• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
24 fev 2014

O Clã dos Magos – Mago Negro #1 – Trudi Canavan

comentando sobre Livros Resenhas Resenhas de Livros TagsEditora Novo Conceito, Fantasia, Mago Negro, Medieval, Trudi Canavan

Autor(a): Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 446

CURTI

    • Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

Quando eu comecei esse livro eu pensei, “pronto mais um livro chato” e o início é realmente, na verdade boa parte do livro é maçante. A história só começa a andar um pouco pro final, e quando começa fica realmente bom. Por ser um primeiro livro com um mundo muito complexo eu já imaginava que ia ser muita história e pouca ação. Então, pra iniciar minha resenha eu gostaria de dizer: NÃO DESISTAM! Vai melhorar e você vai perceber que até a parte ruim fazia sentido, quando vista no contexto geral.
Tem um outro ponto que eu não pude evitar, sim eu super comparei com Harry Potter  (Me JULGUEM) e não tem muitas coisas em comum. Eu vi umas discussões sobre isso e, pelo menos no primeiro livro, não achei nada parecido. Claro que temos a orfã com poderes, o gentil mestre mais velho, a escola de bruxaria, as roupas dos estudantes… esses detalhes que podem muito bem tanto lembrar Harry Potter quanto um monte de outras histórias. Portanto se você ouviu isso, ignore e divirta-se. Além disso, pra mim o grande problema neste livro, além do início desgastante foi o vilão. Que vilão mais ramelão, sinceramente eu teria batido naquele cara totalmente. Não me convenceu em nada como o vilão, favor melhorar nos próximos já que eu AMO odiar os vilões.

“Obediência inquestionável é para os escravos, os ignorantes e os patéticos.”

A história se passa num mundo onde existe magia, tem também um Clã de Magos que ajuda a purificar a cidade e mantê-la imaculada. Certo dia do ano as pessoas pobres, ladrões, mendigos, etc, são colocados para fora das muralhas do Reino. Essas pessoas se alojam nas favelas (que não possuem nenhum tipo de infraestrutura ou ordem) ao redor das muralhas do Reino. Claro que nossa protagonista é uma destas pessoas que está sendo posta para fora, ela é Sonea uma orfã criada por seus tios (e não, nada de maus tratos aqui, ela é amada por eles e bem cuidada, na medida do possível é claro). Os magos se acham/são  superiores ao povo comum e por isso são os responsáveis por esta limpeza. Então eles, os magos gente- os magos,  estão lá pagando de maiorais no seu super escudo mágico que repele ataques  enquanto o povo se mata de tacar pedras que não acertam. Claro, que a Sonea que além de estar sendo colocada pra fora das muralhas, foi também empurrada, perdeu tudo, quase caiu numa emboscada, estava suja, com fome e provavelmente de TPM, ela juntou tudo isso e arremessou uma pedra e pelos poderes de Greyscow a pedra dela atravessou, acertando um mago que falou algumas coisas bem ruins do povo. É ÓBVIO que o caos se instaurou.

“Você teme que eles tenham medo de você, que esteja traindo todos os moradores das favelas ao tornar-se aquilo que mais odeiam?”

A Sonea, que não é burra nem nada, deu no pé e fugiu da onde o circo pegava fogo (literalmente, porque o carinha que eles achavam que foi o usuário de magia acabou ACIDENTALMENTE pegando fogo do lado da Sonea que fugia como se não houvesse amanhã [nesse caso não teria mesmo, enfim…]). Ela correu para a favela e com a ajuda de seus antigos amigos (vulgos trombadinhas) ela consegue se esconder. Só que as coisas não são tão fáceis e é aí que a história realmente começa. Os magos querem a Sonea, o Rei quer a Sonea, os ladrões querem a Sonea e nesse ritmo até eu quero a Sonea. Será que ela vai ser capaz de se esconder?

“Como é que eu vou fazer amizade com essas pessoas, se tudo o que posso pensar é o quão fácil seria para roubá-los?”

E mais do que isso, tem o pequeno detalhe de que ela fez MAGIA.  Quais são as consequências para se ter magia? Quais serão as implicações disso para o mundo? Até porque todos os magos fazem parte do Clã dos Magos, será que Sonea poderá ficar livre ou será que uma plebeia poderia fazer parte deste renomado clã? Ela terá que aprender e descobrir já que a sua magia ameaça não só as pessoas que ela não gosta, e sim as pessoas que ela gosta e ela mesma. É muita coisa para assimilar e muitas decisões para tomar.

Gostei muito dos amigos de Sonea (amo a lealdade <3), de sua família e especialmente do professor dela Rothen. Merece nota o Faren que é um ladrão muito divertido e total amor. Sério, eu adorei a personalidade dele. E vou falar finalmente do nosso herói errado: Cery. Ele foi um apoio, o melhor amigo e lutou por Sonea mesmo quando ele sabia que perderia. Ela foi a sua motivação e eu respeitei muito ele, mesmo que fosse claro como o dia que a Sonea não via ele mais do que como um amigo. Ela tinha coisas mais importantes para se preocupar né? E eu amei isso, o fato dela estar mais preocupada com permanecer viva do que com dar uns beijinhos. Agora que a vida dela está tomando rumo eu torço para que ela possa pensar nessas coisas e que a separação de realidades não tire a chance de Cery de obter o amor de Sonea <3.

“Concordando, Cery caminhou até a porta e entrou. Embora os guardas corpulentos olhassem com desconfiança, Cery sorriu de volta. Nunca faça inimigos entre os lacaios de alguém, o seu pai havia lhe ensinado. Melhor ainda, façam com que gostem muito de você. “


O livro começa lento, porém se você der uma chance para ele se tornará interessante e divertido. Teve muito encheção de linguiça que eu achei desnecessário, porém é uma escolha da autora, eu queria mais ação. Espero que o próximo livro seja mais ação e, é claro, sangue. Porque quando temos mortes tudo fica mais interessante. Vamos matar alguns magos para eles verem que não são intocáveis, e aproveitamos e matamos o Rei. Sério, expulsar as pessoas da cidade não é legal, que tal expulsar o Rei? Certo, sei que estou viajando. Porém o que é a vida senão esperança?! rs
Eu curti muito a escrita, mesmo estranhando no começo a história é bem elaborada. Eu gostei de ver que ela perdeu um tempo em descrever as coisas, como o mundo é, como as pessoas são, suas vestimentas e características, além dos prédios. É algo que me encanta e eu posso imaginar mais fielmente o mundo. Claro que isso demanda pesquisa e esforço, adoro quando o autor perde seu tempo em ser cuidadoso e em fazer pesquisas.

Outros dois pontos que eu achei um pouco chato de ler são as generalizações no livro, “todos nas favelas são ladrões” “todos os magos são ruins”, coisas nesse estilo me irritam, porque todos sabem que generalizações SEMPRE são erradas (ops, generalizei pra falar mal de generalizações, tem algo de errado nisso?!?!). Fora a piada eu detesto isso, rotular é tão feio.E quando ela finalmente é pega, ah vai isso nem é spoiler você sabe na cara de pau que ela vai ser pega. E se ela ia ser pega tão facilmente porque diabos não fizeram isso mais rápido?
Porém fontes seguras me garantiram que os próximos livros não são assim, e sim muito melhores. Então estou muito animada para lê-los. Em breve trarei as próximas resenhas, já que eu estou curiosa com a história rs.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • graceling
  • Meio Rei
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em setembro 24, 2013 às 10:50 am
    autor: Dezinha

    Bem meu tipo de livros. Certeza que meu namorado ia adorar ler esse livro comigo! ^^

    Xerim 🙂
    http://www.trilouca.com/
    Twitter:@ByTrilouca

    Responder
    • postado em setembro 25, 2013 às 12:09 pm
      autor: Angel Sakura

      O inicio é parado, porém vale mega a pena! Ler junto com namorado é outro nível heim rs

      Responder
  2. postado em setembro 24, 2013 às 6:40 pm
    autor: Jose

    Ri muito lendo essa resenha. Deviam fazer com esse formato mais vezes.
    Aguardando a resenha dos outros para saber se vale a pena ler.

    Responder
    • postado em setembro 25, 2013 às 12:10 pm
      autor: Angel Sakura

      Obrigada, foi uma tentativa, que bom que gostou.
      Eu já vou começar a continuação então em breve saberemos a verdade do livro rs

      Responder
  3. postado em setembro 24, 2013 às 9:22 pm
    autor: Ane Reis

    Oie Angel =)

    Eu sou suspeita para falar dessa série por ela é uma das minhas favoritas.

    O primeiro livro é mais lento mesmo, mas nos demais é visível a evolução da história e de seus personagens.

    Ler sua resenha me deixou com saudades de todo mundo, principalmente do Akkarin rs…

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    Responder
    • postado em setembro 25, 2013 às 12:13 pm
      autor: Angel Sakura

      Ahhh então você tb nos garante que melhora nê? Eu tô louca ler a continuação pq quero ver a evolução dos personagens *-*
      E mate a saudade, releia rs.

      Responder
  4. postado em setembro 24, 2013 às 9:32 pm
    autor: Babi Lorentz

    Jura que depois melhora?
    Eu fiquei com tanta raiva da história, me senti tão mal por continuar lendo que na metade, acabei parando e deixando de lado. Abandonei mesmo e não gostei nem um pouco do livro =/
    Beijos.

    Responder
    • postado em setembro 25, 2013 às 12:14 pm
      autor: Angel Sakura

      Melhora sim, eu partilho do seu sentimento. Eu tb QUASE abandonei, continuei pq nunca abandonei um livro por pior que fosse.
      E me surpreendi a história fica boa, vai fundo amiga!

      Responder
  5. postado em setembro 25, 2013 às 10:42 am
    autor: Naathy ~

    Eu tava em duvida se lia ou nao, pq o começo nao me chamou atenção =x
    Mas depois da resenha e de dicas de amigos, voltei a ler hoje mesmo *—*

    Ansiosa pelo final <3

    Resenha muito boa (:

    Responder
    • postado em setembro 25, 2013 às 12:20 pm
      autor: Angel Sakura

      Nathyy leia e vamos surtar juntas!!! ahauhauhaua

      Responder
  6. postado em setembro 25, 2013 às 10:50 am
    autor: Ana Luiza Palhares

    Amei demais a resenha, deu muita vontade de ler!

    http://www.cindereladementira.com.br

    Responder
    • postado em setembro 25, 2013 às 12:21 pm
      autor: Angel Sakura

      Leia sim, é um bom livro, mesmo que o inicio seja paradenho!!!
      ^^

      Responder
  7. postado em setembro 25, 2013 às 3:31 pm
    autor: Elisana

    rs rs rs adorei a resenha, vou até ler o livro com otros olhos.

    Responder
    • postado em outubro 24, 2013 às 4:08 pm
      autor: Angel Sakura

      faça isso rs!

      Responder
  8. postado em setembro 26, 2013 às 12:23 pm
    autor: Leticia Silva

    Oii Angel, nunca li esse tipo de livro mais fiquei curiosa 0.0 Boa dica vou procurar para ler.
    Fica com Deus princesa, super beijo <3
    leticiasilvamakeup.blogspot.com.br/
    facebook.com/LeehSilvaMakeUp
    Inst: LeehMakeUp
    youtube.com/meucantinhobyleticia

    Responder
    • postado em outubro 24, 2013 às 4:08 pm
      autor: Angel Sakura

      Leia, pq é bem legal!^^ Agora já li a trilogia, logo eu ponho as outras resenhas!

      Responder
  9. postado em outubro 1, 2013 às 7:39 am
    autor: Vitor

    Resenha muito louca! #curti

    Responder
    • postado em outubro 24, 2013 às 4:08 pm
      autor: Angel Sakura

      obrigada =D

      Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios