• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
6 nov 2016

Criaturas Estranhas – Org. Neil Gaiman

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags5 estrelas, aventura, contos, Editora Rocco, neil gaiman

Autor(a): Org. Neil Gaiman
Editora: Rocco
Nº de Páginas: 400
Comprar: Buscapé

CURTI

    • Dezesseis histórias fantásticas, algumas escritas há mais de cem anos, outras inéditas, selecionadas por ninguém menos que o aclamado autor de Coraline e outros tantos sucessos, Neil Gaiman. Como o título sugere, Criaturas estranhas é uma coletânea de contos povoada por seres fantásticos, magníficos e às vezes assustadores. Assinadas por autores clássicos de ficção científica e fantasia, como Anthony Boucher e Diana Wynne Jones, a escritores contemporâneos, como Nnedi Okorafor e o próprio Gaiman, as histórias, que parecem ter saído de um sonho, ou talvez de um pesadelo, têm em comum o olhar atento e único de Neil Gaiman para o insólito. Cada conto é precedido de um comentário do escritor, que visa a provocar ainda mais a imaginação do leitor.

Creio que a maioria já ouviu ao menos falar de Neil Gaiman, não é mesmo? E aqui nesse livro, ele não é o autor (acho que tem um conto dele) mas não deixa de ser menos maravilhoso. Afinal, ele escolheu os contos, de amigos e escritores que possuíam alguma ligação com criaturas (o conto, não o autor, eu acho hahahaha). Então temos desde animais mitológicos mais comuns como lobisomens até seres indefinidos. Adoro ler contos, ainda mais algo de um tema que me atrai, e achei que ele escolheu muito bem as histórias que compõem este livro.

“Os cidadãos sabiam que o Grifo esperava que eles fossem até lá e, embora tivessem medo, tinham mais medo ainda de não ir, então lotaram a prefeitura.”

Os contos de Criaturas Estranhas, variam muito de data, temos contos de 1885 até os dias atuais. E, por mais que uma vez ou outra, você sinta uma mudança na escrita, no final todos tem aquela essência de “algo estranho vai rolar aqui” e achei maravilhoso isso. Por um lado eu sabia o que esperar (alguma criatura, óbvio) por outro eu não fazia ideia do que seria, alguns casos você realmente não sabe do que se trata, o que fica bom mesmo assim.

Mesmo se tratando de criaturas o conteúdo não é necessariamente de terror, ao menos para mim foram poucos assim, a grande maioria tinha um suspense, aventura e mistérios, muitos mistérios. Algumas histórias simplesmente gostei tanto que gostaria de ler um livro completo, encontrei ótimos personagens em vários contos e isso prova a qualidade deste livro.

“Aquela complicação não era mencionada em nenhuma das lendas de lobisomens que já havia lido. Nelas, as pessoas simplesmente – bum! – viravam lobos ou – bum! – viravam homens outra vez.”

Por se tratar de um livro de contos que o próprio Gaiman escolheu, eu gostei dele ter colocado um prefácio da escolha antes de cada capítulo, mencionando às vezes onde conheceu o conto/autor e porque o escolheu. Deu um toque pessoal muito legal para o livro.
Vamos falar sobre os que mais gostei, achei muito legal os que tiveram lobisomens, amei o último conto e gostei da história da bicicleta, recomendo fortemente essas. E eu sei que a história do Grifo não era pra rir, mas olha quase ri da situação toda sou louca. Todos os contos vinham com ótimos personagens e enredo, aliás o último foi muito bem escolhido, achei que fechou com chave de ouro, já que se trata da própria morte. 

“O que diabos estava acontecendo? Por que eles não estavam com medo?”

Acho que o que mais gostei no livro foi a coisa do inesperado, e também por conhecer outros autores excelentes. É bem prático ler um conto, dá pra sentir como funciona a escrita do autor e, alguns, eu realmente levarei para sempre os seus contos comigo, como uma nova mitologia a qual gostei bastante. ♥

A capa do livro está linda de morrer, sério olhem para essa capa? O acabamento de dentro também merece ser comentado já que temos algumas pequenas ilustrações antes de cada conto, amei todo o trabalho de coração. E se você gosta de histórias cheias de coisas inimagináveis, contados por autores diversos e que realmente mandam bem no assunto super recomendo a leitura.

  • Este livro nos foi cedido pela editora Rocco, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • terrível encanto
  • Os Filhos de Odin
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em novembro 15, 2016 às 7:31 pm
    autor: Nicole Gonçalves dos Santos

    Eu estou louca para ler esse livro! E pelo jeito eu vou amar. <3 Contos e crônicas fizeram parte honrada na minha infância, como sei o quanto Neil Gaiman é um autor maravilhoso, minha espectativa está a mil!! <3

    Responder
  2. postado em novembro 17, 2016 às 12:56 am
    autor: Thaísa Tavares

    Oie, tudo bem? Apesar de já ter ouvido várias pessoas falarem do Neil, nunca senti vontade de ler nada do autor. Embora sua resenha tenha ficado maravilhosa, ainda não me convenci…

    Responder
  3. postado em novembro 17, 2016 às 2:18 pm
    autor: Danielle Rodrigues Casquet de Melo

    Querooo muito ler esse livro, fui seca para comprar domingo passado e não tinha mas na loja, deixei meus dados para que assim que chegar quero comprar, consegui um marcador dele pelo menos kkkk. Adoro contos sobrenaturais, e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa. Bjkas

    Responder
  4. postado em novembro 17, 2016 às 7:15 pm
    autor: Francine Porfirio

    Oi, flor!
    Adorei conhecer esse livro. Nada sabia sobre ele, e realmente achava que era um livro do Neil como autor. Gostei de saber que é uma antologia de contos! Uau. E que cada conto foi escolhido com uma justificativa pessoal do próprio Neil Gaiman. Que bacana! Como gosto de suspense, mistério e horror, vou apostar nessa leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    Responder
  5. postado em novembro 17, 2016 às 8:06 pm
    autor: alice aguiar

    oi ^^
    eu adoro livro de contos, estou querendo ler esse, mas não sei se consigo ainda esse ano. tem mt coisa na frente.
    opa lobisomens *u* adorooooo

    Responder
  6. postado em novembro 17, 2016 às 8:08 pm
    autor: alice aguiar

    cliquei sem querer antes de terminar de escrever o comentário.
    bom, de qualquer forma eu gostei muito da opinião, acho q vou gostar da leitura.

    Responder
  7. postado em novembro 18, 2016 às 3:06 am
    autor: Gabriel Lucas

    Contos não são algo que eu goste muito de ler para resenhar, mas claro, sempre que possível estou lendo. Eu gostei muito desse livro pelo fato do tema dos contos, porém ainda não li. E que capa maravilhosa é essa ai?!

    Responder
  8. postado em novembro 18, 2016 às 11:21 am
    autor: Michele Lopez

    Olá,
    Adorei ver suas impressões sobre a obra e o quanto gostou dela.
    Sou apaixonada por tramas que envolvam lobisomens e não lembro de ter lido nenhum conto que abordasse tal criatura.
    Também achei bem legal saber sobre esse prefácio que Neil apresenta no in

    Responder
  9. postado em novembro 18, 2016 às 11:21 am
    autor: Michele Lopez

    Olá,
    Adorei ver suas impressões sobre a obra e o quanto gostou dela.
    Sou apaixonada por tramas que envolvam lobisomens e não lembro de ter lido nenhum conto que abordasse tal criatura.
    Também achei bem legal saber sobre esse prefácio que Neil apresenta no início de cada conto nos mostrando de onde conhece o autor.

    Responder
  10. postado em novembro 18, 2016 às 1:19 pm
    autor: Lilian Farias

    Solicitei esse livro para o Poesia na alma, quem vai resenha não serei eu, mas a Val, e durante os dias que ficou aqui em casa, não resistir e dei uma foleada, o pouco que vi, gostei muito.

    Responder
  11. postado em novembro 18, 2016 às 3:33 pm
    autor: Gustavo Mendes

    Oi!
    Adorei a resenha e fiquei doidinho para ler o livro.
    Gostei de ter esse toque mais pessoal, acaba te dando mais intimidade com o autor e o livro em si.

    Beijos

    Responder
  12. postado em novembro 18, 2016 às 6:14 pm
    autor: Tatiana Castro

    Oie!
    Jura que os contos desse livro não são todos do Neal Gaiman?! Bom, pelo menos ele é o mais indicado para escolher os contos…rsrs… Ouvi dizer que o George Martin vai fazer um assim de contos de terror.

    Responder
  13. postado em novembro 21, 2016 às 12:21 pm
    autor: Valéria

    esse livro é lindo demais, eu tô com ele aqui e será minha leitura dos proximos dias… amo Gaiman, tudo que ele escreve, cria, seus gostos e afins… ♥

    legal que vc apreciou a leitura…
    bjs 😀

    Responder
  14. postado em novembro 21, 2016 às 7:20 pm
    autor: Débora Costa

    Eu li poucas coisas o Neil Gaiman ao longo dos anos. Meu sonho agora são os quadrinhos do Sandman, mas esse Criaturas Estranhas me parece ser uma ideia ótima.

    Responder
  15. postado em novembro 24, 2016 às 7:42 pm
    autor: Paac Rodrigues

    vyada eu #amei esse livro, sério, tem uns contos que são toperrimos kkkkk, eu amei o sem nome o/ também amei conhecer autores novos

    Responder
  16. postado em novembro 25, 2016 às 9:40 pm
    autor: Bruna Lombardi

    Oie,
    Essa capa é maravilhosaaaa! Só pelos contos serem selecionados pelo Neil Gaiman já quero ler o mais rápido possivel. Agora junta as criaturas estranhas e diferentes do livro e a capa diva, #queropraontem.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios