• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
19 mar 2016

O Bangalô – Sarah Jio

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags3 estrelas, Editora Novo Conceito, Histórico, romance, Sarah Jio

Autor(a): Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 320
Comprar: Buscapé

CURTI

    • Verão de 1942. Anne tem tudo o que uma garota de sua idade almeja: família e noivo bem-sucedidos. No entanto, ela não se sente feliz com o rumo que sua vida está tomando. Recém-formada em enfermagem e vivendo em um mundo devastado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Anne, juntamente com sua melhor amiga, decide se alistar para servir seu país como enfermeira em Bora Bora.  Lá ela se depara com outra realidade, uma vida simples e responsabilidades que não estava acostumada. Mas, também, conhece o verdadeiro amor nos braços de Westry, um soldado sensível e carinhoso. O esconderijo de amor de Anne e Westry é um bangalô abandonado, e eles vivem os melhores momentos de suas vidas... Até testemunharem um assassinato brutal nos arredores do bangalô que mudará o rumo desta história. A ilha, de alguma forma, transforma a vida das pessoas, e este livro certamente transformará você.

Assim… Sarah Jio, de novo. Sarah Jio e seus romances não melosos, mas melosos. Eu não sei vocês, mas se tiveram alguma chance de ler anteriormente algum livro dela… Não esperem que os outros os surpreendam. Eu achei os dois que eu li bem no mesmo estilo, um romance capaz de nos levar à outro mundo com um suspense maravilhoso encaixado, mas que não anda. Simplesmente não anda. Não sei se Sarah quer escrever única e exclusivamente um romance, e acha que um draminha/suspense ali no canto dá um upgrade… Mas senhora, querida, não. Não dá, na verdade só me frustra. Pelo menos eu. Não me engane que é mais que um romance se for apenas um romance.

Sim, eu vou usar esse gif novamente só para expressar o quanto a Anne é sem graça e o Westry é um meio covarde (meio, porque afinal de contas o cara é um soldado, e não há nada de covardia nisso). Mas então… O livro começa com o que eu chamo de crise existencial-frescura. O que eu tive que dar uma pausa várias vezes, e repetir na minha cabeça (mais do que várias vezes) que é um romance em uma época em que sabemos que o machismo era o rei do pedaço (segunda guerra mundial, para quem ainda não se identificou) então eu tinha que tolerar e continuar.

Vamos começar minha analise/reclamação/desabafo. Primeiro: a Anne tem um noivado meio arranjado com o ricão da cidade, e não muito convidativos sogros. Segundo: a Anne tem uma melhor amiga que de cara se vê extremamente invejosa, e burra, já que esta em um relacionamento com um homem casado, esperando que ele se divorcie para ficar com ela. E terceiro: esta decisão, nada espontânea, e muito covarde de Anne de ir para Bora Bora servir de enfermeira porque ela não queria encarar sua vida como estava atualmente, então ela tomou essa atitude, deixando um noivo mais do que compreensivo para trás, e embarcando em uma missão (mesmo que muito patriota e justa) quase suicida com a melhor amiga.

Queridos, eu quero que entendam que a minha frustração em parte se deve à que eu não concordo em NADA com as decisões da nossa personagem. E acho que ela é uma tremenda covarde. Eu tentei com todas as forças entender que sim, é uma outra época, que eu não teria como imaginar como era viver naquele tempo, sendo uma mulher, tendo de conviver com uma sociedade que escolhe até a maneira “decente” como se deve usar uma calcinha (nem sei se naquela época o nome correto era calcinha). Mas Anne me frustrou. E sei que sem essa decisão dela, não haveria história, mas acho que poderia ter se desenrolado de outra maneira. Algo como: faltam enfermeiras no outro lado do mundo, ou são muitos soldados feridos, por favor mandem especialistas, e coisas assim.

Continuando com a história: Anne chega em Bora Bora e tudo se transforma. A Kitty se transforma em um ser que provavelmente era ela todo o tempo só que camuflado pela vida; Anne começa a ver o horror que é a guerra, e como a vida dela deu um salto de cabeça para baixo com a família e o noivo. E nisso tudo temos Westry. Desde o começo que os dois se conheceram rolou aquele tchan. Aquele tchan de livro de romance, aquele olhar de “seremos um casal no livro, e isso ficou óbvio demais, vamos disfarçar rindo e virando pro lado”. Esse tchan vai se desenvolvendo um pouco lento no começo; daí eles encontram O Bangalô e todos os mistérios envolvidos com ele.

“- Bem, eu não me importo se esses homens estão longe de mulheres há séculos. Isso não é desculpa para barbárie.

– Não é – ele concordou – É por isso que eu evito a maioria deles. Há poucos homens decentes aqui. Preciso aprender a ser direta com eles. Em casa você pode ser tímida pode esperar decoro e cavalheirismo. Aqui não, Os trópicos trazem à tona o lado selvagem de  todo nós. A ilha anestesia nossas inibições. Ela nos muda. Você verá,”

Neste cenário meio que Anne-esqueceu-que-é-noiva e Kitty-minha-filha-você-sumiu, vemos a interação com as outras enfermeiras, com o povo da vila, e com as decisões meio tontas que as duas acabam fazendo durante o tempo que estão em Bora Bora. Muita coisa fica com buracos, como uma história mal contada, com o tempo algumas lacunas acabam sendo preenchidas. Mas, muitas destas partes passam batidas; algumas vezes tive que voltar para reler porque simplesmente não lembrava o que tinha acontecido. Ou não foi impactante o suficiente pra que eu lembrasse. Algumas coisas eu achei bastante repetidas, como as inseguranças da Anne ou a sua preocupação constante com a Kitty, que não passava de uma preocupação vazia já que ela nunca fez nada para ir atrás da amiga (amiga da onça, eu direi, haha). E pouco foi falado da guerra. Sim, Westry foi ao combate. Sim, Westry estava fazendo com que Anne morresse de preocupação, mas foram breves momentos. Breves momentos que Sarah poderia ter explorado dignamente, como um romance épico em plena Segunda Guerra Mundial…

Deixando de lado, minhas reclamações, e entrando no campo que ficou a dúvida: eu recomendo? Como disse a Angel, se você gosta de romance, meio morno, meio sem drama, com uma escrita boa, mas sem esperar demais, bem-vindo ao seu paraíso. Fora isso, dê uma chance à um livro entrar na sua vida. E se não deu, bem, sempre vão existir outros! Pra mim não funcionou muito.

  • Este livro nos foi cedido pela editora Novo Conceito, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor
  • Depois Daquela Montanha
  • Neve na Primavera
  • última camélia
  • As Cores do Entardecer
  • Playlist


Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Ruchiaa
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em março 21, 2016 às 5:02 pm
    autor: Books And Carpe Diem

    Olha eu confesso que tive a mesma sensação que você com uma diferença, não continuei a leitura, larguei de mão. Eu amo romance mas tem hora que a pessoa não sabe escrever simples assim. Parabéns pela franqueza.

    Beijos

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 11:03 am
      autor: Ruchiaa

      eu ate tentei largar, mas não podia no caso xD

      Responder
  2. postado em março 21, 2016 às 11:59 pm
    autor: Saga Literaria

    Olá,

    não conhecia a autora Sarah Jio e sua obra, acho legal filmes ou livros que utilizem nem que seja como pano de fundo guerras mundiais. Vou indicar esse romance para as colaboradoras do blog. http://www.sagaliteraria.com.br

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 11:03 am
      autor: Ruchiaa

      então, adoro livros com esse fundo de guerras. gosto de ver como o ser humano vira bicho. me lembra que não somos melhores que nada

      Responder
  3. postado em março 22, 2016 às 4:22 pm
    autor: Lilian Valentim

    Hi baby, tudo bem? olha estou correndo de romances desse tipo, meio melosos e mornos, sei lá, parece que enjoei! passo essa leitura mas adorei seu post! adoro seu jeito criativo com gifs engraçados! hehehe e sua escrita é ótima

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    bejinhos

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 11:02 am
      autor: Ruchiaa

      ebaaa. adoro gifs. eles traduzem minhas emoções melhor do que eu mesmo xD

      Responder
  4. postado em março 22, 2016 às 9:03 pm
    autor: Thaísa Tavares

    Oie, tudo bem? Acho que o livro faz o tipo despretensioso, apenas pra tirar uma ressaca literária, não? Dar uma aliviada depois de um livro tenso ou passar o tempo quando não tem nada pra fazer, foi essa a impressão que eu tive lendo a resenha.
    Mas eu mesma não leria, acho.

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 11:02 am
      autor: Ruchiaa

      eu não acompanho a expressão ‘ressaca literaria; pra mim a unica ressaca é de alcool xD

      Responder
  5. postado em março 22, 2016 às 10:11 pm
    autor: Eliane Kanashiro

    Oi Ruchiaa, tudo bem? Nossa, lendo a sinopse achei que o livro ia agradar mas depois vem a sua resenha dizendo que foi uma decepção,rs. Pra mim é bom, porque não sou muito fã de romances melosos, mas se for bem escrito eu até leio entre uma leitura e outra, mas se for mediano ou ruim eu já passo longe. Que bom que eu li sua resenha pois é um dos que vou passar longe. Obrigada pelos desabafos e parabéns pela sinceridade, é disso que eu gosto ao ler resenhas, que seja sincero e imparcial, independente se o livro ou adquirido do próprio bolso ou cortesia de editora. Até porque a culpa não é da editora que o livro é ruim, no caso é a escrita da autora mesmo,rs.

    Beijos. ^_^
    http://www.clubedas6.com.br

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 11:01 am
      autor: Ruchiaa

      ou talvez a gente é exigente demais, vai saber.

      Responder
  6. postado em março 22, 2016 às 10:58 pm
    autor: Ana

    Li Neve da Primavera e gostei bastante, mas percebi pela sinopse desse livro que a fórmula da autora é sempre a mesma e acabei passando O Bangalô pra frente sem ler :/ Ri muito lendo a resenha kkkkkk http://www.belapsicose.com

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 11:01 am
      autor: Ruchiaa

      é igual. morno, quase friozinho.

      Responder
  7. postado em março 23, 2016 às 9:29 am
    autor: Francine porfirio

    Ri muito com essa resenha! CRENDIUSPAI! Hahahahaha. Enfim, admiro sua honestidade e entendi completamente os pontos que você levantou. Uma pena que ficou com essa sensação de este ser um romance sem grande desenvolvimento, com uma protagonista que é perita em fugir – mesmo quando supostamente quer conhecer melhor a si mesma – e num contexto que parece não ter sido suficiente para dar credibilidade aos comportamentos dos personagens. :/ Eu não pretendo ler, porque não… esse não é o meu paraíso.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 11:00 am
      autor: Ruchiaa

      eba. mais uma. e não sei pq torci xD

      Responder
  8. postado em março 23, 2016 às 3:43 pm
    autor: Morgana Brunner

    Oiii, tudo bem?
    Fiquei bem curiosa para realizar a leitura deste livro, apesar dos pontos negativos, ainda quero ler o livro. Acho a edição maravilhosa e encantadora hahaha me encantei pela capa e preciso ler!!! Quem sabe até enjoaria em ser este tipo de romance.
    Beijão

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 11:00 am
      autor: Ruchiaa

      só lendo pra saber né!

      Responder
  9. postado em março 23, 2016 às 8:59 pm
    autor: Morgana Brunner

    Oiii, tudo bem?
    Fiquei bastante impressionada pela sua resenha. Pois, até hoje apenas vi comentários positivos a respeito deste livro. Eu tinha muita vontade de ler a obra, mas odeio romances dessa maneira e me deixam estressada e sem ânimo hahahahaha
    Obrigada pela sinceridade.
    Beijão

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 11:00 am
      autor: Ruchiaa

      de nadaaaa. ninguem me paga, e se me pagassem ainda seria a mesma coisa. não nasci pra socialite, ou seja lá como escreva xD

      Responder
  10. postado em março 24, 2016 às 1:03 pm
    autor: Monalisa marques

    Eu vejo essa capa, leio esse título, leio a sinopse e tudo o que eu quero fazer é ficar bem longe desse livro! hahaha Odeio histórias melosas, e já tinha a impressão que esse seria o caso. Daí vem você e confirma que estou certa… Ou seja, não pretendo ler. Ainda mais por saber que a história não anda!

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 10:59 am
      autor: Ruchiaa

      HAHAHAHAHAH <3

      Responder
  11. postado em março 24, 2016 às 11:04 pm
    autor: Rodrigo Costa

    Amei a resenha e eu já conhecia o livro,mas nunca li. Tenho muito vontade de lê-lo,pois acho a premissa interessante. Depois do seu texto fiquei mais curioso,até porque você teve uma visão um pouco divergente da outra resenha . Beijo

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 10:59 am
      autor: Ruchiaa

      xD eu li muitas resenhas dele…. todas contrarias a minha.

      Responder
  12. postado em março 25, 2016 às 6:19 pm
    autor: Marina Garcia

    Ugh… Esse livro não é para mim, pois não procuro por romances e quando eu os procuro ou são aqueles feito para eu rir e me deliciar ou é para eu chorar um riacho. Não gosto de romances meio termos.

    Responder
    • postado em abril 11, 2016 às 10:58 am
      autor: Ruchiaa

      Não gosto de romances. Eu leio esperando que me façam chorar horrores e desistir da ideia de ‘odeio romances’. xD

      Responder
  13. postado em março 25, 2016 às 11:38 pm
    autor: Gabby Soares

    Hey,
    Realmente é muito chato quando um livro promete muito mais do que aquilo que entrega, então entendo a sua frustração. Pior ainda é quando as decisões dos personagens não fazem sentido ou nos irritam pela covardia. Só esses dois pontos já me fizeram desistir da leitura, além da premissa em si também ser pouco interessante pra mim.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:31 am
      autor: Ruchiaa

      haha. sorry.

      Responder
  14. postado em março 26, 2016 às 2:34 pm
    autor: Roberta Gouvêa

    Olá, tudo bem?
    A capa já não me chamou muito a atenção e eu não lembro de ter ouvido falar na autora, então esse livro não chamou muito minha atenção. Eu gosto de histórias que se passem na segunda guerra, mas não nesse estilo. Romance morno não é comigo :S
    Beijos <3

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:31 am
      autor: Ruchiaa

      yep yep.

      Responder
  15. postado em março 26, 2016 às 6:53 pm
    autor: Mila Cris

    Estou com esse livro na minha cabeceira para iniciar!!! Tenho amigas que amaram e outras nem tanto, pelo que me conheço tenho certeza que vou amar! Adorei sua resenha e afirmo, vou amar!Bjs

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:27 am
      autor: Ruchiaa

      HAHA. espero que sim, pelo menos alguem!

      Responder
  16. postado em março 26, 2016 às 8:53 pm
    autor: Alessandra

    Gostei não hehehe

    Este é um daqueles livros dos quais eu mantenho distância. Não gosto de nada mordo e sem gracinha.

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:27 am
      autor: Ruchiaa

      haha duas. mas eu achei mesmo que ia ser diferente. com tratratra e sangue e drama, mas não u.u

      Responder
  17. postado em março 26, 2016 às 11:02 pm
    autor: Gabriel

    Eu não gosto muito de romances então pelo simples fato de saber sua sensação com esse livro eu simplesmente já o descartarei da minha lista. Sobre a playlist ai em baixo, só queria dizer que amo essas músicas (ta no replay faz tempo).

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:26 am
      autor: Ruchiaa

      eu to xonada pela playlist.

      Responder
  18. postado em março 27, 2016 às 1:13 am
    autor: Anônimo

    Virei sua fã!
    Adorei a resenha, bem direta, verdadeira e super divertida.
    Não, não li O Bangalô, e confesso que não me interessei pela história, senti que seria um tanto clichê, apesar de ler muitos clichês. rsrs Mas, esse realmente não me atraiu.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:25 am
      autor: Ruchiaa

      HAHAH. thanks <3

      Responder
  19. postado em março 28, 2016 às 11:16 am
    autor: Anônimo

    Olá Elisabete tudo bem, esse livro é ler ou não ler eis a questão. Desde o lançamentos eu achei o título horroroso, a história em si estou lendo agora no seu blog e entendo perfeitamente seu ponto de vista. Uma narrativa assim perde o gosto pelo conteúdo do livro. Eu não leria prontamente, mas tenho curiosidade em saber como é a escrita da autora e saber por que ela desenvolve seus romances assim! Bjkas

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:24 am
      autor: Ruchiaa

      não sou a bete, mas é quase. xD

      Responder
  20. postado em março 28, 2016 às 6:42 pm
    autor: gabrielribs

    Oiee,
    Ainda bem que nem vi esse livro pra ler, ia passar raiva ehueh, minha opinião sempre bate com a sua, então hehe.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:15 am
      autor: Ruchiaa

      venha cá e me dê um abraço!

      Responder
  21. postado em março 29, 2016 às 1:46 pm
    autor: Larissa

    Olá, tudo bem?
    Confesso que gosto bastante de romances, mas de cara esse livro não chamou a minha atenção, então quando comecei a ler a resenha desanimei mais ainda. Enfim, não é algo que eu leria agora.

    Beijos :*

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:15 am
      autor: Ruchiaa

      sorry. juro que não é minha intenção desestimular leitura xD

      Responder
  22. postado em março 29, 2016 às 9:22 pm
    autor: Larissa

    Oi, tudo bem?
    Adoro sua sinceridade nas resenhas, acho bem engraçada 😉
    Não conhecia a autora, mas estou evitando romances por um tempo para conhecer outros gêneros literários.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:04 am
      autor: Ruchiaa

      OBRIGADA <3
      Sou sincera ate demais as vezes. Nas resenhas pelo menos xD haha

      Responder
  23. postado em março 31, 2016 às 3:16 pm
    autor: Erika

    Oie, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse livro, mas ainda não o li. Pela sinopse ele parece ser bem interessante, uma pena que no decorrer da história ele se mostra morno. Mas como você disse, sempre existirão outros títulos. Beijos, Érika

    – http://www.queroseralice.com.br –

    Responder
    • postado em abril 5, 2016 às 9:00 am
      autor: Ruchiaa

      Espero que sim (:

      Responder
Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
7/11
A Rainha Aprisionada – Iskari #2 – Kristen Ciccarelli
5/11
Uma Mulher no Escuro – Raphael Montes
3/11
36 Perguntas que Mudaram o Que Sinto Por Você – Vicki Grant
30/10
A Filha do Rei do Pântano – Karen Dionne
27/10
Abadia de Northanger – Jane Austen
24/10
Nocturna – Nocturna #1 – Maya Motayne
Parcerias
Anúncios