Lost Romance foi um dorama que me surpreendeu, ao mesmo tempo que tinha inúmeros clichês, a maioria deles eram desmanchados com o passar da história, porém ainda assim eles estavam lá hahaha. É difícil explicar assim, é como se fosse uma história dentro da história, mas que na verdade é tudo verdade e ao mesmo tempo não é (?), mais pra frente fica mais claro o que estou tentando dizer hehehe.
Xiao En é uma moça que tem uma vida simples, com um cotidiano pacato. Até que um dia ela não está mais na própria realidade que conhece, ao que tudo parece ela está dentro de uma história de romance clichê (tipo novel). Xiao En não sabe como aquilo aconteceu, mas vê aquilo como uma oportunidade, afinal de histórias clichês de romance ela entende. Porém não parece que vai ser tão fácil, porque ela não é a protagonista daquela história.
“Ela é quem gosta de mim.
Não sou eu quem gosta dela.
Eu a beijei porque ela gosta de mim.
Ok, caso encerrado.”
Com uma vida bem simples Xiao En passa seus dias sem grandes emoções. Ela não tem uma família (porém tem uma melhor amiga ♥), e desde sempre soube se virar sozinha. No trabalho é editora de novels (o equivalente para gente é como se fosse os romances de banca), ama ler um bom romance, porém nunca teve um na vida real. Seu único passatempo é admirar de longe o empresário He Tian Hang que trabalha no prédio de frente ao seu trabalho, munida de um binóculo sempre que pode ela o vê dentro da sua sala ou entrando e saindo do prédio. Mesmo que os dois estejam a uma distância razoavelmente perto, a vida deles é bem diferente, enquanto Xiao En tem uma vida sem grandes acontecimentos não acontece o mesmo na vida de He Tian Hang.
Tian Hang está liderando a empresa da sua família porém não é algo que agrade a todos, além de todos os problemas que ele precisa resolver seus dois irmãos estão contra ele estar a frente da empresa. O pai deles está doente e se não bastasse isso ele precisa tomar cuidado com os inimigos dentro da empresa. He Tian Hang tem algumas pessoas que estão dispostas a ajudá-lo, mas de certo modo sua família não o apoia.
Então um dia, Xiao En, não se sabe como, não está mais no mundo real. Ela não entende o que aconteceu nem onde está (ela monta várias hipóteses
devo dizer que é tudo hilário). Porém, aos poucos ela percebe que só pode estar dentro de uma novel de romance clichê. Se não bastasse isso o presidente da empresa que ela trabalha (achei horrível ter que trabalhar dentro de uma história hahaha) Si Tu Ao Ran é idêntico a He Tian Hang, e algumas outras pessoas que ela encontra pelo caminho também são idênticas a pessoas que ela conhece no mundo real, porém com outros nomes. Como Xiao En entende tudo sobre romances ela resolve que dessa vez ela pode se dar bem e quem sabe assim viver um romance, afinal ela sabe como essas histórias são. O que ela não esperava era que ela não era a protagonista daquela história, e sim só uma personagem secundária. Só que Xiao En se recusa a não ser a protagonista e vai tentar de todos os modos virar a protagonista e conseguir o que quer, nem que para isso ela tenha que usar todo o seu conhecimento em romances clichês.
“- Se você passa a vida trabalhando apenas em prol de outras pessoas, qual é o propósito de sua existência?”
Este é um dorama um tanto quanto louco. Enquanto que várias coisas previstas acontecem, outras me surpreendiam pelo caminho. Um bom exemplo disso é Xiao En, apesar de ela ser a protagonista
do dorama e não de onde ela está ela não é uma mocinha que precisa ser salva e nem ingênua. Muito pelo contrário ela esbanja carisma, loucura, e é muito gente como a gente. Xiao En admite que gosta de homens bonitos gostosos e que olha sim quando ele está sem camisa, que gosta sim de dinheiro e que quer tudo que já leu nos romances clichês. Porém nada é tão simples assim, ela não está escrevendo aquela história, mas ela sabe qual o caminho ela vai tomar, e você vendo as artimanhas dela pra se inserir na história é hilário. Eu torcia por ela e ao mesmo tempo sentia vergonha alheia por toda a loucura que ela fazia. Se na vida real ela não tinha coragem para muitas coisas, agora dentro da fantasia ela não tinha receio e vergonha de nada.
Dentro da história em que Xiao En está dá pra entender rapidamente o roteiro padrão que está se seguindo, porém toda a intervenção dela na história é ótimo, como falei os clichês eram feitos e desmanchados, eu achei bem genial na verdade. Não vou negar que gosto de um bom clichê, mas todo o uso que foi feito no roteiro foi legal de se acompanhar.
Sobre as outras pessoas do dorama acompanhamos bem mais a parte da fantasia do que a realidade. Na versão da realidade temos mais o lado de He Tian Hang e conhecemos bastante os irmãos dele (e achei que isso foi bem útil para entendermos ele mais pra frente). Temos também a amiga dela preocupada com Xiao En e alguns eventos inusitados. Já dentro da fantasia como falei todas as cenas de romance clichê vão acontecendo, e se você está acostumado a ler romances assim vai até sabendo o que vai acontecer (assim como Xiao En faz) o que é divertido de acompanhar. Si Tu Ao Ran é o tipico presidente de empresa
bem estereotipado porém com Xiao En na vida dele ele vai se tornando aos poucos outra pessoa. Conhecemos também a protagonista da história de dentro da fantasia (será?) Chu Chu (sim eu ria muito com este nome dela) que é a mocinha ingênua de todos os romances, Qin Feng o melhor amigo do presidente que entra no triângulo amoroso (temos muitas surpresas em relação a ele). E mais algumas pessoas que trabalham na empresa.
A história do dorama segue em descobrirmos se Xiao En sairá de dentro daquela história, o que acontecerá com He Tian Hang, claro tudo isso com cenas hilárias de Xiao En reescrevendo aquele romance e claro se apaixonando cada vez mais por Si Tu Ao Ran.
“Então, eles acordaram e deram um doce beijo.
– Eles não deveriam escovar os dentes primeiro?
…
– Eles realmente não escovaram os dentes?”
Eu sou uma pessoa que vê muitos doramas ao mesmo tempo, e sinceramente alguns caem na mesmice que acabo esquecendo ou parando mesmo de ver. O que não aconteceu de jeito nenhum com essa história. Em Lost Romance sempre tínhamos uma novidade, uma teoria pra montar, uma cena pra dar risada e coisas assim. Do começo ao fim para mim foi tudo bem interessante de se acompanhar.
Como lado negativo não vou mentir dizendo que tudo era maravilhoso, mas tivemos cenas do cotidiano um pouco repetidas e a resolução do problema de He Tian Hang com seus irmãos foi tudo muito ‘fácil’ para mim. Não estou dizendo que foi horrível a solução, mas daria pra ser melhor com um leve esforço hehehe.
Ainda falando um pouco do final (sem spoiler) eu gostei da parte sobre a fantasia e de como tudo se resolveu também na parte do romance, as duas partes me agradaram bastante.
Mesmo sendo somente um romance eu gostei das mensagens sobre viver o agora sem saber quando será o fim, sobre ser a protagonista da sua própria vida e também amar com todo o coração. Enfim é um dorama para quem curte muito romance clichê sem ser clichê, afinal de comum Xiao En não tem nada.
Oi Debyh
Eu ainda não tive a oportunidade de assistir este dorama, mas pela sua opinião eu fiquei com vontade de conferir. Mesmo correndo um pouquinho de romance clichê porque o ultimo que li conseguiu fazer muita raiva. Por isso estou dando um tempo, acho que assistir talvez consiga tirar despertar novamente meu interesse para o gênero.
Bjos
Oi, tudo bem?
Eu não sou muito fã de doramas, mas tenho visto que eles estão fazendo cada vez mais sucesso e tem opção para todos os gostos hehe. Eu achei a premissa desse bem legal porque amo romances clichês, mas gosto quando a história vai além e também consegue surpreender, como parece ser o caso desta. Que bom que você gostou tanto e tenho certeza que é uma ótima indicação para quem curte doramas.
Beijos!