• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
10 fev 2014

O Beijo das Sombras – Academia de Vampiros #1 – Richelle Mead

comentando sobre Livros Resenhas Resenhas de Livros TagsAcademia de Vampiros, Editora Nova Fronteira, Juvenil, Richelle Mead, sobrenatural

Autor(a): Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Nº de Páginas: 320

CURTI

    • Rose Hathaway é uma vampira, guarda-costas de sua melhor amiga Lissa, uma princesa vampira Moroi. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora foram capturadas e estão sendo levadas para a Escola São Vladimir, justamente o lugar onde mais longe estão o perigo, e vão ter que lutar para proteger uma à outra.

Esse ano está na minha meta literária reler TODOS os livros da série Academia de Vampiros. Por diversos motivos eu queria fazer isso, especialmente porque queria ter o contato recente com os livros para fazer a resenha pro Eu Insisto, e isso não é nenhum esforço na verdade! Eu tenho sentimentos conflitantes com esta série, eu a amo e a odeio na mesma proporção, é possível isso? Tenho muitos sentimentos conflitantes entre Rose, Dimitri, Lisa e toda a história. Porém vamos falar disso nos momentos oportunos <3 Sim, eu estou me policiando para não dar spoilers.
Este primeiro livro eu li muito tempo atrás e acompanhei a saga enquanto ela não tinha nem saído no Brasil. Algumas vezes com traduções toscas e depois os livros corretos em espanhol, esse era o nível da minha febre por Academia de Vampiros e pela Rose. É sério, quando eu falo que li coisas/traduções absurdas é verdade, eram realmente grotescas, mas eu era feliz simplesmente participando do mundo dos morois, strigois e dhampirs. Meu vício foi tanto que tivemos um RPG inspirado em Academia de Vampiros no Mangás Space onde eu mestrei e foi muito divertido rs.
Certo, vamos pra história que é bem inovadora para o já mitigado mercado de vampiros. Richelle Mead faz um excelente trabalho em sua narrativa e é quase impossível não gostar da nossa protagonista destemida: Rose. Ela é tudo o que as protagonistas em geral não são: violenta, ativa, esperta, forte, cínica, arrogante e muito divertida. Esses pontos me fizeram adorar a Rose neste livro.
Este primeiro livro não tem muita ação, porém dá todo o cenário para a ação nos próximos livros, e vai ter ação nos outros. Começamos o livro sabendo da fuga de Rose e Lisa, e os estranhos fatos que envolveram a fuga delas. Também descobrimos que elas são vampira moroi (Lisa) e dampira (Rose). E com isso somos apresentados para a estrutura dessa sociedade: Dampiros, Moroi e Strigoi.
Morois são os vampiros de sangue puro e que podem fazer magia com algum elemento natural – terra, ar, água e fogo. Strigois são a escória, os vampiros do lado negro da força, e surgem quando um Moroi mata um humano/moroi/dampiro ao beber o sangue ou quando uma vítima de Strigoi (humano/moroi/dampiro) tem seu sangue bebido e bebe o do strigoi de volta. Dampiros são vampiros híbridos (mais fortes que os Morois) que nascem de uma relação sexual entre um Moroi e um dampiro/humano. Uma observação é que dampiros não podem ter filhos entre si, eles precisam dos Morois para darem continuidade à sua raça e por isso eles são os guardiões deles, já que a comida favorita de strigois são os morois.
As relações criadas entre as pessoas influenciam em todo momento na história, as mudanças e evoluções de todos influem diretamente os resultados. Isso tudo regado à muitas ameaças de Rose, sarcasmo e uso de força bruta. Com os poderes dos Morois, a força bruta dos dampiros e a violência dos strigois a história se torna interessante rapidamente. Tem como não amar?

“— Ei, Mason, limpe a baba escorrendo da boca. Se você vai ficar me imaginando nua, faça isso num horário só seu. […]
— Esse é o meu horário, Hathaway. Eu vou liderar a sessão de hoje.
— Ah, vai? — retruquei. — Hum. Bom, acho que esse é um bom momento para me imaginar nua, então.
— Sempre é um bom momento para imaginar você nua.”

Temos nesta história o retorno de Rose e Lisa para o Colégio do qual fugiram, a “Academia de Vampiros”, é sério, esse é o nome. Chegando lá vemos que as coisas não são tão diferentes do que o nosso próprio sistema de colégio: grupinhos, rivalidade, paqueras e muita confusão.
Quando retorna pro colégio Rose, para alcançar as aulas que perdeu enquanto fugia com Lisa, passa a ter aulas extras com o russo Dimitri Bellikov (momento de silêncio para contemplar o quanto ele é gostoso). Ela tem talento e junto com o treino de seu mentor ela se esforça para alcançar seus outros amigos guardiões. E neste percurso ela descobre que os problemas quer a fizeram fugir com a sua melhor amiga ainda estão à espreita. Entre o que é real ou loucura Rose terá que decidir o que ela está disposta a fazer por sua melhor amiga enquanto descobre que ela pode estar aprendendo mais do que deveria de seu mentor Dimitri.

“— Então me conte uma coisa: imagine que você arruma um jeito de raptá-la novamente e a leva para um shopping. Enquanto vocês estão lá, um Strigoi se aproxima. O que você faz?
— Depende da loja em que a gente estiver.”

Os personagens são muito interessantes e funcionam como um todo, é refrescante encontrar uma protagonista que é diferente e sabe se divertir. Rose tem a idade que tem e isso é muito bom, ela tem a sua porção de erros e sua qualificação de badass bem alta. E então vemos Rose e Lisa, eu admiro muito a amizade das duas, claro que pelo vínculo ela já tinha grandes chances der ser profunda, porém Rose é capaz de se sacrificar sem hesitar pela Lisa. Mesmo que a Lisa seja um emaranhado de confusão a Rose é seu porto seguro. Ela está ali pros bons e pro maus momentos, isso sim é amizade de verdade. Muitas pessoas querem transformar a vida delas miseráveis por diversos motivos, mas elas passam por isso tentando uma proteger a outra da sua maneira. É bonito de se ver. E nesse fogo cruzado encontramos Christian Ozera, um moroi pária que carrega um peso da tragédia familiar. Dimitri também cresce no decorrer do livro, ele parece ser apenas mais um cara frio desses que vemos aos montes, mas não é. Ele além de sexy, bonito e forte, também tem sentimentos e da sua maneira ele demonstra isso. E é claro que derretemos com ele, esses heróis literários ainda vão acabar nos matando de inveja.
Por fim, devo dizer que Academia de Vampiros é uma saga que, mesmo sem nada de extraordinário no início, sua originalidade e personagens te prendem na história e te faz ansiar pelo próximo livro. Eu estou me segurando para não contar coisas que não devia, sério. Eu quero comentar sobre a história mais profundamente, porém vou fazer no próximo. Assim eu não dou spoilers, sou conhecida por isso. Agora vou dar uma dica, prestem atenção em todos os detalhes, aqui eles fazem diferença no resultado final. Sutilmente você acaba descobrindo das coisas junto com as nossas protagonistas e isso faz nascer o sentimento de estarmos na história.
E mesmo que a história seja contada em primeira pessoa, graças ao vínculo com a Lissa podemos ver pontos de vistas em que a Rose não estava. Bom, para nós leitores.

” — O guardião Belikov é o guardião da princesa agora — disse Kirova. — O seu guardião sancionado.
— A senhora contratou mão de obra barata vinda do estrangeiro para proteger Lissa?”

Com um estilo jovem, flexível e muito divertido Richelle nos presenteia com essa história de amor e ódio. Então, o que estão esperando para ler esse livro?

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • promessa de sangue
  • silêncio
  • aura negra
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em fevereiro 10, 2014 às 1:28 pm
    autor: Leticia "Nimphadora" Fiuza

    Eu adoro essa série. Tbm tenho alguns sentimentos conflitantes, mas aprendi a viver com eles.

    Estou lendo o último, digo, comecei em PDF e tenho q comprar o volume e tá bem legal, apesar de eu querer que o final seja um, mas já sei que não será(por conta de uma série derivada e que me deixou muito, mas muito possessa…enfim…).

    O que gosto na série, diferente de um monte ai com o mesmo mote, tem um objetivo maior bem marcado e isso é legal, tem romance e pegação, tem seus clichês, mas eles não se perdem.

    Já me surpreendi muito com o livro, lembro especialmente de uma madrugada que eu estava viajando pra o interior de SP e o lendo o 3 e o final acabou comigo e eu não consegui parar de pensar ou tentar dormir dps disso XD

    Agora o filme, vou esperar pra dar qlqr opinião, pq posso morder minha língua se sair por ai destilando meu veneno ^^

    Adorei a matéria!

    Responder
    • postado em fevereiro 17, 2014 às 7:52 am
      autor: Angel Sakura

      Leticia, eu vou ser sincera sobre o spin off: eu tenho gostado mais do que a principal. <3
      Deixa eu comentar agora, o final que você queria presumo que é bem próximo do que eu queria rs, no inicio eu tb fiquei extremamente chateada com o final e o spin off, tanto que demorei muito para ler, mas agora... Felicidade define.
      Eu gosto também que temos o objetivo maior que no fim, é oq guia a história. E imagino qual livro te derrubou rs, eu meio que fiquei mal no final do terceiro... Tipo, OMG pq fez isso?!!!!
      Enfim, me diverti com a série, e agora lendo bloodlines fico mais feliz com o final rs.

      Responder
  2. postado em fevereiro 10, 2014 às 3:14 pm
    autor: Debyh

    Se eu não tivesse cansada de vampiros até daria uma chance pra série, mas por agora não… quem sabe mais pra frente.

    Responder
    • postado em fevereiro 17, 2014 às 7:53 am
      autor: Angel Sakura

      Dê uma chance debs, é muito/mega;hiper/ legal rs

      Responder
  3. postado em fevereiro 10, 2014 às 4:21 pm
    autor: Nanalees

    Tenho a série e tal…mas tava com um desapego danado xD eu li até o segundo, mas tenho o terceiro e tô pensando se dou ou não chance 😛

    Responder
    • postado em fevereiro 17, 2014 às 7:53 am
      autor: Angel Sakura

      dê pq vale a pena, é bem legal e construída de forma coerente ^^

      Responder
  4. postado em fevereiro 10, 2014 às 6:38 pm
    autor: Carla Antoni | Um Doce Dia

    Ando meio cansada de vampiros…rs, hoje em dia parece que tem em todo lugar…hehehe
    Mas pelo seu último parágrafo deve ser bem bom.

    Angel, você lê muito, juro! Não consigo acompanhar seu ritmo…rs
    Tento ler bastante, mas não sei como você consegue ser tão rápida!

    :***

    Responder
    • postado em fevereiro 17, 2014 às 7:54 am
      autor: Angel Sakura

      Âhhhh, é que quando eu gosto do livro não consigo parar de ler, é tipo vicio rs.
      Eu nem acho que leio muito rápido, tenho um amigo que devora livros de quase 700 págs em um dia o.o assustador

      Responder
  5. postado em fevereiro 10, 2014 às 8:38 pm
    autor: Ane Reis

    Oie Angel =)

    Me sinto uma ET por ainda não ter lido essa série e nenhum livro dessa autora.

    Todo mundo fala super bem dessa série, e pretendo ler o primeiro livro antes de assistir ao filme.

    Tudo bem que ando meu saturada de vampiros, mas nesse caso a curiosidade fala mais alto rs…

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    Responder
    • postado em fevereiro 14, 2014 às 10:45 am
      autor: Debsten

      Ando meio cansada de vampiros…rs, hoje em dia parece que tem em todo lugar…hehehe
      Mas pelo seu último parágrafo deve ser bem bom.

      Responder
    • postado em fevereiro 17, 2014 às 7:56 am
      autor: Angel Sakura

      Dê uma chance, é uma série que vale a pena. Apesar da modinha e de todo mundo pagar pau é uma série que vale a pena de verdade!^^
      Eu tô ansiosa para o filme, mas falaram que é bom ter lido o livro para entender rs

      Responder
  6. postado em fevereiro 11, 2014 às 10:15 am
    autor: jose

    Bom livro, espero que o filme não estrague a série.
    Como você eu destesto alguns pontos

    Responder
    • postado em fevereiro 17, 2014 às 7:56 am
      autor: Angel Sakura

      Pois é, mas agora que tô ledo série bloodlinees estou até sendo mais boazinha rs

      Responder
  7. postado em fevereiro 17, 2014 às 10:42 am
    autor: Carla Antoni | Um Doce Dia

    Primeiro de tudo! Eu AMEI esse layout! Que gracinha!!! As cores, o desenho, o rodapé, está tudo lindo, parabéns!!

    Segundo…rs: Esse seu segundo parágrafo me convenceu a ler o resto da resenha….rs “Certo, vamos pra história que é bem inovadora para o já mitigado mercado de vampiros.”
    Mas acho que vou esperar pelo filme, se ler o livro antes, tenho certeza que odiarei o filme…hehehe, quase sempre é assim, já que os dois ficam mesmo tão diferentes, eu entendo que o roteirista tem que mudar muito a ordem dos ‘fatos’ para encaixar tudo melhor no filme, mas mesmo entendendo, não concordo…hehe

    :**

    Responder
  8. postado em fevereiro 17, 2014 às 2:30 pm
    autor: Gabi

    Gente, vou começar dizendo em voz aguda de menininha “QUE LAYOUT DIVOSO É ESSE? MEU DEUS TÔ IN LOVE”

    Pronto, agora ao que interessa.
    Eu também amo VA e fiquei de ler a série inteira ano passado maaas, acabei não conseguindo ler o último. De toda forma, só de reler os quotes da resenha já me deu uma saudade absurda da Rose. Choro de rir com ela ♥
    Estou mega hyper curiosa pra saber o que que te faz odiar a série! Como assim?! preciso de detalhes!

    Confesso que não sou nem um pouco fã da Lissa, seu mimimi e sua pose de boa moça. Apesar de que, de vez em nunca, ela tem umas atitudes aceitáveis.

    Não tem o que dizer do Dimitri, né? Como não amar esse tesão de homem? (cuidado com as palavras impróprias)

    Anyway, tô babando o layout demaaais e a resenha ficou ótima (como sempre)

    Beijitos

    Responder
  9. postado em fevereiro 18, 2014 às 11:02 am
    autor: Naathy ~

    Apesar de ser sobre vampiros, eu ouço falar tão bem dessa série que fiquei curiosa e vou ler qualquer dia, com certeza *-*

    chamou bastante atenção :3

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios