Dramas, confusões e uma boa dose de amor são os ingredientes do novo romance de Sophie Kinsella. Uma divertida crítica aos julgamentos errados que uma boa foto no Instagram pode gerar. Cat Brenner tem uma vida perfeita mora num flat em Londres, tem um emprego glamouroso e um perfil supercool no Instagram. Ah, ok... Não é bem assim... Seu flat tem um quarto minúsculo sem espaço nem para guarda-roupa , seu trabalho numa agência de publicidade é burocrático e chato, e a vida que compartilha no Instagram não reflete exatamente a realidade. E seu nome verdadeiro nem é Cat, é Katie. Mas um dia seus sonhos se tornarão realidade. Bom, é nisso que ela acredita até que, de repente, sua vida não tão perfeita desmorona. Demeter, sua chefe bem-sucedida, a demite. Tudo o que Katie sempre sonhou vai por água abaixo, e ela resolve dar um tempo na casa da família, em Somerset. Em sua cidadezinha natal, ela decide ajudar o pai e a madrasta com a nova empreitada do casal: os dois planejam transformar a fazenda da família em um glamping, uma espécie de camping de luxo e estão muito empolgados com o novo negócio, mas não sabem muito bem por onde começar. E não é justamente lá que o destino coloca Katie e sua ex-chefe cara a cara de novo? Demeter e a família vão passar as férias no glamping, e Katie tem a chance de, enfim, colocar aquela megera no seu devido lugar. Mas será que ela deve mesmo se vingar da pessoa que arruinou sua vida? Ou apenas tentar recuperar seu emprego? Demeter - a executiva que tem tudo a seus pés - possui mesmo uma vida tão perfeita, ou quem sabe, as duas têm mais em comum do que imaginam? Por que, pensando bem, o que há de errado em não ter uma vida (não tão) perfeita assim?
Eu posso dizer que se tratando de chick-lit Sophie Kinsella é a autora que mais li (leio) do gênero. Eu acho que eu meio que sou fã dela. Ao menos gostei da maioria dos livros que li. Aqui não foi diferente, gostei da realidade em que a protagonista está e o quanto ela pode ser uma pessoa de verdade e isso num livro YA ( Jovens Adultos).
Katie é uma garota do interior, que quer fazer sua vida dar certo no mundo da publicidade em Londres. Quando as coisas não saem do jeito que ela planejava Katie precisa pensar melhor no que fazer da sua vida. Isso tudo é claro com muitos likes no Instagram que é basicamente a vida que muitos tem por aí.
“E a verdade é que isso é tudo o que sonho conquistar na vida. Um dia minha vida vai ser tudo aquilo que eu posto no Instagram. Um dia ela vai ser!”
Katie está a alguns anos morando sozinha em Londres, mas sua vida não está glamourosa do jeito que ela achou que estaria depois de um tempo. Ela trabalha em cargo diferente do que queria (bem abaixo do que pretendia), mas ainda assim é em uma agência publicitária. Quando sua chefe, Demeter, a demite depois de todo o esforço que ela colocou no emprego, Katie perde um pouco o rumo da sua vida. Londres não parece ser um lugar tão fácil (e barato) para alguém desempregada viver. Por isso que nossa protagonista retorna para a sua cidade natal, a qual ela pensou que não voltaria a morar tão cedo. Katie precisa trabalhar com seu pai em casa, mas aos poucos ela percebe que nem tudo é tão simples quanto ela pensava.
“Meu corpo está todo em alerta. Não quero que ele sinta pena de mim. Não quero que ele me ponha para baixo. O que ele está pensando agora?”
A vida em Londres, antes de ser demitida, não era tão glamourosa quanto Katie imaginou que seria ao se mudar para lá. Tudo fica mais longe, os transportes sempre estão lotados e a vida é bastante estressante. Nem de longe sua casa é como ela fala para sua família que mora no interior, as história são contadas com um filtro para melhorar a realidade. E seu instagram é repleto de mentiras, já que boa parte das coisas que ela posta são de coisas que não pertencem a vida dela realmente. Ela faz isso tudo para parecer que tem a vida perfeita, quando as coisas na verdade estão longe de serem assim. Demeter, sua chefe, parece ter a vida que Katie sempre sonhou. Realização pessoal, profissional, em resumo uma vida cheia de sofisticação. Tudo que Katie almeja é ter este tipo de vida. Quando Demeter a demite, ela fica completamente arrasada, ainda mais porque precisa voltar para a casa na sua cidadezinha do interior e perder a vida de aparência que ela tinha. Lá de um jeito um tanto quanto inusitado Katie acaba encontrando sua ex-chefe e sua chance de vingança está bem na sua frente. Mas aos poucos Katie vê que a vida dos outros também não é tão perfeita assim, resumindo bem parecido com a dela mesma.
“Sempre que vir alguém muito feliz, lembre-se: essa pessoa também tem seus momentos não tão perfeitos. Claro que tem.”
Sabe quando você acha que agora sim sua vida vai engrenar e de repente passa um carro com tudo e você fica suja de lama? É assim a vida da Katie! Quando ela pensa que está dando certo a vida vem e diz que não é bem assim. No caso a protagonista apanha muito até entender que nem tudo pode ser perfeito, que a perfeição não existe. A vida da Katie é tão gente como a gente, que não tem como não se identificar, desde morar longe do trabalho, não estar no cargo que queria mesmo após ter terminado a faculdade anos atrás, morar numa cidade grande e nem tudo ser como os planos diziam que iam ser… enfim você se identifica em muitas coisas. Esse lado verdadeiro da vida de Katie foi uma das coisas que mais gostei, a vida dela não era um contos de fadas, mas isso não queria dizer que tudo era caótico. Apenas que ela não conseguia (citando outro livro aqui) ver o lado bom da vida, e concordo que muitas vezes é extremamente difícil, ainda mais quando você se compara a vida de outras pessoas. Afinal, a grama do vizinho sempre será mais verde.
Falando um pouco sobre os outros personagens, na cabeça de Katie todos tinham vidas perfeitas, exceto ela. E, claro, que não tinha como aquilo ser verdade, mas como estamos no ponto de vista dela é complicado não ter uma invejinha de o quanto tudo parece ser tão fácil para os outros e tão difícil para ela. Outra coisa que eu gostei é que a vida dela não gira em torno de um homem. Eu gosto de romances, mas se tratando de um chick-lit alguns autores definem a história e tudo da protagonista baseado nisso, mas aqui não. O romance faz parte da vida dela, mas não é tudo, há uma grande diferença nisso. A vida dela não gira em função de um cara, a vida dela é dela mesma. Mesmo tendo toda uma reflexão sobre o que é a vida perfeita, é lógico que me diverti bastante como sempre faço nos livros da Sophie Kinsella, desde ela tentando bater a foto perfeita para seu instagram até ela trabalhando com seu pai e criando novos produtos. Enfim, muito mais do que recomendado este livro que tem uma protagonista com problemas reais, e um instagram fictício que me lembra alguns conhecidos. E na verdade a nossa protagonista, assim como qualquer garota, só quer uma vida perfeita, ou quase perfeita.
Oi tudo bem?
Acredita que diferente de você eu nunca li nada da Sophie Kinsella? Gostei bastante da premissa desse livro por tratar bem da nossa realidade do dia a dia onde apenas mostramos momentos felizes em nossas redes sociais, irei dar uma chance sem duvidas!
Beijos
Oiii Debyh tudo bem?
Esse realmente parece ser aquele tipo de livro bem engraçadinho, gostei de saber a sua opinião e achei fantástica a sua resenha menina, com toda certeza adoraria ler, e me envolver, ultimamente estou lendo apenas livro meio de suspense e esse parece ser uma boa pedida.
Beijinhos
Estou vendo comentários bastante positivos sobre esse livro, estou ficando cada vez mais curiosa. Ainda não li nada da Sophie, mas tenho vontade. Mesmo não sendo acostumada a ler chick-lit acredito que é um gênero que me agradaria, basta dar a primeira chance. Ah, e também adorei o jeito que você faz resenha, com gifs e tudo mais, hahaha. ♥
há alguns dias, li uma resenha desse livro e fiquei interessada, achei bacana a ideia e a capa também é legal, acho que será uma leitura divertida para mim.
Eu amei, já quero ler! Muita gente fala da autora, mas eu nunca me interessei muito, para ser sincera. Mas gostei bastante da sua resenha, vou ler assim que puder! Beijos e sucesso!
Oi, tudo bem?
Eu não li muitos livros da Sophie, mas também gostei de todos até agora. Esse também foi um deles.
Uma das coisas que mais gostei, e que você destacou na sua resenha, é o fato de que a protagonista é muito real e que a gente se identifica com ela. Essa questão dela achar que todo mundo vivia uma vida perfeita, menos ela, é cada dia mais comum. Afinal, nas redes sociais todo mundo só mostra as coisas boas da vida e se nos basearmos apenas por lá, a impressão que dá é que nossos amigos têm mesmo vidas perfeitas.
Adorei sua resenha e também gostei bastante desse livro, você trouxe uma ótima indicação.
Beijos!
pra quem aprecia obras leves e divertidas, acredito que os livros da autora são uma boa opção… já eu, como não aprecio o genero, acabei não me identificando com a escrita dela, prefiro leituras mais densas…
bjs…
Oi
Nunca li nada desa autora, apesar de ter muita vontade! Falta de oportunidade mesmo! Goto muito desse tipo de leitura, principalmente por que a protagonista é muito verossimíl, o que faz a gente se identificar muito com alguns aspectos da história!
Bjus