"O Caso Laura" conta a história de um detetive particular, Marcel, contratado para investigar os encontros que Laura mantém com um homem misterioso. Inicialmente, as gravações das conversas da protagonista com o estranho não revelam nada de espetacular; mas quando o investigador passa a seguir o enigmático sujeito, revelações conduzem a narrativa para o desfecho. Acompanhamos também a história de Alan, um investigador da Polícia Civil que está na mira da Corregedoria.
Comecei a ler esse livro simplesmente porque queria ler algo do Andre Vianco, sempre ouvi falar desse autor brasileiro, mas nunca tinha lido nada dele. E para o primeiro livro que peguei, sem ler a sinopse, sem saber nada da história, tenho que dizer: eu gostei bastante.
Lutava desejando nadar para fora daquele pesadelo viscoso, juntava todas as forças para não afundar, porque quando afundava, sua vida ficava insuportável e todo desejo de continuar trilhando a estrada de tijolos dourados se esvaía.
Marcel é um detetive particular contratado por uma pessoa misteriosa para vigiar uma pessoa e ele não faz ideia de qual seja a relação com seu cliente, mas já que tem um bom dinheiro envolvido ele aceita o trabalho e acaba se envolvendo muito mais do que imagina com o caso.
Laura enfrentou muitas dificuldades em sua vida e se afunda cada vez mais em depressão, e em pensamentos negativos. Seu pai, o único que restou da sua família, está internado há algum tempo com sérios problemas de saúde. Em meio a tudo isso, Laura tenta levar uma vida normal, o que é muito difícil.
Alan é um policial que busca justiça a qualquer custo, o que o leva a se perder entre o certo e o errado e em seu próprio limite.
– Hum. Quem tá fugindo, garota? Mas vou logo avisando que não é uma boa hora para a Miss Corregedoria ficar comigo.
– Por quê? Está indo assassinar alguém? (…)
– Talvez. Talvez eu esteja mesmo.
O livro é em 3ª pessoa e os capítulos são alternados entre os vários personagens, não considero Laura como a personagem principal e sim o assunto, que seria sobre um momento difícil e uma possível superação na vida.
Confesso que me deprimi um pouco no começo do livro, tanto com as lembranças da vida da Laura, como o modo de vida de Alan. Fiz várias pausas antes de terminar o livro, do meio em diante li bem rápido pois o ritmo fica melhor e as coisas começam a se encaixar, e eu estava bem curiosa com alguns fatos.
Olhou para Laura mais uma vez e sorriu quando ela abriu os olhos e o viu. Laura tinha a habilidade mágica de fazer seu mundo melhorar pelo simples fato de existir.
Mesmo se tratando de um tema como depressão e coisas do tipo, mais pro final do livro fui me animando, afinal no desenrolar da história temos coisas positivas, pequenas esperanças que brotam, mas só quem quer ‘ver’ consegue ‘enxergar’. Não vou dar muitos detalhes senão falo spoiler.
Enfim é aquela velha história sobre o bem e mal na mesma pessoa, nunca acreditei que uma pessoa possa ser completamente boa ou má. É sobre acreditar que as coisas podem sim melhorar e em como uma decisão pode mudar uma vida inteira.
No geral eu sou uma pessoa otimista, mas fiquei ainda mais otimista depois de ler esse livro, como se pequenos milagres pudessem acontecer a qualquer momento independentemente do quanto um momento pode ser ruim ou sem esperança.
Me julguem mas eu tenho enorme problema com o Vianco… eu não consigo gostar.
Mas respeito totalmente quem gosta!^^
Oie Debyh =)
Me julgue, mas não li nada do André Vianco até hoje. Sei lá, os livros dele não me chamam muito a atenção, mesmo sempre lendo vários comentários bons a respeito dos mesmos.
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
Não sei porque ainda não li nada deste autor, talvez eu tenha preconceito e nem tinha percebido. Excelente resenha
Eu estou que nem você! Há tempos quero ler algo do André Vianco mas não sei por onde começar. Eu gostei muito da história desse livro e nem fazia ideia que ele escrevia esse tipo de trama. Já foi pra wishlist! \o/