Kate Black é símbolo do sucesso, uma linda mulher que transformou sua herança em império internacional – uma personalidade misteriosa, envolta por milhares de perguntas sem respostas. Detentora de uma posição de destaque entre os poderosos ela é uma sobrevivente, assim como foi seu incansável pai, que arriscou a própria vida para extrair uma fortuna em diamantes da inóspita África do Sul. Agora, ao comemorar 90 anos, Kate analisa a família que manipulou, dominou e amou: o belo e o grotesco, a serenidade e a loucura, a bondade e a maldade – todas as suas conquistas ao longo da vida. E na extravagante celebração, os fantasmas de Kate a rondam, fantasmas de amigos e inimigos. Lembranças de uma vida de chantagens e assassinatos. Fantasmas de um império fundamentado em pura ambição.
Coroquêeenhos! Hora de falar de mais um clássico!
Esse foi o segundo livro da minha vida, embora ele seja forte por demais para uma garotinha de 11 aninhos de idade. Quem liga? O livro se tornou top na minha vida e recomendo eternamente!
Detalhe interessante para os noveleiros de plantão: notei algumas semelhanças dessa história e a que é contada na novela “Império” que está passando na Globo. Não sei se é só coincidência, mas me fez relembrar o quanto esse livro é fascinante e cheio de enredo. Preparem-se!
Para quem prefere o post em áudio com a minha voz fanha ao invés de ler meus posts imensos xD Basta dar o play aqui embaixo e ser feliz.
“Ambição, luxúria e cobiça. Kate Blackwell só joga para ganhar. Tão fatal quanto os diamantes que fizeram sua fortuna.”
Começo dizendo que tenho orgulho eterno de ter a versão antiga com aquela capa da hora que tanto me chamou atenção na época (e ainda hoje). Aliás, aquele primeiro quote do post está bem na capa desse meu livro antigo e perdi as contas de tanto que parafraseei esse quote em diversos textos meus quando era mais nova. Fatal é a palavra chave.
Meu pobre livrinho está em frangalhos, afinal, ele veio da geração da minha mãe. A história foi publicada em 1985! Manow, eu nem tinha nascido! Hue! E meu ímpeto para lê-lo, além da capa e do quote, foi o fato de que minha mãe me pegou lendo a sinopse na sala da minha casa e disse: “Esse livro é muito forte pra você. Leia outro!”
Pra quê? Quem diabos fala isso para uma criança como eu? É lógico que eu fui ler!
Não me arrependo jamais, mas… SIM… o livro é bem pesado. Saca “50 Tons de Cinza“? Pfff… balela perto do sexo que o Seu Sidney Sheldon descreve. E, não… o enredo não tem nada de pornográfico. É estupendo. Além de que, né, tem muita história e é muito bem escrito e intricado. (perdão aos fãs de 50 tons… mas essa é a verdade e não estou menosprezando o livro preferido de vocês).
“- O que é tão engraçado?
– Antes, quando saí à procura de diamantes, levava uma tonelada de equipamentos. Agora, estou levando apenas uma bússola. Parece fácil demais.
– Acho que não será esse o nosso problema, Sr. McGregor.”
Vamos a história! Não posso falar muito e dessa vez não é pelo livro ser curto, pois ele não é. Foi o primeiro livro grosso (ui) que li na vida. E pareceu curto perante a história delícia que ele conta. Enfim, não posso falar tanto do enredo para não estragar a história. Ela é muito cheia de detalhes e não tem como contar sem acabar com a graça. E, bom, esperem por mortes… O autor não tinha dó de matar personagem, não. Acho que por conta do querido Sidney Sheldon que acabei me apegando à livros com finais bem desastrosos ou realistas, do tipo que todo mundo morre. Viciei loucamente nos livros do Sheldon e amava o fato de que muitas de suas obras (se não todas) tinham personagens femininas muito fortes, poderosas, divas… e más.
A história começa com Jamie McGregor, um lindinho loiro que sai de seu país, Escócia, para fazer fortuna em diamantes lá na África do Sul. Corajoso, o menino, né? Dezoito aninhos e conquistou meu pobre coração, esse personagem. A ambição dele não apagava seu jeito jovial e ingênuo de ser. Ele era um fofo. Mas, como vocês bem sabem, não se arranja diamantes facilmente por aí, né? E esse jeito bonzinho de Jamie nada ajudou. Cara… esse personagem se ferrou tanto que sentia uma pena. Até hoje, quando tô passando uns apuros, eu lembro do Jamie. Corrupção e intriga de montão até que, o que acontece? Não, ele não morre. Mas vira o demônio encarnado. Quem não viraria? Jamie foi espancado e deixado para morrer no meio do deserto, porém ninguém contava com a perseverança do garoto. Ele espanta seus males, até os abutres que queriam comê-lo, e dá a volta por cima.
Como? Simples, roubando diamantes numa praia totalmente vigiada e proibida. E é aí que começa a sua vingança contra todos que o ferraram. DE-LÍ-CIA.
“- Você deveria ter nascido garoto.
– Não diga bobagem, David. Assim eu não poderia me casar com você. Nós vamos nos casar, de qualquer maneira.
– Receio que não, Kate. Sou vinte e dois anos mais velho que você. Tenho idade suficiente para ser seu pai. Vai conhecer algum dia um rapaz atraente…”
Jamie construiu um império poderoso e se tornou conhecido. As pessoas não o reconheciam, pois estava diferente e também um tanto desfigurado pela surra que levou. Sem contar a barba sedução. O cara não poupou esforços para pisar em todo mundo. Inclusive na filha do cara que o ferrou, Margaret, que gostava mesmo do Jamie. Fiquei com dó dela, mas não tinha como desgostar do Jamie sabendo de tudo que ele passou, né?
Eis que essa garota que ele ferrou fica grávida e ele vibra de felicidade, gente! Afinal, o que ele queria era entregar a filha do cara que ele odiava daquele jeito, desonrando a família e largando-a lá.
Da hora a vida, hein? Jamie sai de buenas, tocando o rebu geral, e ninguém conseguia fazer nada. Porém, Margaret deu a louca e foi atrás de Jamie, após seu filho nascer. O cara nem queria olhar para a criança, mas, por um acaso, acabou acontecendo e ele realmente se apaixonou pelo filho. Decidiu que queria um herdeiro.
Jamie não conseguiu convencer Margaret a deixar o menino com ele, então acabou acolhendo a mulher em sua própria casa para poder ficar perto do filho. Ignorando-a completamente. Acontece que Jamie tinha uma amante com o mesmo nome da mãe de seu filho e, num surto de bebedeira, ele acaba dormindo com Margaret pensando que é a amante. E é daí que surge Kate, a louca do livro. A menina que mais parecia um garoto, arteira e doida, fazia o que bem queria.
“- Ela é sua neta, Kate, a mesma carne e o mesmo sangue. Está tratando-a como se ela fosse uma leprosa.
– Ela é uma leprosa.”
Falei demais, né? Mas, garanto, poderia escrever uma bíblia com todo o amor que tenho por essa história. Esse autor virou uma inspiração pra mim e eu queria escrever como ele, dessa maneira tão cheia de detalhes e drama. É maravilhoso ver como a história se desenrola e Kate se torna uma mulher forte e poderosa. O jeito com o qual ela manipula cada pessoa que está a sua volta para ter o que quer.
Corocos, leiam esse livro. Juro, pode até parecer chato, mas se eu, com onze aninhos, li numa boa e me impressionei, acho que vocês também.
Ah, sim! Esse livro teve uma continuação (para ver o quão condensada é a história) e o que mais me surpreendeu foi que essa continuação não foi feita pelo autor. Na hora, entortei o nariz, mas comprei o livro mesmo assim. Eu não negaria a continuação do meu top 3… E, pasme, a autora fechou a história com chave de ouro! Não é a toa que o seu Sheldon permitiu que a história fosse publicada. Logo mais terá resenha desse livro aqui ;]
Milhões de facadas do Jamie pra vocês!
Tem série desse livro (e filme também). Mas não me arrisquei a ver xD
Quem arrasou foi você nessa resenha diva *-*
Menina estou super louca para ler algum livro do Sidney mas pouco vou em sebo e geralmente quando vejo nas livrarias são tudo caro D:
Tenho um conhecido que me indica fortemente todos os livros do Sidney e sua resenha só me deu mais curiosidade ainda para ler s2
Valeu a pena esperar
LEEEIIIAAAA! Juro, pelo menos com esse livro (e outros que vou resenhar), que vale a pena. Os livros do Sidney são tão completos que depois que você começa a ler outros mais “light” dos tempos modernos…eles parecem fáceis xD
É por isso que frequento esse site, resenhas diferentes e variadas, esse livro é um dos melhores que já loi. Igualmente recomendo. Obrigado pela resenha maravilhosa.
Concordo de novo xD Esse livro é simplesmente uma releitura anual pra mim. É um exemplo de como devo escrever, sério. Obrigada por ler o site *-*
Creio já ter lido alguma livro do autor, na época do colégio, mas não me lembro mais.
Muito bacana sua resenha, parece uma história bem interessante e cheia de acontecimentos.
A história é muito intricada. Sidney tinha o dom pra fazer diversas histórias e dramas todos se encontrando, com muitos personagens. Adoro!
Oie Nanaless =)
Sabe que apesar de sempre ler e ouvir vários comentários do Sindney Sheldon, nunca me animei em ler muita coisa dele. Li um ou dois livros só, mas infelizmente não consegui me encantar pela narrativa do autor.
Uma pena mesmo …
Ótima resenha!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
Olha, não vou mentir. Já li livro do Sidney que eu não curti. Mas a maioria são muito bons. Acho que é questão de gosto mesmo. Existem livros que sei que são ótimos, mas não li por falta de vontade. E quando tentei, não consegui terminar xD Enfim. Beijo!
Falam que esse é o melhor livro de Sidney Sheldon. Eu ainda não li, mas vou ver se coloco na minha imensa wishlist 🙂
Deve ser, viu! Mas tem tantos livros bons dele que não consigo listar xD Eu só digo que esse é meu livro favorito pq foi o que me levou a ler Sidney =]
Amiga vc escreveu com paixão, da para perceber isso, mas é desse jeito quando escrevemos de algo que gostamos né? Realmente é um clássico, mas nunca li nada dele, mas vc colocou em mim aquela vontade de ler justamente esse e pode apostar q está em minha lista hehehe
Pri ;*
http://closettgarden.blogspot.com.br/
Que booom!!!! É que eu simplesmente amo esse livro. Ele me despertou uma sede louca por leitura e principalmente por Sidney Sheldon. É uma história fabulosa e muito bem escrita. Vale a pena. Beijão ;]
Credita que não li ainda! Quando tive oportunidade eu acheiq ue eu era nova demais pra ele hsushushs Agora me animei de novo!!! Vou catar por aqui e vou ler! META 2014
Sahushauhs seu pensamento foi o contrário do meu shuahush Enquanto minha mãe disse que eu era nova pra ler e eu li…você foi boazinha e não leu xD Amo demais esse livro. Eternamente.
melhor livro de todos. pra vc ter uma ideia eu não gostava de ler de jeito nenhum, então meu amigo me indicou, eu sorri e disse “jamais que eu vou ler um livro com essa quantidade de página” então eu
li só o sumário, e logo de cara eu me encantei pelo mistério, e nao me cansei enquanto devorei o livro inteiro. Não tenho palavras pra explicar o quanto esse livro é maravilhoso. Parabéns pela sua resenha. abraço