• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
4 mar 2019

Drácula – Bram Stoker

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags4 estrelas, Bram Stoker, clássico, Editora Nova Fronteira, terror

Autor(a): Bram Stoker
Editora: Nova Fronteira
Nº de Páginas: 472
Comprar: Box | Bram Stoker

CURTI

    • Publicado em 1897, Drácula definiu todo um gênero e popularizou a figura do vampiro na cultura mundial. Neste romance epistolar – construído a partir de cartas, diários e telegramas –, o advogado Jonathan Harker viaja até a Transilvânia para tratar de negócios com um conde sinistro e elegante. Em pouco tempo, Harker e seus companheiros percebem que estão em uma cilada empreendida por Drácula, essa terrível criatura que encarcera e seduz suas vítimas para depois lhes sugar o sangue.
      A história do vampiro mais célebre e aterrorizante do mundo ainda hoje ganha novas adaptações para cinema, quadrinhos, teatro e dança. Aqui em versão integral, o romance original do escritor irlandês inspira-se tanto na história de Vlad Tepes, sanguinário príncipe da Romênia que viveu no século XV, quanto em lendas sobre esse personagem e sobre vampiros.

Um clássico rei, ou melhor um clássico sanguinário. Tenho uma história afetiva muito alta com Drácula e eu acho que merece de fato ser um clássico pela grandiosidade da história e por tudo que trouxe ao mundo. Não é perfeito, mas mesmo na releitura ainda me assustou em alguns momentos ♥. Então coloquem suas roupas pretas e no melhor estilo clássico gótico vamos ler o primeiro livro do box da Nova Fronteira do Bram Stoker.
Bem-vindo ao Castelo gótico junto do jovem advogado Jonathan Harker, espero que divirta-se na sua estádia por aqui para tratar de negócios. Batalhando contra um Conde… Conhecendo o terror e, principalmente, se tentando sobreviver mas sem saber se estará vivo para voltar para casa. 

“As vezes,o mundo não precisa de um outro herói.
Às vezes, o que ele precisa é de um mostro.”

O protagonista vai chegando pra entrar na mansão do Conde Drácula e assim negociar a compra de uma casa em Londres, porém ele se nega a acreditar no óbvio do sobrenatural macabro que se referem ao castelo, ignorando a verdade que é: CORRE QUE O CAPETA QUE MORA AÍ. Jonathan Harker que é gente como a gente e se encanta com o homem tão nobre que conhece ao tratar de negócios com o Conde Drácula na tão distante e desolada Transilvânia. O Conde quer mudar pra vida urbana e pretende adquirir uma casa em Londres pra dar uns rolês e pegar umas gatinhas. Ele, o Conde Drácula, é a representação do que é nobre, tão educado e cortês, ele era tão bom que sequer os espelhos ousavam refletir aquela imagem. Dica número 1, se seu empregador não reflete no espelho, corra. E então os horários noturnos de encontros, sempre a noite, também poderiam parecer estranhos, mas o conde é tão educado que não é algo que um simples advogado poderia questionar. Dica número 2, se seu empregador não pode encontrar com você em outro horário além da noite num castelo gótico, corra. E pra fechar com chave de ouro o cortês Conde parecia nunca sentir fome ou comer nas horas das refeições. Não sei se fui clara, mas com esses três comportamentos eu só tenho que reforçar mais uma coisinha: CORRAAAAAA! Jonathan que é cabra macho ao invés de temer o óbvio foi procurar mais problema que ele achou que estava pouco ainda, ele basicamente vai dar uma de CSI, porém esqueceu que ainda não existia CSI na época e se deu mal. Vamos lá gente no coro de “eu sabia que ia dar merda, eu avisei” em ritmo de pagode.

“As pessoas são uma pilha miserável de segredos.”

Daí, como sabíamos o homem entra onde não deve já que estava de visita na casa de veraneio do capeta e ao despertar está na sala proibida (que ele entrou porque a vontade de fazer merda não passa) e é acordado por três mulheres lindas chamadas de as irmãs. Poderia ser um plot de filme pornô, mas não é já que as mulheres querem se alimentar dele o que iria causar a sua morte e/ou perda da sua alma. Sim Brasil, elas são VAMPIRAS, porém são impedidas pelo Conde Drácula. E pra ele não ser sugado o Conde que já nos mostra que é do mal entrega pras mulheres uma criança e pra provar mais ainda que ele é do mal mesmo quando a mãe vai recuperar seu filho ele manda os cachorros (na verdade lobo, mas falar cachorro é bem mais da hora) comer ela. Preciso nem dizer que desde momento em diante o curioso homem está em cárcere privado, né? Por outro lado a noiva do rapaz que é bem mais faca na caveira que o Jonathan já sacou que o Conde atacou a amiga dela Lucy que estava num momento de sonambulismo e foi atrás da figura mundialmente famosa que todos, eu, conhecemos Abraham Van Helsing. Viu, é assim que se faz Jonathan. Se você vê a treta antes de entrar nela se protege. QUEM MELHOR PRA SITUAÇÃO DO QUE VAN HELSING? Só os irmãos Winchester, mas eles não tinham nascido ainda. Assim, eu sei que quem procura o doutor é um dos pretendentes da Lucy amiga da Mina e que ela na verdade, a Mina, é bem modelo de mulher perfeita e tal, mas da forma que eu contei é mais legal tá, me deixa hahahaha.

“Ouça-os, as crianças da noite. Que música eles fazem!”

E assim começa a guerra entre quem vai ser caça e quem será caçador, participando de um lado Drácula e suas mulheres (sim, ele quer montar um harém como todo homem, normal) e do outro os homens invejosos liderados por Van Helsing, os três pretendentes da Lucy e o Jonathan. Tudo isso com um ritmo lento da época, narrado através de diários, cartas e recortes de jornais. Tudo muito obscuro e não se engane pelas minhas piadinhas porque o livro é bem sinistro e assustador. Drácula tem um charme único, uma sensação assustadora que muitos tentaram copiar ao longo dos anos, mas não conseguiram porque o charme de ser o primeiro faz toda a diferença. É tudo muito sombrio, assustador e cru. E claro não é perfeito, nem de longe. Como lado ruim tem alguns detalhes na sua escrita que sempre me fazem querer matar o autor de tão lenta que é hahahaha, as quebras de ritmo que ele faz me irritam bastante também. Além da excessiva repetição de certas coisas que eu já tinha entendido nas 50 vezes citadas anteriormente e isso meio que desanima pra chegar ao cerne da história. E o final, bem… foi aquele mesmo né. Não gosto, mas nada muda todo o resto que li por isso então tamos aí pra continuar a vida de boas. Parecendo o livro que a Debyh fez resenha recentemente, olha só.

“Ela sofria muito. Então, cortamos sua cabeça, enfiamos uma estaca em seu coração e a queimamos, e ela ficou em paz.”

Então, sobre o que eu acho de verdade do livro: EU ADORO. Por tudo que representou pra mim quando li antes e por tudo que representou pra mim ao ler agora. É um livro atemporal com um monte de conteúdo escondido por trás desse tanto de sangue e morte. A ligação entre vampirismo e sexo é gritante e percebo que veio daqui. Gosto de ver que na verdade o livro tem um viés muito da época onde a mulher tinha que ser puritana e perfeita, daí vem o Drácula e as macula transformando-as em pessoas sedentas por prazer, daí o homem vem e as salvam tudo matando o mal. É engraçado, mas triste se pensar bem por causa de toda a coisa irreal que nós mulheres temos que ser pra sermos amadas pelos salvadores homens. E porque eu escrevi isso? Apenas pensei enquanto lia e decidi compartilhar, ter visto isso me fez gostar menos do livro? NOPS. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e por isso eu digo que temos que ler sem problematizar as coisas (lê a frase de novo que faz sentido sim hauahuaha). Imagina se eu fosse problematizar o livro hot dos dinossauros? Vixi, dá nem pra pensar nisso ahsuhsuhsus.
Enfim, o livro é maravilhoso ao seu estilo. É um clássico e teve um trabalho na edição que merecia. MEU DEUS QUE LIVRO LINDO! Esse é um daqueles livros pra colocar na herança, o livro é capa dura com alto relevo, box de qualidade superior e páginas negras e decoradas no livro. Maravilhoso apenas. Sério gente, se comprar e não gostar da leitura não tem problema porque é tão perfeito que serve de decoração. Sério, olha no nosso instagram pra ter uma ideia do que tô falando. Por fim com toda certeza recomendo o livro e preciso avisar que dá medinho, mas é aceitável. O medo maior é só quando entra no ritmo lento e ter que passar por ele, isso sim dá medo. Continuo recomendando, e quem quiser falar mais tamos aí pra discutir sobre a história ou o papel da mulher nela, além de religião e tal. Tem tempo ruim conosco não!

  • Este livro nos foi cedido pela editora Nova Fronteira, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Frankenstein
  • Viagens de Gulliver
  • entrevista com o vampiro
  • criaturas criadores
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em abril 4, 2019 às 9:18 am
    autor: Clayci Oliveira

    Esse box da nova fronteira está tão lindo hahahah, mesmo se eu não gostasse da história tbm deixaria de decoração. Também acho que merece o destaque pela grandiosidade da história, afinal inspirou tantas outras.

    Responder
  2. postado em abril 4, 2019 às 10:11 am
    autor: Bianca Ribeiro

    Esse box realmente tá maravilhoso!!
    Bom, sobre o livro, eu não “li” ele, eu ouvi o audiobook dele (foi o primeiro audiobook que ouvi na vida kkkk) e gostei muito, achei a narrativa super legal e eu fiquei bastante tensa em alguns momentos, mesmo que faça tempo que eu tenha lido, foi uma experiencia muito surreal!

    Responder
  3. postado em abril 5, 2019 às 4:35 pm
    autor: Larissa Dutra

    Olá, tudo bem? Eu não costumo ler clássicos no momento – mais pela minha falta de compreensão do que por qualquer outra coisa -, mas esse é um dos que pretendo ler algum dia. Adorei tua resenha, é nítida tua empolgação e assim fica impossível não ficarmos curiosos para ler, haha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    Responder
  4. postado em abril 8, 2019 às 3:41 pm
    autor: Joanice oliveira

    Olá

    Eu li Drácula bem novinha e foi o único vampiro que gostei até hoje pela força, autenticidade e seu comportamento diante seus subordinados.
    É um clássico para quem gosta ou não dos clássicos porque envolve com uma facilidade absurda.

    Beijos

    Responder
  5. postado em abril 8, 2019 às 5:17 pm
    autor: Marijleite

    Amei sua resenha super bem humorada! É um clássico que tenho vontade de ler, afinal é impossível não querer conhecer a história do Drácula, o vampirão, rsrs. Estou de olho nessa edição linda.

    Responder
  6. postado em abril 9, 2019 às 11:25 am
    autor: Cabine de leitura

    Preciso ler esse livro, pois amo tudo que ele originou. Fiquei instigada a conferir a guerra travada entre Drácula e Van Helsing e nem preciso dizer que o charme do protagonista é outro atrativo. Um maravilhoso que eu que conferir e deixar de herança rsrs.

    Responder
  7. postado em abril 9, 2019 às 10:29 pm
    autor: Beatriz Andrade

    Um clássico é um clássico, né? Eu ainda não conhecia essa edição, mas gosto da história e fiquei interessada em ler também. Adoro quando o livro dá medinho!!!

    Responder
  8. postado em abril 11, 2019 às 7:10 am
    autor: Saga Literária

    Olá, tudo bem?

    A Nova Fronteira dá show em se tratando dos box que ela publica, cada um é mais bonito que o outro, sem contar que o conteúdo também é muito bom. Parabéns pela publicação, eu curto muito assuntos e conteúdos relacionados a essa figura que desperta a curiosidade em muitos.
    Abraço!

    Responder
  9. postado em abril 11, 2019 às 9:44 am
    autor: Ana Caroline Santos

    Olá, tudo bem? Tenho medo desse “medinho” no diminutivo heeheheh por mais que vampiros seja uma das minhas criaturas preferidas do sobrenatural, ainda não tive oportunidade de ler esse grande clássico. Parece que essa edição é realmente linda, e agora fique curiosa pela mesma hhehe Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    Responder
  10. postado em abril 12, 2019 às 8:49 am
    autor: lilian farias

    Eu li esse livro na adolescência e o engraçado é que falava dele ontem enquanto assistia Sabrina, apesar da série se concentrar muito na mitologia, recordei da obra. ‘o charme de ser o primeiro faz toda a diferença.’ concordo com você.

    Responder
  11. postado em abril 13, 2019 às 2:16 am
    autor: Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? Conheço a história do Drácula (de vampiros) apenas pelos filmes nunca li nenhum livro. Acho interessante buscar e aprender onde surgiu o personagem. Apesar de muitos acreditarem que pode ter existido alguém assim. Beijos, Érika =^.^=

    Responder
Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
7/11
A Rainha Aprisionada – Iskari #2 – Kristen Ciccarelli
5/11
Uma Mulher no Escuro – Raphael Montes
3/11
36 Perguntas que Mudaram o Que Sinto Por Você – Vicki Grant
30/10
A Filha do Rei do Pântano – Karen Dionne
27/10
Abadia de Northanger – Jane Austen
24/10
Nocturna – Nocturna #1 – Maya Motayne
Parcerias
Anúncios