Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.
Este é o segundo livro que leio deste autor, e ele realmente consegue fazer uma narrativa que te prende do começo ao fim. Acho que foi um dos poucos livros que me chocou logo no prólogo. É sério, depois de lê-lo dificilmente você não irá querer saber o resto da história.
Quem quiser pode ouvir a resenha em áudio é só da play aqui embaixo:
“Repetir sempre os mesmos erros, ainda que tenhamos consciência deles, está no DNA de todos nós.”
Nessa história quando você acha que descobriu alguma coisa, na página seguinte não tem mais tanta certeza disso… nos leva a pensar em muitas questões, que afligem muitas pessoas, uma delas é… qual é o seu limite para perdoar alguém? Parece um tanto quando vago, ou filosófico demais, mas vemos isso pelas histórias das várias pessoas que passam pelo livro, e de quanto o rancor pode prejudicar uma pessoa.
“Queremos confinar as pessoas em categorias bem definidas, anjos ou monstros, mas quase sempre o buraco é mais embaixo: a verdade está em algum lugar entre os dois extremos. E esse é o problema. Os extremos são bem mais fáceis.”
Outra coisa que você se depara durante a história é a ideia, ou estereótipo, que formamos sobre as outras pessoas, querendo ou não, sempre estamos classificando uns aos outros, seja em caráter, personalidade, ou qualquer outra classificação, com isso aumentamos também o preconceito e junto a ele temos os rumores, aonde no decorrer da história vemos que pode destruir uma pessoa. Na história temos quase todos os tipos… Dan Mercer, que sofre rumores, Wendy, a jornalista que quer saber a verdade e acaba se metendo em algo obscuro, e acima de tudo muitas pessoas que possuem segredos, pessoas que você não imagina que poderiam fazer tal coisa. Com isso tudo você fica cada vez mais com vontade de saber a verdade.
“- Um homem cuja mulher gosta dele tanto assim não pode ser um fracassado, pode?”
Em ‘Cilada’ além do mistério em torno do desaparecimento de Haley, a vida confusa de Dan e Wendy atrás da verdade, nos confrontamos com estas questões as quais a humanidade sempre se perguntou (e ainda se pergunta). O que é bom e nos faz pensar. Amei o livro inteiro, achei uma boa ideia o prólogo e o epílogo terem sido em 1ª pessoa e o restante do livro em 3ª pessoa, é um jeito de tentar nos deixar imparcial, o que praticamente é impossível, mas podemos acompanhar a história do angulo de vários personagens.
Quero ler, me animei. Adoro essa coisa de intrigas buwahahaha!
Sabendo que o livro é bom, eu animo em investir nele! uhulll!!
Intriga é o que não falta nesse livro!
Eu li esse livro, me surpreendi com o final. Excelente escolha para a resenha, e não entrega pontos importantes.
Realmente a cada dia gosto mais desse site.
Eu fiquei realmente de boca aberta, final supreendente né?
Olá,
Eu amo o Harlan Coben *.*
Comprei recentemente Cilada e ainda não li, mas quero ler muito em breve!
bjs
http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/
Quando vc começar a ler, vai acabar rapidinho de tanta curiosidade ^.^/
Oie Debyh =D
Não li nada do Harlan Coben ainda, mas como o gênero policial não é o meu favorito nunca tive muito interesse mesmo.
A Cilada é o único livro do autor que me deixa curiosa. Se tiver oportunidade vou ler ele com certeza.
Beijos e uma ótima semana;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
Olá!
Mesmo sendo de um gênero mais ou menos policial, a história realmente te prende.
E curiosa você vai ficar quando ler o prólogo desse livro.
o/
Eu sou louca para ler livros desse gênero mas ainda me sinto um pouco “preconceituosa” e “cabeça fechada”. Vejo vaaarias resenhas sobre vários títulos e com boas estorias mas eu nunca compro D:
Esse livro tem uma capa linda s2
http://www.valeuapenaesperar.com/
Quando puder dê uma chance, depois que você ter lido aí quem sabe mude de ideia.
p.s: os livros desse autor costumam ser bem baratinhos e é super fácil achar em sebo.
Curiosa com a história!
Xerim 🙂
http://www.trilouca.com/
Instagram:@Trilouca
Mais uma curiosa! hehehe
^.^/
Harlan Coben, é o máximo. Já li 3 livros dele e quero ler todos, inclusive esse. Bela resenha.
Lucas – Carpe Liber
livrosecontos.blogspot.com
Li outro dele recentemente, então também já li 3 livros dele.
Gostei da resenha, nunca li nenhum livro deste autor… mas fiquei bem interessada agora. heheh beijos e parabéns pelo blog.
Esse autor tem muitos títulos lançados, já li 3 e até agora esse é o meu favorito.
Volte mais vezes!
Eu gosto mais de sagas, valeu pela resenha.
Tem gente que foge de sagas, mas achei um que goste! o/
AMO Harlan Coben e esse foi um dos últimos livros que li dele. Já faz um bom tempo, o que significa que preciso ler um livro dele em breve!
Beijão
Sun Rises Here
Sempre é bom ler livros do Coben né? *o*
Também pretendo ler outros dele!
Eu tenho e AMO esse livro! Adoro histórias de suspense, que prendem a atenção até o final!
http://www.cindereladementira.com.br
É um dos poucos livros que podemos dizer que é bom do começo ao fim, não é mesmo?