O Narrador da história é Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual, Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa.
Vou falar um pouco sobre Desastre que retém críticas e elogios de todos os tipos.
Confesso que eu mesma não sei muito o que pensar, embora eu o tenha classificado como um dos tops na biblioteca. Ainda assim afirmo, o livro é fantástico justamente por seu fator surpreendente.
“Em média, um quarto de milhão de seres humanos nasce todos os dias e sou responsável pela atribuição de sinas para cerca de duzentos e dez mil deles. Fazendo as contas, isso significa definir 8750 sinas por hora, 146 por minuto, ou 2,4 por segundo.” – Fado
Resenha em áudio:
Quis ler só pelo “slogan”
“Então o que é destino?
Explico a diferença para ela, sem entrar em detalhes muito técnicos ou retratar destino como uma puta, o que não é fácil.” – Fado
O livro é muito divertido de ler, fluído. Embora um tanto repetitivo, mas nada que impeça alguém de continuar a ler (eu acho). No meu caso, faltando umas cinquenta páginas para o final, eu já estava meio de saco cheio. Isso pelo fato de não estar mais entendendo muito da situação e/ou irritada com ela. Mas essa é a questão, pois nesse momento tudo começa a mudar. Uma reviravolta surpreendente pega o leitor que, realmente, fica num feeling “WTF” até o fim.
Todos os personagens são muito vivos e reais. É cômico começar a imaginar a vida da maneira que está descrita no livro. E, não. Não tem nada de fenomenal ou diferente no modo que a vida é mostrada nas páginas. Na verdade, a dose de realidade é muito maior do que qualquer fantasia proposta. Tudo com o jeito satírico do humor negro.
Fado, o personagem principal que é conhecido no mundo dos vivos como Fábio, é pessimista e acomodado. Ele não gosta de seu trabalho de lançar sinas para as pessoas, mas é seu trabalho enfim. Soa comum pra quem lê? Lógico.
Tudo muda quando ele se apaixona por Sara, sua vizinha, que não tem nada de extraordinária. Então ele começa a enxergar o mundo de outra maneira ou, simplesmente, deixar transbordar o que sempre sentiu: Pena dos humanos. E também um misto de revolta. Afinal, quem é que não vê um fumante, por exemplo, e pensa algo como: “Fuma e vai morrer por causa disso”. Julgar é fácil. Fado percebe isso ao longo do livro.
Outro determinante positivo do livro é ficar distinguindo o que é Fado e o que é Destino, tendo em vista que há os dois personagens e que eles são sempre comparados. Sendo que Destino é uma mulher top que está sempre relacionada às coisas boas da vida, como, por exemplo, uma pessoa que está destinada a ser uma estrela. Já Fado, coitado, está sempre ligado aos acontecimentos negativos, tais como o exemplo do fumante.
Fado não quer mais fazer seu trabalho triste e, obviamente, causa uma reviravolta no “sistema” ao qual trabalha, chamando a atenção até mesmo de Deus. Levando umas broncas muito maneiras do cara.
O final é chocante. Inesperado. Admito que chorei com tudo o que ocorreu, por conta da simples visão dos fatos. E eu estava na fila do busão!
Independente das opiniões sobre o final “infartante”, aconselho a leitura desse livro. Muito mesmo. Superou expectativas e, creio eu, que qualquer um que o leia verá determinados assuntos com outros olhos e ainda ficará com um gostinho de quero mais – mesmo estando chocado.
Adoraria ler o livro! Parece bom
Leia!!! É muito divertido e ainda filosófico. ;]
Quero ler, a capa me chamou muita atençao rs
Beijos | do-seu-jeito.blogspot.com
Eu também meio que me deixei envolver pela capa xD e pela frase da capa!
Nunca l,i mas parece ser ótimo, adorei o post!
http://www.espacegirl.com
Obrigada!!!! Tava em promoção no Submarino ;] Aproveite!
Eu costumo avaliar uma resenha se ela acerta seu ponto, e essa minha amiga, acertou em cheio.
Fazer uma pessoa querer ler algo que nem sabia que existia – e ainda mais uma pessoa chata como moí – é um trabalho sério!
Muito bom texto =D
Ebaaa *-* Que bom que você curtiu, amora! Aconselho o livro imensamente. Acho que combina muito com você e com muita das fases que você já passou =] Beijão!
Oie Nanalees =)
Eu fiquei complemente apaixonada pela capa, sinopse e pela proposta criativa do autor, mas no decorrer da história a narrativa foi meio que se perdendo e o final foi bem decepcionante.
No geral eu gostei muito do livro, mas só acho que o autor perdeu um pouco a mão deixando o sarcasmo de lado e introduzindo um romance bem sem gracinha.
Beijos e uma ótima semana;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
Oiê! Pois é, eu também fui ficando um pouco revoltada mais pelo meio do livro, mas eu comecei a ver as coisas por outro lado.
Creio que tudo aquilo que ele passou foi um ensaio. E muitas partes do livro demonstram que aquilo já era previsto e só Fado não sabia. Ou seja, ele mesmo estava na trilha do Destino. O final me chocou muito, mas amei por isso mesmo. Por ser completamente imprevisto e estranho. E exatamente o que não espero é o que me marca mais.
Beijo! E obrigada por ler ;]
Nunca havia escutado falar desse livro O.O
confesso que todos esses detalhes me deixaram bem curiosa, mas essa temática não é muito o meu forte =/
http://www.valeuapenaesperar.com/
Qual temática? Eu também tenho dessas, sabia? Eu sou horrível pra sair de temáticas que curto. Por exemplo, eu não sou muito chegada na fantasia medieval, embora eu ame filmes assim D: Quem me entende? Bom, eu andei conversando comigo mesma e acho que meu problema é com livros que tem muita coisa igual, no sentido de: muita lutinha, muita guerrinha, muito amorzinho, … Mas, olha, aconselho mesmo assim, viu? Em breve farei um post que mostra um livro que tem uma temática que detesto e, mesmo assim, conquistou um top meu xD Beijos!
Eu li rápido a capa e vi escrito “Belo Desastre”… Quase pirei pensando que era Belo Desastre na versão do Travis. *O* (mesmo o nome do novo livro não sendo novamente “Belo Desastre”). Adorei a resenha! *-*
Hhauhauha preciso ler esse livro. Eu geralmente prefiro a visão masculina dos fatos! Mas Desastre é bom também, viu?
Obrigada ;]
Adorei demais essa resenha! Fiquei curiosa pra ler o livro, ou melhor, quem sabe até rolar um filme, porque a história é muito boa! Gostei mesmo!
Obrigada por visitar nosso blog, beijos!
Obrigada *-* Eu também acho que seria um filme interessante, mas o final é meio polêmico. Se “A bússola de ouro” (vou resenhar em breve) não deu certo, creio que “Desastre”…seria literalmente um desastre xD E não por ser ruim, mas por falta de entendimento ou ignorância pública =/
E eu que agradeço por visitar o nosso blog ;]
Esse livro sempre me chamou a atenção mas eu confesso que, depois de ler algumas críticas negativas, acabei esquecendo um pouquinho dele.
Agora, lendo sua resenha, novamente senti vontade de ler. E é isso que eu vou fazer assim que tiver a oportunidade!
Beijoo
Blog: Sem Spoiler
Oiê! Resolvi resenhar exatamente pelas críticas negativas xD Gente, aconselho a ler com muito cuidado e tentando entender todas as experiências de Fado. Eu mesma me surpreendi muito, mas achei fantástico o final, quando eu percebi um sentido (se é que percebi certo…). Talvez eu dedique um outro post pra explicar o que eu percebi, mas terá spoiler xD
Beijo!
E agora to com a música da Joan Osborne na cabeça… vou ter que ouvir. hahaha
:*
Há! Eu amo essa música *-* E tem tudo a ver com o livro ;] Obrigada por ler!!!!
Fiquei com vontade de ler!!
Beijos
Jéssica
Fashion Jacket – http://www.fashionjacket.com.br
Ebaa!!! Que bom ;] Espero que entre pro grupo dos que curtiram o livro D:
Beijos!
Super interessante! Vou querer ler 😀
:**
Que bom! =] Leia, sim! Vale a pena.
:*
Não conhecia esse livro.
A capa chama a atenção.
http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/
Pois é xD Eu vi logo no lançamento e a capa faz pessoas como eu comprar sem prestar atenção. Mas vale a pena além da capa ;]