• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
1 set 2013

O Lado Feio do Kpop

comentando sobre Música Tagsk-idols, Kpop

 

Bem, que a vida não é um mar de rosas todos sabemos, e que ainda há aqueles incômodos que temos que ultrapassar sem perder a pose, principalmente, se você é uma pessoa pública, agora, acrescente o fato de que você é asiático e sul-coreano… Você está com o que chamamos minimamente de “problema”. Os K-Idols são os ídolos, em sua maioria, dos jovens na Coréia sulista, e por ser um país asiático com tradições e perfeições como meta, é considerada normal que essas pessoas públicas preguem a ideia de uma imagem perfeita. Não se é permitido mostrar seus defeitos, e críticas são aceitas, talvez, apenas uma vez, e é a partir desse pensamento que o “lado feio do Kpop” nasce. (Se você tem dúvidas a respeito dos fãs de KPOP, leia nosso post sobre KPOP Fandom).

As três consequências que irei abordar mais preocupantes dessa imagem que as empresas de KPOP, infelizmente, buscam passar são as Sasaengs, Talifãs e o Plágio.

As chamadas “Talifãs” é uma mistura de “Fãs” com “Talibã” (grupo fundamentalista islâmico do Afeganistão e Paquistão) e que é utilizado não apenas aos fãs de KPOP, mas também do mundo todo. Esses fãs são os que não aceitam críticas aos seus ídolos e, com isso, estão sempre atacando quem “difamou” a sua pessoa de adoração. Infelizmente, enquanto estava fazendo uma pesquisa mais aprofundada a respeito, encontrei algumas pessoas com a ideia erronia de que o termo é empregado a fãs do Taemin (membro mais novo e dançarino principal do grupo SHINee), nem preciso informar a ira que me surgiu, como uma boa SHAWOL (nome do fandom do grupo). O blog DRAMATOLOGIA é um exemplo perfeito da ação de talifãs entre os kpoppers.

Raquel, a dona do blog, é conhecida pelos seus comentários a respeito de dramas e MVs asiáticos, e após comentar o vídeo “Lucifer” do SHINee, a blogueira sofreu duros comentários (no blog, youtube e twitter), de uma forma completamente inapropriada, a respeito de sua opinião sobre o clipe. Porém, a dona do dramatologia merece meus parabéns (e mais admiração, porque eu adoro o blog) ao decidir não responder aos comentários e nem incentivar a atitude, como ela deixou claro em um podcast na sua página. Pois, como ela citou, violência verbal não se combate com violência verbal.

 

A meu ver, a forma mais exagerada desses talifãs, são as Sasaengs. O termo nasceu da junção de “vida” e “privado” em coreano, e é designado para as fãs mais extremistas dos K-Idols. Mas enquanto você está pensando que não deve ser tão ruim quanto se diz, afinal, são apenas “fãs”, vou lhe explicar o quanto obsecadas essas garotas podem ser.

Eu posso me considerar uma fã do SHINee, gosto da música, dos integrantes (ai meu lindo líder, Onew), da imagem que eles vendem, e sonho em assistir um show deles ao vivo (quem sabe até conhecê-los… Ai, sonhos), mas essas ideias são de uma fã normal, concordam? Agora, deixem-me contar as pretensões de uma sasaeng: Chegar o mais próximo possível dessa perfeição que é seu ídolo, e não importa os meios para esse fim. E isso, particularmente, eu considero quase uma doença.

 

Há garotas na Ásia que chegam a se prostituir para manter esse “estilo de vida” que não é nada barato. Corridas de táxis, batidas de carros, acampamento na frente das casas e prédios, infiltração nas empresas e backstages, violação de moradias… Esses são alguns meios que essas fãs utilizam para conhecer e ficar com seu ídolo, então, você ainda acha que eu estou exagerando? Pois vamos citar alguns desses casos:

  • Siwon, integrante da banda Super Junior, teve sua conta no twitter hackeada.
  • Yoochun, do JYJ, recebeu um tapa no rosto quando saia de um estabelecimento, e a fã ainda alegou que era uma forma de ele nunca a esquecer.
  • Taecyon, do 2PM, recebeu uma caixa de absorventes usados com um bilhete dizendo “Ok Taecyon, você não pode viver sem mim.”
  • A banda FT. Island teve seu dormitório invadido, vários objetos roubados, e a escada da saída de incêndio defecada (sim, você não leu errado).
  • O grupo Super Junior teve sua van perseguida, antes do SUPER SHOW 3 em Singapura, por outras 6, o que resultou em um acidente.
  • Jessica, integrante do SNSD, achava que se tratava de um morador do prédio em que fica localizado o dormitório do grupo, mas após perceber que o homem utilizou um guarda-chuva para trancar a entrada principal do prédio, ela correu para dentro do apartamento, e logo em seguida, ouviu alguém tentar arrombar a porta.
  • Invadiram o apartamento do grupo DBSK enquanto eles dormiam, os beijaram e tiraram fotos deles.

E esses são apenas alguns exemplos.

Por último, não agora sobre as fãs, mas sobre o mundo musical em si. O ato de assinar um trabalho alheio como de autoria própria e não exibir os créditos é um crime, e se chama plágio. No mundo do KPOP já ocorreram diversos casos nesse âmbito, PSY, SNSD, SHINee, Lee Hyori, são alguns cantores que tiveram seus nomes ligados a essa prática. Não vou dizer quem teve o trabalho roubado, até porque, nunca foi deixada claro em alguns casos. O plágio foi iniciado principalmente por uma falta de respeito e consideração quem alguém possui com o trabalho de um terceiro, e isso é algo inaceitável, a busca pela perfeição pode gerar crimes também, uma contradição explícita. Não irei generalizar, há bandas que fazem sim uma releitura de outras músicas, e dão seus devidos créditos, como foi o caso do EXO, com a música “Angel”, que creditou ao cantor J. Lewis e a música “Eternally Lost”, essa é a prática correta.

O lado feio do KPOP demonstrado pode abrir os olhos de algumas pessoas que insistem na ideia de que seu ídolo tem que ser perfeito, ou o mais próximo que puder. Histórias como G-Dragon (cantor e líder da banda BIG BANG) utilizar maconha e Onew (líder da banda SHINee) mostrar o dedo do meio são abafadas o máximo que podem, e se explodem na mídia, os K-Idols precisam se desculpar as fãs de uma forma até, algumas vezes, humilhante e prejudicial a carreira, lembrando também do caso do Nichkun, 2PM, que foi forçado a se ausentar por um tempo das apresentações  do grupo, devido a um acidente de carro, que ele talvez (ênfase aqui) estivesse embriagado.

 

Então gente, não busquem a perfeição e fechem os olhos para os erros, e principalmente, para ações como as das sasaeng, comentários como as das talifãs, e crimes como o plágio. Defendam seus ídolos de uma forma saudável, que é esse carinho que os motiva.

Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Kaito
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em setembro 2, 2013 às 12:07 am
    autor: Naathy ~

    To chocada ‘-‘
    é muito exagero. Cantores/artistas e etc…
    são primeiramente humanos, e é isso que devemos esperar deles =x
    Erros e acertos…
    Sem radicalismo, tudo em excesso faz mal…até ser fã (:

    Responder
    • postado em setembro 2, 2013 às 12:40 am
      autor: Anônimo

      Isso mesmo, Nathy!!
      Fico com uma tremenda raiva quando vejo essas meninas que acham que tem direito sobre os ídolos apenas por ser fã u_u

      Responder
  2. postado em setembro 2, 2013 às 8:36 am
    autor: Louise

    Fiquei muito chocada com aqueles fãs. Que tipo de pessoa faz isso? Acho que eles precisam de ajuda profissional! E não estou dizendo isso como insulto, acho que eles realmente precisam. Mas eu tenho outra pergunta: o que os pais dessas pessoas dizem a respeito? Quero dizer: eles não fazem nada?

    Responder
    • postado em setembro 5, 2013 às 4:52 am
      autor: Kaito

      Louise, os pais desses fãs extremistas geralmente não tem conhecimento da extensão do problema, já que eles não acompanham os filhos… Imagino que eles devem achar que seja apenas uma fase ou que eles não estejam fazendo nada de tão grave…

      Responder
  3. postado em setembro 2, 2013 às 8:40 am
    autor: Louise

    Mas um comentário com relação ao uso de drogas: Não acho que ele tenha, obrigatoriamente, que pedir desculpas. Mas quando você é uma fã, você se decepciona quando o seu ídolo faz uma coisa dessas. Principalmente se você, assim como, já foi assaltada por pessoas drogadas na rua.

    Responder
    • postado em setembro 5, 2013 às 4:58 am
      autor: Kaito

      A questão da maconha é questionável. Não que eu seja a favor, mas o cigarro causa maiores danos, e apenas por ser legalizado, ele é aceito. Mas ainda sim, se um k-idol é visto fumando cigarro (mesmo eletrônico) ele ainda é duramente criticado. É como se o cantor não pudesse fazer nada que o mostre mortal e/ou passível de erro.

      Responder
  4. postado em setembro 4, 2013 às 10:32 am
    autor: Angel Sakura

    Tem também o caso do EXO, em que as Sasaengs
    seguraram ele quando estava saindo da escada ele caiu e machucou o queixo e o quadril, porém ao invés de alguém ajudar ficaram tirando foto dele e colocando as mãos em lugares inapropriados. Sério, ficaram pegando no bilau do menino.
    Daí o Baek foi ajudar ele a levantar e as Sasaengs ficaram falando pra ele tirar a cabeça da frente que elas precisavam tirar uma foto e outras coisas “educadas”.

    Nunca entendi essas talifãs, talvez pq eu mesma seja muito liberal em relação as coisas que gosto, adoro o Big Bang <3, porém eu sou a primeira a zuar quando eles fazem besteiras ou rola alguma fofoca. Eles são artistas não são perfeitos. Enfim, adorei o post.

    Responder
    • postado em setembro 5, 2013 às 4:59 am
      autor: Kaito

      Tbm sou dessas, Angel!!! Zoou geral com meus neneins do SHINee ♥ ♥

      Responder
  5. postado em setembro 11, 2013 às 4:36 pm
    autor: Mia

    e eu nem imaginava nada disso

    Responder
  6. postado em dezembro 18, 2013 às 4:58 pm
    autor: Nanalees

    Esse post me fez lembrar do Dorama do SiWon…! Oh! My lady. Que ele tem uma filhinha e não pode deixar vazar por ser pop e tal…que ia acabar com a carreira dele.

    Responder
Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
7/11
A Rainha Aprisionada – Iskari #2 – Kristen Ciccarelli
5/11
Uma Mulher no Escuro – Raphael Montes
3/11
36 Perguntas que Mudaram o Que Sinto Por Você – Vicki Grant
30/10
A Filha do Rei do Pântano – Karen Dionne
27/10
Abadia de Northanger – Jane Austen
24/10
Nocturna – Nocturna #1 – Maya Motayne
Parcerias
Anúncios