Rafe está em todos os lugares. E Clarissa vai encontrá-lo, mesmo sendo a última coisa que gostaria que acontecesse. Vai encontrá-lo na universidade onde ambos trabalham, na estação de trem, no portão do prédio onde mora. As mensagens do homem lotam a secretária eletrônica de Clarissa, os presentes dele abarrotam sua caixa de correio. Desde a noite traumática que passaram juntos alguns meses antes, ela se vê em uma armadilha da qual não consegue escapar. E ele se recusa a aceitar um não como resposta. A única saída de Clarissa para esse pesadelo angustiante são as sete semanas que passará em um tribunal, onde foi escalada para compor um júri popular. A vítima em questão viveu experiências que revelam uma similaridade macabra com a vida da jurada. Conforme o julgamento se desenrola, Clarissa percebe que, para sobreviver às investidas obcecadas de Rafe, será necessário se arriscar. Começa então a reunir evidências da insanidade do perseguidor para usá-las contra ele e relata todo o terror psicológico e físico a que é submetida, o que a obriga a reviver cada momento doloroso que vem tentando desesperadamente esquecer. Escrito de forma primorosa, "Eu sei onde você está" explora a tênue fronteira entre amor e compulsão, fantasia e realidade. Um retrato perturbador de uma mulher perseguida, determinada a sobreviver.
Eu gosto de ler suspenses e isso já faz um bom tempo, deve ter sido um dos primeiros gêneros de que eu realmente me apaixonei e li muita coisa. De uns tempos para cá comecei a ler alguns envolvendo suspense/terror psicológico, os quais eu curti bastante e serviu para não deixar o gênero saturar comigo. Então, claro tinha grandes expectativas neste pois se tratava de um stalker e coisas do tipo, pena que o livro não foi tão bom assim e eu vou explicar na resenha.
Clarissa tenta fugir de Rafe há um bom tempo, por causa disso a moça tenta tomar todas as precauções como vítima de um perseguidor. Mas, as coisas começam a piorar e ela se vê numa situação que precisa colocar um ponto final ou ela vai viver pra sempre dentro de um pesadelo.
“Não caminharia mais sozinha após escurecer. Para lugar nenhum. Não importava o quanto tivesse que esperar por um táxi. E, quando caminhasse, só iria a lugares que tivesse certeza de que estariam cheios de gente.”
Clarissa trabalha com Rafe e desde que ela terminou com seu marido, Rafe entendeu que ela estava interessada nele, o que não era verdade. Então ele começa a insistir, e muito, nisso com Clarissa. Depois de um tempo um ‘não’ não era o bastante para ele. Rafe se encontrava em todas as partes atrás de Clarissa. O desespero começa a tomar conta da vida dela, Rafe está por todos os lados a qualquer momento, e isso começa a prejudicar sua vida e sanidade. Coisas do cotidiano parecem um filme de terror para ela, além de sua vida ser invadida pela presença de Rafe ela não consegue mais ter uma vida normal por causa dele. Ela precisa dar um fim de uma vez por toda nessa situação antes que tudo piore de vez.
“Você está vindo para mais perto de mim, para onde eu absolutamente não quero que esteja.”
Sobre toda a situação de perseguição…. eu não aguentava mais, sai encosto! rs Mas, falando sério, era algo bem estressante de se acompanhar, deve ser uma situação horrível e o livro realmente tem muitos detalhes sobe toda a perseguição. Além de Clarissa praticamente ter que ficar fugindo de Rafe, ele começa a assombrá-la psicologicamente, ela fica muito devastada com isso. Sofria demais. E tudo teria sido muito melhor se eu tivesse conseguido gostar dela.
O que dizer de Clarissa a qual eu não dava a mínima? Antes que vocês digam que ela é vitima aqui e bla bla, eu sei disso, tenho plena consciência disso. Mas, e isso é importante, sinceramente não consegui gostar dela. Claro, eu tinha pena dela, e nossa lamentava pela situação horrível, ser perseguida deve ser algo extremamente irritante e com toda certeza assustador. Porém, mesmo assim eu não conseguia apreciar ela. Gostei dela ter tomado as precauções contra um perseguidor, e todas essas coisas, mas faltou algo pra mim. Além de acompanharmos essa perseguição sem fim (pesadelo de Clarissa), temos também um julgamento do qual ela faz parte do tribunal do júri. Eu acho que essa parte da história mostrava algo mais grave, também se tratava de crimes que envolviam violência contra mulher e o quão longe poderia chegar a situação. Também tinha toda aquela coisa de culpar a vítima, que nossa odeio demais quem faz isso.
“Analiso o caso como se fosse outra pessoa, olhando-o de fora, como se fosse a primeira vez. Mesmo para a polícia, tudo parece muito, muito ruim.”
O que mais desgostei deste livro foi que apesar de ele ter toda a pretensão do suspense psicológico não temos exatamente isso. Ok, você se imaginar na situação da protagonista isso aterroriza a qualquer um, mas a escrita dela não foi assustadora pra mim. Nesse tipo de suspense dois fatores são os mais importantes: a escrita e a protagonista, nenhum dos dois me convenceram. Sem contar que achei o enredo bem monótono e os acontecimentos repetitivos. O julgamento e o resto da vida pessoal dela também foram meio entediantes, ao menos pra mim que estou acostumada com livros que tratam disso. Já na parte positiva, a única coisa na verdade que me fez subir a nota pra dois foram os detalhes de uma pessoa que sofre perseguição, realmente está bem detalhado mesmo, é uma pena que na parte dos suspense tenha pecado. Tinha um potencial incrível, mas falhou na execução como um todo.
Pra mim ficou faltando muita coisa para ser um bom livro, mas mesmo assim talvez pra leitores que nunca tenha lido nada no gênero, ou sejam menos exigente com suspense psicológico, a história funcione e convença. Em resumo para leitores novatos do gênero talvez possa agradar, mas para aqueles com mais bagagem a trama talvez pareça fraca. Pelo menos a parte do stalker foi bem intensa, não desejo aquilo pra ninguém.
Que bizarro esse cara stalkear do ela num nível escroto. É um livro que tem um enredo bem intrigante, não conhecia a história, eu amo que você sempre coloca gifs ❤
Oiii Debyh tudo bem?
Parece mesmo ser uma ótima leitura e forte ao mesmo tempo, quem sabe futuramente eu daria uma oportunidade, achei a capa tão linda e cheia de suspense, de deixar qualquer leitor apaixonado.
Bjs
Oi…
Bom, eu só li apenas alguns livros de suspense então eu acho que esse livro me agradaria por não ter tanta bagagem com esse gênero.
Gostei da resenha, e adoro os gifs que você coloca, faz com que ficamos mais envolvidos na estória.
Bjs
https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/
Quando eu fazia um Ensino Médio eu tive problema com um cara que me perseguia, aluno também. No inicio, ele fazia coisas que me deixava irritada. Com o tempo, as coisas foram piorando. Eu passei a ter medo. Eu ainda sonho com ele depois de muitos anos.
Depois do meu desabafo… sobre o livro. O enredo tinha tudo para dar uma grande história. Pena que a escrita e a protagonista não conquistam, pelo o que você pontou.
Mesmo assim, fiquei com vontade de conferir, por causa da minha história de vida. Para ver se tem pontos parecidos.
Beijos
Confesso que li a resenha por alto porque vai ser minha próxima leitura e fiquei realmente preocupada porque, como você, eu amo livros de suspense e policial e recentemente comecei a ler livros de thriller psicológico e gostei bastante também. Saber que o enredo foi meio fraco e não te convenceu me deixa um pouco aturdida, mas vou ler mesmo assim para saber o que eu acho.
beijinhos!
Oi, Deby!
Que pena que você não gostou do livro! Não gostar da personagem realmente influencia na experiência de leitura. Que chato que o terror psicológico não foi tão explorado. Eu também ia ficar decepcionada.
Bjus
Oi Debyh, quando vi o título fiquei animada. Mas, depois de ler suas considerações, a animação sumiu rsrsrs. A capa é legal e a sinopse também, pena que o enredo não cativa tanto, beijos!
Olá! Eu tenho esse livro e será uma das minhas próximas leituras. Gostei de saber sua opinião. Gosto de livros desse gênero. Vou conferir assim que possível. Interessante os gifs que você usa, bjoo