David Ullman é um renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico.
Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
Eu recebi esse livro como abertura da parceria com a DarkSide, não conhecia a história, o autor e nem nada. Apenas sabia que esse era um dos livros mais bonitos que já vi, o acabamento, a capa dura, os desenhos, tudo forma um conjunto maravilhoso. Sobre o livro eu sinceramente gostei da sua forma de ser inteligente, sutil nos detalhes e com certa liberdade para opiniões de quem está lendo. Quando li o nome, o Demonologista, pensei que fosse um livro mais explícito… Ledo engano. Aqui a história acontece quase que totalmente na mente dos envolvidos. A questão é mais sobre o que você acredita ser real contra o que é real.
“Às vezes, os monstros são reais – disse Tess, virando de lado e me deixando sozinho com a joaninha me encarando – Mesmo se eles não se parecem com monstros.”
Se preferir eis a versão em áudio:
“A verdade? Eu abro a porta e entro, não pelo pagamento da Mulher Magra ou para cumprir o acordo que eu fiz com ela. É mais simples que isso.
Eu quero ver.”
David Ullman é um professor universitário de meia idade com todas as credenciais para ser considerado alguém que vale a pena ser ouvido. Sua carreira se baseia nas teses e interpretações, principalmente, do poema Paraíso Perdido do John Milton. Por ser um especialista em leituras cujo tema tratado, em parte ou no todo, são demônios, alguns poderiam considera-lo um demonologista, mesmo que ele não acredite em Deus ou no Diabo. David é também uma pessoa com alguns problemas de personalidade, melhor dizendo, ele é uma pessoa naturalmente triste. Sua melancolia poderia ser considerada como depressão por alguns, por outros pode ser considerado vazio, mas ele segue em frente. Mesmo que a cada dia seja mais difícil, uma Via Crúcis pessoal. Sério, gente se vocês acham que sua vida tá ruim pensa no David:
E esses são apenas o que posso dizer sem ser spoiler, portanto, antes de reclamar da sua vida, pensa no David e vai em frente.
Brincadeiras à parte, David tem algo pelo qual viver: uma filha que ama mais do que tudo. Seu ponto de luz no meio da escuridão que é sua alma. Porém ele vê tudo mudar quando é convidado para testemunhar um fenômeno sobrenatural em outro país. Ao aceitar fazer esse testemunho como demonologista, tudo começa a ruir com uma rapidez extraordinária pra ele. Tess, sua filha, e David começam uma viagem para Veneza onde o livro se inicia de verdade. E temos a primeira aparição de um evento sobrenatural inexplicável. O que David presencia em Veneza vai deixá-lo questionando sobre tudo que ele acreditava, sobre o que é ficção ou realidade. O que foi visto não poderá ser desvisto, frase de internet que melhor cabe aqui.
“Não há realidade, e sim versões da realidade.
Quem disse isso?
Eu, tanto quanto sei.”
E então quando David começa a questionar tudo no seu mundo sob esse novo prisma, Tess é levada dele. O “Diabo” acaba forçando David a não apenas aceitar as coisas que viu, como participar de algo que ele nem sabe o que é, para TENTAR salvá-la no final. E é aqui que começamos a ver o retrato de um homem desesperado, capaz de abrir mão de tudo e qualquer coisa pela sua amada filha. O Demônio é astuto e faz todo tipo de coisas capazes de dar arrepios. Envolvendo no enredo idosos, crianças, tudo e qualquer coisa para conseguir o que quer. É fascinante o desenvolvimento da história, a forma de David pensar e o diabo de agir. Ser inteligente é, de fato, a única arma que David tem, que a humanidade tem.
“[…] se o milagre é uma das maneiras de o Salvador provar sua identidade, a magia é a maneira de os demônios provarem a deles.”
Quer saber o porque não dei nota máxima? O final. Pelo livro me fiz tantas perguntas, bolei tantas teorias e esperava algo à altura da inteligência que David nos passou no decorrer da história. Esperava um desfecho arrasador, com o diabo mostrando sua astucia e David mostrando que a humanidade também tem sua força, e não apenas conveniências narrativas. O final pareceu apressado e surreal na verdade. E mesmo que eu considere todas as perguntas não respondidas com liberdade pro leitor criar sua interpretação, pra mim não funcionou no todo.
“O homem nos deu nomes, apesar de não termos nenhum. “
Mas, devo dizer que no geral foi uma experiência boa, senão não teria terminado a leitura em apenas dois dias. Eu gostei d’O Demonologista e pretendo ler mais coisas do Andrew Pyper. Além disso, por não ser tão pesado me sinto confortável recomendando para quem está começando no gênero, já que é um livro bem escrito e definitivamente interessante. Eu espero que conheçam a jornada de David para encontrar a salvação, senão a sua, pelo menos a de sua filha Tess.
Estou louca para ler esse livro, mas ainda não tive condições (financeiras) de adquirir. Também acho a capa linda e a premissa muito boa, pois adoro esse gênero. Sua resenha ficou bem detalhada e apesar de você não ter dado uma nota máxima, eu ainda vou “apostar no escuro” e espero que seja uma das melhores leituras que irei fazer. Bjs
Território nº 6
Oi, tudo bem?
Eu sempre fico apaixonada pelos lançamentos da Darkside quando vejo, pois são sempre edições maravilhosas!
Esse eu confesso pra você que não me chamou muita atenção na premissa. Eu adoro livros de terror, por isso sempre adquiro um quando posso, mas esse eu não sei se compraria…
Beijos :*
http://livrosesonhos.com/
Quero muito ler esse livro e sempre que o vejo, lembro de O homem que desafiou o diabo hehehehehhe
A capa é perfeita e o enredo parece ser danado de bom. O que tem nesse final para merecer a nota? Agora estou mais curiosa 😀
Esse será o próximo livro da Darkside que irei comprar. Eu tenho um imenso interesse no terror. Poucas coisas me deixam com medo também. Meu fascínio não é pelo medo em si, mas para ver com a mente humana cria e recria o horror, o grotesco.
Beijos!
Olá; gostei da resenha, ainda não conhecia o livro. Não leio muito terror, mas se você disse que não é tão pesado, eu acho que leria, ainda mais por ter ficado interessada pelas características do protagonista.
petalasdeliberdade.blogspot.com
Oie! Tudo bem?
Que legal que você tem parceria com a DS. Adoro a editora! Logo que vi esse livro, interessei-me por ele. 1 – pela editora; 2 – pelo título; 3 – pela edição; 4 – pela estória. 🙂 Mas nossa, não imaginava que seria algo que acontece apenas na mente dos envolvidos. E gente, QUE BACANA resenha em aúdio =) Mto legal mesmo! Adorei sua voz. Você fala super bem.
BEIJOS!
Olha eu achei a sua resenha sobre o livro bastante interessante. Achei que você desenvolveu muito bem tudo sobre a história, tanto que eu nem conhecia. É novidade para mim. Mas eu não sei se pegaria para ler, porque não faz muito meu gênero, mas gostei de tudo que você falou sobre ele. Espero um dia dar oportunidade de conhecer novas obras. Sempre que entro aqui conheço obras novas que eu nunca tinha lido. Muito bacana =]
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-feita-de-letra-e-musica.html
Gente, vejo todos comentando desse livro e só eu aqui sem poder lê-lo! Uma pena o final não ter funcionado para ti, confesso que sou assim também sistemática.
Espero poder ler o mais rápido possível (o que não será logo), para entender melhor seu ponto de vista!
Adoro tramas com demônios e tal! Fiquei louca para ler quando vi o lançamento. Essa edição da Darkside está lindona! <3
Adorei tudo que você falou do livro, já quero ler! *-*
beijos
Oi, tudo bem?
Essa edição está linda, mas por enquanto deixo passar a leitura. Não posso acrescentar nada na lista, rsrs.
Gostei de o terror ser abordado de forma sutil.
Bjs
http://a-libri.blogspot.com.br
Cara, esse é um dos livros que mais quero ler, desde o seu lançamento, ele me despertou essa vontade! A história parece ser muito boa e esse David é sofrido em! Adorei a sua resenha, muito bem escrita e desenvolvida! Parabéns!
Abraços e até!
http://lendoferozmente.blogspot.com.br/
Olá.
Fiquei babando no livro, gosto de livros com uma tematica realmente sobrenatural, onde demonios são realmente demdemônios, vampiros são realmente mals e sugadores de sangue kkkkkk.
Parece que o livro tem um estilo Dan Brown, tem ? Ou é só impressão minha?
http://leiturasdamary.blogspot.com.br/
Primeiro que a DarkSide arrasa nos lançamentos, parabéns pela parceria excelente. Gostei muito de “O demonologista” e, mesmo não tendo lido muitos livros o gênero de terror me agrada muito. Principalmente com enredos exorcistas ou temática zumbi. Adoro. Vou procurar o livro pra ler.