• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
18 ago 2015

Brilhantes #1 – Marcus Sakey

comentando sobre Livros Parcerias Resenha em Áudio Resenhas Resenhas de Livros Tags5 estrelas, ação, Brilhantes, distopia, Editora Galera

Autor(a): Marcus Sakey
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 476
Comprar: Amazon

CURTI

    • A partir de 1980, um por cento das crianças começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom será usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levá-los para a custódia do governo. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou, um líder responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos e que pretende começar uma guerra civil. Mas para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita. Denominado pelo Chicago Sun-Times como o mestre do suspense moderno, Markus Sakey criou um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição.

Brilhantes é um daqueles livros que você pensa que é uma coisa, mas na verdade é outra. É algo melhor, maior, algo inesperado, mas ao mesmo tempo que você espera que aconteça, e que mesmo assim não deixa de ser menos maravilhoso do que é.
Este livro é uma distopia, mas ao contrário do que vemos por aí os personagens principais não são adolescentes, e só por ser assim eu já comecei a amar este universo.
Brilhantes é simplesmente brilhante, sim eu tinha que fazer este trocadilho infame. E quem já leu sabe que eu estou totalmente certa quanto a isso. Se você não leu, aposto que até o fim desta resenha você vai querer o livro.

“Porém há uma questão mais importante, com implicações arrasadoras. Uma questão que está na ponta da língua de todos nós, e que, no entanto, nós não discutimos – talvez por temermos a resposta.
O que acontecerá quando essas crianças crescerem?”

Resenha em áudio pra quem prefere me ouvir:

http://euinsisto.com.br/wp-content/uploads/2015/10/resenha_brilhantes.mp3

O livro conta uma história num mundo que não é tão diferente do nosso, apenas a tecnologia é um pouco mais avançada por conta dos brilhantes, que são pessoas nasceram com algum tipo “dom” ligado a pessoas super dotadas, mas nada muito absurdo. Temos desde pessoas com memória fotográfica até detectores de mentira, captores padrão, programadores e coisas do tipo.
Quando li a sinopse desse livro, provavelmente li errado… porque eu tinha entendido que se passava na década de 80, e bem, não é isso. A história se passa nos dias atuais com os brilhantes,  o que torna o mundo  um pouco diferente, mas lógico que vemos algo bem real: o preconceito. Que neste caso recai contra eles os brilhantes, ou usando o termo pejorativo, contra os anormais.
Antes de mais nada tenho que dizer que amei o mundo distópico que o autor criou! Diferente da maioria das distopias que eu tenho lido, nesta o estopim ainda não ocorreu, praticamente estamos vivenciando este mundo antes de acontecer. Afinal a maioria dos brilhantes ficaram adultos há pouco tempo e o mundo está perto de uma revolução.
E, não menos importante, temos todo o lance das reações dos normais quanto ao que vai acontecendo com o passar da história. Porque se você parar pra pensar na história o brilhante mais velho ainda está na casa dos 30 anos, em outras palavras, os adultos mais velhos tem receios do que possa vir acontecer. E gente estamos no EUA, claro que a paranoia rodeia o governo né! Como exemplo temos desde problemas na bolsa de valores, até facções separadas entre normais e anormais espalhadas por todos os lados. Acham mesmo que o governo ficaria só olhando? 

“Era um pensamento sem sentido. Ele não podia se considerar responsável por tudo de errado no mundo. Mas esteve tão perto.”

Nick Cooper, um agente do governo que trabalha para o DAR (Departamento de Análise e Reação) que em outras palavras é o controle dos brilhantes, já que desde um incidente envolvendo um deles o DAR ganhou mais força e poder de agir, conseguindo o direito de registrar todos. O mais irônico de tudo isso é que Nick é um brilhante, ou seja, o pessoal do DAR não confia nele e os brilhantes o consideram um traidor.
Nick foi criado por família de militar, então eu realmente demorei para entender o ponto de vista dele. Em outras palavras ele  nasceu e cresceu para ser o que é: um soldado. Mesmo tendo outros fatores envolvidos, emocionais ou não, a prioridade dele é seguir ordens, e sem discutir o porquê. Mas como ele ainda é humano, algumas mudanças vão ocorrendo com as descobertas feitas por ele. E além de todo o universo criado pelo autor eu gostei de como ele trabalhou bem o personagem principal, não deixando isto como algo secundário, e apesar do livro ser em terceira pessoa acompanhamos tudo “sendo” o Nick.
Depois de um incidente, Nick toma uma decisão que muda a vida dele, e assim ele entra em uma descoberta atrás da outra vendo que as coisas não são como ele pensava que era… tiveram muitos momentos em que eu queria entrar na história abraçar o Nick e falar para ele que tudo ficaria bem, mesmo não tendo esta certeza. Simplesmente porque estava me angustiando tanto algumas situações em que ele passou. E esse é o nível de envolvimento que o livro nos oferece, estamos vivendo todo esse mundo com Nick.
Ainda temos outros personagens excelentes como  John Smith o brilhante que está sendo procurado há um tempo devido a um ato terrorista, Natalie a ex-esposa de Nick, seus dois filhos, Bobby seu amigo do DAR e mais personagens que não vou contar se não falo spoiler *e de verdade vocês não querem spoiler deste livro, vai por mim* hehehe.

“- É. Tirando a ideia de que a verdade libertará você, e outras frases feitas que ninguém acredita. As pessoas não querem a verdade, realmente. Querem vidas seguras, aparelhos eletrônicos bacanas e geladeiras cheias.”

Mudei de lados tantas vezes neste livro que no final praticamente falava sozinha: Nick confio na sua decisão! Mesmo não tendo tanta certeza disso. Porque na verdade estamos totalmente perdidos, eu e Nick, hahahaha ou seja eu tive que devorar as páginas deste livro né. Eu tinha que saber mais, entender mais e viver mais desse mundo.
Uma coisa interessante é que entre alguns capítulos há textos que nos mostram como este mundo é, desde propagandas estranhas até reportagens e entrevistas de personalidades brilhantes, achei um modo pratico de nos dar mais informação deste mundo caso os brilhantes realmente existissem.
Este livro é uma distopia com uma boa dose de aventura, ação, politica, terrorismo e tudo isso sem ser chato, com muitas intrigas que nos deixam em suspense sobre o que é verdade ou mentira… e lógico a escrita maravilhosa do autor só aumenta o meu amor por este livro! ♥_♥
A pior parte do livro é saber que não lançaram o outro ainda, e só. Não consegui achar mais nada negativo. Mas mesmo assim, o final deste foi bem fechadinho, ao menos pra mim, mas é que gostei tanto de tudo que queria mais… #mimimi
Enfim de todos os livros que li este ano, este foi o mais completo e de longe o melhor. Desde superar minhas expectativas, até amar os personagens, querer matar alguns *normal* e ficar imaginando como será o próximo livro, já que o autor criou um mundo de infinitas possibilidade e eu faço parte dele. E você fará?

  • Este livro nos foi cedido pela editora Galera Record, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • divergente
  • a revolta de atlas
  • Um mundo melhor
  • Jogador no 1
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em agosto 20, 2015 às 6:11 pm
    autor: puchu

    Oiee Déee, vc falou tanto desse livro, eu vou ler ele também, adorei sua resenha, e se você gostou então o livro deve ser mais que perfeito u.u. bjss dps que ler volto pra comentar!!

    Responder
  2. postado em agosto 20, 2015 às 7:29 pm
    autor: Carolina Gama

    Muito bacana! Certamente entrará na minha lista de leituras, que só cresce. Beijos e sucesso!

    Responder
  3. postado em agosto 20, 2015 às 8:58 pm
    autor: Paac Rodrigues

    oie como vai?
    to vendo muita gente elogiando demais esse livro e to começando a querer.

    Responder
  4. postado em agosto 20, 2015 às 9:48 pm
    autor: Beatriz Andrade

    Primeiro adorei os gifs kkkk segundo adorei a resenha, eu já tinha visto o livro e estou interessada nele, sua resenha me deixou ainda mais curiosa

    Responder
  5. postado em agosto 21, 2015 às 12:16 pm
    autor: Jess Leite

    Olá!
    Já vi tantos comentários positivos sobre esse livro, que minha vontade só aumenta!
    Espero encontrá-lo por um preço bacana na Bienal, quero muito lê-lo.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    Responder
  6. postado em agosto 21, 2015 às 4:51 pm
    autor: Kris Oliveira

    Menina a capa do livro não abriu pra mim T.T
    Mas, adorei essa premissa. Sua resenha ficou do Baralho!
    Vou anotar o título do livro e pesquisar mais sobre ele.
    Beijo Gata

    Responder
  7. postado em agosto 21, 2015 às 5:36 pm
    autor: Samantha

    Nossa, que bacana esta sua iniciativa de colocar um áudio também, rs…. Adorei! Quanto ao livro eu ainda estou tentando decidir se esta premissa me atraiu ou não rs… Ótima resenha, bem completa! Beijos!!!

    Responder
  8. postado em agosto 21, 2015 às 8:18 pm
    autor: Kétrin N. Galvagni

    Olá, que bom saber que você gostou bastante desse livro, já li muitas resenhas e todas são positivas! Estou bem curiosa para conhecer mais dessa leitura, esperto ter a oportunidade em breve 😀

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    Responder
  9. postado em agosto 21, 2015 às 9:53 pm
    autor: dessa

    Amo uma distopia, e saber que o livro é tudo isso me anima mais ainda. Quero muito conferir a obra! Espero gostar também!
    http://www.apenasumvicio.com

    Responder
  10. postado em agosto 22, 2015 às 12:25 am
    autor: reniere pimentel

    Oii!
    Estou muito curiosa por Brilhantes. Li tanto resenhas positivas quanto negativas, mas, apesar das opiniões, me senti atraída pela leitura por o livro se tratar de pessoas extraordinárias em uma sociedade ordinária, comum. Espero muito ler o livro o quanto antes e me encantar pela história. Quero já!!

    Responder
  11. postado em agosto 22, 2015 às 12:02 pm
    autor: Maiara Vieira

    Oi, tudo bem?
    Eu também li Brilhantes recentemente e gostei bastante do livro!
    Confesso que não achei ele tão espetacular como a maioria das pessoas que leram estão achando, mas eu gostei bastante!
    No início da leitura eu me senti meio perdida com tantas informações, mas logo peguei o ritmo da história.
    O final é realmente bem fechadinho, mas mesmo assim eu estou bem curiosa com o próximo livro.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    Responder
  12. postado em agosto 22, 2015 às 12:15 pm
    autor: Déborah Araújo

    Debyh, já ouvi falar muito desse livro e assim como você vários elogios.
    Toda resenha que eu lio me faz lembrar de X-men.
    Eu não gosto muito de distopia, então não sei ao certo se eu iria gostar muito da leitura.

    Lisossomos

    Responder
  13. postado em agosto 22, 2015 às 12:15 pm
    autor: Déborah Araújo

    Debyh, já ouvi falar muito desse livro e assim como você vários elogios.
    Toda resenha que eu lio me faz lembrar de X-men.
    Eu não gosto muito de distopia, então não sei ao certo se eu iria gostar muito da leitura.

    Lisossomos

    Responder
  14. postado em agosto 22, 2015 às 9:07 pm
    autor: Lua

    Eu li sua resenha bem por cima, pois estou louca para ler esse livro. Eu soube que irá haver um filme do livro, com o Jared <3 Fiquei feliz que você gostou da obra, estou bem ansiosa para ler o meu.

    Responder
  15. postado em agosto 23, 2015 às 4:31 pm
    autor: Francine Porfirio

    Wow, tudo o que você disse sobre Brilhantes é o que valorizo em um livro (rs). AMEI a sua resenha. Eu adoro o gênero distopia, então imagine como fiquei com todos os seus elogios. *u* Com certeza, é uma obra que pretendo conhecer, principalmente porque te surpreendeu.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    Responder
  16. postado em agosto 23, 2015 às 4:57 pm
    autor: Fabiana Strehlow

    Oi, Deby!
    Em primeiro lugar, preciso dizer que amei a resenha. Uau!
    E agora, preciso ler este livro! Pois, amo distopias!
    Obrigada por me apresentar a Brilhantes!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    Responder
  17. postado em agosto 23, 2015 às 10:06 pm
    autor: alice aguiar

    oi ^^ sou apaixonada por distopias e essa tem uma premissa muito interessante, fiquei apaixonada pela sua resenha. vou add esse livro no meu skoob pra ler futuramente.

    Responder
  18. postado em agosto 24, 2015 às 7:24 am
    autor: Sabrina Miranda

    Não sabia que esse livro era uma distopia, e com uma temática tão diferente. Agora só fiquei com mais vontade de ler.
    Obs: adorei o formato de resenha em áudio, assim podemos ouvi-la enquanto fazemos outras coisas. rsrsrs

    Responder
  19. postado em agosto 24, 2015 às 6:02 pm
    autor: Paty Souza

    Ah, já fiquei empolgada quando você disse que esse livro é algo melhor do que pensa.
    Eu já tinha visto o livro pela blogosfera, mas não tinha dado muita atenção, só agora percebi que ele tem um enredo bem diferenciado e rico, e depois dessa resenha super empolgante, fica difícil não fazer a leitura 🙂

    Responder
  20. postado em agosto 25, 2015 às 12:01 am
    autor: Ludy

    Olá!

    Agora não me recordo se já li alguma coisa desse autor, mas me encantei por esse livro, da premissa e da capa! Espero consegue ler um dia.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    Responder
  21. postado em agosto 25, 2015 às 1:49 am
    autor: Isa

    Que diferenteee resenha em áudio =O Amei!!
    E eu jamais ia imaginar que pela capa esse livro é uma distopia! Já amei por isso e voltou pra minha wishlist!

    Responder
  22. postado em agosto 25, 2015 às 12:45 pm
    autor: Monalisa Marques

    Caramba, não sabia que você tinha um podcast. Achei genial! 🙂
    Ainda não li Brilhantes, e nem dava muita atenção a ele até ouvir sua resenha. Gostei muito, Debyh. Você está de parabéns.
    Um abraço!

    Responder
  23. postado em agosto 26, 2015 às 12:09 am
    autor: Ana Carina

    Oie!!
    Eu realmente preciso ler esse livro.
    Só vejo pessoas supe elogiando eles e se apaixonando pela história.
    Amei sua resenha!!!
    Beijos!

    Responder
  24. postado em agosto 26, 2015 às 4:09 pm
    autor: Larissa

    Oi, tudo bem?
    Apesar do seu trocadilho ser infame, eu concordo com ele kkk Esse livro é muito bacana, ele parecia ser ótimo, eu já esperava isso, mas ele consegue ser incrível *O*

    Beijos :*
    Larissa – srtabookaholic.blogspot.com

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios