• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
1 abr 2013

Estudos Sobre Veneno #1 – Maria V. Snyder

comentando sobre Livros Resenhas Resenhas de Livros Tags5 estrelas, As Lendas de Yelena Zaltana, Editora Harlequin, Fantasia, Maria V. Snyder

Autor(a): Maria V. Snyder
Editora: Harlequin
Nº de Páginas: 416
Comprar: Buscapé

CURTI

    • Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Enquanto tenta encontrar um meio de escapar, rebeldes planejam sitiar Ixia, e Yelena desenvolve poderes mágicos. Sua vida é ameaçada e ela precisa escolher de novo... Estudos sobre veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, é uma história que encanta como uma poção mágica. O reino criado em detalhes por Maria V. Snyder deixa lugar para novas fábulas com Yelena. Um romance de estreia que impressiona ao mesclar fantasia, suspense e aventura e que foi comparado a Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin pela Publishers Weekly.

Olhei esse livro na prateleira e quando vi já estava no caixa pagando… Adorei a capa e o título, confesso que não sabia nada sobre a história, porém no momento estava sem nada para ler e resolvi arriscar, não me arrependo em nada.
A saga de Yelena Zaltana é uma das melhores que eu pude ler. É bem escrita, tem uma boa história, personagens apropriados, e muita fantasia.
Claro que não é perfeita, tem muitos furos e blablabla, contudo as partes boas compensam totalmente as que, por ventura, não te agradarem. A escrita é direta e dinâmica, não tem muita enrolação, por isso o andamento da história às vezes pode parecer meio frenético, preciso dizer que adorei isso? Então, o que você está esperando? Vá ler logo, e venha comentar porque apesar de ser muito boa, essa saga mal é conhecida no Brasil.

“Todo mundo faz escolhas na vida. Algumas ruins, algumas boas. Isso é chamado viver, e se você quiser deixar de fazer decisões, você pode, vá em frente, mas não faça até a metade. Não se refugie na autocompaixão.”

Tenho que começar dizendo que se você espera um romancezinho, com uma protagonista bobinha que não faz nada por si mesma, um triangulo amoroso enjoativo, mocinhos que resgatam donzelas, e todo esse mimimi pode fechar o livro agora, NÃO TEMOS NADA DISSO AQUI. Yelena, nossa protagonista, é uma pessoa que luta pela sua vida, é forte, corajosa, inteligente e tem perspicácia. Ela estava presa por um crime que cometeu aguardando a sua sentença de morte quando recebe uma proposta de ser a provadora de comida oficial do comandante (ditador deste país). O que não seria tão ruim se tentativas de envenenamento ao comandante não fossem tão recorrentes. A proposta era morrer enforcada em seguida ou morrer envenenado qualquer dia. Yelena aceita tão incumbência e começa a ser treinada para tal cargo, e assim começa o nosso livro.

“- O que eu ganho de você, Valek? Lealdade? Respeito? Confiança?
– Você tem a minha atenção. Mas me dê o que eu quero, e você pode ter tudo.”

Nesse ínterim que temos Valek, e me faltam palavras para descrevê-lo, no primeiro livro o Valek é tão perfeito, ou imperfeito dependendo da sua opinião, que me irritava em alguns momentos. Só que com o passar da saga, você acaba gostando dele por estes mesmos motivos (sério, eu me daria bem com alguém como ele, porque amo desafios, adoro surpresas e comportamentos estranhos). Enfim, não vou me adiantar, Valek é o responsável pelo treinamento de Yelena, testando-a de todas as formas possíveis no mundo dos venenos. Ele a força a pensar, a não ser burra, e, mais ainda, a ser esperta. Um segundo pode ser a diferença entre estar vivo ou estar morto, e Valek demonstra muito claramente que, um momento de hesitação, poderia custar-lhe tudo.

“- Já voltou? Tão cedo assim? – ele indagou. – É uma pena, eu estava prestes a organizar uma busca pelo seu cadáver. O que houve quando bateu à porta da feiticeira sulista para se sacrificar? Eles a botaram para fora, achando que era burra demais para perderem tempo com você?”

A vida seguiria em frente caso Yelena não tivesse tantos inimigos. O crime que ela cometeu não foi perdoado por pessoas importantes, o que aumentam, ainda mais, as chances de uma morte por envenenamento, a expectativa de morte iminente não acalma uma pessoa, ainda mais quando Yelena percebe que aquilo tudo não atinge só ela, e sim, a algo maior. Quem é amigo ou aliado? Essa duvida assola nossa protagonista, especialmente quando se trata de Valek, com suas atitudes imprevisíveis e oscilações de humor são, acima de tudo, perigosas. E é com esse cenário temos o desenvolver da história. Sério, é muito legal. A forma como são usados os jogos políticos, os trocadilhos, e as ameaças são muito inteligentes. Tudo faz sentido e é bem escrito. O livro tem cavalos perfeitos (só no segundo livro devo lembrar), fala sério quem não ama cavalos?! Eles estão à um passo de serem unicórnios e o quão legal isso é?!

“(…) Seus perigosos e brilhantes olhos azuis sempre conquistavam a minha atenção. Eu aprendera a ler as suas expressões faciais como tática de sobrevivência, porém jamais havia olhado para ele desse modo. Valek era um estudo de contradições. O homem que entalhava delicadas estatuetas também era capaz de desarmar sete adversários sem se esforçar muito. Minhas interações com Valek lembravam uma apresentação na corda bamba. Em um instante, sentia-me confiante e equilibrada, no outro, insegura e instável.”

O livro tem um encerramento muito legal, onde somos surpreendidos de todos os lados. E esse toque no final é muito awesome. Pra mérito da autora, os personagens são coerentes e não mudam de personalidade nos outros livros (Graças aos céus). E preciso dizer que o livro não tem um excesso de romance especialmente no primeiro o que irritou muitas pessoas, só que pra mim foi uma lufada de ar fresco. A verdade seja dita, eu amei essa saga.
Ps: gente os erros de português, concordância, falta de revisão, e má adaptação incomodam muito. Mas quero dizer que o livro vale a pena, não desistam por isso.

“— Yelena, você me enlouqueceu. Você me causou um bocado de problemas e, desde que a conheci, contemplei a ideia de dar um fim à sua vida pelo menos duas vezes”

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • estudos sobre magia
  • estudos sobre fogo
  • A Rainha Vermelha
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em abril 1, 2013 às 10:30 pm
    autor: Suzana

    Adorei até compartilhei a primeira citação no meu face…
    Bjs – Suzana Rosa – http://www.rosachiclets.com.br

    Responder
    • postado em abril 3, 2013 às 8:51 am
      autor: Angel Sakura

      Muito legal nê?!
      Eu gosto do significado dela!

      Responder
  2. postado em abril 1, 2013 às 10:43 pm
    autor: Carla Antoni

    Parece ser um livro bem legal mesmo, mas realmente se tem uma coisa que me incomoda é coisa mal traduzida e escrito errado…. Mas fazer o que, né? Culpa de quem aprovou essa edição!!!

    :****

    Responder
    • postado em abril 3, 2013 às 8:52 am
      autor: Angel Sakura

      É sério, vale a pena rs
      Ainda que ignorar os erros é complicado, a história compensa!

      Responder
  3. postado em abril 7, 2013 às 10:08 am
    autor: Mia

    Estou chocada de não conhecer esse livro ainda, pq não sabia dele?!
    Vou procurar ler e esse tal valek aí pareceu muito gostosinho.

    Responder
  4. postado em abril 19, 2013 às 7:07 pm
    autor: Noeli

    pretendo ler, não conhecia este livro. só que me animei com a proposta

    Responder
  5. postado em outubro 1, 2013 às 8:12 am
    autor: Vitor

    caralho o livro parece ser bom e não tem nenhuma divulgação.
    Vou procurar hoje mesmo, estou aqui pra achar livros pra ler mesmo

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios