• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
8 fev 2017

Aconteceu Naquele Verão – Org. Stephanie Perkins

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags4 estrelas, contos, Editora Intrínseca, romance, Stephanie Perkins

Autor(a): Org. Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 384
Comprar: Amazon

CURTI

    • Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles Cassandra Clare, Veronica Roth e Stephanie Perkins.
      Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.
      Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz.
      A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.

Aconteceu Naquele Verão foi escolhido para mim, e não “por” mim. Simplesmente disseram: leia que vai valer muito a pena. E sim, de verdade valeu muito a pena. Para começar tem tudo que eu gosto: são contos, tem romance e tem o verão (sim, eu gosto do verão).
Em Aconteceu Naquele Verão, vemos os mais variados romances de adolescentes (quase adultos), que estão tentando encarar o romance (sobreviver, mergulhar ou se livrar dele hahaha) em contos apaixonantes.

“Acho até que me apaixonei. Mas nunca senti nada como isto.”

Nesse livro temos romance por todos os lados… de todos os tipos, com gente que ainda nem sabe direito o que quer da vida. E é bem legal que muitos deles envolve o primeiro amor, ou uma decisão mais adulta da vida deles, algumas mudanças e coisas do tipo.
Valoriza muito dizer que tivemos a participação de muitos autores reconhecidos como Cassandra Clare, Veronica Roth e Stephanie Perkins. Os contos são lindos e aqui o amor está em todas as formas e gêneros, e em alguns casos com direito a mais do que romance, incluindo também comédia, suspense e drama, porque lógico se trata de jovens.

“Aquele abraço me transformou em papel outra vez, casca de ovo, vidro de açúcar e folha de outono. Como foi que não reparei nesse sentimento da primeira vez?”

Este é o típico livro que amo ler, com ótimos contos. Sério, amo ler contos, ainda mais quando estão com um tema só, aqui no caso romance. Eu gostei tanto da ideia que já podem fazer uma versão adulta tá, tipo com contos envolvendo gente com mais experiência já que aqui no caso eram somente jovens, na faixa dos 18 aos 20 anos. O que foi bem interessante, porque apesar de a maioria ter a mesma idade eles eram “maduros” em níveis diferentes. Alguns tinham graves problemas com a família, ou a falta dela, o que diferenciava muito de outros que pensavam em apenas curtir as férias de verão sem qualquer preocupação.
Não sei se consigo escolher apenas um favorito… mas farei duas menções honrosas dos melhores para mim hehehehe. Antes de mais nada para Jon Skovron, o qual não conhecia e já quero ler algum livro dele (podem publicar que leio, se ele escrever tão bem quanto no conto, vai ser sucesso), com a história “Amor é o Último Recurso”, amei muito, aliás acho que é o conto com maior número de gente que tem importância na história, leria fácil um livro inteiro com os personagens. Neste conto temos jovens que trabalham em um hotel nas férias e que acabam bancando os cupidos para juntar vários casais, muito boa a narração em primeira pessoa aqui, já quero um livro inteiro #porfavornuncatepedinada.
E minha outra menção honrosa vai para Libba Bray, que conseguiu criar um clima de romance junto com um conto de terror, sério, te admiro. Em “O Último Suspiro do Cinemorte” temos o pessoal se despedindo do Cinemorte com a última sessão de um filme de terror amaldiçoado (jamais veria isso hahaha) e, claro, temos um romance ali entre os funcionários (E TERROR).

“- Apaixonado? Eu? Isso é um absurdo!
– Pessoas apaixonadas perdem toda a capacidade de pensar logicamente.”

No geral, eu amei quase todos os contos, teve uns dois que não curti muito, mas o saldo ainda é bem positivo. Além de envolver o romance (aliás tem romances heteros e homos no livro, achei bem legal a diversidade) tem aquele momento mudança de vida adolescente para a vida adulta. Alguns possuem um pouco de fantasia, o que foi legal para variar um pouco e outros gêneros em meio ao amor, e outros de despedida de alguém que se ama.
Recomendo a todos que gostam de suspirar, dar risada e sofrer com o amor, temos disso aqui. Ou só para você aí que quer ler algo com o mesmo tema mas que não é tudo necessariamente tão doce. Ah sim, esse post faz parte da Semana Aconteceu Naquele Verão que a Editora Intrínseca organizou, que tal visitar os outros blogs que estão participando? Tem muito conteúdo interessante. 

  • Este livro nos foi cedido pela editora Intrínseca, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • fangirl
  • Isla e o Final Feliz
  • Para Todos os Garotos que já Amei
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em fevereiro 12, 2017 às 11:09 pm
    autor: Yara Guez

    Esse segundo conto que tu destacou, já quero ler só por causa dele: romance e terror é tudo que preciso!
    Eu tô entrando nessa vibe de contos esse ano, então, vou colocar esse na lista de compras futuras.

    Responder
  2. postado em fevereiro 14, 2017 às 11:45 pm
    autor: Licavargas

    Eu adorei a capa desse livro e, embora não curta muito o verão – detesto passar calor – eu adoro histórias nesse período. Contos então, acho que conseguem captar muito essa coisa rápida que são as férias de verão.
    Fiquei mais do que curiosa para ler o livro, principalmente os dois que você citou… Mas o que mais me instigou foi você comentar que a Libba consegue colocar amor em um conto de terror. Com certeza irei pular os outros para ler primeiro o dela hahahaha fiquei muito curiosa em como vai ser isso…rs
    Beijinhos,
    Lica

    Responder
  3. postado em fevereiro 15, 2017 às 8:54 pm
    autor: Jéssica Melo

    Olá Debyh, eu também adoro ler contos e gosto bastante de romances adolescentes *-* Então só por isso já leria esse livro <3 com seus comentários fiquei ainda mais curiosa para lê-lo, adorei que tenha essa diversidade de casais e de níveis de amadurecimento dos personagens. Dica anotada.

    Responder
  4. postado em fevereiro 16, 2017 às 10:36 pm
    autor: Larissa

    Olá, tudo bem?
    Achei a ideia deste livro bem fofo <3
    Também gosto de contos (sorry, mas eu não gosto do verão ) e é legal pq o livro mostra a visão de cada autora com relação ao romance/ amor de verão.
    Amei a sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios