Ao contrário do hip hop ocidental, que é mais “fechado”, no coreano há variações indo desde uma música mais pesada, com palavrões, até músicas mais “coloridas”, com letras engraçadas. Nessa 1ª parte escolhi alguns grupos/cantores de hip hop que possuem mais tempo de carreira e que ainda estão na ativa no cenário musical. O que demonstra uma extrema capacidade e é, por isso, um bom inicio.
Antes, querem saber como tudo começou?! O Kpop foi o culpado… Sabe quando tem aquelas participações de cantores que não são do grupo? Foi mais ou menos aí que meu interesse nasceu.
Já tinha escutado várias músicas assim antes e alguns hip hop também, afinal escuto Kpop desde 2008, mas o meu “vício” por hip hop coreano só começou quando eu conheci o LeeSSang: eu conheci LeeSSang por causa da Baek Ji Young e a música Voice, linda música aliás, mas que não tem vídeo, mesmo fazendo o sucesso que fez, e isso quer dizer, MUITO sucesso.
Gosto muito da Baek Ji Young, a conheço por causa de OST de Kdramas e porque amo balada coreana. Então, que tal ver um pouco?! Por isso vamos ao hip hop… Let’s Go!
Formada por Gary e Gil, é uma das dupla de hip hop em atividade mais antiga da Coréia: estrearam em 2002. Comecei vendo apenas os MV (music video) mas depois ouvi todos os álbuns. Eles possuem uma grande versatilidade: desde música com rap mais rápido até R&B, do hip hop engraçado ao dramático. Fazem muitas parcerias e já gravaram com muita gente.
Poderia indicar vários vídeos, mas hoje vão ser apenas dois. O primeiro, de 2005, faz o gênero coração quebrado/revoltado/vingativo,o qual eu adoro, com participação da cantora ALi, I’m Not Laughing.
E para vocês verem que LeeSSang também tem um outro lado, abaixo temos 겸손은힘들어 (Hard To Be Humble) do álbum Unplugged de 2012, vocês vão se apaixonar pelos ‘atores’ do MV huahuahua.
Os próximos são o casal mais hip hop da Coréia, estamos falando de Tiger JK e Yoon Mi Rae. Tiger JK, ou Drunken Tiger, é um dos cantores de hip hop coreano mais conhecido e também um dos mais antigos: estreou em 1995. Yoon Mi Rae, conhecida também como Tasha ou T-YoonMirae, estreou como cantora de hip hop e R&B em 2001. Estão casados desde 2007 e ambos possuem grande destaque no mundo do hip hop, se você for procurar por aí achará vários vídeos dos dois juntos com o filho.
Além da carreira solo, ambos estão em vários álbuns de outros cantores de Kpop fazendo a participação especial no rap. Tiger JK tem muitas participações, a mais recente é em Winted, do grupo novato de Kpop Fiestar. Yoon Mi Rae, por exemplo, participou de uma das músicas mais famosa do LeeSSang, Turned off the TV, do álbum Asura Balbalta de 2011. Ambos também participam da faixa Clap do álbum New Breed do cantor Jay Park. E vale dizer que o cantor é fã do Brasil, tendo até enviado material para o fã sub dele aqui, o Drunken Tiger Brasil.
Do Tiger JK escolhi Monster, de 2009, é um hip hop um pouco mais “pesado” comparado ao do LeeSSang, possui também versão em inglês.
Da Yoon Mi Rae escolhi uma mais eletrônica, Get It In, de 2011, com participação do marido dela. Cuidado que a música gruda…quando você menos imagina tá cantando huahauhau
E lógico, os dois gravaram muitas outras músicas juntos. Atualmente estão em parceria com o rapper Bizzy, formando o trio de nome MFBTY (My Fans Better Than Yours). Alcançaram o top das paradas coreanas com a música de trabalho Sweet Dream, aliás eu amo esse MV, os efeitos especiais são ótimos e gostei do tema.
Confesso que não consegui encontrar muita coisa sobre o rapper Bizzy, conheço várias músicas na qual ele faz participação, mas não achei nada sobre um álbum dele ou algo do gênero. Bizzy já participou de: Highlight da Lee Hyori, Set Me Free do Xiah Junsu, Wasted do Jay Park, Am I? do LeeSSang, G.D.M do M.I.B (também com participação do Tiger JK), Okay, I’ll Believe In Myself dueto com Jung In (OST do kdrama CityHall) e várias outras, quem curte Kpop com certeza já deve ter escutado alguma música com participação dele.
Mais um cantor que faz bastante parcerias, o que é bem comum no mundo hip hop, é o Verbal Jint, que estreou solo em 2000. Além de cantor, é produtor musical e também faz algumas dublagens em filmes e afins.Verbal Jint possui muitas músicas interessantes, mas um MV que me chamou bastante atenção foi You Deserve Better: a história é interessante e aborda sobre violência doméstica, o vocal é do Sanchez, do grupo Phantom, além da letra ser ótima gosto muito do ritmo da música.
E o vídeo mais recente dele, If It Ain’t Love, mesmo com aparência de antigo é de 2013, o qual adorei a música e o vocal feminino da cantora Ailee deu uma “força” para a música, foi uma pena ela não ter participado do MV.
Dessa primeira parte do especial, por último, temos o grupo mais “novo” e que também é o mais pop deles: Epik High. Estrearam em 2003 e são conhecidos por misturarem um pouco de pop e eletrônico, o trio já passou por muita coisa em sua carreira, desde troca de agência, quase dissolução do grupo, carreira solo e muitos escândalos. Mesmo com tudo isso deram a volta por cima, entraram para agência YG (uma das maiores da Coréia) e ano passado lançaram o álbum 99, que se destacou bastante.
Para conhecer um pouco mais do Epik High escolhi One, que é mais antigo, de 2008, com participação da cantora JiSun, essa música é mais dramática e o ritmo e o contraste entre as vozes ficaram muito bom.
E o outro que escolhi que é mais recente e muito mais pop, Don’t Hate Me, de 2012, o tema do MV são personagens de história de terror (e também referências a outros artistas como Lady Gaga e G Dragon), o engraçado é que são representados por crianças, ou seja, não é tão assustador assim.
Encerrando a 1ª parte do especial (esse foi só o começo, somente a pontinha desse universo)… Como puderam ver o mundo do hip hop pode ir das músicas preto e branco como Monster do Tiger JK até as mais coloridas como Don’t Hate Me do Epik High. Para quem achava que a Coréia só tinha Kpop espero que tenham gostado, na próxima parte teremos os grupos/cantores de hip hop mais novatos.
É, eu sou muito viciada em KPOP, não conheço nenhum dos artistas acima 🙁 Mas escutando os vídeos do post, já os adorei <3 hohohoho e, concordo, Get It In gruda mesmo D:
bjooo
Acho que na próxima parte você deve reconhecer alguns já que é o pessoal mais novato o/
Eu amo todos, e é claro muito recomendo!!!!!! E o Drunken é tipo maravilhosos, ele inclusive costuma twittar em portugues! é muito amor *-*
não conhecia nadinha, estarei ouvindo. adoro música nova
Não conheço nenhum desses mais eu também amo k.pop