• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
18 abr 2016

Herdeira do Fogo – Trono de Vidro #3 – Sarah J. Maas

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags4 estrelas, Editora Galera Record, Fantasia, Sarah J. Maas, Trono de Vidro

Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 515
Comprar: Buscapé

CURTI

    • Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo. Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.

Esses últimos dias eu fiz uma maratona de leitura da série Trono de Vidro lendo o terceiro e o quarto livro, que juntos somam mais de mil páginas. Por essa razão eu tenho muito, MUITO, pra falar dessa saga que vem me surpreendendo cada vez mais. O áudio dessa resenha estará junto com o do quarto livro, resenha que sairá em breve.
Deixa eu primeiro dizer que esta série hoje não é a mesma do primeiro livro, a história evoluiu tanto que ganhou um lugar especial no meu coração. E tenho que dizer que sinto tanta pena da Celaena, mas vou falar isso na próxima resenha já que os motivos pra isso estão nestes dois livros e não darei spoiler. Se uma vez eu disse pra evitarem ler essa saga, hoje humildemente venho recomendar com força. Vale a pena. Muito. De. Verdade. ♥ É como se o primeiro livro fosse um rabisco do que a obra seria, do que a obra está sendo, cada vez melhor e maior. Muito Obrigada Sarah! Se quiser ler a resenha dos anteriores antes dessa é só clicar aqui ou aqui.

“— É uma esperança inútil a que me agarrar, de qualquer forma.
— Quer a verdade?
Celaena abaixou o queixo para dentro do manto, fechando os olhos.
— Não esta noite.”

Após os eventos do Coroa da meia-noite Celaena se vê mais uma vez perdida e sozinha, ela acabou presa na armadilha que Nehemia preparou. Eu realmente quis odiar a Nehemia, mas no fundo eu entendia. Concordo com ela? Não. Mas eu entendo o que ela fez, ela apostou o destino do seu povo em algo que podia ver e que nós também podemos: a força de Celaena. Eu adorei o fato de que a dor que a Celaena sente neste momento não foi causada por um cara, a perda de Nehemia foi tão devastadora quanto um amor romântico. Ter entendido isso, ter entendido que Celaena apenas precisa de amor foi muito importante pra eu definir Celaena na minha cabeça. Então após vingar a morte da amiga ela parte para encontrar Maeve, sua tia, e cumprir o destino que tanto fugiu, em resumo aceitar que ela faz parte da realeza, que ela tem um povo oprimido e que ela deverá lutar novamente. Chaol que ajudou com sua fuga começa a se questionar se ele agiu certo por Celaena ser quem é (cof Aelin) e a verdade verdadeira é que tudo começa a ruir. As coisas começam a dar errado de formas tão absurdas que nós leitores ficamos nos perguntando se terá algo pra salvar. Eu me vi algumas vezes questionando se valia a pena lutar por aquilo, mas Nehemia ensinou que vale e eu quero acreditar nela e na capacidade de Celaena. Mas é meio injusto por a fé do mundo nas costas de uma jovem de 19, agora, 20 anos.

“Um a um, como sombras emergindo da névoa, eles surgiram. Os rostos das pessoas que ela amara com o coração de fogo.”

Celaena chega nas Terras de Maeve e tem uma escolha a fazer, ou ela cumpre as ordens do Rei de Andarlan ou segue para a sua Tia e tenta começar a cumprir o seu juramento com Nehemia. Ela hesita, não porque não quer fazer algo, mas porque Celaena está vazia. Ela não tem nada, sua melhor amiga morreu para que ela despertasse, seu relacionamento com Chaol estava destruído já que ele achava ela um monstro e, até mesmo sua amizade com Dorian estava balançada. Isso sem falar dos fantasmas que a própria Celaena carrega, sobre suas dores, medos e solidão. De que adiantaria ela fazer alguma coisa quando o mundo já estava uma merda total? Quando ela mesma estava se sentindo um lixo? Ela sabe que é uma covarde que tem fugido por 10 anos do seu destino, ela sabe disso. Contudo ela tem medo de ser quem é de verdade… e é aqui que conhecemos a verdade, Celaena é Aelin, não princesa, mas Rainha de Terrasen. Enquanto ela estava se afogando em autopiedade sua tia envia Rowan para buscá-la e ela descobre que para ver e fazer perguntas a tia deverá merecer entrar na cidade. Para isso terá que treinar com Rowan, um féerico bem antigo mas que também é um dos lutadores mais forte de sua guarda. Os dois não se batem e quanto mais duro ele é com Celaena, ops, Aelin, mais ela é respondona. Esse é no início o foco de Aelin, aprender a controlar seus poderes e sua forma féerica. Aprendemos com ela como ela controla seu poder e como ela é torturada por suas escolhas no passado.

“Seria preciso um monstro para destruir um monstro.”

Enquanto isso no outro lado do mapa Chaol está numa busca pra descobrir qual caminho seguir, o que é certo. Ele sabe que sua fidelidade se encontra com Dorian, mas ele terá que partir em breve pela promessa feita ao seu pai para enviar Celaena. Pra piorar a situação um dos generais mais letais do Rei se encontra no castelo e Chaol não consegue deixar de temer a reação dele quando souber que sua prima e rainha ainda está viva. Surpresa, Aedion é primo de Aelin (Celaena). Mas deixa eu comentar aqui do quanto me decepcionei com Chaol, ele reveste a sua maldade em forma de honra. Como eu detesto ele agora, não só porque não teria feito nenhuma de suas escolhas, mas porque ele é cruel e se vê como certo. Além de ser um homem que deseja sofrer, ele se mantém numa fossa ao invés de agir como o homem que ele diz ser. Se ele tivesse pulso mais firme ele teria salvo muitas pessoas, especialmente o destino de Dorian. Que, por sinal deixa eu abrir umas aspas aqui, “o Dorian só se ferra.” Ponto. Dorian é um personagem que aprendi a ter um carinho, por ele ter crescido tanto, por ter se tornado o homem que se tornou eu perdoo as falhas anteriores dele. Na verdade enquanto o Chaol se tornou o inútil, Dorian é a pessoa que merece nosso amor no momento. A vida seguiu sem Celaena (Aelin), cada um viveu e avançou sem ela. E de certa forma foi difícil pra mim acompanhar isso, perceber que a Aelin (Celaena) não era essencial pra nenhuma das pessoas que disseram que ela era. Mas a verdade é que ela era, pelo menos ela teria feito algumas decisões difíceis e salvado algumas pessoas que precisavam. A covardia do Chaol e a coragem de Dorian custa muito para ambos. O Rei está com seu plano de dominar o mundo avançado, muitas coisas estão acontecendo e o lado “bom” está sempre atrás, sempre perdendo pessoas importante, sempre vendo a morte de seus amigos e amores. Até quando?

“Era a herdeira das cinzas e do fogo, e não se curvaria para ninguém.”

O livro é narrado com alguns pontos de vista, nos mostrando que o mundo está se preparando pra ser salvo ou acabar numa guerra que é tão certa quanto o dia de amanhã chegar. Entre os narradores temos principalmente Celaena, Chaol, Dorian e três personagens novos: Rowan, Manon e Aedion. Todos e cada um deles é essencial para a história, temos o ponto de vista de diversos lugares entre os “mocinhos” e os “vilões” sendo eles em Wendlyn, com Celaena;  em Forte da Fenda, com Dorian e Chaol e com os rebeldes com Aedion; em Amaroth, com a Bruxa Bico Negro Manon. Aelin (Celaena) vai aprendendo a aceitar e controlar seus poderes junto de Rowan (seu tirano e babaca treinador) e vai forjando a sua alma em algo mais sólido, ela vai crescendo e se tornando a mulher que nós esperamos que ela se torne. Ela usa sua astúcia e inteligencia pra vencer féericos que viveram por séculos, é o mínimo que ela poderia fazer e na verdade é a única coisa que ela pode. Temos muitas cenas poderosas, muita ação da metade pro final e o término do livro se dá com Celaena partindo para o Forte da Fenda pronta pra ser quem ela nasceu para ser: Rainha. Mas pra isso ela precisa acertar umas contas e lutar, finalmente, pelo seu povo. E o final… aquele final foi de cortar o coração de muitas formas, pra Celaena, pra Dorian e pro Chaol. Ali foi definido muito do que eles seriam no futuro, isso é se no quarto livro houver um futuro. É impossível não correr pro próximo livro. 

  • Este livro nos foi cedido pela editora Galera, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • O Lado Mais Sombrio
  • A Rainha Vermelha
  • Corte de Espinhos e Rosas
  • A Lâmina da Assassina
  • Trono de Vidro
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em abril 20, 2016 às 8:45 am
    autor: Amor Literário

    Oie, tudo bem? Olha, não li sua resenha toda, pois ainda não li o primeiro livro e pelo que entendi esse é o terceiro, né? Mas dei uma lida por cima e já percebi que o final foi bom, mas foi triste né? Quero muito ler esses livros, mas sempre vou adiando sabe? Mas pretendo mudar isso.

    Responder
  2. postado em abril 20, 2016 às 10:22 pm
    autor: Morgana Brunner

    Oiiii Angel, tudo bem?
    Eu realmente não tenho muito interesse hoje em ler esse livro, estou acompanhando já as outras resenhas e não consigo me agradar da premissa de nenhuma maneira, infelizmente pularei a dica dessa vez.
    Beijão <3

    Responder
  3. postado em abril 21, 2016 às 3:27 pm
    autor: Tahis Aguiar da Silva

    Olá!
    Não li a sua resenha por medo de spoilers, eu comprei o primeiro livro e não vejo a hora de começar a ler, essa série é tão bem elogiada que estou quase furando a fila de leituras. Amo as capas, são lindas e bem caprichadas. Assim que eu ler o primeiro livro venho ler essas resenhas.

    Beijos!

    Responder
  4. postado em abril 21, 2016 às 5:24 pm
    autor: Jessica Rodrigues Lima

    Oi Angel, tudo bem?
    Que bom que não tem spoilers, pois estou lendo o primeiro livro e adorando. Celaena é uma DIVA e adorooo ela;
    Agora fiquei desapontada com Chaol, porque no momento ele é meu preferido. Já Dorian não vou muito com a cara, mas percebi que vou mudar alguns conceitos nos próximos volumes..rsrs.
    Bem, pretendo ler a série (os livros publicados no Brasil) o mais rápido possível.
    Ótima resenha 

    Beijos,
    http://www.leitorasempre.com

    Responder
  5. postado em abril 21, 2016 às 9:24 pm
    autor: Janaina

    Olá,
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Jana

    Responder
  6. postado em abril 22, 2016 às 2:14 am
    autor: Carolina Valério

    Olá!
    Eu já vi muito esses livros online e nas livrarias mas nunca me animei tanto a ler, apesar de ser um estilo que eu adoro.
    Mas confesso que sua resenha me deixou super animada, sua empolgação com a evolução da série me deixou com outra imagem da obra.
    Vou procurar os livros para ler desde o início.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    Responder
  7. postado em abril 24, 2016 às 11:37 am
    autor: Reniére Pimentel

    Sempre vejo resenhas extremamente positivas sobre os livros desta saga e não vejo a hora de eu mesma ter minha própria experiência com os livros. Espero muito que surja uma oportunidade em breve para conhecer a história.
    Beijos!

    Responder
  8. postado em abril 24, 2016 às 12:25 pm
    autor: Maria Valéria

    ah, é tão bom quando a gt não tá dando nada numa série e de repente ela começa a evoluir, nos deixando espantados e ávidos por mais e mais… pelo jeito, foi o que houve com essa saga, né? espero que o quartto livro te surpreenda ainda mais…

    até eu me senti com vontade de ler depois da resenha ^^
    bjs…

    Responder
  9. postado em abril 25, 2016 às 4:07 pm
    autor: Thaísa Tavares

    Oie, Angel, tudo bem? Eu estou DOENTE pra ler esse livro, queria muito ter solicitado o volume 4 da Editora, mas eu não li os três primeiros então não ia dar tempo ): Mas pretendo ler o primeiro ainda esse ano. A resenha me deixou mais empolgada ainda!

    Responder
  10. postado em abril 25, 2016 às 6:26 pm
    autor: Danielle Rodrigues Casquet de Melo

    Iniciei a leitura dessa série mês e estou gostando da história, bem dinâmica, a personagem é bem ousada e perigosa, espero que os demais livros sejam tão bom quanto! Bjs

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios