Peça teatral sobre Pluft, o fantasminha que tem medo de gente.
Conta a história do rapto de uma menina (Maribel) pelo malvado pirata Perna-de-Pau. Escondida no sótão de uma velha casa, ela conhece uma família de fantasmas e faz amizade com Pluft, um fantasminha que tem medo de gente.
De vez em quando eu pego alguns livros infantis para conferir tanto a história, que mesmo simples passa uma mensagem importante, mas principalmente para ver as ilustrações que sempre gosto, seja por conhecer um novo artista e porque acho geralmente são bem fofos os desenhos neste tipo de livro.
Pluft é um fantasminha que possui muito medo de gente, mora com sua mãe e seu tio, o qual já viveu muitas aventuras mundo afora. Então quando uma garotinha, Maribel, parece estar em perigo ele tenta juntar coragem para ajudá-la, mesmo tendo bastante medo de pessoas.
“Pluft era um fantasminha muito medroso.”
Em um sótão isolado Pluft mora junto com a sua mãe, Dona Fantasma, e o seu tio Gerúndio. Todos são fantasmas e evitam o contato com gente, já que raramente aparecem pessoas ali. Pluft vive com o medo constante de ter que se encontrar com algum tipo de gente, ele tem de verdade muito medo. Seu tio já é mais experiente por ter assombrado um navio por anos, e gosta muito de assustar. Sua mãe já gosta mais de conversar com sua amiga pelo telefone, contando sempre as novidades que eles possuem.
Maribel é uma garota que perdeu seu avô, Capitão Bonança, há pouco tempo e com isso muitas pessoas desejam encontrar o seu tesouro. Um inimigo do capitão então a sequestra em busca do tesouro e assim Maribel corre perigo de ter que ficar presa com este homem. Pluft aos poucos percebe que pessoas não são tão assustadoras assim e pretende deste jeito ajudar Maribel.
“- Não tenho medo de nada, estão ouvindo? Não tenho medo nem de mar, nem de vento, nem de…”
A história do livro em si é bem simples, recomendo para crianças bem jovens. Tem todo o conceito sobre o medo e de criar, por fim, coragem para enfrentar algo assustador. Temos também um pouco sobre a amizade com alguém que é diferente e também sobre superação própria com Pluft enfrentando seus medos. Mas, ainda temos sobre o que realmente é o tesouro da vida de alguém, achei bem legal essa parte.
Este livro é adaptação de uma peça de teatro infantil da década de 50, e possui várias edições ilustradas por outros artistas. As ilustrações desta edição que tenho são lindas, gostei tanto da simplicidade (o que é normal se tratando de um livro infantil para pequenos) quanto por captar bem o momento da história. Recomendado para os pequenos se divertirem e para você que, assim como eu, curte livros infantis!
Olá que livro adorável, amei conhecer a história, adoro peças de teatro e confesso que preciso ir ver mais delas, acho que ilustrações em histórias assim trazem todo um sentimento a leitura, beijos!
Oi, tudo bem?
Eu adorei ler sua resenha. Li esse livro quando era bem pequena e não lembrava muito da história, mas, lendo a sua resenha, pude relembrar. A história, apesar de simples, tem mensagens muito boas para as crianças. Acho que é uma ótima dica para presentear crianças e até para os pais lerem com seus filhos.
Beijos!
Eu gosto bastante de às vezes pegar um livro infantil para ler também; acho tão fofo e sempre tem uma mensagem bacana. Adorei a capa desse livro e fiquei louca para conferir. Amei sua resenha!
beijos
Oi.
*-* Que fofinhooo esse livro, eu também adoro ver ilustrações, fico horas olhando hahaha. Adorei a mensagem do livro e tudo que se passa na história, tenho um irmão que ainda é criança ele vai adorar.