• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
11 jan 2020

Confidências de Uma Ex-Popular – Ray Tavares

comentando sobre Livros Parcerias Resenha em Áudio Resenhas Resenhas de Livros Tags4 estrelas, Editora Galera, Juvenil, nacional, Ray Tavares

Autor(a): Ray Tavares
Editora: Galera
Nº de Páginas: 434
Comprar: Amazon

CURTI

    • Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular. Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

Eu estava bem louca pra ler Confidências de Uma Ex-Popular, primeiro porque amei muito Os 12 Signos de Valentina, então claro que queria ler este aqui também. Mesmo não sendo fã de livros adolescentes eu gosto muito da escrita da Ray!
Renata foi expulsa da escola, e assim os pais dela resolvem que o melhor para ela é ir para um internato, já que praticamente não sabem o que fazer com ela e as encrencas em que ela se mete. Assim a garota rica vai mudar de ares, e ela não sabe se gosta disso afinal irá para um lugar cheio de regras e sem nenhum amigo. Renata se sente sozinha e agora sem seus status não sabe bem qual seu lugar naquela nova escola.
Dê play no áudio (ou Download )

http://euinsisto.com.br/wp-content/uploads/2020/01/confidenciais_ex_popular.mp3

Ouça também no: iTunes | Spotify | Feed | Google Podcast

“Mais cedo, Renata pensara que nunca havia se sentido tão desamparada na vida, mas ali, com certeza, o desamparo era três vezes maior.”

Desde que causou uma grande confusão na qual foi expulsa da escola, Renata sabe que se meteu numa grande encrenca com seus pais, afinal por conta disso ela vai para num internato.Confidências de Uma Ex-Popular - rebelde Mia Crescendo numa casa rica na sua vida nunca faltou nada no quesito financeiro, porém ela sempre se sentiu deixada de lado pelos seus pais super ocupados, e assim suas babás sempre foram as pessoas mais próximas na sua vida. Quando ela percebe que realmente irá pra longe e terá que viver num internato a raiva e a tristeza vira uma constante na vida dela.
O internato é católico e assim há padre, freiras e uma realidade bem diferente da qual Renata estava acostumada. Em sua escola anterior Renata era popular, andava com os populares e juntamente com seu namorado (agora ex) Danilo, eles eram o topo da cadeia escolar (?). Agora nesse novo lugar Renata não sabe como as coisas funcionam, e o aparentam serem bem diferentes do lugar de onde ela estava. Desde ter que dividir um quarto com outra garota, Lívia, até seu poder financeiro não ser grandes coisas já que lá praticamente a maioria também vem de famílias com dinheiro, ela é só mais uma em meio de tantos outros alunos ricos.
Então Renata percebe que na verdade aquilo pode ser algo libertador, afinal lá na nova escola ela não tem uma imagem a manter, nem uma reputação e nem nada das coisas que antes ela ficava super preocupada. E assim ela percebe que pode ter um novo recomeço.

“- Sei lá, eu estava entediada, achei que pudesse ser divertido.
– Ah. os ricos! Sempre encontrando maneiras estúpidas de se divertir…
– Você também é rica, Lívia.
– Mas não sou estúpida.”

Devo dizer que Renata não é uma personagem ‘gostável’ desde o começo, é difícil entender a situação dela, afinal não parece que ela realmente tem problemas. Mas se vermos do ponto de vista de uma adolescente que sempre teve tudo o que quis, talvez seja uma situação ruim, porém demorei um pouco para me simpatizar com ela.
rebelde beijoSobre outros alunos da escola gosto da companheira de quarto dela, desde o começo me fez rir e gostei de como a amizade não foi algo simples, afinal volto a falar Renata não é alguém fácil de se lidar. Guilherme é um personagem que era um mistério para mim, e gostei dessa coisa de entendê-lo conforme Renata vai o conhecendo, ficou mais divertido de acompanhar a história. Outra coisa legal foi a inserção da professora fazer a diferença na vida dos alunos, e de como isso foi importante para toda a consciência de ética e discussões de assuntos que são importantes para essa fase na escola.
Além disso gosto de quanto a Renata vai mudando ao longo da história, desde ela entender sua situação atual até ser capaz de perceber que não precisa aceitar as coisas erradas só porque outras pessoas acham normal de se fazer. Temos romance também, mas não é o foco do livro, o que gostei já que a vida tem mais coisas do que isso.
A história segue essa nova vida da Renata, que decaiu de seu posto de ser a mais popular e assim refletiu aos poucos de como poderia ser uma pessoa melhor. Temos momentos de auto-descoberta, diversão e de querer mudar as coisas à sua volta.

“- Eu honestamente fui levada a acreditar que não estava fazendo nada de mais, eu acreditava que não era nada de mais!”

Como falei antes eu cheguei neste livro por conta da autora, gosto de como a Ray escreve e nos envolve na vida dos personagens. Sem contar o bom humor, amo o bom humor das histórias dela. rebelde farraMesmo que não seja meu gênero de leitura favorita este livro me conquistou por muitas coisas, mas acho que o fator principal para mim foi toda a coisa de crescimento e superação da Renata. Também gostei de como ela foi de uma garota detestável (a típica Patricinha) para alguém que quer fazer a diferença onde vive.
Mas como nem tudo são flores a parte que não gostei tanto e que me fez tirar uma estrelinha foi a extensão do final. para mim o livro poderia ter acabado antes e o epílogo foi realmente desnecessário, não acho que tenha sido horrível e nem que tenha estragado o resto da história, apenas creio que essa parte não precisava no livro. Mesmo que o livro seja com adolescentes devo ressaltar que retrata bem adolescentes brasileiros, então o livro tem alguns palavrões, bebidas e coisas assim (o que eu super aprovo, sempre acho falso uma história que não inclui este tipo de coisa quando se trata de adolescentes, querendo ou não é a nossa realidade), então não recomendo que os pequenos leiam. Aliás a Galera está colocando a idade de censura na parte de trás do livro (o que é bem bacana para quem não conhece nada da história), porém isso vai da consciência de cada um.
rebelde abraçoEu sou muito suspeita para falar já que amo demais a escrita da Ray, mas eu de verdade quero recomendar esse livro para todos. Para você que assim como eu não é tão fã de livros com adolescente, para você que quer um bom livro nacional e principalmente para você que quer se divertir com a história da Renata, essa princesa que praticamente perdeu a coroa. Vista o uniforme da escola e se prepare para um ano letivo bastante conturbado.

  • Este livro nos foi cedido pela editora Galera, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Os 12 Signos de Valentina
  • Menina Veneno
  • As Grandes Aventuras de Daniella
  • Heroínas
  • princesa de papel
  • Playlist


Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em janeiro 31, 2020 às 9:27 pm
    autor: Fernanda Santos Barroso

    Olá!
    Ao contrário de você, eu adoro histórias adolescentes (se não forem muito exageradas), então eu já fiquei curiosa quanto ao livro. Adorei os gifs que usou na resenha também… Nossa, fui direto pra minha adolescência ao ver Rebelde aí hahaha
    Adorei a dica e amei a resenha!

    Abraços

    Responder
  2. postado em fevereiro 3, 2020 às 3:14 pm
    autor: Alisson Gomes

    Oi Debyh!!
    Menina essa é a segunda resenha positiva que eu leio desse livro, deu até um pequeno interesse, eu gosto bastante de YAs mas tem uns que eu realmente troço bastante o nariz, esse é um deles rsrs. Mas sem dúvidas a premissa do livro é interessante e chama a atenção se um dia eu tiver oportunidade de ler o farei. Adori os GIFs do RBD na postagem aff perfeitos demais!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    Responder
  3. postado em fevereiro 3, 2020 às 10:05 pm
    autor: Kênia Cândido

    Oi Deby.

    Este livro não despertou completamente meu interesse. Mesmo você apresentando um resenha muito legal de ler. Vou deixar para pegar outra dica na próxima visita ao blog.

    Bjos

    Responder
  4. postado em fevereiro 10, 2020 às 11:32 pm
    autor: Yvens Castro

    Olá, tudo bem?

    Eu confesso que não conhecia o livro. Particularmente eu não leio muitos livros com histórias de adolescentes, não tenho nada contra quem goste, apenas tenho outras preferências no campo da literatura, mas gostei da dica e resenha!
    Abraço!

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios