• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
24 out 2019

Nocturna – Nocturna #1 – Maya Motayne

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags3 estrelas, Editora Seguinte, Fantasia, Maya Motayne, Nocturna

Autor(a): Maya Motayne
Editora: Seguinte
Nº de Páginas: 480
Comprar: Amazon

CURTI

    • No primeiro volume de uma trilogia de fantasia inspirada na cultura latina, uma ladra capaz de mudar de aparência e um príncipe herdeiro se unem para proteger o reino de uma magia perversa.
      Depois de se libertar da dominação dos inglésios, o reino de Castallan não esperava passar por mais nenhuma crise. Mas Dez, o herdeiro, foi assassinado, e agora nobres e plebeus precisam aceitar que o destino do reino está nas mãos do príncipe Alfie, que passou meses fugindo de suas obrigações enquanto bebia tequila em alto-mar.
      De volta a Castallan, Alfie não consegue acreditar que seu irmão morreu e, tentando provar o contrário, se depara com Finn Voy. Graças a sua habilidade de assumir a aparência de qualquer pessoa, Finn está sempre usando um disfarce para se proteger dos traumas de seu passado e de qualquer um que se meter em seu caminho.
      Quando os destinos de Alfie e Finn se cruzam, eles acidentalmente libertam uma magia poderosa e antiga que, se não for detida, vai mergulhar o mundo em escuridão. Com o futuro de Castallan em suas mãos, o príncipe e a ladra terão de aprisionar essa magia obscura a qualquer custo, mesmo que, no caminho, precisem confrontar seus segredos mais sombrios.

Esse livro veio pra mim como escolha da Debyh, é meu tipo de livro porque eu amo literatura fantástica de jovens adultos. Daí me tem essa capa maravilhosa e uma sinopse inspiradora… simplesmente devorei. Entre altos e baixos eu vou continuar essa série que foi tão apedrejada pelo público. Só o fato de já amar a protagonista me faz estar ansiosa pelo próximo livro. Enfim, vamos pra resenha desta jornada de herói não tão convencional.
Uma ladra que tem um poder especial de se tornar qualquer pessoa se encontra com um príncipe desesperado e juntos acabam partindo numa jornada para evitar que Nocturna aconteça, caso queria saber isso significa que o mundo cairia numa noite eterna cheia de caos e dominada pelo deus das trevas. Agradável, né? Partiu, salvar o mundo mesmo que, talvez, a culpa do mundo correr risco tenha vindo de onde menos se espera.

“Uma coisa ruim não apaga todas as coisas boas, príncipe. – Ela disse, olhando para o cadáver. – É preciso mais do que isso para você se perder. Pode acreditar. Experiencia própria.”

O reino perdeu seu principal herdeiro, magia envolveu e ‘matou’ o herdeiro do trono e tudo indica que foi uma conspiração, complicado para Alfie que ama seu irmão. Mesmo podendo apenas viver como aquele que comanda todos no futuro Alfie acredita que seu irmão ainda pode ser salvo e se magia o levou, nada melhor do que magia para trazê-lo de volta. Sim, Alfie não quer o trono e sim salvar seu amado irmão. Acontece que pro tipo de coisa que ele precisa, o adolescente vai precisar adentrar num mundo um pouco diferente do que ele está acostumado, avançando pro lado obscuro da cidade e dos bruxos. Mas ele sabe que valerá a pena já que deseja salvar seu irmão e está disposto à tudo. E é aqui que nosso pequeno príncipe encontra com a nossa ladra Finn.

“Ele se livrou dos devaneios. Havia algo estranho naquilo. Não estava certo. Magia não barganhava nem fazia acordos. Não tinha desejos como os homens. Aquilo não fazia nenhum sentido. As palavras que tinha naquele livro bobo antes de Paloma o tomar dele ecoavam em sua mente: Existe magia ancestral. Magia com alma, que colore os homens com seus desejos e os manipula a seu bel-prazer.”

Finn não poderia se importar menos com a situação de Alfie mas quando é destino, é destino. O caminho deles se cruzam e entre sobreviver, salvar o irmão e, muito provavelmente, o mundo, os dois começam a se entender melhor neste mundo mágico. Finn é uma ladra e nossa protagonista, ela aprendeu desde cedo que não deve confiar em ninguém e que suas vontades não importam e quando as coisas dão errado ela segue em frente de forma corajosa e refaz seus planos e assim continua viva. Eu gostei muito dela, acho que carregou muito do livro eu ter gostado dessa moça aqui, adoro almas perdidas. Alfie é o príncipe que está tentando consertar as coisas, mas é meio sem carisma, sabe? Eu entendo suas motivações, mas não entendo suas ações, porém não é uma pessoa detestável. Juntamos então numa dupla a ladra que muda de rosto com o príncipe que consegue criar portais. E assim a jornada dos dois começa, com muitos elementos latinos, magia e o risco de morrer em cada esquina. Sério, a morte é um risco bem real pra ambos.

“Ele se livrou dos devaneios. Havia algo estranho naquilo. Não estava certo. Magia não barganhava nem fazia acordos. Não tinha desejos como os homens. Aquilo não fazia nenhum sentido. As palavras que tinha naquele livro bobo antes de Paloma o tomar dele ecoavam em sua mente: Existe magia ancestral. Magia com alma, que colore os homens com seus desejos e os manipula a seu bel-prazer.”

Certo, o que falar de Nocturna… primeiro eu quero dizer que meio que entendo o porque este livro recebeu muitas críticas.  Primeiro veio da enorme propaganda constante do livro e pintando como um livro inovador e surpreendente e blá blá blá. Se criou tanta expectativa que os primeiros que leram passaram a frustração de encontrar o esperado no gênero e expuseram isso em palavras por resenhas destilando ódio pela internet, Nocturna em seu primeiro livro lembra de fato outros livros do gênero, MAS ainda assim tem a sua característica que pode, e é o que eu espero, melhorar no próximo livro. Acredito que se não tivessem hypado tanto, as críticas que vejo não seriam tão ruins porque não ia existir essa expectativa de algo surpreendentemente novo no livro. Eu gostei do que li, fez o mesmo estilo de Trono de Vidro pra mim, com um começo mediano mas que pode surpreender depois. Em trono de vidro minha primeira resenha era super falando que era qualquer coisa e hoje em dia sou a maior apaixonada pela série. Eu estou torcendo por isso aqui, os personagens são adolescentes que agem como tal, fazer merda faz parte dessa fase e quando temos magia envolvida as merdas são super maiores. A história é simples, no padrão de fantasia YA. É um começo okay de série, que me anima em ler o próximo e eu realmente não apoio esse ódio tão enorme pelo livro. Do lado ruim real eu penso que alguns personagens são bem rasos, e que a história é vendida desde o começo como uma fantasia latina, mas ao decorrer do enredo esses pontos quase desaparecem. E sim, dá pra sentir diversos pontos de diversos fantasias aqui, mas ainda é possível identificar que este livro é este, e em sua defesa eu sinto isso com um monte de outros livros então porque só esse está sendo perseguido?

“E, lembrem: não importa o quanto nos afundemos na escuridão, nunca é tarde demais para procurar a luz.”

A capa é apenas maravilhosa, e o livro é o primeiro da autora o que me fez ser um pouco mais gentil na nota. Enfim, gostei da trama e do universo com magia e magia negra, ter tudo isso baseado nas emoções foi muito legal. Os personagens são bons o suficiente para que eu possa torcer pra eles, especialmente a Finn. E, apesar de não ser surpreendente, o livro foi divertido. Eu leio muito deste gênero e gosto do que me oferece, eu venho aqui pra ler justamente as suas jornadas incríveis, a redenção dos personagens e, se sobrar tempo, um romance bem construído, Nocturna abriu as portas justamente para isso no futuro. Vou continuar acompanhando com certeza. Se você curte magia, aventura e o mundo correndo risco de acabar numa noite eterna, pode colar aqui que eu indico, porém vem com calma que é bom, mas apenas só isso por enquanto.

  • Este livro nos foi cedido pela editora Seguinte, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.
  • Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

    • A Rainha de Tearling
    • A Caçadora de Dragões
    • O Reino de Zália
    • A princesa prometida
    • As Tumbas de Atuan
    • Playlist


    [mc4wp_form id=”26998″]

    Compartilhe twitter facebook WhatsApp
    • Postado por Angel Sakura
    Minhas redes sociais:
    postagem anterior próximo post
    Cancel Reply
    Deixe um comentário amigavel *-*

    Leia os últimos comentários também...
    1. postado em novembro 25, 2019 às 5:08 pm
      autor: Karine Fernandes da costa

      Sempre nas fantasias né?! Bom, eu realmente não consigo mais me adaptar a leitura de fantasia, não me vejo mais gostando da leitura, mas sei que tem muitos lançamentos de tal e mesmo assim não me enche muito os olhos mas gostei de ver sua opinião aqui que bem sei é sempre sincera.
      Parabéns.

      Beijos

      Responder
    2. postado em novembro 25, 2019 às 6:59 pm
      autor: Alisson Gomes

      Oi Angel,
      eu soube muito por alto do lançamento desse livro, inicialmente nem me interessei por ele na verdade e nem soube do lixamento que ele recebeu na internet, mas, é meio chato receber algo diferente do que foi prometido né? Eu mesmo sei bem disso. Mas agora lendo sua resenha o interesse apareceu, vou por o livro em minha lista de leitura futura, mas só vou ler mesmo quando os outros saírem rsrs.

      Beijos

      Responder
    3. postado em novembro 26, 2019 às 2:17 pm
      autor: Karini Couto

      Eu li esse livro faz pouco. Gosto muito do gênero e apesar da sensação de já ter visto a receita parecida por aí, a história me agradou bastante.

      Responder
    4. postado em novembro 28, 2019 às 10:51 am
      autor: Rayanni K

      Olá, tudo bem? Confesso que a capa da obra não me atraiu muito não, mas a trama parece ser bem interessante e fiquei bem curiosa com a sua resenha.
      Irei adicionar a minha lista e procurar mais sobre a obra.

      Responder
    5. postado em novembro 28, 2019 às 5:16 pm
      autor: Clayci Oliveira

      Amei esses gifs de OUAT <3
      Eu realmente vi algumas pessoas criticando a história, mas anda quero ler. Gostei da premissa, amo o gênero e acredito que mesmo com as ressalvas eu vou gostar dessa história.

      Responder
    6. postado em novembro 29, 2019 às 4:28 pm
      autor: Thainá Christine

      Esse ano eu decidi me arriscar mais em fantasia e acho que consegui, porém dei prioridade para as nacionais que andam me conquistando cada vez mais. Eu gostei da proposta desse enredo, mas só de imaginar que é uma trilogia (e depois pode até se tornar mais extensa) eu desanimo. Tenho preguiça, confesso. Mas essa capa é realmente de babar! Eu teria na estante só por causa dela, hahahaha.

      Responder
    7. postado em dezembro 2, 2019 às 11:52 pm
      autor: Erika Monteiro

      Oi, tudo bem? A edição desse livro é bem diferente. Olhando para ela não temos ideia qual o tema da história. Gosto muito de fantasia mas já faz um tempo que não leio nada do gênero. O enredo me chamou atenção e fiquei curiosa. Espero ler em breve. Um abraço, Érika =^.^=

      Responder
    8. postado em dezembro 3, 2019 às 4:11 pm
      autor: Saga Literaria

      Olá, tudo bem?

      Eu já conhecia o livro por meio de outros blogs/igs literários, mas de forma superficial, pois não lembro de ler muito a respeito de “Nocturna”. Eu gostei da resenha e curto de literatura fantástica, por isso vou anotar a sua dica e pesquisar mais sobre o livro, que parece ser legal.
      Abraço!

      Responder
    9. postado em dezembro 4, 2019 às 7:17 am
      autor: PS Amo Leitura

      É uma pena quando o marketing é extremamente bem trabalhado e o livro não atende as expectativas, né? Eu gostei da sua sinceridade na resenha e confesso que estou curiosa para ler, mas quando o fizer, não vou imaginar algo diferente e como eu adoro magia/fantasia, vou deixar a dica anotada.

      Beijos,

      Responder
    10. postado em dezembro 27, 2019 às 5:32 pm
      autor: Nina Spim

      Oi, tudo bem? Amo fantasia jovem, apesar de não estar lendo muito. Uma pena que as personagens são rasas, isso com certeza me incomodaria, pois gosto de personagens bem construídos. Mas gostei bastante da história, vou ver se compro 🙂 Obrigada pela dica!

      Love, Nina.
      http://www.ninaeuma.blogspot.com

      Responder
    Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
    EI nos siga!
    Podcasts
    Últimas resenhas
    14/01
    Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
    11/01
    Com Sangue – Stephen King
    8/01
    Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
    5/01
    Shine #1 – Jessica Jung
    3/01
    Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
    30/12
    Fangirl – Rainbow Rowell
    Parcerias
    Anúncios