• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
20 out 2014

Guia de Sobrevivência nos Fandoms

comentando sobre Fandom Livros TagsFandom, guia, tutoriais

◆Guia de Sobrevivência nos Fandoms

Não se arrependa depois que entrar neste mundo!

Estou fazendo esse post para salvar a sua vida! Você pode não levar tão a sério o que está escrito aqui, mas se você um dia entrar em algum fandom, vai se lembrar dessas dicas e de mim, sua salvadora (e modesta amiga). Até porque esse mundo, o mundo dos fãs, tem tantas palavras estranhas e siglas que um desavisado pode ficar com cara de bobo, e ninguém quer passar por isso nê?! E é aqui que o Eu Insisto vai ao seu resgate, vamos te explicar o que é esse maravilhoso -assustador- mundo novo.

O que é Fandom?!

”Fandom é uma palavra de origem inglesa (Fan Kingdom), que se refere ao conjunto de fãs de um determinado programa da televisão, pessoa ou fenômeno em particular.” Wikipédia

Certo, vou contar uma história. Um dia qualquer você lê um livro e se APAIXONA completamente pela história, vamos usar como exemplo Harry Potter. E então você gosta tanto que não consegue apenas gostar sozinha, você tem que partilhar esse seu amor e gritar aos 4 ventos que o Harry é apaixonante e o quanto a história é emocionante e perfeita e legal e bem escrita… Eis que sua busca por “aliados” começa e quando os encontra, Bem-vindo! Você chegou no fandom!!! Se você é louco por alguma coisa a ponto de surtar com ela, seu nome de batalha é Fangirl/Fanboy. Essa é basicamente a denominação daqueles que estão no Fandom e, também, de quem está de fora apenas surtando sozinho rs. Convenhamos surtar em grupo é muito mais divertido!

O problema é que quando você encontra essas pessoas aquele limitador que deixava seu amor em níveis normais EXPLODE e, é claro, não existem mais limites! Com isso você estará presa a esse mundo para SEMPRE! Quanto mais você entra no fandom, menos você quer sair. Agora que você sabe que existem pessoas como você, não é possível abandoná-las, até porque com quem você vai discutir por semanas aquelas teorias complexas que você montou desde o primeiro livro? Com quem vai defender seu amor pelos personagens? Quem mais, sofrerá com você enquanto espera o próximo capitulo ou volume de livro?

Você não acha ruim ainda?! Continue lendo meu pequeno aprendiz e você verá os perigos desses ardilosos!

O que significam: Shippar? Otp? Canon? Crush? Yaoi? Yuri? Fanfic? ShipWar? Fanon? Bromance? FanWar?

Opa, vamos começar a falar do nosso lindo idioma da internetz. É quase impossível ter um papo no twitter com algum fã de algo que não use algum destes termos acima, claro que tem outros termos, mas você não pretende aprender tudo em uma única vez.

Vou primeiro esclarecer o que é shippar...  Sabe quando você brincava de bonecas, escolhia qual boneca ia ficar com o único Ken da casa? (Porque vamos combinar, você tinha 10 Barbies e apenas um  Ken que eu sei).  Então a escolhida e aquele seu único Ken viram um casal, esse é seu shipper. Nesse caso você teve total escolha e foi feliz, o que normalmente não acontecerá no fandom real. Esclarecendo Shippar é a arte de fazer casais <3 . Normalmente desses casais saem nomes que são como bandeiras de guerra, vamos usar Harry Potter, como exemplo, de novo, temos uma menina, a Hermione, e muitos caras para shippar (helloow, fazer casalzinho) com ela, por exemplo Harry, Rony, Draco, Snape… e eu nem falei do bizarros tá, eu pessoalmente sou Harmony (Harry + Hermione), a Kaito e a Debyh são Dramione (Draco + Hermione), muitas pessoas são Romione (Ronny + Hermione) e por assim vai. Acontece que cada grupo defende seu shipper com unhas e dentes e assim começam as guerras! Parabéns agora você sabe o que é também a ShipWar.

Depois que você descobriu o mundo de criar casais você percebe que isso é apenas a ponta do iceberg, e olha que se já dava pra arrumar uma boa briga lá em cima é aqui que a coisa começa a ficar brutal.

Você está lendo Harry Potter e no fim das contas seu Shipper (casal escolhido) é o mesmo idealizado pelo autor, esse casal recebe o nome de Canon. Mas se esse casal não acontece na história de verdade ele vira apenas um Fanon (que é casal de fã). Dizem as más línguas que casais Canon são mais importantes, eu discordo. O importante é o amor que você vê no seu casal. Pra mim Harmony é um dos mais perfeitos casais e ele não é Canon no livro (quer dizer agora é, porque a J.K. disse que a Hermione deveria ter ficado com o Harry, #beijonoombro) (Que história é essa? Ela disse que preferia Hermione com o Draco! #KaitoHere, concordo plenamente #DebyhAqui). O problema dos casais Fanon é que a pessoa às vezes pega pesado, fazendo não só casais impossíveis como também o mais louco possível. É sério, já vi casais que dava pra assustar, as pessoas dão medo rs.

E se não existe limite em shipar, nós podemos ver uma variedade de casais, heteros, gays, lésbicos… Quando as pessoas shippam casais do mesmo sexo eles recebem nomes diferentes, por exemplo, se seu shipper for entre um casal de homens denomina-se Yaoi, se for casal de mulheres é Yuri. O mundo do fandoms é famoso especialmente por seus casais gays, é sério, se existe dois homens na história ela terá alguém shippando eles como um casal. Existem casais yaois por TODOS OS LADOS!

Bom, depois de aprendido isso tudo nós chegamos no ponto de maior controvérsia dos fandoms, os FAMOSOS OTPS! O que é OTP? É a abreviação de um termo em inglês One True Pairing – o  único casal verdadeiro. É aquele casal que você SABE que tem que ficar junto para sempre, SENTE que eles são perfeitos um para o outro e LUTA até a morte afirmando o amor deles. Não existem limites para defender seu OTP e é daqui que as guerras mais violentas começam!  OTPS surgem de todos os fandoms (misturados ou não), não existem limites pra shipar um otp.
Um dos meus shippers que mais amo, e é OTP na minha vida, é da Elza (Frozen) com Jack Frost (A Origem dos Guardiões) e eles não são nem da mesma empresa, quem dirá da mesma história.  O OTP é aquele casal que está acima dos outros, não importa se ele é canon ou fanon, ele é a sua escolha. Melhor que os outros porque pra você ele é o único. Ahhhh, o amor!  A questão é que o OTP pode ser Endgame (que é quando ele fica juntos no final do livro/filme…) ou não, e cada um tem seu OTP e quando temos opiniões diferentes na internet o que acontece? BRIGA!!!
Além disso temos um termo na modinha que ficou bem famoso: os CRUSHS. Quando você está lendo um livro e descobre aquele personagem especial para você, sabe aquele que você pensa o quão infeliz você é porque ele só existe no livro? E fica imaginando maneiras dele vir pro mundo real porque ele é perfeito pra você? Oi, ele é seu crush, quer dizer que você tem uma quedinha/paixão por ele ou ela ou coisa, cabe a você escolher rs. Meu Crush ultimate (oi ultimate é o acima de todos rs) é o Roarke pra sempre. Cara, como eu amo esse personagem… Saco ele só existir no livro. Enfim, vamos continuar nossa imersão nesse mundo.

Mas se você acha que só de casais vivem as guerras de fandoms está muito enganado pequeno aprendiz, a questão é que as brigas são, em sua maioria, mais sobre o meu livro, filme, seriado, mangá, anime, banda, cantor, ego… É melhor que o seu! É daí que na verdade surgem as verdadeiras FanWars! É muito sangue!!! Ela também é chamada de War Between Fandoms (Guerra entre fandoms).

Existem alguns fandoms que as pessoas devem titubear em mexer com eles, em termos de barraco eles superam as expectativas são eles Potterheads (fãs de Harry Potter), Directioners (fãs de One Direction), Hunters (fãs de Supernatural), Cassiopéias (fãs de DBSK), Trekkers (fãs de Star Trek), Sones (fãs de SNSD), Twilighters (fãs de Crepúsculo), dentre muitos outros. Os talifãs (fãs terroristas) são assustadores.

Os motivos para as brigas em geral são idiotas e começam às vezes por coisas tão estúpidas que é engraçado, já participei de muitas fanwars porque, bem é engraçado demais. Recentemente tivemos uma fanwar MUITO divertida com o fandom do 2NE1, no caso era um concurso de quem mais curtisse no facebook ia ganhar uma surpresa do grupo, as blackjacks (nome do fandom delas) começaram campanhas nos seus países. O fandom mexicano, que estava na frente, decidiu provocar o fandom brasileiro que havia sido citado pela líder do 2NE1 em uma entrevista. E assim a guerra começou, com apenas esta mensagem“Espero que a CL pense melhor agora antes de falar que a segunda maior fanbase é no Brasil” – tradução minha.

Os brasileiros ofendidos com o comentário começaram uma campanha pesada e com a ajuda das outras fanbases brasileiras ultrapassou o México, e claro, junto com muitas mensagens sacaneando o México. Na boa,  não temos a fama de ser o câncer da internet a toa, né? E então começaram os ataques verbais dos dois lados, mais ri muito quando os mexicanos nos chamaram de pretos e gordos, sujo falando do mal lavado nê? A resposta brasileira foi no mesmo nível, cliquem nestas imagens aqui para ter uma ideia [x] [x] .

Pra finalizar vou esclarecer o que são fanfics, bem rapidinho já que pretendo fazer um post só pra isso. Mas Fanfics são histórias de fãs, sabe quando você quer tanto que o  seu OTP (seu casal favorito pra vida) aconteça? E você vê que ele não é Canon (o escolhido pelo autor)? O que fazer? Você escreve a história como ela deveria ter acontecido. Existem fanfics MARAVILHOSAS, algumas até mesmo melhores que os finais escolhidos pelos autores. Esse universo é tão complexo e maravilhosos que quando você começar não é possível parar. Ler fanfics é um vício, eu confesso sou viciada. Por isso farei um post especial sobre elas. .
Existem algumas grandes brigas de fandoms na internet que merecem ser citadas aqui e se você quiser participar delas o tumblr é o meio mais fácil de chegar causando já rs. Eis que são as aclamadas Harry Potter vs. Twilight, Harmony vs. Romione, DC vs. Marvel, Star Wars vs. Star Trek, Naruto vs. One Piece, BlackJacks vs. Sones, Ios vs. Android, Directioners vs. Beliebers, etc.

Contudo a única coisa que nenhum fandom, ou qualquer pessoa na verdade, gosta são de Posers “uma pessoa que finge ser algo que ela não é”, por exemplo, alguém que quer só seguir a modinha literária recente leu apenas “A culpa é da estrelas” e se acha o crítico literário falando mal de todos os outros livros. Tá pipocando de gente assim por aí rs. Por favor não seja poser, se você quer falar de algo tente pelo menos GOSTAR disso ou procurar algo que você realmente goste. Não siga modinha, siga seus gostos.

E então vamos confessar a verdade, não existem limites na internet! Você com certeza vai achar muitas pessoas com seu pensamento e com pensamentos opostos. E eu confesso que uma das melhores coisas é quando você ama algo mas não tem ninguém para conversar e de repente, sem aviso, encontra um fandom e A VIDA FICA MAIS BELA. Pessoas entendem seu amor e compartilham do mesmo sentimento. É mágicow!!!  Eu simplesmente amo fandoms <3 Mesmo com os barracos, ou talvez seja justamente por isso que os amo. #pras inimiga vida longa


Pra terminar vou deixar uma música excelente brasileira pra vocês rirem ou não !

Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em outubro 21, 2014 às 3:11 pm
    autor: Debyh

    Mesmo eu que ‘passeio’ por esse mundo do fandom confesso que não sabia o que era OTP!!
    E sobre ship de séries adoro Casket e Olicity!!! #shippandosemparar

    Responder
    • postado em outubro 22, 2014 às 11:06 pm
      autor: Angel Sakura

      shippar é mundo, vício, prazer e tortura! Mas sério tenho que shippar all com all!
      E Olicity é VIDAAAA

      Responder
  2. postado em outubro 22, 2014 às 11:06 pm
    autor: Guilherme

    Toda boa história sai de um livro e continua na imaginação dos fãs!
    Um guia bem completo, vários conceitos dos fandoms finalmente explicados hahaha

    Responder
    • postado em outubro 23, 2014 às 12:18 pm
      autor: Anônimo

      Obrigada!
      E sim, eu também acho que boas histórias sempre continuam se perpetuando através dos fãs !^^

      Responder
  3. postado em outubro 24, 2014 às 12:18 pm
    autor: Ruchiaa

    DRARRY! CADÊ DRARRY? ME SINTO OFENDIDA! DRAAAARRY.

    Eu amo Yaoi, Slash, Lemon, BL e afins, hehe. E Drarry é meu amor principal pq é tudo lindo e Harry Potter não faz mais sentido sem Draco Malfoy (pra mim<#) Amo fanfictions até mais do que eu amo livros, pq são menores, são inumeras e não tem limites. Não sou directioner mas to curtindo Larry também. Escritores bons são uma delicia, só digo. Fandom de KPOP acho que são os mais "violentos" ._. Se bem que já me chamaram de homofobica por causa de Harry Potter... Imagina eu homofobica...

    Responder
  4. postado em outubro 26, 2014 às 10:27 pm
    autor: Lucas

    haha Boa matéria. Fandom é um perigo, muitos fanboys e posers por todos os lados, é um mundo de guerra.

    Não curto nada disso de shippar, yaoi, etc, mas sou a favor das pessoas escreverem fanfics, isso ajuda muito a desenvolver a imaginação. Pena que muitos usem fanfic pra outras coisas, se é que me entende kk Mas enfim.

    Responder
  5. postado em outubro 28, 2014 às 9:12 am
    autor: jose

    Salvando esse post na pasta de essenciais. Muitos termos que eu não conhecia sendo esclarecidos aqui, como sempre informativo e divertido. Obrigado.

    Responder
  6. postado em março 29, 2016 às 7:19 pm
    autor: Gabimv

    Eu sou Nicker, Directioner,RBDMániaca, Wolfie,Cry Babie, Docete, Perronita e Fã do Android

    Responder
  7. postado em julho 12, 2016 às 10:19 pm
    autor: Laura

    Nao tenho nenhuma otp, nao d vdd. Eu demoro mt mesmo pra poder shippar um personagem tem q acontecer td um clima pra eu poder shippar. Tipo katniss e finnick ♡ eu shipo tanto eles. Eles sao tao perfeitos um pro outro :3 ainda nao superei o q aconteceu… enfim, ja participei d shippwars sim a primeira foi a mais traumatizante d tds. E os crush literario eu tenho varios ♡♡

    Responder
  8. postado em janeiro 11, 2017 às 8:28 pm
    autor: Ádac

    Adorei, ahaha, super divertido e bom pra quem quer conhecer os termos. o/
    E eu também sou Harmony. H/HR FOR THE WIN! HAHAH.

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios