Uma grande expectativa toma conta da badalada cidade de Orphea, nos Hamptons. A população aguarda ansiosamente a estreia de seu primeiro festival de teatro. Mas o prefeito está atrasado para a cerimônia.
A poucos metros dali, Samuel Padalin percorre as ruas desertas em busca da esposa. Diante da casa do prefeito, um corpo é encontrado. E, no interior da residência, a cena é ainda pior: uma família inteira foi assassinada com extrema violência.
Vinte anos após a resolução do homicídio, novos fatos mudarão para sempre a história de Orphea. A jornalista Stephanie Mailer confronta as autoridades e afirma que houve um gravíssimo erro na investigação. Então, ela desaparece. O que aconteceu com a jornalista? E o que de fato ocorreu em 30 de julho de 1994?
A resenha de hoje é do primeiro livro da caixa Intrínsecos aplausos. A qual ficou comigo aqui da staff e com a caixa veio alguns mimos e dicas sobre a história do livro, os quais gostei bastante. Este primeiro livro já vai ser lançado em formato normal agora no começo de 2019 então fiquem atento para resenha e conheça um pouco mais deste livro.
Em 1994 em uma pequena cidade aconteceram vários assassinatos envolvendo a família do prefeito e mais uma mulher que estava caminhando por perto também foi morta. Após uma investigação tudo aconteceu certinho e assim o caso foi fechado prendendo o culpado dos crimes. Porém depois de 20 anos a jornalista Stephanie tem certeza de que todos estavam errados na conclusão deste crime. Então algo acontece com ela o que leva todos a acreditarem que Stephanie podia estar certa.
Dê play no áudio (ou Download
)
“O que estava na nossa cara e ninguém viu.”
Quando um crime envolvendo os assassinatos do prefeito, sua esposa, seu pequeno filho e uma mulher que estava caminhando perto da casa delas acontece a cidade fica alarmada, já que ali, em Orphea, sempre foi um lugar calmo. Sem contar que aconteceu bem no dia de abertura do festival de teatro, o qual a população participa ativamente. Já na cidade grande, Jesse e Derek são detetives há pouco tempo mesmo assim são designados para o caso. Após investigações e depoimentos das testemunhas um homem é preso e assim a investigação é concluída.
Vinte anos depois Jesse Rosenberg está a ponto de se aposentar com uma carreira brilhante no departamento de polícia, porém Stephanie Mailer aparece e diz que o caso de Orphea foi concluído errado. Quando Jesse começa a se perguntar se ela está certa, Stephanie desaparece, aumentando assim as dúvidas quanto ao que ela disse. Mesmo que muitos digam que não aconteceu nada com ela, Jesse começa a investigar e mesmo estando a ponto de se aposentar ele precisa resolver isso. O festival de teatro da cidade está bem perto e com isso Orphea está agitada mas mesmo assim a investigação aos poucos ganha grande proporção.
“Os demônios do passado estavam voltando.”
Este foi meu primeiro livro do autor, então eu de verdade não conhecia sua escrita e não sabia muita coisa sobre ele. Uma coisa que dá pra perceber rapidamente é que ele trabalhou bem as funções de cada personagem, esta é uma história que contém muitos personagens porém ele dá certa profundidade a todos eles. Não existe somente um nome, mas sim toda uma bagagem de cada um deles. Se por um lado isso é ótimo para entender a todos melhor, por outro pode ser um pouquinho cansativo pelo excesso de personagens. Por exemplo, tem a história de uma garota adolescente no livro e meio que se conhece muito da vida dela e eu me perguntava o tempo todo se seria útil tudo aquilo para alguma coisa no crime e não foi relevante, porém no quesito drama ele cumpre bem essa função.
Sobre o crime… eu não sei se estava curiosa, não é que a história sobre o crime não seja interessante, mas como eu falei antes, acontece tanta coisa em volta disso que o crime é só mais uma coisa, não é bem o principal da história. Veja bem, não vou mentir dizendo que não queria saber a resolução do caso, porém tinha tantas coisas acontecendo, era o festival do teatro que estava uma confusão, a vida do Jesse (o passado dele é bem confuso), a prefeitura em volta de atividades suspeitas, os críticos de teatro (jornalistas bem loucos hahaha) é muita coisa mesmo. Sem contar que as coisas vão e voltam no tempo, e temos o ponto de vista de muitos personagens, por isso o crime foi mais uma coisa e não a única coisa no livro.
Falando um pouquinho mais sobre os personagens há muito sobre a vida de cada um deles então aos poucos dá pra entender melhor e começar a suspeitar de um ou de outro personagem. Porém a resolução do caso não é tão simples justamente por termos alguns capítulos em primeira pessoa o que dificulta a imparcialidade do livro, mas isso o deixa também mais interessante de se acompanhar com tantos narradores suspeitos.
“Daqui a cinco dias, uma das peças mais extraordinárias já encenadas vai nos revelar os segredos…”
Mesmo tendo gostado deste meu primeiro contato com o autor vale ressaltar que este não é um livro rápido de se ler, nem tanto pelo seu tamanho porque este tipo de coisa não impede ninguém de ler um livro rápido hauhauhau mas sim pela dinâmica de escrita do autor.
Ele meio que ‘corta’ o ritmo por muitas vezes, por exemplo, ele tá contando sobre Stephanie e o que estava acontecendo com ela aí ZOOM vamos para o teatro ver o que as pessoas estão fazendo (isso não acontece exatamente assim mas o sentimento é esse). Por isso pode ser meio lenta a leitura, mas nada que incomode.
O livro que vem na caixa Intrínseco tem seu formato exclusivo (a capa amarela e de capa dura, com um marcador) fora os brindes, a capa do livro que será lançado é a da imagem que coloquei lá em cima nos dados.
Ainda que este livro seja um thriller para mim ele tem muito mais drama, não que isso seja uma coisa ruim, mas é bom para não ir tão ávido atrás de muito suspense, sendo que ele é bem escasso por aqui. É mais drama, e um bom drama sendo sincera. Uma história envolvendo o teatro, já que está bem na época do festival começar novamente, muita investigação antiga e atual por conta dos crimes que tornam acontecer e dúvidas a cada descoberta, e você é capaz de achar o culpado?
Olá
Eu adoro suspense e parece que todos os livros da editora desde gênero acabam tendo uma narrativa diferente das habituais que temos em outras obras e gosto disso, porque traz uma das características do gênero que o desenvolvimento dos possíveis suspeitos e criminosos envolvidos no ou nos crime(s).
Beijos
Olá!
Não conhecia esse livro e por ser um thriller e misturar elementos dramáticos me chama atenção. Ainda não me senti tentada a adquirir uma dessas caixas da Intrínseca, apesar de gostar do selo não fui arrebatada.
Beijos!
Um triller com uma mistura de drama, isso me atrai e muito.
Eu queria assinar o serviço da editora, porque gosto das edições hahahaha, mas infelizmente no momento não posso. Mas ficarei de olho da versão que sairá, porque fiquei com vontade de ler =D
Oi Debyh, como está?
Minha nossa, que premissa é essa que mal conheço e já quero destrinchar lendo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A resenha ficou bem detalhada sobre o que esperar do livro, mas admito que o mistério me atraiu bastante e quero saber como tudo isso se relaciona.
Abraços e beijos, Lady Trotsky…
http://osvampirosportenhos.blogspot.com