O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.
Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.
Eu comecei essa saga por indicação da Nathy da staff, ela leu o primeiro livro “Rainha Vermelha” e a resenha foi tão positiva que eu tive que comprar. A ideia do blog é fazer boas indicações e isso funciona inclusive entre nós. O que dizer do livro? Foi um pouco diferente do que eu esperava, mas curti muito. Politicagem é o tipo de violência que mais me assusta, então Rainha Vermelha foi intenso e complexo nesse sentido. Então saiu a continuação e eu não resisti, corri e fui ler. O que dizer de Espada de Vidro? INTENSO, EMPOLGANTE, TRISTE E DESESPERADOR. Não foi uma leitura fácil de ser feita, não é um livro pra qualquer pessoa ler, é preciso um pouco de maturidade para entender a história, para entender o que é sacrifício e, principalmente, para saber que toda ação trás consequências… se serão boas ou ruins só o tempo dirá. E essa é a vibe desse livro que tem altos e baixos o tempo todo com a nossa protagonista Mare, que é considerada traidora tanto pelos vermelhos quanto pelos prateados.
“Matar um rei não mudará nada. Outro vai assumir o lugar. Mas é um começo. Se não conseguimos fugir de Maven, temos que forçá-lo a parar. Pelos sanguenovos.
Por Cal. Por mim.”
Sabe quando você planeja algo bom, deseja do fundo do seu coração o melhor resultado e no fim, por algo externo ou algo que você não pensou antes, tudo dá errado? Esse é o sentimento desse livro. De boas ações o inferno tá cheio, e Mare definitivamente está nessa situação. Ela deseja o melhor, ela tenta o melhor, mas as coisas sempre dão errado. Se ela recebe um pouco de felicidade é pra logo depois vir algo muito pior. E, caros amigos, sempre vem algo pior que nem ela, ou nós, tínhamos imaginado. E é por isso que eu tenho um sentimento agridoce, faz sentido, encaixa bem na história, mas COITADA DA MARE!!!! Enfim, deixa eu contar da história deste livro. Mare é uma fugitiva, junto com o Cal e alguns membros da guarda vermelha ela consegue escapar do poder de Maven. Mas ela escapa de uma cadeia para acabar caindo em outra: A Guarda Vermelha. Ali descobrimos mais sobre eles e sobre a realidade do mundo. A Guarda Vermelha PARECE fraca porque quer e isso é muito esperto. Além dessa complicação o tipo de pessoa que Mare é acaba recebendo um nome: sanguesnovos. Aqueles que são tanto vermelhos, quanto prateados. Mare sabe que independente de qualquer coisa ela precisa buscar pelos outros como ela e pra isso ela está disposta a arriscar muito alto. Talvez alto demais, mas quem sou eu para julgar? Na verdade, por o livro ser narrado pela Mare eu sei das suas boas intenções e, na maioria das vezes, eu teria feito as mesmas escolhas. Mas tudo sempre dá tão errado, ela sempre se ferra tanto, que eu não sei se no final do livro a gente vá ter algo dentro dela para salvar.
“— Atenha-se ao seu destino, Mare Barrow.
— Que é?
— Se levantar. E se levantar sozinha. — As palavras ressoam como o uivo de um lobo. — Vejo o que você pode se tornar: não apenas um relâmpago, mas uma tempestade. A tempestade que vai engolir o mundo inteiro.”
Parte do livro é uma busca quase insana da Mare para encontrar os sanguenovos, para criar o exército e poder restaurar o poder dos vermelhos. Mare quer vingança por tudo que perdeu e por tudo que nunca mais poderá ter, ela usa esse estopim para justificar suas escolhas, para tentar salvar o máximo de sanguenovos que ela puder… Especialmente quando Maven decide enviar cartas para ela no corpo dos mortos que ele faz em nome dos seus desejos. No corpo de sanguesnovos mortos. É engraçado como ninguém se questionou sobre tudo que Mare estava aguentando sozinha, sobre como ela era uma menina normal e de repente se tornou essa líder de uma revolução. Sobre ter confiado, e ouso dizer, até amado um cara que a usou descaradamente para conseguir o que desejava. Sobre ela ter entendido que usou outras pessoas, sobre as mortes que ela carrega na alma e sobre como isso tudo afetou ela. Não, ninguém quer saber sobre isso, é mais fácil criticar e julgar. E é por essa razão que por mais que a Mare tenha mais pessoas ao redor dela neste livro, ela está mais sozinha do que nunca. Os saguenovos acrescentam muitos poderes ao “exército” que Mare está formando. Eles tem poderes muitos variados e desconhecidos. Mas um deles merece destaque: a pequena Cameron. Ela é o gatilho pra que Mare enxergue a realidade de muitas coisas, ela faz a protagonista pensar, faz a protagonista sentir e, especialmente, faz ela enxergar novas perspectivas.
“— Por quê? — Kilorn intervém. — Por que dar uma escolha a ele? Você mesma disse que precisamos de todos que conseguirmos. Se esse tal de Nix for metade do que você é, não podemos nos dar ao luxo de deixá-lo ficar.
A resposta é tão simples que toma conta de mim.
— Porque ninguém nunca me deu uma escolha.”
Um personagem que está presente o tempo todo, mesmo que tenha aparecido em poucas páginas é o Rei louco Maven. Ele continua atrás da Mare, do seu irmão e dos sanguesnovos. Deixa eu falar do Maven aqui, ele está insano e ninguém percebeu? A obsessão dele com a Mare não é normal, o que ele está disposto a fazer não é saudável e, sinceramente, assustador. “Todo mundo pode trair todo mundo”, essa frase se torna tão real neste livro quanto no anterior. EU me sinto traída, então imagino o quanto a Mare deve sentir nas muitas páginas deste livro. De verdade, ninguém tem o mínimo de escrúpulos não? Eu gritei tanto de raiva enquanto lia reviravoltas feitas por covardes, por mentirosos e por hipócritas. Ninguém ouviu falar de honra? Além disso temos a Mare tentando fazer a coisa certa, mas será certa as coisas que ela faz? Todo mundo é rápido em julgar a menina, mas ninguém tenta entender, tenta dar outra opção ou qualquer coisa, só se acham bonzões por olharem de cima para ela e falar que ela está errada. É fácil assim companheiros, quando quem carrega o peso das decisões é ela, quando quem estraçalha a alma por cada morte é ela e quando as coisas dão errada a culpa vai toda para ela. É confortável criticar de um lugar seguro onde você não tem que decidir nada.
“— Há pouco tempo você estava disposto a acabar com Crance — insisto, com raiva. — Ele também faz parte do seu povo, ou faria, caso você fosse rei. Mas acho que o sangue dele é da cor errada, né?
— É que… — ele gagueja. — É diferente. Se ele fugisse, se fosse capturado, correríamos tanto perigo…
As palavras entalam em sua garganta e se desfazem. Porque simplesmente não há mais justificativas que ele possa dar. Cal é um hipócrita, puro e simples, não importa quão justo afirme ser. Seu sangue é prateado e seu coração é prateado. E ele jamais valorizará qualquer coisa que não a sua gente.”
Sobre hipócritas deixa eu dizer uma coisa: Cal é um babaca. Ele é um grandessíssimo otário, ele julga a Mare, ele se acha superior quando escolhe não matar prateados, mas não se importa com matar vermelhos. Por favor, hipócrita do caralho. Se você defende a não matança, então não mate ninguém. E NÃO JULGUE A MARE POR FAZER O QUE DEVE FAZER, tudo bem que às vezes ela exagera, mas alguém precisa exagerar aqui e não estou vendo uma fila de pessoas que possam fazer isso no lugar dela. E digo mais, quando o sangue prateado pinga as pessoas lamentam, mas e os rios de sangue vermelho que já caíram? Dois pesos e duas medidas né, Cal? A verdade é que Cal ainda faz parte daqueles que oprimem, e não digo isso pelo sangue, digo isso pela cabeça.
E é por causa de tudo isso que a Mare se torna perigosa, tanto para os amigos quanto para os inimigos, ouso dizer que até mesmo para ela. Ela já perdeu tanta coisa que chegou num ponto onde está disposta a tudo, não resta mais nada da Mare para ela mesma. Especialmente nas cenas com Shade podemos perceber que a Mare está deixando a esperança para trás, ela crê num mundo novo e justo, mas eu não sinto que ela vá fazer parte dele. O final do livro foi pesado, tão pesado que eu quase chorei, de verdade foi de cortar o coração, o meu e o da Mare. Mas a questão é que foi uma paulada atrás da outra no final e eu fiquei anestesiada no fim das contas. Eu fiquei revoltada sobre o quão injustas as coisas são e sem a perspectiva de uma luz no fim do túnel. Não sei o que esperar do próximo livro, mas especialmente não vislumbro a hipótese de um final feliz, não mais.
Fiquei com medo agora, será que teremos algo tipo o final de Convergente vindo por aí? Espero que não! (Eu não li Convergente, mas já vi um spoiler.)
Eu gostei bastante do primeiro livro e preciso desse segundo! Amei a resenha!
petalasdeliberdade.blogspot.com
Mesmo com o desânimo pelos comentários negativos do segundo livro eu espero que surja uma oportunidade de dar início à série. Preciso arriscar pra saber o que eu irei achar dos livros.
Oi, eu acho que apesar de tudo, cada um tem sua opinião, eu gostei do livro, super recomendo ler a rainha vermelha,a respeito dessa opinião sobre os personagens, não acho que seja falha na história ou outra coisa, acho que a vitória pôs isso para caracterizar os personagens que assim como todo humano tem falhas e defeitos, assim como o cal, a maré também tem seus defeitos e vários outros personagens, espero que o desfecho seja surpreendente assim como o decorrer da série está sendo, tô ansiosa para o gaiola do rei, o próximo livro.
Tb estou ansiosa pelo próximo! Realmente estou animada com o que pode acontecer!^^
olá,
gostei da sua publicação, gifs, vídeos, passagens do livro, ficou bem legal, confesso que tenho curiosidade sobre essa trilogia da Victoria Aveyard, irei ler no futuro. Parabéns pela publicação. http://www.sagaliteraria.com.br
Ainda não li o primeiro e a cada comentário sinto vontade de lê-lo.
Acho diferente e atraente a forma que a autora escolheu para o enredo da história.
Esses gifs só nos ajuda a desejar mais o livro kkkk
bjs, bjs
Oi, tudo bem? Pulei sua resenha e li apenas alguns detalhes, pois quero ler essa saga e não sei a ordem dos livros, mas pelo que li deve ser bom. Dei uma lida rápidas nos comentários aqui e fiquei mais ansiosa.
Oii!
Já li algumas resenhas dos livros, e fiquei bem interessada! Amei a resenha!
Vitória, http://www.vicio-de-leitura.com
Ainda não li essa série, e morro de vontade de ler! Espero ter a oportunidade em breve, mas pela sua resenha, dá pra ver vale a pena mesmo!
Oiii Angel, tudo bem?
Sua resenha ficou maravilhosa guria!!!!! Mas, infelizmente eu não consigo me agradar por este livro sabe? Já tentei, confesso, mas foi algo que não rendeu sucesso no final 🙁
Beijão
Eu tenho lido muitas resenhas da série, tenho vontade de ler, mas não foi a ponto de comprar, séries costumar ser bem caras e se eu não gostar? Depois da experiência negativa que tive com o livro da Dark, tenho medo de investir um valor alto. Mas o enredo do livro me encanta, é muito atual e bastante relacionado com o momento que vivemos. Sua resenha foi mais uma maravilhosa que vi sobre o livro, já me convenci a tentar comprar numa boa promoção
UAU! Que resenha viu?
Estava de olho nesta série, mas vou esperar lançar o restante pra fazer uma unica compra e mergulhar na leitura. Você colocou tanta emoção na sua resenha que me deu vontade de comprar logo! rsrs
parabéns
Ni
Cia do Leitor
Eu li com medo de ter algo explicito sobre o que ocorre na narrativa. Que bom que pude ficar ainda mais animada com a leitura dessa distopia por causa do seu texto. Ainda não comecei a ler, mas tenho lido tantas resenhas positivas, então acho que vou amar.
Beijos!
Olá, quero muito ler essa série. Tenho o primeiro volume e os contos eu peguei na Amazon, mas tenho que adquirir essa continuação, pois não gosto muito de começar uma série e ficar angustiada esperando o próximo volume.
Abraços
Eu não gostei nem um pouco do primeiro livro dessa série, achei chato, arrastado e muito clichê. Não tenho interesse em ler a continuação, pelo menos não no momento.
oi, tudo bem?
eu acabei de comprar Rainha Vermelha e Espada de vidro. Estou louca para iniciar a leitura e espero amar também, pois é muito bem recomendada
beijos
Olá! Achei a postagem muito bacana e suas considerações sobre o tema o livro interessantes. Mas confesso que ainda não senti aquela vontade de ler. Mas já esta aqui anotado nas dicas de leitura. =)
Abraços!
Olá Angel, essa série parece estar muito bom, trazendo temas fortes e uma perspectivas diferente, gosto de livros que trazem finais “tristes” e necessários e espero que tenhamos um deste tipo *-*
http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/
Ei, tudo bem?
Eu já estava curiosa para começar a ler essa série, agora com esses comentários sobre a continuação, eu necessito ler esse livro logo. Pelo visto a protagonista só se ferra, mesmo com boas intenções e só o fato de você não achar que terá um final feliz já me sinto temerosa por ela. Pretendo iniciar a série em breve e espero que ela me surpreenda assim também.
Beijos, Gabi
Reino da Loucura
Olá!
Que resenha.. estou até com medo de iniciar a leitura dessa série rs’ Mesmo diante dos comentários negativos não posso deixar de negar que é uma série que chama a atenção, mas será que o final agradará? Esse é meu maior medo com séries. Masss… vou ter que pagar pra ler rs’ Espero ler o primeiro no próximo mês e depois venho dizer minhas impressões.. parabéns pela resenha
Beijos
Oiii
Estou com o primeiro e o segundo aqui na estante para ler. Estou bem ansiosa. Tenho certeza que vou gostar. Depois venho aqui te contar o que eu achei!
Bjus
Oi Angel, tudo bem?
Eu não li ainda A Rainha Vermelha e quero muito fazer o quanto antes, inclusive já estou com o livro.
Todo mundo que lê fala bem e minhas expectativas estão la em cima, espero não me decepcionar.
Então, acabei de ler A Rainha Vermelha e curiosa que sou, já estou atrás do que poderá acontecer em sua sequência. E a sua resenha embora tenha me animado para ler uma continuação empolgante, também me deixou preocupada e até mesmo com um pouco com medo do que encontrar.
Eu não achei a Mare chata e irritante no primeiro livro, mas parece que nesse ela dança numa corda bamba pelo o que li em algumas outras resenhas. Te confesso tb que só curti o Cal do começo ao meio de A Rainha Vermelha, depois comecei a acha-lo babaquinha tb e mto senhor da razão. Então, isso que vc mencionou não me surpreende nem um pouco. Inclusive, no fim do primeiro livro, a Mare se coloca no mesmo nível que ele – por tê-lo traído – mas acho que o que ele fez foi até mais grave. Ele a entregou para um Rei que sabia que iria executa-la. Achei que ela passou por cima disso mto facilmente. Eu pelo menos, não teria.
Enfim, curiosa para ler esse livro. Esperando a editora me mandar.
E olha, adorei a sua resenha. Mto bem escrita, desenvolvida e elaborada.
Bjos, Carla – Lápis & Livros
Nossa.. tô até com receio dessa continuação.. massss claro darei continuidade pq tb me deixou super curiosa… achei até que iria rolar um romancezinho.. mais pelo visto nadaaa né? kkkkk
Oi
GENTEE!! você falou tudo! Todo mundo julga mare, mas ninguém quer dar a cara a tapa e passar por tudo que ela passou, e que ainda vai passar, os dois livros me deixaram muito intrigada,e dividida também, e justamente por esses sentimentos que arrisco a dizer que os próximos livros podem ser tao bons quanto os dois primeiros. Quero muito que a mare tenha um final feliz, mas acho que isso não vai ser possivel.
Amei a resenha
PS:ainda tenho a esperança de um romance( mas sei que não vai ter a minima chance disso acontecer kkk)
bjoss
Gostei da postagem, todo mundo juga a Mare mas, não se põe em seu lugar. Um ponto que eu vi que foi esquecido é de que os prateados a corromperam, tirou tudo de bom que havia nela.
Espero que Mare tenha o final como rainha ao lado do seu amigo de infância Cal não merece ela e não faz por merecer. Um ponto interessante seria se ela e Mavem ficassem juntos, como se a mãe dele esse tempo todo o controlasse.
JAMILE VC ABRIU MEUS OLHOS!!! Sim, se a mãe do Mavem controlasse ele… ele spoderiam ficar juntos. Cal, sem noção apenas quero que ele se exploda. Egoísta do caralho!!!
Agora quero isso… quero Ma+Ma
E o engraçado é que as únicas pessoas que não criticam ela , ou morrem como shade ou não aparecem no livro direito como Julian , são um dos melhores personagens
Exatamente, eu penso que as pessoas não querem ver o lado dela. E tacam tudo nas costas da coitada!