Quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, já cansados e idosos, procuram um jovem para ajudá-los nos trabalhos da fazenda, nem imaginam a surpresa que os aguarda. O destino não lhes traz um menino, mas uma garota de cabelos bem ruivos, sardenta, magra e muito faladeira. Mas a órfã Anne Shirley, acostumada a superar as adversidades com a ajuda da imaginação, conquista não só os proprietários de Green Gables como toda a cidade de Avonlea.
O clássico de Lucy M. Montgomery foi inspiração para a série de sucesso na Netflix "Anne with an E" e aqui ganha edição especial, totalmente ilustrada e com capa acolchoada.
Eu conheci Anne de Green Gables por causa da série da Netflix, então depois de ler Poliana o próximo passo definitivamente era correr pra ler essa fofura aqui. Ambos os livros são lindos, seguem no mesmo estilo pra encantar os leitores mais jovens, porém também trás magia pros leitores mais velhos. É um clássico com mais de 100 anos e que envelheceu bem, porque ser uma boa pessoa nunca sai de moda.
Anne é uma órfã que acaba numa fazenda onde arruma muitas confusões enquanto espera por um final feliz. Ela conquista o coração de todos ao seu redor, e com eles o nosso também.
“Oh, Marilla, aguardar ansiosamente um acontecimento representa metade do prazer que ele pode nos dar. Podemos até não conseguir o que desejamos, mas nada pode nos tirar a satisfação de esperar ansiosamente por aquilo.”
A primeira vez que ouvi desse livro foi com a série da Netflix e eu assisti, mas sempre comparei com Poliana, a essência dos dois acredito ser a mesma com muito sofrimento e final feliz porque boas pessoas merecem um final feliz, mas só depois de quase arrancar nossos corações, secar nossa lágrimas e fazer a gente ver que o mundo é um lugar injusto. É lindo, mas ao mesmo tempo é triste. Dá um calor ao mesmo tempo em que corta o coração. Anne de 11 anos é uma órfã que por engano vai parar na fazendo dos irmãos Matthew e Marilla, e que estão acostumado à um mundo cinza que se torna também colorido com a chegada da menina. Ela é o que podemos chamar de animada, que vive a fantasia e transforma o mundo ao seu redor em mágico. Ela vai mudando toda a fazenda e seus adotantes não resistem em se apaixonar pela guria animada.
“Anne era uma daquelas filhas da luz por natureza. Depois que a jovem tocava uma vida com um sorriso ou uma palavra, lançada como um raio de sol, o possuidor daquela vida enxergava o mundo belo e cheio de esperança, pelo menos naquele instante.”
O livro é basicamente a gente seguindo a Anne e sua capacidade inata de arrumar confusão, sabe aquele ditado de que com boas intenções o inferno tá cheio? Tcharam, é a Anne. Os personagens são muito legais e vemos um crescimento gradual tanto nela quanto nos adultos que a rodeiam, além da comunidade da qual fazem parte. Ela abrilhanta suas vidas e isso é muito legal. Considerando que Matthew é um doce tímido e Mariella uma pessoa mais áspera, ambos e todos vão se transformando com algo simples e que qualquer pessoa pode ter: amor. Além dos dois podemos ressaltar a importância da comunidade que eles vivem e que demonstra quão legal é poder compartilhar a vida com outras pessoas apesar das fofocas e dos julgamentos. No fim o que importa é que todos estão ali pra ajudar quando necessário. O livro aborda temas complicados como preconceito, aceitação, família, perda, abandono e superação, além de solidão e amor.
“Existem tantas Annes diferentes em mim… às vezes, acho que é por isso que causo tantos problemas. Se eu fosse apenas uma Anne, seria tão mais confortável; mas, por outro lado, seria muito, muito menos interessante.”
É difícil ler este livro e não sorrir, não optar por ser uma pessoa melhor ou, pelo menos, não ver o mundo numa perspectiva mais feliz. Não dou cinco estrelas pro livro porque gostaria de ter mais felicidade pra protagonista, porém acho que isso inviabilizaria a história do livro hahahaha. As páginas são todas decoradas e a capa é acolchoada e maravilhosa. As páginas são de papel brilhante, e muito gostosa de tocar o que deixa claro o quanto a edição é linda demais . Enfim, recomendo muito o livro para todas as idades e acredito ser um excelente presente. Mais do que recomendado, um clássico atemporal.
Eu sou louca para assistir esta série na Netflix, porém ainda não tive a oportunidade, porque estou assistindo a outros títulos. Acredite se quiser eu não sabia que esta era baseada em um livro, e fiquei completamente encantada. Confesso que não fiquei interessada na leitura, mas com certeza pretendo adquirir ao título e dar de presente para minha irmã de 11 anos, acho que ela vai gostar dessa história.
Oi, tudo bem? Também conheci o livro por causa da série do Netflix e fiquei encantada com os personagens, o enredo e a ambientação. Estou bem curiosa para ler o livro. Não tinha visto essa edição ainda e achei linda. Um abraço, Érika =^.^=
Olá, tudo bem? Depois de tantooos comentários da história e série, quero MUITO ler esse livro, e só me falta tempo, até porque é uma série grandinha. Adorei ver sua opinião, e ver o que quanto pode me agradar. Espero riscá-lo da listinha em breve.
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com/
Eu amo essa série na Netflix, infelizmente, foi cancelada, eu chorei quando soube. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas está em minha lista de desejos. ‘É difícil ler este livro e não sorrir, não optar por ser uma pessoa melhor ou, pelo menos, não ver o mundo numa perspectiva mais feliz.’ é exatamente o que sinto com a série ^^
ooowwnnn eu quero tantooooo ler esse livro, a série não me deixa muito animada em ver mas o livro eu tenho muitaaa vontade, até porque obra infantil tratando de solidão é algo a ser lido e amado <3