Pela primeira vez, reunimos em um único volume os cinco livros da cultuada série O Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a saga do britânico esquisitão Arthur Dent pela Galáxia conquistou leitores do mundo inteiro. O humor ácido e as tramas surreais de Douglas Adams se tornaram ícones de uma geração e seguem fascinando – e divertindo – leitores de todas as idades. Pegue sua toalha, embarque nessa aventura improvável e, é claro, não entre em pânico!
EU AMO ESSA SÉRIE e 42 É A RESPOSTA PARA TUDO! Pronto, melhor começo de resenha. Quando a Arqueiro nos deu a opção de escolher este livro para resenhar eu quase pulei de felicidade, os meus livros foram emprestados e nunca retornaram, por isso minha biblioteca particular estava com um enorme desfalque. Agora com o problema resolvido foi só felicidade relendo a obra e vendo o quão bizarramente divertida é essa leitura (mesmo anos depois). Essa obra é um clássico, tão famoso que tem até o dia da toalha em sua homenagem. Os fãs, que são apenas o máximo, após a morte do autor criaram esse dia para homenageá-lo e porque a toalha é um item essencial para um mochileiro das galáxias. Deixa eu confessar que inicialmente eu tinha uma birrinha com este livro por motivos de não faço a menor ideia, apenas tinha. Então eu estava na livraria e uma pessoa muito legal que via sempre na livraria estava comprando um livro da saga, então esperei ele ir embora e decidi ler também. Meu Deus como sou idiota! No fim eu amei tanto o livro que ele tem um lugarzinho especial no coração, afinal também sou totalmente uma pessoa nonsense e se esse livro tem algo característico é o nonsense, com certeza.
“Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.”
Essa série nos conta as aventuras de Arthur Dent, acompanhado de seus amigos, pela galáxia em busca de respostas e mais perguntas. Um ponto que me agrada imensamente no livro é a sempre presente dualidade da situação, algo ode ser certo, mas isso não garante que ele não seja também o errado. Esse livro mistura ficção científica com humor e aventura de forma magistral. A escrita é irônica e mesmo que a história se passe no universo é muito fácil identificar que a história serve totalmente para quem está aqui no nosso planeta. No primeiro livro Arthur, da Terra como nós, terá a sua casa demolida para a construção de um viaduto, ele não curte a ideia e tenta salvar seu lar só que não consegue, mas acontece que no dia em que sua casa seria demolida a Terra também seria, digo destruída. Nós estávamos no caminho da via expressa interespacial, irônico, não? Tá entendendo o tipo do humor do livro? É, desse jeitinho mesmo rs. Na mesma moeda temos Ford Prefect, ele é um alien disfarçado de humano que é de um lugar bem longe, tipo no Acre do universo, sabe? Ele veio turistar e atualizar seu guia que inclui a Terra, ia ser rápido, mas acabou preso por 15 anos e se tornou amigo do Arthur. Por causa dessa amizade Arthur consegue se salvar da destruição invadindo a nave inimiga com o Ford, e assim Arthur começa sua aventura pelo universo. Preciso nem dizer que nessa jornada ele encontra muita gente boa, ruim, estranha e alguns até se juntam pra se aventurar com ele.
“Todo mundo tem seu momento de grande oportunidade na vida. Se acontecer de você perder o que lhe interessa, então tudo se torna assustadoramente fácil. “
O bom desse livro é que mesmo sendo uma comédia é possível tirar MUITO sobre o que pensar. As situações beiravam o cômico e surreal, mas eram ao mesmo tempo algo que qualquer um poderia viver. O vocabulário pode ser um contra pra alguns, já que temos muitas palavras cujos significados serão entendidos enquanto se lê, palavras diferentes e diálogos aliens, pra mim foi um plus que tornou a leitura mais interessante. Esse livro nos faz pensar, além de aprendermos várias coisas, como por exemplo, que os humanos são a terceira raça mais inteligente da Terra. A primeira são os ratos e a segunda os golfinhos, só posso dizer que eu sabia disso desde o Mestre Splinter, sobre os golfinhos leiam essa matéria aqui e tirem suas opiniões. Além disso o humor inteligente do autor é percebido em sua forma única de debochar das nossas convenções sociais e do que nos torna “civilizados”. Nossas convenções sociais, a burocracia que temos em tudo na nossa vida e todo o entorno da sociedade. Tudo é feito com ironias inteligentes, situações bizarras e as conclusões mais loucas possíveis. Contudo deixa eu alertar sobre um ponto, nem todo o humor do livro é óbvio, às vezes é necessário pensar ou observar a camada escondida. A escrita é inteligente e desafiadora, por isso é preciso ler e pensar no que foi lido, não espere aquelas piadas bem óbvias (apesar de também termos dessas aqui), a graça está na sutileza da inteligencia de quem interpreta.
“É um fato importante, e conhecido por todos, que as coisas nem sempre são o que parecem ser. Por exemplo, no planeta Terra os homens sempre se consideram mais inteligentes que os golfinhos, porque haviam criado tanta coisa – a roda, Nova York, as guerras, etc. -, enquanto os golfinhos só sabiam nadar e se divertir. Porém., os golfinhos, por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens – exatamente pelos mesmos motivos.”
Continuando sobre o livro, Arthur e Ford como invasores da nave que estavam foram jogados no espaço para morrerem, contudo foram resgatados e iniciam um a jornada para entender qual o significado da vida, do mundo e porque é 42. Nesse ponto novos personagens são adicionados no enredo como a Trillian, o Zephod e, o robô depressivo, Marvin. Os outros livros também vão acrescentando ou excluindo personagens, acompanhar a vida de Arthur o que se torna imensamente gratificante porque poderia ser qualquer um de nós, se tivéssemos apenas uma situação extraordinária como ele. Sobre o livro tenho que dizer que pode ser entendido pelo mais jovem leitor e compreendido em plenitude pelo mais velho, muito está na interpretação. As críticas cheias de ironia estão ali, o tempo todo, e é muito divertido de ler, mas o livro ainda é muito idiota. Idiota de forma complexa e divertida, o que significa que eu amei do início ao fim. Amei até as partes que muitos reclamam por ser arrastada. Recomendo fortemente esse livro, especialmente porque tem TODA a série aqui e você vai poder entender todo esse mundo, ou não entender. Ambas as opções são bem prováveis e isso faz parte da graça. Agora minha única crítica real é sobre o ritmo, em alguns momentos é explosivo, mas em outros se torna um pouco arrastada, contudo vale a pena em continuar. Você vai se divertir, ou pelo menos não entre em pânico!
Olá,
Estou querendo comprar este livro, pois só lia primeira história do mochileiro, mas como esse volume reúne tudo em um só, realmente interessou bastante. Gostei da sua resenha e do vislumbre que passou dessa edição.
Abraços
oblogcaentrenos.blogspot.com.br
Oii,
Eu sempre vejo os livros em promoção no submarino mas nunca compro, essa é a primeira vez que eu leio uma resenha dele e eu gostei, quem sabe logo eu compre e leia 😀
Abraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Acho muito legal este livro! não li ainda mas esta na minha lista!
até mais
http://www.vicio-de-leitura.com
Oieeee
Eu só li os dois primeiros volumes, pensei em até parar no primeiro mas acabei dando uma chance para o segundo volume e me divertir muito, com certeza vou ler o resto da série.
:*
Um clássico do caralho, o filme é tão bom quanto o livro. A resenha foi o suficiente pra despertar a curiosidade, mas sem revelar o enredo. Este é um blog que posso confiar, agora falta fazer resenhas dos livros da crônica do matador de rei.
Oioi, beleza?
Não sou mto fã dos livros do Douglas Adams.
Ja vi o filme e nao gostei nada, achei uma viagem total.
Tentei ler e odiei os livros, achei arrastado demais a leitura.
Sei que tem mtos fãs e essa ediçao especial está linda, mas para mim nao rola.
Foi otimo ver a sua opiniao e pude conhecer mais do livro.
Beijos
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Oie
nunca li nada do autor e não sou fã mas tenho amigos que são e parece ser bem legal, por enquanto não quero ler mas boa resenha e que bom que curtiu
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá!! Eu sempre leio resenhas empolgantes sobre a série, porém, não sei explicar o motivo, não sinto vontade em lê-la. Sua resenha está ótima, pude percebi o quanto amou a leitura e o quanto a série é especial para você.
Beijos
Olá!
Eu comprei o box do mochileiro das galáxias, comecei o primeiro livro e acabei abandonando. Resultado: vendi o box.
Hoje confesso que tô um pouquinho arrependida porque talvez tenha lido em um mal momento…
Essa edição parece bacana e você elogiou tanto que fiquei curiosa.
Vou procurar.
Beijos!
Quando a Arqueiro liberou essa versão pra parceiro eu vi minha oportunidade de ler e olha <3 amei! É super louco, super divertido e ao mesmo tempo reflexivo.
http://www.belapsicose.com
Oiiii!! Já ouvi muito falar nessa série, mas nunca me interessei em ler. E os livros são bem baratinhos.
Vou tentar ler algum dia. Não é o tipo de leitura que me deixa muito ansiosa, mas achei bem interessante.
Beijoos
Oiii como vai?
Menina que felicidade em saber que está apenas um volume todos os livros, com toda certeza realizaria a compra e leria com maior amor por essa edição <3 parabéns pela resenha, dica anotada.
Beijinhos
Olha eu adorei sua postagem, mas confesso que não e um livro que me atraia, eu fui em alguns eventos dele e tal, mas quem gosta mesmo da história e um dos meus colunistas, mas confesso que fico curiosa para entender porque a resposta de tudo e 42. kkkk
Beijos
AMEEEEI sua resenha, flor! Eu preciso reler a série, mas também curti muito o humor e a peculiaridade dela. Muitos leitores não entendem a escrita do Douglas Adams, mas o cara é genial!!!! Aliás, achei ótimo os destaques que você deu aos melhores elementos que essa saga tem. Uma pena que muitos não a apreciem. Estava MORTA de vontade de comprar esse volume único, mas tenho a série completa… Pois é. Mesmo assim, acho que vou acabar comprando. Minha releitura poderia ser através dele (rs).
P.S. Concordo com você sobre o ritmo da leitura. :/
Beijos!
http://www.myqueenside.com.br
Oiiiiiiiiiiiiiiii. Também amo a série, amo tudo. Até indiquei em sala de aula por achar genial, bem escrita, uma ótima sacada o enredo que envolve os personagens.
Oie, tudo bem? Nunca li a série, vou começar em breve. Estou com os três primeiros volumes em casa e muito ansiosa!
Olá…
Só tenho uma coisa para dizer:
– Até que enfim lançaram uma edição descente do Guia do Mochileiro…sempre quis comprar pra ler, mas só encontrava aquela edição econômica horrível!
Abraços
Quero. Apenas. Eu sou uma apaixonada no Douglas. Eu e meu primo crescemos dentro do universo dele e, sabe como é, uma vez apaixonado por esse cara, não tem como largar. Ainda não coloquei esse livro na estante, mas vou colocar em breve.