagens abrangendo mais além de herói e vilão. Além de um pouco da parte teórica do assunto, definições e aplicação nas histórias, e também temos os relatos de vários autores explicando um pouquinho de como surge sua personagem.

“E um personagem é tudo o que, em você, eu amo porque não posso ser: tudo o que, de você, eu gostaria de ter, tudo o que, em você, eu odeio porque não posso ser, ou porque sou e você me faz ver.”

Não preciso nem dizer o quanto eu gostava das aulas de literatura durante a escola, né? E eu não gostava somente porque teríamos livros, e sim porque eu tinha aulas com debate sobre os temas e toda a situação do livro (tipo o que eu faço aqui no blog hahaha). E eu de verdade apreciava essas aulas, isso já faz tanto tempo, mas até hoje me lembro de conceitos e coisas que aprendi ligado a literatura. Acho que tentar entender o autor e o porquê de ele ter desenvolvido a história como desenvolveu é algo que me fascina, então com toda certeza entender o personagem faz parte desse caminho.
O melhor deste livro para mim foram os fatos de como personagens são de verdade inseridos na nossa vida, desde sofrermos e chorarmos pela morte de um, até ficamos revoltados por autor não tratá-lo como merece (faço mais essa opção hahaha). Então todo o processo de como algo assim surge eu acho interessante, já tinha lido livros antes de relatos de autores que criaram famosos personagens que estão até hoje por aí, e é legal pra entender mais a obra e se aprofundar.

“Porque nada, nada mesmo, nem mesmo a própria arte, é mais rica e mais intensa, mais inesperada e surpreendente que a nossa vida real.”

Como lado negativo eu gostaria que o livro fosse maior, como ele é bem direto e simples não se aprofunda tanto, creio que seria melhor ter mais exemplos das influências dos personagens na nossa vida. Sobre os relatos dos autores, alguns deles não foram tão interessantes (ou talvez eu não tenha entendido muito bem). Porém no geral eu amei descobrir algumas coisas e entender mais de todo esse processo literário.
É um livro bem curtinho e no geral fácil de se entender, talvez tenha alguns conceitos literários, porém para mim não foi tão complicado. Talvez alguém que não leia tanto encontre um pouquinho de dificuldade, mas mesmo assim indico para todos que gostem e queiram aprender mais sobre literatura.
Eu escolhi este livro como o segundo do desafio Leia Mulheres, este foi para a categoria de não-ficção, e como falei pretendo ler mais livros do gênero.

  • Este livro nos foi cedido pela editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • A Mão Esquerda da Escuridão
  • Porta dos Leões
  • A Vida Invisível De Eurídice Gusmão
  • Adeus Tristeza
  • Playlist


Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em março 16, 2020 às 11:38 pm
    autor: viviane

    Oi Debyh, com o tempo aprendi a gostar de biografias. Esta eu não conhecia, mas parece ser uma leitura bem enriquecedora, obrigada pela dica.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    Responder
  2. postado em março 17, 2020 às 2:34 pm
    autor: Alisson Gomes

    Oi Debyh!!
    Eu pessoalmente não sou muito fã de não-ficções, então é bem raro eu ler alguma, para falar a verdade nem lembro qual a última que li, talvez tenha sido uma biografia, mas enfim, achei a ideia do livro bem interessante, principalmente se você pretende escrever um livro né? É sempre bom ter boas referencias de como construir um bom personagem! adorei a dica.

    Beijos!
    Eita Já Li

    Responder
  3. postado em março 17, 2020 às 2:44 pm
    autor: Bianca Ribeiro

    Faz pouco tempo que aprendi a gostar de livros de não ficção que não falassem sobre serial killers (a louca hahahha) e tenho gostado bastante de livros jornalisticos, acho que isso é mais uma vontade de ser jornalista mesmo kkk
    Adorei a prposta desse livro, muito legal isso de ter relatos sobre como outras pessoas constroem seus personagens, muito legal. Já salvei o podcast de vocês pra ouvir amanhã cedo tomando café antes de ir pro trabalho!!

    Responder
  4. postado em março 17, 2020 às 9:14 pm
    autor: Nina Spim

    Oi, tudo bem? Nossa, adorei saber sobre esse livro, pois sou autora e estou sempre estudando sobre construção de narrativas. É sempre fundamental a gente entender o propósito do personagem e como vamos criá-lo para que ele movimente a história. Vou comprar o livro, com certeza. Uma pena que as dicas dos autores não agregam muito. Obrigada pela dica 🙂

    Love, Nina.
    http://www.ninaeuma.blogspot.com

    Responder
  5. postado em março 18, 2020 às 4:24 pm
    autor: Marijleite

    Oi, Debyh! Amei conhecer esse livro pelo seu post. Eu curto livros de não-ficção, especialmente os que falam sobre outros livros, e achei bem interessante essa obra abordando os personagens, certamente lerei quando puder.

    Responder
  6. postado em março 22, 2020 às 3:35 pm
    autor: Ana Caroline Santos

    Olá, tudo bem? Não-ficção também não é minha praia, porém tenho tentado sair da minha zona de conforto para ler livros do estilo. Vou admitir que apesar de amar ler, a literatura em si e conteúdos de português, eles não eram minhas matérias preferidas no colégio (o que reflete hoje no que faço na graduação haha). Porém, interessante a forma como é abordado o “ser” personagem nos livros. Acho que nunca pensei por esse lado, o que é curioso. Quem sabe um dia eu confira o livro?! Ótima resenha!
    Beijos

    Responder
  7. postado em março 22, 2020 às 11:23 pm
    autor: Vanessa

    Olá!
    Achei a ideia do livro bem interessante. De fato, a criação de personagens, principalmente os complexos, deve ter um monte de pontos cruciais envolvidos.
    Eu sempre tive eles como pessoas que existem e os autores simplesmente vão contando as histórias. RS

    Não sei se é uma leitura muito do meu estilo, mas gostei de conhecer !

    Beijos.

    Responder
  8. postado em abril 4, 2020 às 10:52 pm
    autor: Beatriz Andrade

    Nossa, que indicação maravilhosa! Eu não conhecia o livro e ver seus comentários sobre ele me deixou muito curiosa com a leitura, espero poder ler em breve

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios