• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
6 out 2019

O Labirinto do Fauno – Guillermo del Toro e Cornelia Funke

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros TagsCornelia Funke, Editora Intrínseca, Fantasia, Guillermo del Toro

Autor(a): Guillermo del Toro e Cornelia Funke
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 320
Comprar: Amazon

CURTI

    • Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais.
      Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro — a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos — se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo.
      No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata.
      Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar.
      No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta.

Eu gosto do filme deste livro, então ao ver a edição tão maravilhosa da Intrínseca eu obviamente tive um dever moral de solicitar. Gente, olhem as fotos do livro e concordem comigo. Sobre o livro eu gostei bastante, tem uma pegada das melhores coisas dos contos sombrios que eu já amo misturado com um estilo dos irmãos Grimm que aprendi à amar mais com a Debyh aqui do blog que é quase uma jovem bruxa hahahaha. Preparem seus medos, que vamos adentrar neste labirinto.
Uma jovem que acabou de se mudar precisa encontrar um lugar onde pode pertencer. Ao encontrar um labirinto mágico ela acredita ter achado ‘onde pertencer’. Mas quando as coisas não parecem ser como ela pensava e coisas cada vez mais assustadoras começam a acontecer nossa jovem Ofélia terá que repensar seus desejos e seu lugar.

“Os mortais não entendem que a vida não é um livro que você fecha só depois de ler a última página. Não existe última página no Livro da Vida, pois a última é sempre a primeira página de outra história”

Esse livro foi escrito após o filme do Guilhermo Del Toro, pelas mãos da maravilhosa Cornelia Funke (autora da trilogia Mundo de Tinta que é maravilhosa apenas). Ofelia é nossa pequena protagonista de 13 anos e o livro começa com ela e sua mãe se mudando para uma enorme casa no campo com o novo marido dela que precisamos dizer engravidou a viúva. O cenário é a Espanha na Guerra Civil que basicamente devastou o país e as coisas estavam bem bagunçadas. Tudo seria ótimo se o homem que engravidou a sua mãe, e a razão pela qual elas se mudaram não fosse o que facilmente se encaixaria na descrição de um vilão. Pra completar ela sente uma enorme falta do pai e o bebê que ainda nem nasceu tem exigido demais de sua mãe o que a faz se sentir sozinha neste novo local desconhecido sem família com a qual contar, amigos o qual brincar e sonhos para sonhar.

“São poucos e raros os que sabem para onde olhar e o que escutar. Mas, assim como nas melhores histórias, são esses que fazem a diferença.”

O homem, padrasto digo, é malvado e permanece numa caçada ferrenha aos rebeldes, o que só nos faz ver o quão cruel ele pode ser nas buscas adentrando à floresta que está próximo de sua casa, ele retrata bem sua personalidade vingativa e violenta neste comportamento. Nesta floresta, próxima à cerca da casa, que Ofélia descobre um labirinto e é ali que muitas coisas novas começam, com seres mágicos, princesas desaparecidas e seres que não podemos chamar de bonzinhos… todos num labirinto, ou melhor no Submundo. O ponto é que se uma fada surgisse pra você e te convidasse para conhecer um labirinto você iria? Obviamente a destemida e jovem Ofélia vai. E do fauno que conhece recebe 3 três tarefas que deve fazer para ser ‘aceita’ neste novo universo com a identidade que ela ‘merece’. E nós vamos juntos com a protagonista enquanto ela vai entrando mais e mais profundamente neste universo que antes só parecia divertidamente mágico, e junto dela começamos a questionar se o fauno realmente é quem disse ser. Isso tudo com muita magia, criaturas assustadoras e, até mesmo, magia negra. Outro ponto muito bom é que a escrita se alterna entre algo jovial pra logo em seguida ser bem adulto e assustador. Eu amei essa sensação de que estava lendo algo que não deveria ser lido porque invadia duas áreas que não se juntam: a inocência infantil com o terror e crueldade da realidade. Em suma o livro trata abertamente de vida e morte ou sobre bem e mal. Foi interessante demais de se ler. Os personagens em geral são cativantes, mas nem sempre no bom sentido. A ideologia da mãe de que o amor vai salvar tudo me incomodava, porque aquele cara era cruel e fdp demais pra ele se apaixonar pela Ofélia que era sua enteada e assim o príncipe salvar as donzelas. E é por isso que a sua filha se torna um alvo fácil para as propostas tentadoras do fauno. É legal se você colocar que no mundo real muitas vezes a nossa omissão ou fé cega em algo pode prejudicar as pessoas que amamos, por isso é sempre bom pensar duas vezes. Duro, mas real.

“A bondade pode ser tão claramente identificada quanto a crueldade.”

Uma parte muito boa do livro é que conhecemos mais do universo com os contos espalhados pelo livro o que dá um conceito novo à história já conhecida pelo filme. É interessante conhecer, especialmente sobre como o labirinto surgiu. As gravuras no decorrer dos capítulos também foram maravilhosas e complementam demais o enredo. Onde a imaginação pode falhar, as imagens vem fazer o serviço hahahaha. Gosto dos personagens serem bem multicamadas e do livro deixar bem claro que a maldade pode vir em diversas formas, seja como o homem pálido que come crianças (medo? tá tendo) ou como um padrasto que tortura pessoas em nome de seu ‘governo’ (medo? tá tendo?²) e demonstrar isso com contos de fadas é a escolha correta!

“Geralmente é mais fácil encontrar algo novo do que aceitar o que já se encontrou.”

Sobre os lados negativos, o primeiro não é um lado negativo, mas uma ressalva: NÃO É PARA CRIANÇAS, ao meu ver. Pode parecer lindo porém o conteúdo é distorcido e cruel, com narrativas de abuso, violência, guerras, torturas e o pacote completo do ambiente de um local ferrado e situações assustadoras, sei que os mais graves são apenas sentidos em lugares próximos e nunca descrito ou visto realmente, mas o livro torna bem óbvio que estupro e canibalismo tá rolando ao lado. É bem dito de forma silenciosa que essas tretas estão acontecendo, e por isso acho que não é um bom livro para crianças. Os personagens são bem ambíguos e não dá pra saber ao certo quem é mocinho e quem é bandido, o que pra mim foi ótimo, porém para pessoas mais jovens possa ser complicado entender isso. E também temos muito sobre morte aqui, inclusive não sei bem o que pensar sobre a morte final e é sempre ruim ver crianças sofrerem, se você apoia sinto dizer porém não podemos ser amigos. Outro ponto ruim é que na versão escrita eu gostaria de ter tido mais descrições, gostaria da inclusão de mais elementos do que já vi no filme e isso foi tão semelhante que em alguns pontos me incomodou um pouco. Também gostaria que o livro não tivesse tirado um pouco da ambiguidade que o filme nos passava. Gosto dos tons de cinza, então gostaria que tivessem permanecidos em mais pontos.

“A mãe de Ofélia ainda não sabia, mas ela também acreditava em contos de fadas. Carmen Cardoso acreditava no conto de fadas mais perigoso de todos: o do príncipe que a salvaria.”

A edição que recebi é de capa dura, com desenhos no início dos capítulos e é tudo apenas maravilhoso! Em resumo é uma boa obra, que usa a realidade e magia de uma forma muito divertida e nos causa muitos sentimentos. É cruel ao mesmo tempo em que é viciante, esse universo é deliciosamente tentador. Nem tudo termina bem, mas a vida também é assim. Um livro que nos deixa boas lições, mas que também nos demonstra que o bem e o mal é algo muito relativo. Às vezes os monstros mais assustadores são aqueles que convivem conosco e não os sobrenaturais. Numa mistura perfeita entre fantasia e escuridão a história acontece e eu só posso recomendar demais!

  • Este livro nos foi cedido pela editora Intrínseca, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • A bússola de ouro
  • Half Wild - Half Bad #2
  • A Forma da Água
  • criaturas criadores
  • No tempo dos feiticeiros
  • Playlist


[mc4wp_form id=”26998″]

Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em novembro 14, 2019 às 6:33 pm
    autor: Marijleite

    Olá, a edição desse livro parece mesmo um encanto. Eu ainda não vi o filme mas quando vi que o livro seria escrito pela Cornelia Funke, já desconfiei que viria coisa boa por aí. Muito válido esse aviso de que não é para crianças. Só de ler o post já senti ódio do padrasto da garota.

    Responder
  2. postado em novembro 16, 2019 às 9:43 pm
    autor: Fernanda Barroso

    Olá! Acredita que eu nunca assisti esse filme? Sempre fui uma pessoa medrosa, então quando diziam que dava um medonho, eu logo fugia. Mas ultimamente tenho me arriscado mais e estou pensando se leio primeiro em vez de assistir, já que pouca coisa é acrescentada na obra, acho que eu aproveitaria mais a leitura. Né? Dica super anotada! Amei sua resenha!

    Responder
  3. postado em novembro 19, 2019 às 12:22 pm
    autor: Ana

    Minha história com o labirinto do fauno é engraçada, eu assisti ele na escola, quando estava no ensino fundamental e fiquei COM MUITO MEDO DO FAUNO e até hoje ele me assusta um pouquinho. Nunca consegui reasssistir hahahahah mas com o lançamento desse livro eu fiquei interessada em tentar de novo, agora maior porque eu tenho certeza que vou gostar muito, principalmente do Fauno! Entao torça por mim hahahah

    Responder
  4. postado em novembro 21, 2019 às 11:54 pm
    autor: Tânia bueno

    Bom, quando você escreveu prepare seu medo… já pensei ops, não é para mim mesmo, apesar de ter “magia” e algumas coisa que de cara me encantaria como encantou Ofélia, parece ser bem sombrio e conforme eu lia sua resenha penso como você, certamente, não é um livro para crianças.

    Bjo
    Tânia Bueno

    Responder
  5. postado em novembro 22, 2019 às 11:38 am
    autor: Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? Esse é um dos filmes que minha irmã mais gosta depois de Coraline claro. É interessante ver o processo inverso. Geralmente os autores escrevem um livro e depois vemos a adaptação. Avaliar o livro depois de lançado é uma experiência nova. Um abraço, Érika =^.^=

    Responder
  6. postado em novembro 28, 2019 às 11:01 pm
    autor: Beatriz

    Eu quero muito ler esse livro, acho que vai ser uma leitura muito gostosa e adorei ver a sua resenha sobre ele. Ainda não vi o filme e também quero muito ver

    Responder
  7. postado em novembro 29, 2019 às 12:15 am
    autor: Mari Barros

    Eu estou mesmo muito curiosa para poder ler a obra, porque não sabia que se tratava do livro se um filme e as inúmeras críticas positivas me faz querer mais rápido

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios