• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
24 ago 2016

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada – Jack Thorne e John Tiffany

comentando sobre Livros Resenhas Resenhas de Livros Tags5 estrelas, A Criança Amaldiçoada, Cursed Child, Harry Potter, Livro em inglês

Autor(a): Jack Thorne e John Tiffany
Editora: Rocco
Nº de Páginas: 420
Comprar: Buscapé

CURTI

    • Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é muito fácil agora, já que ele é um funcionário cheio de trabalho no Ministério da Magia, um marido e pai de três crianças na idade escolar. Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar onde pertence, seu filho mais novo, Alvo, precisa lidar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. Enquanto passado e presente começam uma sinistra fusão, pai e filho aprendem uma verdade desconfortável, pois a escuridão vem de lugares inesperados

Olá! A quanto tempo, não é mesmo? Voltei do meu intercambio (para quem não sabia, eu fui passar um ano na Coréia do Sul) e no voo de volta vim lendo esse delicioso agrado que a rainha J.K. Rowling resolveu nos agraciar, Harry Potter and the Cursed Child (ou A Criança Amaldiçoada, como já foi oficializado aqui no Brasil) foi a minha leitura em um longo caminho de 32 horas atravessando o globo.
Como eu acabei de falar, o voo até minha casa vinda de Seoul durou quase três dias, mas a leitura não demorou nem o primeiro dia (na verdade, não foram nem cinco horas!!), e antes que eu comece a falar sobre a história propriamente dita, há alguns pontos que eu tenho que ressaltar. O primeiro é que este livro não é uma narrativa, mas sim uma peça de teatro… Isso mesmo, o livro é basicamente o roteiro da peça que está em cartaz no teatro em Londres. Além disso, caso você ainda não saiba, J.K. não leva todo o crédito neste livro, ela o divide com Jack Thorne, responsável pelo texto, e John Tiffany, diretor premiado. Pronto, dito isso vamos a resenha sobre o livro… Irei tentar ao máximo não o fazer, mas ATENÇÃO AOS SPOILERS!

“Você, de todas as pessoas, me pergunta como proteger um menino em um perigo terrível? Nós não podemos proteger os jovens do mal. A dor deve e virá.”

O livro inicia onde o Relíquias da Morte se encerra, a mesma cena com o trio de ouro, Harry, Rony e Hermione, se despedindo dos seus filhos, na estação de King’s Cross, que estão a partir para um novo ano em Hogwarts. O protagonismo de Harry então é divido com seu filho do meio, Alvo Severus Potter, que ao contrário de seus irmãos, parece nervoso com a possibilidade de não conseguir seguir os passos de seu famoso pai e todo o legado que este o trás, começando pela escolha da casa e de suas amizades.
Não vou mentir, estava esperando um garoto medroso e um tanto mimado, que teria o pai sempre na ponta da pena e uma coruja pronta a qualquer momento… Mas para minha felicidade, é justamente o contrário. Enquanto James, o irmão mais velho, é um maroto, e Lily, a irmã mais nova, é uma garota fantasiosa (mesmo que pouco citados, a ideia é nítida), Alvo quer simplesmente esquecer que seu pai é o famoso Harry Potter, na verdade, ele preferia que todos esquecessem que ele é seu pai, e isso foi bem interessante, já que é o principal foco da história. De início também somos apresentados a uma das maiores surpresas do livro, ao contrário do que seria normal pensarmos, Alvo e Rose, filha mais velha de Rony e Hermione, não são tão próximos assim, e o melhor amigo dele se torna Scorpius, o filho de Draco Malfoy!! E a surpresa não é só essa, como contrariando todas as apostas, Alvo vai parar na Sonserina! Vocês tem noção do quanto eu fiquei animada com isso?

“Você- os três de vocês- vocês não escondiam o quanto gostavam do outro, o quanto se divertiam juntos, eu invejava essa amizade mais do que qualquer outra coisa…”

Mais uma vez fomos mostrados porque JK nos entreteve todos esses anos, e nem estava na página 50 quando percebi isso. Além disso, os anos vão se passando, e o relacionamento de Harry e Alvo vai piorando a cada dia que passa. Pelo que li, Jack Thorne e JK quiserem trazer a tona justamente o que é ser pai nesse livro e que nem sempre você pode controlar como seus filhos vão ser ou o que irá acontecer com eles. São diferentes ângulos abordados por personagens que já conhecemos e isso só nos fez os amá-los mais ainda. A questão principal do livro, ou seja, “A Criança Amaldiçoada” também não possui apenas uma resposta, particularmente observei três respostas para a mesma charada, que não irei entregar a vocês. Mas aqui vai a dica “coisas horríveis que aconteceram quando bruxos mexeram com o tempo… Montes deles acabaram matando os seus eus passados ou futuros por engano!“.

“Você me pergunta, de todas as pessoas, como proteger um menino em perigo terrível? Nós não podemos proteger os jovens do mal. A dor deve e virá.”

Colocando a trama um pouco de lado, e se focando nas falas e interações entre os personagens, Hermione permaneceu como minha personagem favorita, logo seguida de Scorpius, que mesmo sendo um garoto que teve que enfrentar muito desde seu nascimento não deixa se abalar. Os diálogos são coerentes e não deixam abertura para nenhum outro desfeixo… O que eu chorei um pouco ao notar, porque não reclamaria de uma continuação… Como sempre, porque quando se trata do mundo de Harry Potter, mais nunca é demais.
O livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada tem data de lançamento aqui no Brasil em português para dia 31 de outubro, e as pré-venda já se iniciaram, mas se vocês, assim como eu, não consegue esperar, você pode comprá-lo em inglês. Além disso, há boatos de que a Warner Bros (mesmo estúdio dos outros oito filmes) tem interesse de adaptar a peça… Dedos cruzados!

  • ps: da Angel Sakura: Melhor parte é de longe a que envolve o Snape <3, e eu fiquei decepcionada pela Rose. Queria só deixar esses meus dois pontos de vistas aqui!

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • graceling
  • O Oráculo Oculto
  • magnus chase
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Kaito
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em setembro 2, 2016 às 2:47 pm
    autor: Michele Lopez Andrade

    Olá,
    Não sabia que a escrita do livro na verdade é a peça de teatro, é bem interessante.
    Não sou fã de HP e também não li as obras (sou de outro planeta rsrs) e, dessa forma, não me interessei pela sua dica.
    Mas fico feliz que a leitura tenha sido rápida e espero que a sua chegada tenha sido tranquila.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    Responder
  2. postado em setembro 2, 2016 às 2:56 pm
    autor: Morgana Brunner

    Oiiii Kaito, como vai?
    E eu me pergunto como não dar essa avaliação toda para essa obra?
    Geeeeente to surtando com essa resenha, realmente a quero para mim, o livro né, a edição parece estar um arraso e a história fascinante <3
    Beijinhos

    Responder
  3. postado em setembro 3, 2016 às 10:56 am
    autor: Sandra

    Hey, Kaito!

    Eu estou super curiosa pra ler esse livro e matar a saudade desse mundo tão querido que passou a fazer parte de nossas vidas.
    Estou torcendo muito para haver mesmo uma adaptação para o cinema e, de preferência, com o elenco original. 🙂

    Beijos!

    Responder
  4. postado em setembro 4, 2016 às 9:46 am
    autor: Marcia Lopes

    Olá
    Quero muito ler.
    Queria tá lá pra assistir a peça, mas claro primeiro queria mto saber a língua.
    Mas vou aguardar a chegada no Brasil
    Amei o artigo
    Bjs

    Responder
  5. postado em setembro 5, 2016 às 12:21 pm
    autor: Danielle Rodrigues Casquet de Melo

    Sou fã de HP, e a vontade de ler esse livro me salta aos olhos. Sua resenha só me deixou ainda mais entusiasmada! A capa é linda, e é sempre bom ler Jk. Bjkas

    Responder
  6. postado em setembro 5, 2016 às 2:41 pm
    autor: Vivianne Sophie

    Olá,

    Depois dessa resenha quero correr e ir logo comprar o meu exemplar, mesmo em inglês haha. Gostei de saber que Alvo não é o garoto mimado que esperamos e o fato dele ser amigo do filho do Draco, deixa tudo ainda mais interessante. Estou morrendo de ansiedade para iniciar logo essa leitura e espero fazer isso em breve. Amei demais a resenha!

    Abraços
    Cá Entre Nós

    Responder
  7. postado em setembro 6, 2016 às 11:08 pm
    autor: Amanda Melo

    Eu sabia sobre o lançamento! E quero muito o livro, vou aguardar as novidades, mas as sua resenha só me fez desejar ainda mais. Queria mt um filme com Daniel de novo. Haha

    Responder
  8. postado em setembro 7, 2016 às 2:01 pm
    autor: Catharina Mattavelli Costa

    Olá
    que bom que gostou tanto assim do livro, realmente parece ser uma ótima novidade aos fãs e imagino como estão todos adorando, muito legal a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    Responder
  9. postado em setembro 8, 2016 às 11:37 am
    autor: Julia martins

    Olá!

    Confesso que passei por cima da sua resenha. Meu livro chegou na semana passada e não puder ler ainda, estou evitando qualquer tipo de spoiler, mesmo que não sejam spoilers (propriamente dito rsrs). Só sei que estou ‘in love’ pela edição e não vejo a hora de me aventurar novamente pelo mundo de HP.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    Responder
  10. postado em setembro 13, 2016 às 1:37 pm
    autor: Gustavo Mendes

    Eu vi esse livro na bienal e fui logo olha-lo de perto. Foi então que eu vi que é um roteiro, e achei isso muito legal, pois trás toda a magia da trama e do cinema.
    Adorei sua resenha, mas confesso ter pulado algumas partes por conta dos spoilers, haha.

    Beijos

    Responder
  11. postado em setembro 13, 2016 às 10:07 pm
    autor: Rodrigo Costa

    Nossa, eu tô tão curioso, apesar de não ter lido os livros por falta de $$ eu sou enlouquecido pelos filmes. Preciso ler todos os livros antes de ler esse. Quero muito! Que resenha…adorei.

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios