Violet Ambrose tem dois problemas – o dom mórbido e secreto que carrega desde a infância e Jay Heaton, seu melhor amigo, por quem está apaixonada. Aos dezesseis anos e confusa com os novos sentimentos em relação a Jay, ela começa a ficar cada vez mais incomodada com sua estranha habilidade – Violet encontra cadáveres. Desde pequena ela percebe os ecos que os mortos deixam neste mundo. Ruídos, cores, cheiros. Mas não todos, apenas os das vítimas de assassinato. Para ela, isso nunca foi um grande talento. Na maioria das vezes, tudo o que encontrava eram pássaros mortos, deixados para trás pelo gato da família. Mas, agora que um serial killer está aterrorizando a pequena cidade onde mora e os ecos das garotas assassinadas a perseguem dia e noite, Violet se dá conta de que talvez seja a única pessoa capaz de detê-lo. Em pouco tempo ela estará no rastro do assassino. E ele, no dela.
Esse livro me surpreendeu um pouco, claro que quando você tem zero de expectativa fica fácil, e quando se percebe que a leitura foi divertida a sensação é gratificante. Eu havia lido no kindle em ebook e não havia dado muita importância, sabe aquele livro que você lê só por ler? Então, foi assim comigo. Porém numa promoção do submarino acabei adquirindo os dois livros publicados no Brasil por R$15,00 (sim, muito barato por dois livros) decidi dar uma nova chance ao livro. Foi bem melhor na segunda vez. O livro trata de tema sobrenatural, o que eu adoro, e romance, que eu também adoro, portanto com o livro físico, lendo no conforto da minha cama e o cheirinho de livro novo, me diverti o suficiente. Este é o primeiro livro da série The Body Finder.
“Havia aprendido que alguns monstros não eram de mentira “
Violet possui um dom (não tão legal quanto voar ou cuspir ácido), ela consegue sentir o eco deixado pelos seres vivos que morreram de forma violenta. Cada morte deixa um eco (uma sensação) diferente para Violet, sendo que quanto mais violenta a morte mais intenso é o eco. Violet passa a sua infância encontrando animais mortos, por causa dos ecos deixados por eles. Ela precisa encontrar essas vítimas e dar-lhes um final, enterrando-os num cemitério (que ela fez na sua casa com a ajuda de seu pai e seu melhor amigo) e dando-lhes um funeral, os ecos deixam de ser tão intensos e Violet pode levar uma vida normal. Claro que quando ela encontrou um corpo com 9 anos seus pais ficaram chocados, porém tentaram cuidar dela da melhor forma possível. Eles sabiam do fardo que ela carregava e tentavam entender, eu gostei muito disso.
“Gostava da maneira como os dois se encaixavam, perfeitamente, como duas metades que se completam.”
Nossa protagonista não é uma isolada por causa de seu dom, tem uma vida normal de adolescente com um grupo de bons amigos e um melhor amigo bem próximo. Violet não está tão preocupada em poder achar os mortos, ela está mais preocupada em como seu melhor amigo, Jay, cresceu neste verão e se tornou um gato e não só aos olhos de Violet. As meninas no colégio também perceberam. Apenas Jay permanece indiferente com a sua mudança. Quero abrir um parêntese aqui, muitas pessoas reclamaram do comportamento de Violet, porém esqueceram que ela é uma adolescente. Gente, adolescentes tem licença poética de serem um pé no saco, de errarem e acharem que o mundo é só deles, dada as circunstancias nem achei que a Violet exagerou no drama, ela podia ter sido bem pior.
“Ela levou mais tempo do que deveria para perceber que o caminho pelo qual estava seguindo não era aleatório e que ela estava sendo puxada… Atraída.”
Nesse meio tempo Violet em uma festa no lado é chamada por um eco muito intenso, e não é muito surpreendente que com um chamado tão forte o cadáver tenha sofrido uma morte bem cruel, e é chocante mesmo para Violet porque essa vítima é diferente: ela é uma garota. Graças a essa descoberta, Violet acaba se envolvendo no meio de uma série de assassinatos onde seu dom pode não só ajudá-la a caçar o culpado, como pode transformá-la também em um alvo a ser caçado.
“- Você não pode me deter, Jay. Se me dedurar, eu minto. Pisco os olhos inocentemente e prometo não sair por aí procurando esse cara. Mas lhe juro que a cada chance que tiver, mesmo que para isso eu precise sair escondida, vou procura-lo.”
O livro tem uma história bem legal pra dizer a verdade, uma vibe meio thriller, meio romance. Ele tenta ser dark, porém não consegue ir muito a fundo. Eu gostei. Claro que poderia ser bem melhor, o livro é pouco descritivo, trata alguns assuntos importantes de forma superficial e foca muito no romance e pouco no dom mórbido de Violet. Eu quero saber da vida pessoal dela, é óbvio, porém eu quero saber muito mais sobre seu dom e os cadáveres (sim, eu sei que sou estranha, okay!). A escrita é leve e fluída, e com capítulos bem interessantes, especialmente os da mente do criminoso. A diagramação, o livro e a capa são muito bons, ponto pra intrínseca.
“Melhor amigo. A expressão agora parecia muito estranha, tal qual um tênis velho e confortável, que antes praticamente se amoldava ao formato de seu pé, mas que depois passou a machucar a cada passo, porque já não servia mais.”
O maior pecado do livro é o de ter pouco do assassino, das descrições das mortes e dos cadáveres encontrados, e claro, um certo exagero de cenas românticas. Como eu disse em cima, não estraga o livro, e eu com certeza lerei o segundo. Só que eu já li o segundo, porém vou dizer o que eu esperava no segundo livro antes de lê-lo (não vou falar do segundo livro porque vou fazer a resenha dele em breve) e era mais dom mórbido em ação e menos romance. Por fim devo dizer que a história é legal, mas a protagonista é uma adolescente e, em muitos momentos, se comporta como tal, tem enormes momentos de romance meloso, uma certa previsibilidade nos acontecimentos e pouco assunto sobre o dom macabro de achar mortos. E ainda com tudo isso, é um livro divertido de se ler.
Prefiro livros que não sejam darks, gosto mais de clássicos…
Bjs – Suzana Rosa – http://www.rosachiclets.com.br
Clássicos são bons, mais eu am ler então leio de tudo rs!
Me animei em ler essa série, adoro coisas macabras, e apoio seu desejo por mortes lol
Eu comprei esse e o segundo livro em uma promoção no submarino e gostei muito dele, e concordo com você que deveria ter mais dos assassinos. Ainda não comecei o segundo mas pretendo ler logo…
Acabei de ler e gostei muito <3
dom tão macabro com uma história tão romantica, vamos ver os outros
Será que alguém pode me enviar a série? Não consigo achar ele pra baixar de jeito nenhum.