• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
15 maio 2014

Fale! – Laurie Halse Anderson

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tagsdrama, Editora Valentina, Juvenil, Laurie Halse Anderson

Autor(a): Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Nº de Páginas: 288

CURTI

    • >Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
      Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
      Um romance de estreia extraordinário; uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prêmios sobre uma jovem que opta por calar em vez de dizer a verdade. Fale! encantou tanto leitores quanto educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de fazer refletir sobre temas fundamentais -- porém espinhosos como o bullying -- do cotidiano dos adolescentes.

Estamos reupando essa resenha para a semana Fale! da Editora Valentina. Quer saber mais sobre a campanha? Clique aqui – Reupando a resenha, nós perdemos os comentários, algum erro, por isso pedimos desculpas pelo inconveniente.

Mais um lançamento da Editora Valentina, “Fale!” é um livro que trata de uma temática séria através de uma escrita leve e simples. Narrada em 1ª pessoa pela protagonista, Melinda Sordino, uma garota de 14 anos que acaba de entrar no ensino médio e está sozinha. Suas amigas do ensino fundamental se recusam a falar com ela, principalmente sua melhor amiga, Rachel Bruin, e as demais pessoas que ela conhecia a olham torto.

Imaginei no início do livro que a temática fosse o bullying. Uma prática que na maioria dos casos não possui um razão específica. Porém ao me aprofundar mais na história percebia que Melinda conhecia os motivos de ter se tornado uma excluída, como ela mesma se designa.

“Fecho os olhos, era isso que eu temia. Quando finalmente entra o último aluno, sou a única sentada sozinha.”

Tendo uma casa instável, com os pais discutindo quase todos os dias e presos em um casamento que a nossa protagonista acredita ser o motivo, e com sua única “amiga” uma garota transferida de Ohio que está mais preocupada em se encaixar nas tribos típicas do colegial, Melinda passa a acreditar cada vez menos na necessidade de falar. Sorrindo quando necessário (sem qualquer vontade) e sendo o mais monossilábica possível, alguns chegam até acreditar que ela se tornou muda.

Com as notas caindo, matar as aulas se torna cada dia mais atrativo para Melina, que prefere passar o dia dormindo, a garota possui como refúgio apenas o antigo depósito do zelador a muito abandonado, as aulas de arte com o único professor que ela acredita valer a pena na escola, e seu parceiro de biologia, a quem ela credita ter a capacidade de ser autêntico e digno de atenção entre os alunos. E são dentro desses escapes que podemos observar simbolismos literários (mencionado dentro do livro), fazendo o leitor que se interessa por uma leitura inteligente curtir bastante achá-los.

“Está cada vez mais difícil falar. A minha garganta vive ferida, os meus lábios em carne viva.”

O tema principal só é aberto diretamente ao leitor no final da primeira parte (são quatro) e de uma forma, devo dizer a meu ver, bem sutil. Após Melinda apontar “O TROÇO” nos corredores da escola o leitor passa a entendê-la melhor, assim como o título do livro, apesar de ainda não podermos identificar quem, o que ou como… Mas vamos ser honestos, perderia a graça.

O livro “Fale!” é utilizado nas escolas dos EUA por algumas escolas, e apesar de ter diversos prêmios, ele está na lista dos livros banidos do país. Completando mais de 10 anos de publicação, pessoalmente, após terminá-lo de ler me cresceu um desejo de que a obra também fosse implantada (porque não até de forma obrigatória?) nas escolas brasileiras. É ridículo o número de pessoas que sofrem o mesmo que Melinda (e assim como ela, precisam conviver com o agressor) e se calam por falta de informação ou medo.

“Sou uma coelhinha de novo, escondida em pleno ar livre. Eu me sinto como se tivesse um ovo na boca. Um movimento, uma palavra, e ele vai quebrar e explodir o mundo.”

A edição da Valentina trás uma carta e poema no início do livro, além de uma explicação e entrevista da autora no final. Por favor, insisto que os leiam, vale mais que a pena. E após, sigam as instruções da autora sobre o filme, que foi baseado no livro, “O silêncio de Melinda” interpretada pro Kristen Stewart (mesmo se você não a curte por causa da Saga Crepúsculo ou os bafões de A Branca de Neve e o Caçador) com uma atuação IMPECÁVEL, pois a adaptação também merece os parabéns pela quase completa fidelidade.

  • Este livro nos foi cedido pela editora, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Selva de Gafanhotos
  • Antes Que Eu Vá
  • George
  • Playlist


Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Kaito
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
11/02
Corrente de Ouro – As Últimas Horas #1 – Cassandra Clare
7/02
Árvore dos Desejos – Katherine Applegate
31/01
LerEI Podcast | Ano Um – Nora Roberts
27/01
Novos Vingadores – Motim! – Alisa Kwitney
23/01
Baratas – Harry Hole #2 – Jo Nesbø
20/01
O Jogo do Amor/”Ódio!” – Sally Thorne
Parcerias
Anúncios