• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
14 maio 2019

As Viúvas – Dolly Rawlins #1 – Lynda La Plante

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags4 estrelas, crime, Dolly Rawlins, drama, Editora Intrínseca

Autor(a): Lynda La Plante
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 400
Comprar: Buscapé

CURTI

    • Dolly, Linda e Shirley não eram grandes amigas nem tinham nada em comum até que os maridos morrem juntos operando uma tentativa de assalto. Cada uma a seu modo está enfrentando o luto quando Dolly é surpreendida por descrições detalhadas de todos os roubos realizados e planejados pelo marido. Ela se vê diante de uma encruzilhada: pode se livrar daquilo tudo e voltar à sua vida pacata ou entregar a descoberta aos criminosos que querem tomar o lugar do falecido. Mas ninguém cogitaria sua aposta em uma terceira alternativa: recrutar as outras viúvas e concluir aquela última missão.
      Sozinhas e sem experiência no mundo do crime, as três começam os preparativos para a operação, porém o caminho até o roubo perfeito não se mostra exatamente simples. Mesmo com o cenário ideal para o crime ideal, será que mulheres de luto conseguirão concretizá-lo?

Eu tive uma experiência um tanto quanto curiosa ao ler este livro, por diversos momento ele me fez ficar na dúvida se eu estava realmente gostando ou não. Mas com o passar dos capítulos, e entendendo melhor a situação eu passei a apreciar a história, e não acho isso um demérito, pelo contrário, eu gosto de livros em que a história melhora e percebo o quanto na verdade estou gostando.
Dolly acabou de ficar viúva, e isso impactou muito a sua vida. Acostumada a seu status de esposa de um dos maiores ladrões Dolly ainda não sabe o que fazer da sua vida. Então juntamente com as outras viúvas (as quais os maridos estavam no mesmo acidente que morreu o seu marido) ela quer tentar concluir a missão que seu marido não conseguiu.

“Estava tão feliz por estar com aquelas mulheres; mulheres que se uniram e estavam cuidando tão bem umas das outras.”

Depois que seu marido morreu numa tentativa fracassada de assalto a um carro forte Dolly enfrenta um luto no qual se sente perdida sem ele. Dolly praticamente vivia sua vida em função do seu marido, e mesmo após tantos anos de casamento ele ainda era tudo para ela. Mesmo que ele fosse conhecido por seus grandes roubos muito bem arquitetados, ele não dividia muito isso com ela então Dolly sabia pouca coisa de como tudo isso funcionava. Porém ele sempre manteve tudo bem escrito e assim ela tem uma cópia de um dos seus planos.
Então durante este seu luto Dolly se vê pensando na possibilidade de executar um dos planos de roubo, afinal os contatos ela possui e com uma equipe tudo daria certo, não é mesmo? Assim ela decide que ninguém melhor do que as mulheres que também perderam seus maridos durante este assalto. Linda e Shirley também passam pelo luto porém cada uma delas a sua maneira, mesmo que estejam abaladas Dolly parece levar toda a coisa de ‘honra de ladrões’ mais longe do que elas. Mas lógico elas aceitam participar dessa recém quadrilha formada já que estão praticamente sem dinheiro algum.
As viúvas então começam todo o planejamento de seu futuro assalto, o qual tempos atrás quem praticava eram seus maridos. Dolly é a líder e as outras mesmo que ainda não estejam tão certas de que conseguem realizar isso aceitam. E nessa história temos toda essa transição entre mulheres que eram apenas esposas de ladrões mas que agora estão dispostas a porém a mão na massa.

“- (…) Eu já havia denunciado e não dava mais para voltar atrás.”

Antes de mais nada… “a ocasião faz o ladrão” hauhauahua. Ok, chega de ditados. Mas se pá consigo fazer essa resenha inteira recheada deles mas não farei isso, eu acho. Bom eu não tinha tantas expectativas sobre essa história. Eu li a sinopse e pensei: ok, acho que posso gostar disso. E de fato eu gostei, o livro não é perfeito mas sim é muito bom (leia também e vem conversar comigo!).
Falando um pouco sobre os personagens, que foi um dos pontos realmente positivos para mim, a Dolly era aquela mulher que claramente viveu em função do marido, por muito tempo ela não tinha mais nada na vida, e a coisa mais surpreendente é que ela não era tão tapada quanto eu imaginava. Dolly tinha plena consciência de quanto dependia dela. E voltando ao ditado quando ela teve a chance pensou em executar o roubo. Explicando rapidamente sobre os assaltos que o marido dela fazia, eles eram bem executados com plano antecipado e essas coisas, ele roubava de preferência carros fortes e tinha todo um esquema, e no mundo do crime ele era bem conhecido.
Então para participar deste grande plano que Dolly quer executar (na verdade ela queria fazer algo quase que idêntico ao do marido) entram Linda e Shirley, duas mulheres bem diferentes, mas que possuíam a ligação de depender financeiramente de seus maridos que morreram durante o mesmo assalto. As duas mesmo aceitando o plano de Dolly se mantém com um pé atrás achando tudo um absurdo. Além das viúvas temos também o pessoal do crime que aparece tentando entender quem vai ser o novo bambam dos assaltos, e também temos um polícia super frustrado porque o homem que ele perseguiu morreu antes que ele o conseguisse prendê-lo, morria de dó porém ele era bem cabeça dura mas ainda assim tenta provar os crimes do morto (?).
Ah sim outra coisa que não é mencionada logo de cara é que a história se passa décadas antes da nossa, não é dito exatamente quando, mas pelas coisas e tal eu creio que seja entre os anos 60 a 70, algo mais ou menos assim. O fato da tecnologia ser menor facilita bastante todo o plano que é criado, ao menos se compararmos com a segurança de hoje. O livro segue Dolly durante seu luto tentando executar um assalto e assim ter sucesso, afinal se seu marido conseguia ela também consegue.

“Como ela poderia saber o que era verdade e o que era mentira?”

Como mencionei antes este livro foi um misto de emoções, ao mesmo tempo em que temos umas partes bem lentas (mas que depois eu pensei bem e as cenas eram totalmente necessárias) eu tenho que dizer que a autora desenvolve muito bem os personagens. Aquela coisa de você entender realmente o personagem e perceber as nuances, creio que tudo isso foi bem executado.
A história deste livro foi adaptada para filme, porém ainda não vi então não sei como está (os gifs dessa resenha são do filme). A minha edição é a normal com uma ilustração (mas em breve deve sair alguma com a capa do poster do filme), e gostei muito dessa capa, mesmo sendo simples se adequa bem a história. Descobri somente depois de finalizar o livro que terá uma continuação, o final deste é bem fechado, mas com certeza quero saber mais da vida da Dolly.
O final foi o que eu esperava, porém tivemos algumas surpresas algumas que surpreenderam Dolly e outras as quais eu me surpreendi com Dolly hehehehe. Uma história sobre mulheres que ficaram viúvas e de como o luto de Dolly vai levá-la a entrar no mundo do crime. Siga bem o plano e esteja preparado para correr da polícia.

  • Este livro nos foi cedido pela editora Intrínseca, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • O desaparecimento de stephanie mailer
  • O Assassinato de Roger Ackroyd
  • A Boa Filha
  • O Segredo do Meu Marido
  • A Obsessão
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em junho 10, 2019 às 2:53 pm
    autor: Larissa Dutra

    Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro, e acho que nunca tinha visto outra obra com essa proposta, achei bem diferente. Adorei tua resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    Responder
  2. postado em junho 10, 2019 às 3:19 pm
    autor: Nilda de Souza

    A premissa me agrada. Eu confesso que estou curiosa porque causa do filme, que tem Viola Davis. Eu quero ver tudo que essa diva faz. Pela sua resenha, acho que vou gostar do livro.

    Responder
  3. postado em junho 11, 2019 às 11:05 pm
    autor: Fernanda Santos Barroso

    Olá!
    Menina, eu não tinha ouvido falar nem do livro e nem do filme! De início eu pensei em um livro mais voltado para a comédia, mas conforme fui seguindo a leitura da resenha, acho que podem até ter algumas cenas mais cômicas, mas no fundo ele não deve ser com esse objetivo principal, né? Não sei.
    De qualquer forma, adorei sua resenha, mas não sei se esse seria um livro que eu leria por agora, por isso passo a dica.
    Abraços

    Responder
  4. postado em junho 12, 2019 às 9:02 am
    autor: Clayci Oliveira

    Eu assisti a adaptação e amei demais! O elenco ajudou bastante, confesso hahahaha. Mas ainda quero dar uma chance para a leitura

    Responder
  5. postado em junho 12, 2019 às 9:28 pm
    autor: Maria luiza lelis

    Oi, tudo bem?
    Eu ainda não esse livro, mas confesso que, apesar de trama bem diferente, não faz muito meu estilo de leitura. Porém, uma coisa que achei bem bacana foi o fato da autora desenvolver tão bem os personagens, algo que considero muito importante em livros.
    Não conhecia o filme adaptado desse livro, mas quem sabe se eu assistir acabo me interessando pelo livro né?
    De qualquer forma, adorei a resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura. Espero que quando sair o segundo livro, seja tão bom quanto.
    Beijos!

    Responder
Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
23/11
A Mão Esquerda da Escuridão – Ursula K. Le Guin
21/11
Anne de Green Gables #1 – Lucy M. Montgomery
19/11
O Rei Leão HQ – Disney Comics
17/11
Teto Para Dois – Beth O’Leary
15/11
A Criança do Fogo – S.K. Tremayne
13/11
Tempestade de Guerra – A Rainha Vermelha #4 – Victoria Aveyard
Parcerias
Anúncios