• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
4 set 2018

Heroínas – Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags3 estrelas, contos, Editora Galera, Juvenil, Laura Conrado

Autor(a): Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares
Editora: Galera
Nº de Páginas: 256
Comprar: Buscapé

CURTI

    • Não faltam heróis. Dos clássicos às histórias contemporâneas os meninos e homens estão por todo lugar. Empunhando espadas, usando varinhas mágicas, atirando flechas ou duelando com sabres de luz. Mas os tempos mudam e já está mais do que na hora de as histórias mudarem também. Com discussões feministas cada vez mais empoderadas e potentes, meninas e mulheres exigem e precisam de algo que sempre foi entregue aos meninos de bandeja: se enxergar naquilo que consomem.
      Este é o livro de um tempo novo, um tempo que exige que as mulheres ocupem todos os espaços, incluindo a literatura.
      Laura Conrado imaginou as Três mosqueteiras como veterinárias de uma ONG, que de repente contam com a ajuda de uma estudante que não hesita em levantar seu escudo para defender os animais.
      A Távola Redonda de Pam Gonçalves é liderada por Marina, que diante do sumiço do dinheiro que os alunos de sua escola pública arrecadaram para a formatura, desembainha a espada e reúne um grupo de meninas para garantirem a festa que planejaram.
      E Roberta é a Robin Hood de Ray Tavares. Indignada com a situação da comunidade em que vive, a garota usa sua habilidade como hacker para corrigir algumas injustiças.
      Este é um livro no qual as meninas salvam o dia. No qual elas são o que são todos os dias na vida real: heroínas. Finalmente.

Mencionei em muitos outros posts, mas vou começar ressaltando isso: eu gosto de heróis e histórias que envolvem heroísmo. Não importam se são com poderes ou sem poderes, eu gosto de ler sobre isso. Então quando vi um livro só com heroínas e ainda por cima um livro nacional e de contos (amo contos) é claro que eu queria muito ler. Não preciso nem dizer o quão empolgada fui pra ler, né? Então tenham em conta minhas altas expectativas quando lerem essa resenha.
Neste livro temos meninas/mulheres que pretendem mudar algo à sua volta, seja por um mundo melhor, por ela mesma ou pelas pessoas que amam. É uma releitura de histórias clássicas, temos três contos com garotas que de verdade pretendem fazer a diferença, escrita por três autoras diferentes.

“É mais que bom, é perfeito demais para ser verdade! Eu sou uma mosqueteira!”

Como este é um livro com contos de diferentes autoras, vou falar um pouquinho de cada, não se preocupem que não terá spoiler. Uma coisa em comum nos três contos, tirando o fato de que são protagonistas femininas em cada um deles, é que elas estão na faixa dos 17 então os contos são mais juvenis.
O primeiro conto é da Laura Conrado, uma releitura de Os Três Mosqueteiros. Na história temos a Daniela que quer ser uma voluntária de uma ONG que ajuda animais porém ainda está na escola, e assim sua entrada fica difícil já que um dos requisitos é ter saído do colégio. Em meio a tentar fazer parte da ONG ela conhece outras garotas que também pretendem fazer a diferença na sociedade. No segundo conto que é da da Pam Gonçalves, temos a releitura de Os Cavaleiros da Távola Redonda (Rei Artur). Marina é a responsável pela festa de formatura do seu colégio, tiveram um desfalque e agora precisa levantar mais dinheiro. Ela juntamente com outras garotas da comissão de formatura pretendem a todo custo que tudo saia do jeito que elas querem, e para isso se esforçam muito. O terceiro e último conto é o da Ray Tavares, que é a releitura de Robin Hood. Roberta perdeu seus pais sem saber que na verdade vem de outra família, então aos 18 anos vive sozinha e tenta fazer justiça com o que lhe aconteceu. E com isso ela começa a desviar dinheiro de pessoas poderosas que obtiveram suas riquezas de forma ilegal e compartilha com os mais pobres.

“As risadas vieram. ela primeira vez, aqueles alunos desfrutaram do senso de humor da professora Marlene. Ela podia ser engraçada, afinal.”

Eu tive um misto de emoções lendo este livro… vamos começar falando que a idade das personagens é um tanto quanto distante da minha hahahahaha.
Então algumas coisas eu realmente tinha esquecido de como eram, e gostei muito de relembrá-las em cada um dos contos. Seja fazer pequenas coisas com intenção de mudar o mundo, como na primeira história, até lembranças da escola como na segunda história. Eu me identifiquei em muitos momentos principalmente sobre como funciona um colégio público brasileiro, as dificuldades, os grupinhos e essas coisas (confesso não querer voltar para essa época hahahaha). E todo o conceito de amizade nos contos é bem retratado de uma forma realista. Já mencionei também que gosto de livros de releitura, seja de histórias conhecidas contos de fadas e coisas do gênero, por isso já ganhou um ponto de cara a leitura. Gosto de encontrar as referências e ver se foram bem utilizadas ( e mandar mensagem pra Angel Sakura contando as referências).
No caso do primeiro conto é tudo muito óbvio, até quem sabe bem pouco dos três mosqueteiros dá pra entender e pegar bem as referências. A escrita da Laura é bem ‘juvenil’ e a protagonista, Daniela, é dessas super ecológica e certinha, o que confesso me cansou um pouco hehehe. O segundo conto é mais sobre amizade e trabalho em conjunto, o que representa bem se tratando dos cavaleiros da távola redonda. Me identifiquei com algumas coisas sobre os ‘lances’ da escola, a personagem era até que bem real (uma estudante comum mesmo), só que o final deixou a desejar, foi meio que ‘do nada’ o que aconteceu ao meu ver, mas com exceção disso eu gostei bastante do conto. Já o último é o meu favorito, Roberta, a qual vive sozinha desde a morte dos pais, junto com suas amigas tentam melhorar a comunidade da qual pertencem distribuindo dinheiro que foi conseguido de forma ilegal para projetos de assistência para pessoas pobres. Ao mesmo tempo em que algumas partes eram um tanto quanto fantasiosas para a situação em que a Robin se encontrava os personagens ganharam meu coração e eu passei por alto, além de toda a história no geral ser bem coerente e bem escrita.

“Seria contra os valores de quatro pessoas boa roubar dinheiro de ladrões? Era permitido cometer um crime em prol da comunidade? Se fizessem aquilo, transformariam-se no que mais detestavam?”

Apesar de a intenção do livro como um todo (pelo que entendi), tenha sido falar sobre sororidade eu não sei se os três contos realmente transmitiram bem isso. Já que tivemos histórias envolvendo amor romântico e coisas de moral e ética, o que seria algo mais humano do que sororidade mesmo. Porém, as lições e os temas abordados foram ótimos! Se por um lado achei o primeiro conto um tanto quanto infantil eu gostei bastante do terceiro o qual de verdade a protagonista me conquistou, já quero um livro inteiro com estas personagens.
A edição é super linda, os desenhos da capa combinam bem com a história, toda a diagramação e acabamento super bem feitos, lindo mesmo. Este livro tem alguns temas que foram utilizados de uma maneira bem diferente, você saber ou não das histórias originais não influencia em nada, apenas acrescenta. E mesmo que eu não tenha gostado de algumas passagens, com certeza recomendo para você que gosta de um bom livro adolescente recheado de girl power do começo ao fim! Não alcançou o que eu esperava, mas não foi um livro ruim.

  • Este livro nos foi cedido pela Editora Galera, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Os 12 Signos de Valentina
  • geekerela
  • Vamos juntas
  • Londres É Nossa
  • Aconteceu Naquele Verão
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em setembro 17, 2018 às 10:25 pm
    autor: Karini

    Gosto de heróis também. Mas amo ainda mais um bom vilão!
    Em geral, nos contos, toda vilania tem uma história por trás e vilões são fascinantes.

    Estou bastante ansiosa para ler esse livro. Sua resenha ficou incrível, como tantas outras que vi por aí. E realmente um livro de Heroínas chama bastante a minha atenção.

    Como você gosto de heróis ou dos meus vilões, ainda não não tenham poderes, como costumam ser associados os mesmos.

    Beijos.

    http://www.alempaginas.com

    Responder
  2. postado em setembro 18, 2018 às 5:29 pm
    autor: Larissa Dutra

    Olá, tudo bem? Vi uma outra resenha desse livro esses dias e fiquei super interessada. Nunca li nada de nenhuma das autoras, e acredito que nesse livro poderei conhecer um pouquinho de cada uma, o que já é demais. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    Responder
  3. postado em setembro 18, 2018 às 6:50 pm
    autor: Bianca Ribeiro

    Maravilhooooooooosaaaaaaaa!!!! Eu morro de vontade de ler esse livro, porque sou apaixonada pelos vilões, quero muito conhecer.
    Tua resenha ficou linda!

    Responder
  4. postado em setembro 19, 2018 às 1:38 pm
    autor: Clayci Oliveira

    Ahhh penso como você. Eu gosto de ler sobre heróis e não me importo se envolve poderes ou não. Gosto do tema e pronto. E SIM esse também chamou a minha atenção, justamente por termos protagonistas mulheres e ainda mais releituras de histórias que amo com Robin Hood. Quero essa edição *_*

    Responder
  5. postado em setembro 19, 2018 às 10:15 pm
    autor: Alice Lacerda Montiel

    Oiii Debyh

    Aii aquela hora que tu recordou a vida nos colégios, os grupinhos e tals, me bateu a lembrança, aff às vezes queria pdoer voltar naquele tempo mas com a maturidade de hj, acho que metade das idiotices que fiz com certeza nem pensaria em fazer…rsrs
    Eu acho que os assuntos abordados são bem legais, por serem três histórias distintas o leitor talvez sinta a leitura mais ágil, pois imagino tudo caminha para um desenlace bem mais rápido. Eu não tenho problema com a idade dos protagonistas, mas dependendo do momento sinto ter dificuldade de conectar com qualquer um…haha, e ai o fator idade pode contar.
    É um livro de capa bonitinha e muitas qualidades, mas de momento darei prioridade aos pendentes que tenho por aqui, quem sabe mais adiante.

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    Responder
  6. postado em setembro 20, 2018 às 12:02 am
    autor: Beatriz Andrade

    Eu vi esse livro e não me interessei muito por ele, lendo a sua resenha e conhecendo um pouco mais sobre os contos eu até que achei legalzinho, mas não me despertou aquela vontade de comprar para ler. Gostei da sua sinceridade e acho que até pode ser uma boa leitura, sim, mas eu acho que só compraria o livro em uma promo bacana.

    Responder
  7. postado em setembro 21, 2018 às 12:56 am
    autor: Dayhara Ribeiro Martins

    Pelas resenhas que li, todo mundo sempre prefere o ultimo conto desse livro, ne? Hahaha eu acabei nao solicitando porque não tive uma boa experiencia com a escrita da Pam em contos, ai achei melhor evitar, fora que os contos nesse sentido, me parecem mais comerciais, sabe? Mas fico feliz que para voce tenha sido uma boa experiência.

    Responder
  8. postado em setembro 21, 2018 às 5:35 pm
    autor: Marijleite

    Olá, eu também amo contos e releituras. Gostei de as histórias serem protagonizadas por garotas, mas caso eu vá ler, terei em mente que é uma publicação mais juvenil.

    Responder
  9. postado em setembro 23, 2018 às 11:33 am
    autor: Viviane Almeida

    Olá, tudo bem? Eu achei a proposta do livro que você apresentou muito interessante e, o mundo precisa mesmo de mais heroínas com seus super poderes e principalmente, precisamos conhecer cada uma delas e saber quais as sua função nas histórias. Mas, ao contrario de você eu não sou apaixonada por heróis e histórias que envolvem heroísmo, assisto e leio esses livros esporadicamente mas, sempre que leio fico do lado do vilão. Um vilão bem construído domina toda a história e apaga a existência do mocinho.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    Responder
  10. postado em setembro 23, 2018 às 11:51 am
    autor: Ana Caroline dos Santos

    Olá, tudo bem? Um dos motivos de até hoje não ter lido o livro foi justamente estar fora da faixa etária que as protagonistas se encontram. Não sei se rolaria uma empatia grande, por mais que seja nacional e acredito que o ambiente ajude hehe Gostei da sua sinceridade em trazer que talvez o objetivo principal não seja alcançado, e isso me deixou mais curiosa em lê-lo num futuro, pois quero ter opinião própria. Quem sabe?! Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    Responder
  11. postado em setembro 25, 2018 às 7:25 am
    autor: Thayenne

    Olá,

    Como não amar heróis? Sou fascinada por histórias com essa premissa, fiquei doida quando soube desse lançamento, porém confesso que em grande parte foi por ser mais um livro da Pam, alguém que eu acompanho há anos e sou doida para ler algum livro dela. Enfim, já li várias resenhas sobre esse livro, adorei a premissa e quero ler muito em breve.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    Responder
  12. postado em setembro 25, 2018 às 4:16 pm
    autor: Saga Literária

    Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o livro, achei a sinopse interessante e a capa é bem legal com essas diversas cores, fica alegre. Eu gosto muito de livros de Contos e esse é um motivo de ter me despertado atenção agora. Fico contente que no geral você gostou da leitura, mas livro de contos é isso mesmo, tem alguns bem legais e outros contos que não são.
    Abraço!

    Responder
  13. postado em outubro 1, 2018 às 1:08 pm
    autor: Lilian de Souza Farias

    Este é um livro que se tiver oportunidade de ler, posso, talvez, trabalhar em sala de aula. Geralmente, no fim do ano, dou de presente para cada aluno um livro, então compro aos poucos durante o ano e as promoções. Vou pesquisar mais e tentar ler. Este ano entrou na lista Surpreendente, mas ainda faltam 27 livros para completar a lista ^^

    Responder
  14. postado em outubro 2, 2018 às 1:48 pm
    autor: Bruna Costabeber

    Oi Debyh, tudo bem?
    Eu gosto muito de histórias sobre heróis/heroínas e contos, então, minhas expectativas – antes de ler sua resenha – estavam bastante altas. Saber que o livro é uma releitura de histórias clássicas tinha me animado ainda mais, mas sabe quando parece que você não sente empatia pela história e personagens ao ler uma resenha?
    Achei legal o primeiro conto – da Laura – conter referências visíveis, o da Pam falar sobre amizade e o da Ray apresentar uma personagem tão sensível que já passou por tanto, mas cheguei à conclusão que esse não é o tipo de livro que estou procurando, então, pelo menos por agora, vou passar a dica.
    Adorei sua resenha, como sempre.
    Beijos

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios