Aos olhos de todos, Lila Summers é a garota perfeita: linda, inteligente, ousada e rica, muito rica! Ela acabou de sair da casa dos pais para entrar na faculdade. Sua nova cidade? Nada menos que Las Vegas… Aos vinte anos, loira e provocante, ela vive o frisson das baladas, jogando-se nos ambientes tentadores dos shoppings e noitadas de sexo sem amor, porém, de forma cada vez mais compulsiva e selvagem. Há algo muito errado nisso tudo. Parece haver razões obscuras para os comportamentos autodestrutivos de Lila. E Ethan Gregory, seu melhor amigo, movido por uma força protetora e ciumenta que ele mesmo não entende, vai arriscar-se a tudo para tirá-la desse inferno, um inferno que se tornou seu também.
E eis aqui, FINALMENTE, A Tentação de Lila e Ethan o livro de Lila e Ethan! Casal que eu tanto amava nos livros sobre Ella e Micha que tem resenha aqui no blog (aqui e aqui)!
Esse post não terá spoiler dos livros anteriores, até pelo fato de que não tem tanto envolvimento dos outros personagens (ainda bem).
Já digo que a autora desses livros adora um drama e histórias cheias de pessoas traumatizadas. Isso é bom, pois nos faz sair da zona de conforto e tentar analisar pessoas com problemas de maneira diferente. Ser um pouco mais empático. Julgar menos. Só que nunca consegui simpatizar muito com a Ella, mesmo que ela tenha todas as justificativas para ser como é. Só que com a Lila e o Ethan, nham nham. Eles eram a cereja do bolo SEMPRE. E, gente, esse livro foi uma mega surpresa. Foi o MELHOR! E não só por conta dos personagens. A trama foi muito mais forte e me fez apaixonar ainda mais pelos dois.
“Beleza. Vaidade. Perfeição. Três palavras que a minha mãe adora. Significam mais para ela do que o marido, as filhas e a vida. Se ela não tivesse esses atributos, preferiria estar morta. Se eu não tivesse esses atributos, ela me repudiaria.”
O livro começa nos dando um flashback de coisas que aconteceram no passado de Lila e Ethan.
Como sempre, esse livro mostra a perspectiva de ambos os personagens. Então temos Lila mostrando como era a vida na família rica de comercial de margarina dela, onde ela é sempre repreendida, nunca sendo amada. Era tudo uma questão de aparências. Ser linda, ser inteligente. Fazer o que mandam, nunca demonstrar fraqueza, não questionar.
Obviamente, a família dela está toda quebrada. A mãe é obcecada por beleza, vive a base de remédios e plásticas. O pai pouco fica em casa e provavelmente tem uma amante. Sempre que estão juntos, ambos brigam com a Lila, por vários motivos.
Já Ethan também tem problemas na família. O pai é violento e a mãe aguenta o tranco, assim como muita mulher. Ele não a condena. Mas o retrato de família que ele possuí o faz querer ser sozinho, por ter medo de ter um futuro igual. Ethan e Lila são amigos desde o primeiro livro. Um ajuda o outro e ninguém cobra nada de ninguém. Embora eles vivam flertando entre si, nada nunca foi adiante. Justamente por eles gostarem demais da amizade simples que eles têm. Eles contam segredos um pro outro, mas não se questionam. Apenas ficam nisso, de ter apoio um do outro nos momentos difíceis.
Porém Ethan começa a perceber que Lila está passando dificuldades e cada vez mais ele tem que “resgatá-la” da casa de desconhecidos com quem ela dorme e não lembra nada no dia seguinte. Lila começa a se afundar cada dia mais, porém ela não conta exatamente o que está acontecendo para Ethan. Ele vai descobrindo aos poucos.
“- Você está agindo como se tudo fosse culpa minha, mas eu nem sabia o que estava fazendo. Eu nem entendia…
– Sofrer e chorar por algo que um rapaz lhe fez é patético, Lila Summers. E é culpa sua. Você tomou a decisão de ficar com ele, apesar de saber que ele era mais velho, e agora nós precisamos lidar com as consequências.”
Isso não é um spoiler, gente. É meio óbvio. Afinal, Lila vem de uma família tradicional e que zela pela aparência. Isso significa que uma filha que não segue regras, basicamente não é filha. Lila não tem mais o apoio financeiro dos pais e por isso para de pagar o aluguel e a faculdade. Ficando endividada. Isso faz com que ela abuse cada vez mais de um medicamento que vem tomando desde a adolescência. Mais tarde descobrimos o motivo do medicamento.
Achei interessante a inversão de papeis nesse livro. No sentido de aparência. Ethan é aquele típico cara que pareceria maloqueiro para muitos. Tatuado, relaxado, ex-drogado, pobre. Mas ele é quem vai segurando a barra para a Lila, tentando ajudá-la, inclusive em relação ao abuso de medicamentos.
Eu sei que pode soar meio machista, afinal, fica parecendo aquela coisa de “mulher frágil, homem forte”. Porém, não. Ethan também tem um histórico com isso e, inclusive, um passado com alguém que também abusou das drogas. Ele vê em Lila uma maneira de se redimir do passado e conservar sua melhor amiga.
Aos poucos, ele vai descobrindo o que atormenta Lila e chega a ser fofo. Digo que em alguns momentos o livro parecia mais com aqueles encadernados didáticos sobre “o que é certo e o que é errado”. Eu até ri, pois me pareceu um pouco forçado os diálogos que apareciam de vez em quando. Mas falo isso como uma pessoa consciente das coisas, além do mais, por ser mulher. Hoje em dia percebo, cada vez mais, como o ÓBVIO nem sempre é óbvio para algumas pessoas. Além disso, também vejo o quanto o óbvio pode ser mascarado através de falsos padrões.
Por isso, mesmo achando estranho e um pouco mal colocado, julgo que o livro é muito instrutivo para que as pessoas entendam o que é e o que não é em situações de abuso, em qualquer situação. De drogas, de poder.
“Isso que é engraçado quando se apanha de alguém que supostamente deveria lhe amar: fica difícil enxergar como aquilo é errado, porque a ideia do amor pode deixar você cego.”
A Tentação de Lila e Ethan foi realmente um show de ensinamento. Mesmo que para mim não tenha sido nada mais do que o óbvio, acho que histórias assim são necessárias, ainda mais para pessoas jovens que ainda não se acercam muito da situação. Como é uma história fácil de ler, acho muito conveniente a autora usar desse enredo para elucidar os jovens sobre o que ocorre e como mudar as coisas. E não só isso. Mas a luta para superar, também.
Enfim, esse livro está aprovado! Muito melhor que os outros dois que li (Me desculpe, Micha).
E só pra fechar o post: pelo que entendi, tem outro livro. Não acaba nunca? E pior, me parece que tem a ver com a Ella… Aff. Essa menina consegue cagar até no livro do outro casal, poxa.
Desculpem vocês que gostam da Ella… Eu entendo os motivos dela. Eu sei que os traumas dela fazem com que ela tenha medo de ferrar a vida dos outros (o que acontece sempre é que com medo de ferrar os outros ela ferra os outros), faz sentido? Ela ferra pra não ferrar.
Ah, vá… Desculpem, não consigo lidar. Não tenho traumas, não posso julgar (porém essa menina é muito inconveniente, mesmo que seja por conta dos problemas psicológicos dela).
Fighting Micha! Você precisa de muita vitamina pra ficar com essa muié, mano.
Lila e Ethan PRA SEMPRE.
Beijão!
Primeira resenha que leio dele. Estava em dúvida porque não me falaram muito bem dele, o que diminuiu minhas expectativas quanto a obra. Porém com sua resenha o interesse que eu tinha despertou de novo. Espero ler em breve.
Beijinhoss…
http://estantedalullys.blogspot.com.br/
Oioi!
Ainda vou ler os livros de Ella e Micha e agora lendo o terceiro livro fiquei com mais vontade de conehcer o trabalho da Jessica Sorensen.
A capa está tao linda ne?
Adorei saber que o livro foi um show de ensinamento, me deixou bem curiosa com tudo.
Aamei a resenha, vou ler com certeza!
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Olá 🙂
Eu já tinha visto a resenha desse livro na blogosfera, porém, o gênero não me agrada </3 Mas acredito ser uma boa pedida para quem curte 😀
Abraço
http://interessantedeler.blogspot.com.br/
Esse enredo soou um pouco confuso para mim. Não é algo que eu leria, pois tem muitas características que não me agradam em um livro, então passo.
bjs, bjs
Ei,
Puxa, fiquei super curiosa para ler, achei a história bem real e instigante.
E a capa? Que capa linda!!!
Amei a resenha, amei a dica e lerei muito em breve.
Abraço,
Fê
Oi, tudo bem?
Tenho muito interesse em começar a ler essa série de livros, as premissas me chamam atenção, apesar de meio clichês. Porém, como você disse, determinados assuntos precisam ser abordados nos livros, especialmente naqueles que são destinados ao público jovem. Espero ler e gostar.
Coitada da Ella!
Levou bronca até na resenha do livro que não é sobre ela hahaha
Olá!!
Sua resenha está incrível como sempre!!
Eu tenho os dois primeiros livros a tempos, mas não sobrou tempo para eles ainda, morro de curiosidade. Agora sabendo que a Ella é chata assim, deu mais curiosidade ainda, adoro chatisses kkkk
Bjus <3
Ps: Falei dos anteriores e esqueci desse.
Esse me pareceu menos perturbado que os anteriores, talvez impressão minha. Gosto desses clichês, se é que posso chamar assim, que sabemos o que vai dar, mas vem cheio de ensinamentos.
Agora sim!
Bjus!!
Não é um livro que leria, mas gostei da história, sua resenha me convenceu e se tivesse um filme CERTEZA eu assistiria ahaha. P.S.: Adorei as indicações de música, amo aquela música da Kiesza e você sempre posta K-pop *-*
Olha, não sei o que pensar sobre a Ella, não li nada sobre a série e acho que não sou bem o público alvo, mas é complicado gente com trauma mal resolvido.
Oie, tudo bem? Cara, adoro o jeito como vocês escrevem as resenhas, é muito engraçado. Não me interessei pelo livro, confesso, mas me diverti lendo a resenha.
Oi nana,
adorei a tua resenha, eu já conhecia a série, mas ainda não li nenhum livro dela, porém a tua resenha me deixou curiosa, mas em relação a esse casal e não ao anterior, hauhauha mesmo assim tentarei ler os três livros pra entender melhor todo o contexto
beijos
Oi!
Eu li esse livro ano passado, assim que a Geração editorial lançou, na verdade ele caiu bem paraquedas no meu colo e eu peguei.
Não li os livros que antecedem esse, mas tenho muita vontade, dizem que é muito bom, porém, eu gostei tanto desse que tenho até medo de me decepcionar lendo os outros.
Vamos ver, né?
Bjs!
Oiee,
Esse é um tipo de livro que eu goste/leia, então eu vou deixar essa dica passar, mas adorei a resenha!
Abraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Oie!
Acho que é a primeira resenha que leio sobre esse livro e já estou encantada por Lila e Ethan, pelo que você falou sinto que gostarei dos dois e terei um certo abuso da Ella.
Espero ter a oportunidade de lê-lo.
Lisossomos
Oooolá!
Adorei sua resenha e forma clara e divertida como você escreve. Me diverti lendo!
Não tenho muito interesse nesta série. Sei lá, faltou uma química entre nós! 🙁