Clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros, para noites de sustos, terror e gritos.
Quatro dos mais populares autores contemporâneas brasileiros, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes se uniram para reinventar os contos de terror clássicos. Frankenstein vive, e está numa favela do Rio. Rumores indicam que Drácula pode ser o dono de uma nova e badalada boate. Numa faculdade de artes, há uma lenda que diz que um fantasma ajuda belas jovens a cantar num teatro abandonado. Um mistério ronda a vida de um dentista e pai de família que está prestes a descobrir seu lado mais monstruoso. Quatro clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros para noites de sustos, terror e gritos.
Adoro contos, gosto de um terror então é um combo pra mim quando são os dois juntos como é a proposta deste livro. E devo dizer que por gostar tanto que já li um considerável número de contos de terror. Creio que, talvez, por ter mais experiência com este tipo de leitura, este livro em questão não me agradou muito.
Com personagens conhecidos de histórias clássicas, os quatro contos trazem versões novas das conhecidas criaturas e, como diz o título, juntamente com seus criadores. Uma pequena pitada de terror, e muitos eventos sobrenaturais aguardam nessas histórias.
“Mal sabia eu que meu sonho se transformaria em pesadelo e era só o começo.”
Este é um livro de contos, no total temos quatro, cada um de um autor brasileiro diferente. Cada um deles é baseado em uma criatura das clássicas histórias de terror. Temos Frankenstein, vampiros, o fantasma da ópera e o médico e o monstro.
Na primeira história apesar de termos um pouco de suspense, não temos o terror que eu esperava. Eu gostei por ter encaixado bem os personagens em outro cenário, ficou bem legal mesmo, mas o terror propriamente dito é só algo mais como uma ‘ideia’ ele não acontece tanto. Temos algumas cenas ‘mais’ fortes, mas mesmo assim acho que poderia ter sido melhor desenvolvido. Já na história dos vampiros, temos uma personagem principal que sinceramente não curti tanto e isso me atrapalhou no conto, não sei se foi porque ao invés da história se desenvolver ficou mais focada na história dela, enfim o terror e o suspense passaram longe pra mim novamente. É um conto mais dela do que de terror na verdade. Já a terceira história foi baseada em uma que sinceramente não conheço muito, nunca li nada, e nunca assisti nada, que era O Fantasma da Ópera. Foi bom eu ser mais cega sobre o conteúdo , contudo apesar de nessa termos um suspense mais ‘real’ aconteceu o mesmo que no primeiro conto, quando eu finalmente vi um potencial na história ela acabou rs. Na última história temos um thriller, com partes sangrentas (atenção se você não curte tanto esteja preparado). Eu gostei de como os personagens das histórias clássicas foram utilizados, foram bem aproveitados e tal, mesmo assim algumas partes foram confusas pra mim quando analisamos a obra no geral.
Apesar de algumas das histórias terem uma pitada de suspense, e talvez um pouco de terror (para as outras pessoas, pra mim não tinha nada de terror, mas eu sou do team terror pesado), ainda assim eu não considero este um livro de terror. Não assusta, mesmo que possa incomodar em alguns momentos.
“Lendas são tão perigosas quanto as histórias que a inspiram.”
Ainda não sei se porque os contos são curtos, ou se sou eu que queria ler mais sobre as histórias, mas eu senti que estava faltando algo hahahaha. O primeiro conto poderia ser um pouco maior, porque pra mim acabou quando o terror estava começando, me frustrou um pouco sentir isso. O conto que menos gostei com certeza foi a história dos vampiros, porque naquele sim não tinha nada de nada de terror, era mais sobre a mulher e menos sobre o tema. E o último é um thriller total, gostei mas não é terror ainda assim. Entendem quando digo que não é terror? Eu quis deixar claro porque pode facilitar para aqueles que não são muito fãs do gênero.
Um enorme ponto bom do livro é a edição, ela é bem bonita com capa dura e brilho, por dentro temos uma diagramação excelente, realmente um ótimo livro para se ter na estante.
Enfim, eu recomendo para você que tem medo de história de terror (?), porque não tem terror aqui hehehehe, também é legal conhecer mais da escrita de autores brasileiros. Igualmente recomendo para quem gosta de histórias de fantasia com criaturas famosas e, lógico, para quem quer ter um lindo livro de capa dura na estante.
Eu sou curiosa em ler esse livro apenas pelo conto do Raphael Montes que eu tanto amo.
Os outros nem tanto.. rs
Mas a edição também é linda e eu em breve estarei com meu exemplar!
Parabéns pela resenha e pela dica!!
Beijinhos!
#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com
Eu já li alguns livros assim, que trazem contos e esses contos não se desenvolvem por completo. Não sei se foi o caso, mas nos que li (que também não era de autores desconhecidos) eu tenho 90% de certeza que faltou planejamento na hora de montar a história. Elas iniciam bem, começam a crescer mas logo são podadas por um limite de páginas imposto pelo projeto da publicação. Isso é bem ruim, não ter essa liberdade pra desenvolver. Contos raramente me interessam porque vejo demais esses problemas acontecendo e chegou num ponto que nem me interesso mais. O que é uma pena né, mas fazer o que…
Oie
uma pena que essa parte de contos tão breves te incomodou, sei bem como é pois as vezes não da tempo nem de se conectar com a história. Gostei da resenha e da dica e que capa mais maravilhosa
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/