• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
6 jul 2017

Caçador em Fuga – George R. R. Martin, Gardner Dozois e Daniel Abraham

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags5 estrelas, Daniel Abraham, Editora Leya, Gardner Dozois, George R. R. Martin

Autor(a): George R. R. Martin, Gardner Dozois e Daniel Abraham
Editora: LeYa
Nº de Páginas: 304
Comprar: Amazon

CURTI

    • Ao despertar num lugar escuro, Ramón Espejo não se lembra de como foi parar ali. Logo ele descobre que é refém de uma raça alienígena e que, para recuperar sua liberdade, será forçado a ajudá-los a encontrar outro humano como ele – um fugitivo. Quando a caçada começa, no entanto, Ramón recupera algumas lembranças: a miséria e as péssimas condições de trabalho e de vida no México; a decifsão de deixar a Terra e explorar um novo planeta-colônia, São Paulo; o sonho de encontrar metais valiosos e enriquecer; o desejo de uma nova chance. Agora, envolvido numa estranha perseguição nesse mundo hostil e imprevisível, Ramón precisa encontrar uma maneira de escapar de seus captores... e depois, de alguma forma, sobreviver. No entanto, à medida que suas memórias se fortalecem, Ramón descobre que seu pior inimigo pode ser ele mesmo.

Quando li a sinopse de Caçador em Fuga eu realmente, de verdade verdadeira, queria muito lê-lo. Ainda mais por tratar de um scifi com um enredo envolvendo uma nova realidade, e isso tudo juntamente com novos planetas e um protagonista marcante. Eu tinha que ler o mais rápido possível.
Ramón, mora em uma das colônias humanas que fica fora da Terra. Quando comete um erro, e assim não resta outra alternativa senão fugir. Mas, as coisas pioram quando ele é pego por alienígenas que o obrigam a caçar outro humano.

“Mesmo sem estar completamente desperto, Ramón sentiu o peso da própria existência afundar em seu coração.”

Estamos num universo alternativo a onde as viagens espaciais são possíveis e a sociedade tem conhecimento de outros planetas e seres. Isso já acontece há um tempo, morar fora da Terra é uma realidade para muitos humanos. Quando os povos alienígenas perceberam que os humanos estavam se aventurando fora da Terra e que também não sabiam cuidar muito do lugar a onde moravam, vide a própria situação da Terra, eles elaboraram um plano. A raça humana foi posta simplesmente para “devastar” planetas desconhecidos. Como isso é feito? Simples jogando humanos para viver lá e colonizar o planeta. Eeeeeeeeeeee pronto, a devastação estava feita! Devo dizer que é o melhor cargo espacial para humanos, infelizmente.
Uma coisa interessante deste livro é que os seres humanos estão abaixo na hierarquia, o que faz sentido devido ao pouco tempo de exploração espacial. Em outras palavras os humanos são “empregados” de outras raças alienígenas, no caso para compor colônias de devastação.
Ramón mora em uma dessas colônias, em um planeta que foi pouco explorado, apesar de ter um bom número de pessoas e cidades, mesmo assim há muitas áreas inexploradas. Trabalha com mineração, por conta própria. Vive se metendo em problemas, e por isso ele estava um pouco afastado da civilização (praticamente isolado) quando é pego por uma raça alienígena totalmente desconhecida pra ele. Após o baque se dá conta que suas lembranças são escassas, e quando percebe sua situação vê que as coisas estão bem piores do que imagina. Além de tudo ele precisa caçar outro humano, pois está sendo obrigado a isso por motivos que não importam.

“Maneck lhe mostrara como era alheio à humanidade, e, com isso, mostrara como Ramón era humano.”

Há certas coisas neste livro que você fala: “nossa já vi em outro lugar”, mas ao mesmo tempo elas foram utilizadas de um modo diferente, o que achei bem original. Por exemplo, apesar das viagens espaciais, os seres humanos não estão assim tão “evoluídos”, muitas das coisas ainda existem. Como diferença de classe social ou a necessidade de buscar algo novo por sobrevivência. O diferencial são os alienígenas, que praticamente mandam nos seres humanos. Mas, de todo o resto há muitas semelhanças na sociedade de vários países espalhados hoje em dia pela Terra.
Ramón não é um personagem tão fácil de se gostar, ele é um pouco “errado”, além de ter muitos outros defeitos, talvez por essas coisas eu tenha aceitado melhor o decorrer do livro. Eu gostei de todo o conceito de universo que foi criado, o papel do ser humano na galáxia e de como as coisas funcionavam. Achei muito bom não terem gastado tanto tempo em uma introdução e terem ido direto para a história, dá pra entender certinho como essa sociedade funciona vendo o dia a dia do Ramón. Gostei das várias menções a cultura latina, como o planeta se chamar São Paulo, algumas festas da cultura mexicana e coisas do tipo, a mistura disso com sci-fi ficou bem diferente, aprovei.

“Tudo ali fora colocado com o objetivo de fazer um homem se sentir pequeno, insignificante e arruinado. Funcionava muito bem, e Ramón sentiu o ressentimento alimentar sua raiva.”

Mesmo o livro contendo todo o teor sci-fi, com direito a naves, tecnologia alien e todo o resto, há muitas coisas por trás como a mensagem de qual lado é o certo, e exatamente o que seria o certo. Como falei, Ramón não era um personagem muito agradável, chegava a ser meio insuportável, tanto pelas suas atitudes quanto por suas decisões. Mas, de um jeito ou de outro era um humano e temos tendências a ficar do lado da nossa própria espécie, então confesso que fiquei bem confusa quando já não sabia de que lado estava no livro. Gostei dos autores proporcionarem isso durante a leitura!
Este livro tem muitas reviravoltas, bem impactantes diga-se de passagem, e não é aquela coisa de ser só no fim, tem reviravolta praticamente desde o começo da história. Super aprovo isso! Enfim, recomendo para quem curte um sci-fi carregado de ação e questionamentos sobre exatamente o que é ser humano. Certo ou errado, nós humanos agora estamos por aí pelo universo.

  • Este livro nos foi cedido pela editora LeYa, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Laranja Mecânica
  • Gone
  • Playlist




[mc4wp_form id=”26998″]

Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em julho 28, 2017 às 2:54 pm
    autor: f

    Olá
    Eu também já fiz essa leitura e gostei bastante. Compreendo bem suas impressões e concordo plenamente sobre já pensar em ter visto alguns elementos em outras histórias, mas a originalidade se mantem, com certeza. Minha opiniao é muito parecida com a sua, e é claro que adorei poder conferir sua postagem. Reviravoltas é o que não faltam né :O
    Beijos, F

    Responder
  2. postado em julho 28, 2017 às 9:10 pm
    autor: Jessica christina'

    Oie, tudo bom?
    Primeiramente, que blog lindo!
    Segundamente, não curto muito essa coisa de ets e ficção científica, mas como se trata de uma utopia, eu poderia ler sem problemas! Não curto muito esses protagonistas que são meio difíceis de gostar, mas acredito que por ser de um autor tão maravilhoso quanto George, eu daria uma chance ♥

    Responder
  3. postado em julho 30, 2017 às 11:05 am
    autor: Ivi Campos

    Não sou de ler sci fi, mas caramba, que historia boa e essa reflexão sobre certo e errado me faz desejar ler o livor o mais rápido possível.
    beijos

    Responder
  4. postado em julho 30, 2017 às 2:51 pm
    autor: Rafaella Viegas

    Oiii tudo bem??

    Nossa custei pra achar onde comentava, mesmo com esse rosa choque, acho que estou lerda hauahuahua.
    Não conhecia esse livro, e não curto muito Sci-Fi. Quando disse que o personagem chamava Rámon adorei, nome do meu noivo, e quando disse que o personagem não é muito adorável, gostei mais ainda, costumo amar personagens que os outros não gostam auhauahua.
    Apesar de não ser meu estilo penso em dar uma chance para o livro, vou anotar a dica.
    Bjus Rafa

    Responder
  5. postado em julho 31, 2017 às 3:47 pm
    autor: Naylane Sartor

    oie! Tudo bem?

    Guria eu não consigo ler os livros desse autor e não é de hoje que gostaria muito de conhecer algumas obras dela, mas como eu não lerei com certeza indicarei para uma amiga que amara esse livro, é bem a cara dela, já to vendo os comentários sobre ele por parte dela!

    Bjss

    Responder
  6. postado em julho 31, 2017 às 4:51 pm
    autor: Lucy

    Oi, Debyh!
    Eu não curto muito livros com aliens, não sei explicar exatamente o motivo, mas não é a minha vibe, sabe? rs
    Em todo o caso, se algum dia eu decidir sair da minha zona de conforto, vou dar uma chance a esse livro, ainda mais sendo do George!
    Bjs
    Por essas páginas

    Responder
  7. postado em agosto 1, 2017 às 1:43 am
    autor: Aninha Goulart

    Oiii,

    Admito que quando li a sinopse eu fiquei bem confusa sobre o que o livro iria falar, então muito obrigado por esta resenha explicativa, se não eu estaria sem entender. Eu não curto muito histórias com Aliens e tal, mas pra quem gosta este livro me pareceu ser uma ótima pedida, com essas várias colonias e os seres humanos meio que como subordinados dos aliens, parece ser bem interessante para quem curte.

    Beijinhos…
    http://www.paraisoliterario.com/

    Responder
  8. postado em agosto 1, 2017 às 2:54 pm
    autor: Nina

    Cada vez que vejo um livro de George Martin eu fico imaginando os fãs de GoT furiosos porque ele não termina o próximo livros das crônicas de Gelo e Fogo mas arranja tempo para escrever outras coisas. hahaha.
    Sobre o livro, não sou fã de Sci-fi. Acredito em aliens e que um dia eles vão fazer contato (só quando ELES quiserem) mas não tenho interesses em histórias intergaláticas.

    Responder
  9. postado em agosto 2, 2017 às 8:19 am
    autor: Joyce

    Ola lindona o tema do livro não é um de meus favoritos, mas fiquei muito curiosa com o protagonista meio errado do livro, pelo visto a história te conquistou e sua resenha me cativou a sair de minha zona de conforto e ler. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    Responder
  10. postado em agosto 3, 2017 às 3:05 pm
    autor: Diane Ramos

    Olá….
    Adorei a resenha!
    Ainda não li essa obra, mas, pelo que li em sua resenha tenho certeza que irei amar a leitura tambem!
    Gostei demais e já vou anotar nos desejados <3
    Bjo

    Responder
  11. postado em agosto 3, 2017 às 5:20 pm
    autor: Crislane Barbosa

    Oi, Debyh!
    Como eu não sabia da existência desse livro!?Adoro livros de ficção-científica e esse me chamou atenção. Quero saber dessas reviravoltas!
    Beijão!
    Blog La Garota
    Blog As Meninas Que Leem Livros

    Responder
  12. postado em agosto 4, 2017 às 2:08 pm
    autor: Camila pAULINO

    Olá tudo bem? Não sou muito chegada aao gênero de ficção científica para fins de leitura, prefiro mais ver filmes do que ler livros assim, mas gostei bastante da premissa e mesmo por se tratar de uma utopia fisgou totalmente o meu interesse e me peguei imaginando sobre como seria um filme baseado nessa história. Enfim acho que posso sair da minha zona de conforto alguams vezes, ainda mais se a leitura promete ser tão boa quanto essa que você apresenta.

    beijinhos!

    Responder
  13. postado em agosto 7, 2017 às 2:30 pm
    autor: Tamara Padilha

    Oi, parece um bom livro, embora não faça meu estilo pois não curto essas coisas de outros planetas e tal, mas achei bem bacana que embora tenha um universo novo, também possamos encontrar coisas de culturas do nosso planeta e até características dos seres humanos do nosso tempo.

    Responder
  14. postado em agosto 7, 2017 às 3:11 pm
    autor: Rayanni Araujo

    Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, mas acho que não iria apreciar a leitura tanto quanto você, mesmo com os pontos positivos apresentados, não me simpatizei com a obra a ponto de querer ler, um beijo.

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios