Um romance divertido e emocionante, que explora as escolhas difíceis que surgem quando a vida e o amor conduzem a direções opostas. Ir para a faculdade é um momento emocionante e aterrorizante ao mesmo tempo. Ainda mais se você estiver em um relacionamento em que não tem certeza de seu próximo passo. Clare e Aidan têm apenas uma coisa a fazer na noite antes de partirem para a faculdade: descobrir se devem continuar namorando ou terminar. Ao longo de doze horas, eles irão refazer os passos do relacionamento, na tentativa de descobrir algo no passado que possa ajudá-los a decidir sobre o futuro. A noite os leva a amigos e familiares, marcos simbólicos e lugares inesperados, verdades dolorosas e revelações surpreendentes. Mas, conforme as horas passam e a manhã se aproxima, chega o momento inevitável do adeus. A questão é será um adeus momentâneo ou para sempre?
Esse livro é tão completamente despretensioso que me surpreendeu com o quanto eu fiquei apegada aos personagens e ao momento em que eles estavam vivendo tão rapidamente. Pra falar a verdade a Angel Sakura me mandou este livro dizendo que eu não poderia NÃO ler um livro desta autora, que eu deveria, algo como um dever de leitora (?). E bem, ela estava certa, eu total amei a escrita da Jennifer!
Clare e Aidan estão se despedindo já que irão para faculdades diferentes, e é isso. Algo que era pra ser simples, de repente se torna cheio de lembranças de praticamente toda a adolescência que está chegando no fim. E a dificuldade em terminar o que tinham se torna algo complicado para ambos.
“- É só que… somos tão jovens. Não é tão louco assim achar que podemos não terminar a vida com a pessoa que namoramos no colégio.”
Clare é muito prática, tenta levar sua vida de um modo lógico. Então quando termina a escola e seu namorado Aidan está indo para uma faculdade bem longe da qual ela vai, resolve que eles deveriam terminar. Um relacionamento a distância pra ela não parece ser lógico e nem saudável, então ela resolve o que seria a melhor escolha para os dois. Aidan não acredita que seja o que eles querem, porém segue o que Clare deseja: tirar uma noite de despedida passando por todos os lugares aonde possuem lembranças.
Nessa noite repleta de lembranças, aos poucos eles percebem, principalmente Clare, que terminar o namoro não será algo fácil. Se despedir ‘para sempre’ de Aidan e de tudo o mais, para começar uma nova fase parece cada vez mais complicado com o passar da noite. Passear pelos lugares em que os dois possuem tantas lembranças leva a momentos de felicidade, e algumas confusões que torna a noite bem agitada, mas eles tem pouco tempo e querem aproveitar o máximo.
“- O fim de uma era – repete ele, e, apesar do coração em frangalhos, Clare sorri para ele também.”
Sabe aquele momento de virada de vida, em que acabamos a escola e tudo de repente vai mudar? Este é o momento em que os dois estão passando, porém com um agravante: eles irão para lugares muito longe um do outro. Então ao invés de cogitar um namoro a distância Clare, que é muito prática (lembrou a mim mesma XD) resolve terminar de uma vez o namoro. E bem, eu tenho que concordar com ela que é a solução mais rápida, mas não sei se é a melhor. Claro, tem inúmeros empecilhos para se ter um namoro à distância, mas muita gente consegue fazer isso dar certo isso. Contudo, como ela decide revisitar os lugares em que dividiu bons momentos com Aidan cada vez mais a decisão se torna complicada, afinal todos os bons momentos voltam para os dois e com eles a tristeza por tudo aquilo chegar a um fim.
Aidan é uma pessoa um tanto quanto tranquila, e bem aos poucos tenta mostrar pra Clare que talvez terminar não seja o que eles realmente querem fazer. O que faz total sentido já que eles só estão terminando pela distância mesmo. Com o passar da noite ele percebe realmente que não quer terminar com Clare, mesmo que seja difícil um namoro a distância, e tentar convencê-la disso é complicado.
No meio desta noite cheia de lembranças que se tornam dolorosas e ao mesmo tempo algumas são engraçadas, ainda temos alguns amigos que eles encontram. Temos um pouco também da relação dos dois com suas famílias, principalmente da parte de Aidan que possui um relacionamento difícil com o pai. Enfim, conhecemos eles e suas histórias.
“- E se um dia olharmos para trás e isso tudo for só uma vaga lembrança? E se eu e você, e tudo isso… e se não for uma parte grande de nossa história? E se for apenas o prólogo?”
Apesar da história inteira se passar em uma noite, há também toda uma fase de vida que está sendo encerrada nela. Quando li a sinopse eu esperava algo um tanto quanto bobo, mas não foi isto que encontrei.
Mesmo que para algumas pessoas visitar lugares que você ia praticamente todos os dias (nos últimos anos) seja normal, eles estão indo com o pensamento de ser a última vez que estão naqueles lugares sendo o que são e que dá próxima vez que forem ali eles estarão diferentes, o que nossa, eu realmente admirei como a autora conseguiu passar isso de um jeito simples mas ao mesmo tocante porque afinal isso é uma despedida. Com toda certeza quero ler mais livro da Jennifer, amei a escrita dela e o quanto ela consegue transmitir em tão pouco, afinal é só uma noite e um livro relativamente curto. Mesmo que tenha alguns momentos tristes, a autora ‘quebrou’ isso com algumas situações inusitadas e engraçadas que acontecem nessa aventura
final para os dois.
Mega recomendado para fãs e não fãs de YA, e recomendo ainda para todos que gostem de uma boa e velha sessão da tarde. Carregado de um final de adolescência ao qual quando somos jovens desejamos, mas ao mesmo tempo temos medo Clare e Aidan vão dizer adeus, mas eles não querem que seja para sempre.
Olá, amo esses livros meio depressivos, rsrs. Ainda não sabia do que se tratava o livro, mas pela sua resenha, acho que é um romance que vai me agradar muito. Essa fase do fim do ensino médio e início da faculdade é mesmo complicada.
Olá, tudo bem?
Pela sinopse eu também achei que era um livro mais bobinho. Porém, essa é uma das resenhas positivas que li sobre a obra e fiquei bem otimista com essa leitura, parece ser fofa. Espero poder ler a obra. Beijos.