• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
25 nov 2017

O Assassinato de Roger Ackroyd – Agatha Christie

comentando sobre Livros Resenhas Resenhas de Livros Tags5 estrelas, 6mesesrainhadocrime, Agatha Christie, crime, Globo Livros

Autor(a): Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Nº de Páginas: 308
Comprar: Buscapé

CURTI

    • Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio.
      Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila.
      Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações. O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos romances policiais da rainha do crime.

Chegamos ao último livro do projeto “6 Meses com a Rainha do Crime” e tenho que dizer que fechamos muito bem. Posso afirmar que de todos os livros que eu nunca tinha lido dela, este com certeza foi meu favorito. Tinha um pouquinho de tudo: um narrador no qual você precisava acreditar, famílias com problemas e nosso detetive Poirot plantando abobrinhas (?). Não faltou nada!
Roger Ackroyd foi encontrado morto, mas a lista de suspeitos não é tão pequena quanto nos levam a acreditar, o motivo do crime muito menos. Poirot terá que sair de suas férias para resolver este crime que é cercado de segredos.

“- Ah! E tudo indica que o assassino escapou; por enquanto, pelo menos. Agora, contem-me o que aconteceu. Quem descobriu o corpo?”

Para variar Poirot estava de férias.. não sei se foram os livros que li, ou coincidência (o que duvido), mas reparem como ele sempre está de férias ou está de pausa ou descansando. Então já sabem né quando ele anunciar férias ou descanso um crime complexo vai ser cometido huahauhaua.
Quando Roger Ackroyd é morto, a história de outras duas mortes chamam a atenção. Afinal todos se conheciam ou eram conhecidos ou amigos. O que aumentam as chances de tudo estar conectado.
Nossa história é narrada pelo Dr. Sheppard, que conhecia a longo prazo Roger. No meio disso tudo temos uma cunhada que morava a pouco tempo com Roger, que viera juntamente com sua filha, mais o afilhado de Roger o qual ele criara como um filho, sem contar empregados da casa e muitos outros que frequentavam a residência. Praticamente todos possuem um motivo e tiveram oportunidade, resta uma boa investigação de Poirot que não deixará nada passar para sabermos quem de fato cruzou a linha e cometeu os crimes.

“A única coisa que sabemos sobre ele é que tem interesse em cultivar abobrinhas.
Mas esse não é certamente o tipo de informação que Caroline busca. Ela quer saber de onde ele vem, o que faz, se é casado, o que fazia sua mulher, ou faz, se ele tem filhos, qual era o nome de solteira de sua mãe etc. Imagino que alguém muito parecido com Caroline deve ter inventado as perguntas nos passaportes.”

Acho que a melhor coisa desse livro, fora Caroline a qual eu super passaria a tarde fofocando e bebendo uma boa xícara de chá, é a narração do dr. Sheppard. Porque além dele ser um tanto quanto amador no campo da investigação vamos acompanhando o seu crescimento e vemos aos poucos o que ele vai descobrindo, é bem legal perceber como faz uma boa diferença quando uma autora sabe usar bem a primeira pessoa. Eu não sou fã de livros em primeira pessoa e para eu ter admirado este vocês precisam concordar que ele deve ser muito maravilhoso né?
E o que era a irmã mais velha do dr Sheppard? Caroline é daquelas mulheres que não tem nada o que fazer o dia inteiro e por isso ela fofoca e bisbilhota a vida alheia o tempo todo. Como eu amava as observações dela, era realmente engraçado e preocupante como ela sabia de um monte de coisa sem ao menos colocar o pé pra fora de casa. Nunca vi alguém tão bem informada!
Se você ler com atenção a resolução do crime não é tão difícil, mas não vou mentir eu não estava me importando tanto já que todo o resto estava tão legal de se acompanhar. Veja bem descobrir o criminoso é legal, mas neste aqui toda a jornada é igualmente divertida de se acompanhar.
Este foi o último livro do projeto “6 Meses Com A Rainha do Crime” e eu amei participar e organiza-lo. Agradeço as outras participantes por irem comigo até o final e espero que tenham gostado das premiações! Em 2018 queremos fazer mais projetos então estaremos contando com a participação de todos vocês. E quem será o nosso próximo projeto, alguém quer chutar?

Participantes: Eu Insisto ♦ Livros e Pergaminhos ♦ Epílogo em Branco

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Assassinato no Expresso do Oriente
  • E Não Sobrou Nenhum
  • A Casa Torta
  • os cinco porquinhos
  • A Morte no Nilo
  • Playlist

Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios