Madrid, anos 1950. Alicia Gris é uma alma nascida das sombras da guerra,que lhe tirou os pais e lhe deu em troca uma vida de dor crônica. Investigadora talentosa, é a ela que a polícia recorre quando o ilustre ministro Mauricio Valls desaparece; um mistério que os meios oficiais falharam em solucionar. Em Barcelona, Daniel Sempere não consegue escapar dos enigmas envolvendo a morte de sua mãe, Isabella. O desejo de vingança se torna uma sombra que o espreita dia e noite, enquanto mergulha em investigações inúteis sobre seu maior suspeito — o agora desaparecido ministro Valls. Os fios dessa trama aos poucos unem os destinos de Daniel e Alicia, conduzindo-os de volta ao passado, às celas frias da prisão de Montjuic, onde um escritor atormentado escreveu sobre sua vida e seus fantasmas; aos últimos dias de vida de Isabella, com seus arrependimentos e confissões; e as intrigas ainda mais perigosas, envolvendo figuras capazes de tudo para manter antigos esqueletos enterrados.
Lembro que quando li pela primeira vez algo do Zafón eu realmente gostei. Gostei tanto que fiquei muito atenta para outros lançamentos dele, e assim creio que já li quase tudo dele que foi publicado no Brasil (acho que falta somente um). E continuo achando que ele manja plenamente dos paranauês de escrever um bom livro hahahaha. Este livro fecha a série O Cemitério dos Livros Esquecidos, porém é possível ler todos os livros separadamente já que cada história é fechada por livro. Mas pra você que assim como eu leu todos os livros sabe que é ótimo revisitar personagens já conhecidos, e é o que acontece aqui.
Alicia durante a infância viveu os anos de guerra do país, e assim teve sua vida mudada. Já adulta é uma investigadora de um departamento um tanto quanto desconhecido, é uma ótima agente, mas quer parar de vez com essa profissão. Sua última missão parece envolver todo o tipo de perigo, e algo muito estranho. Entre o mundo dos escritores e de muitos livros Alicia aos poucos descobre o que está realmente por trás de tudo aquilo que começou como sendo seu último trabalho.
“- Quando esta história acabar, se é que vai acabar, e se você sair inteira e ainda tiver este livro, traga-o. Eu gostaria de passar umas horas a sós com ele.
– E por que eu não sairia inteira?
– Sei lá. Uma coisa que os livros de ‘O Labirinto’ de Mataix têm é que todo aquele que toca neles acaba mal.”
Em meio aos anos da guerra na Espanha, Alicia nasceu e assim teve uma infância na qual perdeu muitas coisas incluindo sua família e parte da saúde. Então na década de 50 já adulta e tendo aprendido a se defender desde pequena, Alicia evita sempre se envolver com qualquer pessoa em qualquer nível, amoroso ou não. Ela é considerada como uma femme fatale, e mesmo que seu ferimento de guerra lhe dê dores crônicas ela é bem independente (com exceção do uso dos remédios). Trabalha como uma agente especial (uma espécie de espiã) para um departamento que ninguém sabe que existe. Porém ela não quer mais este trabalho, Alicia quer se livrar de toda essa correria e risco de vida que este trabalho lhe deu por todos estes anos, ela quer parar de se deparar com tantas coisas erradas e apenas o lado ruim do mundo.
Seu último trabalho, afinal ela disse que irá embora de qualquer jeito, consiste em encontrar um ministro que desapareceu, o qual estava sendo ameaçado de morte de uma maneira um tanto quanto estranha. Ele parecia levar uma vida comum, porém quando Alicia começa a revirar o passado do ministro fatos estranhos surgem e ela precisa ir até o fim. Já em Barcelona, encontramos a livraria Sempere, a qual a família de Daniel Sempere administra a várias gerações. Mesmo que ele aparente ser um homem normal ele guarda consigo um grande rancor sobre a morte de sua mãe. Alicia mesmo não querendo que a família Sempere se envolva em suas investigações (afinal aos olhos dela eles são somente uma família que administra uma livraria) ao mesmo tempo fica pensando se não poderia ter tido uma vida normal como a de Beatriz, a esposa de Daniel, tem. Com o avanço das investigações muitas pessoas são envolvidas, e segredos que eram escondidos há muito tempo retornam tornando tudo muito perigoso, incluindo a vida de Alicia, e revelações de um conturbado passado de muitas pessoas mudam tudo.
“- Não tenha ilusões – advertiu Vargas.
– Já me disse isso antes.
– É o melhor conselho que se pode dar a alguém nesta vida.”
Enquanto eu lia este livro todos os personagens que já tinha encontrado em outros livros anteriores apareciam, porém esta é uma história separada, por mais que tenhamos algumas coisinhas de outros livros (e sendo que li os outros há um tempinho) não foi difícil entender a história. Mas antes vamos falar de Alicia essa pessoa super pra frente, sério, eu achei tão determinada e forte mesmo que ela sinta muita dor às vezes (devido a um machucado na infância durante a guerra) ela ia em frente e fazia o que tinha que fazer, no entanto ela é bem forte e inteligente, gostei pra caramba disso nela. Por outro lado ela era péssima quanto ao lado emocional, como ela não teve uma família nem nada assim ela não é muito boa em demonstrar afeto, na verdade Alicia mesma se acha um tanto quanto fria (em parte é verdade). Quando ela resolve que quer se aposentar de ser uma agente (não é explicado exatamente o que ela é, mas imagino que seja tipo uma espiã), mesmo que ela seja relativamente nova em idade porque está cansada de encontrar tanta coisa errada pelo caminho. Quando ela vai investigando se depara com pessoas que escondem muitas coisas do passado. Entre essas pessoas tem um amigo de seu pai, o qual trabalha na livraria Sempere, assim ela se aproxima um pouco das pessoas de lá e é bem nítido o quanto ela queria ter tido uma vida diferente e comum. Me dá um pouco de dó, afinal não é como se ela pudesse voltar no tempo.
Alicia em sua busca pelo ministro que desapareceu descobre segredos do passado dele e de pessoas que podem estar envolvidas, aos poucos tudo vai se mostrando cada vez maior do que parecia ser, e um crime de proporção enorme parece ter sido o começo de tudo aquilo. Mesmo que alguns personagens apareçam bem pouco na história a ideia geral foi bem repassada, e isso é uma das coisas que mais gosto nos livros do Zafón, ele consegue transmitir bem um conceito utilizando de um bom recurso na escrita.
“A verdade nunca é perfeita e nunca combina com todas as expectativas. A verdade sempre traz dúvidas e perguntas.”
A história apresenta muitos personagens, alguns eu me lembrei de livros anteriores porém caso você não os tenha lido não acho que irá ficar perdido ou algo assim, mas pra quem leu é uma boa presença. Já que assim, como mencionei, este autor realmente escreve bem e por mais que tenhamos algumas situações separadas ou algo acontecendo longe da protagonista tudo acaba se encaixando no final. Aliás amei demais o final! Em comparação com os outros livros O Cemitério dos Livros Esquecidos aparece bem menos aqui, mas creio que tenha sido o suficiente para essa história.
Mesmo que a história gire em torno de investigações (aliás é bem interessante como o autor caracteriza bem pra época) eu considero este um livro de drama, já que temos tantos sentimentos envolvidos por parte de muitos personagens. Não é um livro tão rápido de se ler porque acontecem muitas coisas em vários núcleos, porém não acho que tenha algo desnecessário já que no final não há nenhuma ponta solta. E minha nossa preciso dizer de novo, que final maravilhoso!
Todos os livros desta série envolvem ‘livros’, escrita ou algo assim, seja falando da livraria Sempere, de escritores ou livros lendários. É muito claro o quanto o próprio autor gosta da literatura, o que para nós se torna um plus encantador nas histórias dele, e lógico este aqui não é diferente. Eu tenho quase certeza que estes livros (e o autor em si) num futuro bem próximo será considerado um clássico, a escrita dele, os personagens e tudo que ele transmite realmente marcam. Muito recomendado para você que quer ler algo que envolve um mistério, pessoas que amam livros e sobre uma mulher muito bem resolvida na vida. (Em outras palavras: Alicia é f*d@ mesmo!)
Oiii, Debyh, tudo bem?
Que dica incrível essa que tu trouxeste, ainda mais sobre toda essa ligação do casal. Gostei muito de saber a sua opinião e realmente leria, sua resenha ficou ótima e sei que parece ser aquele de livro instigante <3
Bjs
Eu tenho o primeiro volume da série estou muito curiosa com ele. Gostei de ver a sua opinião sobre esse volume e espero poder gostar tanto quanto você. Já coloquei o livro na minha meta de leitura desse ano e quero ler até o meio do ano pelo menos.
Oiii Debyh
Eu tenho uma amiga que ama os livros do Zafón e estava sempre recomendando, o que me impediu de ler até agora foi pura preguiça mesmo, mas deste ano o autor não passa, apesar de não ser uma trama fácil pois possuí vários núcleos, acho que será uma experiência enriquecedora, já que Zafón é sempre tão elogiado.
Beijos
http://www.derepentenoultimolivro.com
O fato de ter uma personagem feminina foda já me chamou atenção! Eu já tinha ouvido falar desta série, mas nunca dei muita bola. Vou procurar o primeiro volume (eu sei, você falou que dá pra ler separadamente, mas sou chata e vou ler a partir do primeiro ehehehe)
Beijos
http://www.degradeinvisivel.com.br
Debyh, que dica boa! Eu tenho diversos amigos que são fãs incondicionais do Zafon, e vivem dando uns cutucões porque eu ainda não dei uma chance. Falta de vontade não é. Tenho certeza que vou me maravilhar… o duro, é encontrar o encaixe perfeio nas TBRs infinitas dessa vida.
Muito bom seu post. Grande abraço.
Debyh, que dica boa! Eu tenho diversos amigos que são fãs incondicionais do Zafon, e vivem dando uns cutucões porque eu ainda não dei uma chance. Falta de vontade não é. Tenho certeza que vou me maravilhar… o duro, é encontrar o encaixe perfeito nas TBRs infinitas dessa vida.
Muito bom seu post. Grande abraço.
Oi Debyh, tudo bem?
Nunca li nada do autor, mas já inclui uma de suas sobras na minha meta de leituras para esse ano. Gostei da sua resenha, e já sinto que vou gostar da escrita dele hahahahah
Oi, amei conferir suas considerações sobre esse livro. Pelo post, a Alicia parece mesmo ser uma personagem e tanto. Eu ainda não li nada do autor, mas sou bem curiosa para ler os livros dele.
Oi Debyh, tudo bem? Acredita que eu comprei todos os livros dessa série, em uma promoção no submarino ano passado e, ainda não consegui lê-la? Pois é, mesmo tendo lido várias resenhas maravilhosas sobre a história e o final surpreendente, não consegui encaixá-lo nas leituras.
Estou muito empolgada em saber que tem uma investigação no decorrer da história, porque amo “tretas” policiais! Sua resenha me deixou mais animada para iniciar a leitura dessa obra em breve, desse ano ela não passa. Parabéns pela resenha.
Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
então, eu nao conhecia esse livro, mas ja estou obcecada por ele
parece ser um livro incrível e depois de vc falar que não tem partes desnecessárias, so aumentou
obrigada pela indicação
Oi, tudo bem?
Meu sonho é ler um livro do Zafón, e você já leu quase todos! :O
Não conhecia O Labirinto dos Espíritos, mas já quero conhecer a Alicia, que personagem incrível hein, e repleta de personalidade!
Com certeza uma leitura para quem ama livros! Quero conhecer os outros livros também!
Beijos,
Eli – Leitura Entre Amigas
http://www.leituraentreamigas.com.br/
OI Debyh, sua linda, tudo bem?
Esse é um dos autores que eu ainda preciso ler, faz muitos anos, uma pessoa me indicou, elogiando muito, isso antes de eu ter o blog. Acabou que até hoje eu não consegui ler, mas depois dos seus elogios sei que estou perdendo muito. Não sabia, ou não lembrava, que tinha essa parte de mistérios. Estou empolgada para ler. Sua resenhar ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
Oi, Debyh! Não sabia que podia ser lido separadamente, sabia que era parte de uma série! Isso é um lado bom, porque adorei a sua resenha, confesso que ainda não li nada do autor mas não foi por falta de recomendação, e sabe quando você percebe que está perdendo algo?
Pois é, acho que esse é o meu maior erro.
Bjos
Lucy – Por essas páginas
Estou com esse livro aqui que meu amigo escritor Leonado Nóbrega emprestou quando estive em Fortaleza para um evento ano passado, infelizmente, ainda não consegui iniciar a leitura, mas já conheço o autor e sei que vou amar.
Não é um tipo de história que me chame a atenção para ser sincera, mas eu sempre vejo recomendações sobre as obras e no fim é o que vale né? Parabéns pela resenha, está ótima.
Beijos
Olá!
Eu ainda não li os livros do autor mas to doida para ler esta série. Mesmo agora sabendo que podem ser lidos separadamente, prefiro ler desde o primeiro e me apaixonar assim como você pela escrita impecável do autor. Já vai para listinha, sem duvidas.
Eu conheci recentemente a escrita do Zafón e já estou apaixonada. Quero muito incicar esse lá série. Não vejo a hora de iniciar essa série.
Bjim!