• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
14 ago 2015

[Podcast] Preconceito Literário

comentando sobre Podcast TagsPodcast, preconceito

O que dizer desse podcast que mal começou e eu já considero pacas? Sério, eu nunca me diverti tanto gravando como esse podcast. As risadas são todas sinceras e eu espero que você também possa rir, recomendo ouvir num ambiente bem público porque quando gargalhar vai ser mais constrangedor, essa sou eu sendo amiga! ¯\_(ツ)_/¯
Dessa vez falamos de algo que sempre comentamos sempre entre nós: Capas de livros que nos dão vergonha alheia e LEITORES QUE NOS DÃO VERGONHA. Já sinto uma identificação instantânea por parte da maioria de vocês rs. Todo mundo tem uma história engraçada pra compartilhar, então compartilhe, adoro!
Dê o play no áudio e leia o post pra quem não quiser ouvir, garanto risadas em ambas as versões!

http://euinsisto.com.br/wp-content/uploads/2015/10/PodLiterario_preconceito_literario.mp3


Nós começamos o podcast falando sobre o que é literatura, diferença de opinião e preconceito literários, especialmente pelas capas dos livros. Sim, eu sei que você já julgou um livro pela capa e um leitor pelo seu livro. Eu faço isso, você faz, somos humanos. Mas além disso tem algumas capas que IMPLORAM por uma zuadinha básica. Essa sou eu sendo honesta e fofa #me amem.
A verdade é que é preconceito literário pra todos os lados \o/ até nós temos os nossos. É humano, é normal e vamos falar sobre isso. O problema começa de verdade quando você acha que a sua opinião, por ser sua, é melhor que à dos outros. Não, não é legal abiguinho. Vamos ser tolerantes e conviver pacificamente com as pessoas com gosto diferente do nossos, lembrando sempre que diferente não quer dizer ruim.

Tendo um blog literário acabamos visitando muitos blogs do gênero e cada dia é uma descoberta nova, quando falo descoberta quero dizer bizarrice. Muitas vezes damos risadas, em outras só fica a vergonha.
Vamos começar com um clássico de: blogueiro/pessoa que paga de cult, ou seja, o famoso Hipster Literário!
“Bestseller, modinha você não pode ler”, não seja esse cara! Deixa eu ler o que eu quiser, se eu quero ler a culpa é das estrelas eu posso, se eu quero ler João e o pé de feijão posso também. Largue meus livros, modinhas são legais e eu vou ler o que quiser. E não queira guardar o autor só pra você ou não dividir o livro com mais ninguém, é o outro lado da moeda de como ser idiota. Vamos ser gentis e deixar todo mundo ler, sejam livros modinhas ou bestsellers, até mesmo aqueles cults que ninguém além de você conhece.

Momento SHAME/Vergonha:  diga o livro que você gosta e que tem vergonha de assumir. Debyh foi na jugular e disse que GOSTA DE ROMANCE DE BANCA. Já a Angel Sakura apoiou o gosto pelos romances de bancas e confessou que gostou de CREPÚSCULO. O que posso fazer? Gosto de livros vergonhosos. E vocês?

Agora uma pergunta: VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE GOSTA DE UM TIPO DE LIVRO MAS ESCONDE?
Nós conhecemos, a Debyh já fala sobre as pessoas que escondem o gosto por romances hots. Não escondam, não é vergonha nenhuma. E você não está sozinha, temos um exército aqui pra defender os romances com sequiço!

E então chegamos no ponto alto: Preconceito literário com capas! Não julgue um livro pela capa, mas principalmente NÃO JULGUE UM LEITOR PELA CAPA DO LIVRO QUE ESTÁ LENDO. Cada dia é um novo livro pra lista de capas mais bizarras eveeeeeer. Não estamos falando de histórias bizarras (que será outro podcast), mas sim de capas vergonhas e/ou bizarras. Aquela capa que quando você anda com o livro tenta dar uma disfarçadinha, esconde como quem não quer nada daqueles olhos atentos que tentam encontrar o nome do que você está lendo, é eu sei que você caro leitor já passou por isso. Você não está sozinho, nós também já estivemos nessa situação.
Pra terem uma noção do que estamos falando olhem essas capas


     

E olha essas outras capas, deixo essa pergunta no ar: “custa por um pouco mais de roupa na capa?”

capa com dinossauros:

E ainda temos o conjunto de capas de pessoas se beijando e/ou em poses constrangedoras

 

 

 

 

Continuando com os preconceitos, vamos ver se você já passou por isso: “Ain, você não pode ler isso porque é livro pra criança.” Solução: O livro é meu e eu leio o que eu quiser Flw! Vlw! Sério, não seja assim. Deixa cada um ler o que quiser, e isso vale especialmente pra você blogueiro literário/membro de comunidade de leitura do facebook que fica julgando a leitura alheia e se achando superior. Você não é superior é só um babaca.
Angel Sakura , estranho escrever em terceira pessoa hahahaha, ainda afirma que quanto mais idiota for o livro, mais ela gostará. E Debyh afirma que lê e vai continuar lendo sim o que quiser. Estamos esperando a polícia vir nos prender por infringir a regra de ler livros adolescentes com classificação pra adolescentes. *até o fechamento deste post a polícia não apareceu*

Ah sim, não podemos esquecer “aquelas pessoas” que dizem que não gosta do livro sem ler. “Não preciso ler para falar que é uma porcaria”, toma aqui seu diploma de babaca amigo! E agora que embalamos que tal falar de quem não lê clássicos? Mas o pior ainda recomenda que os outros não leiam. EXISTEM COISAS BOAS E COISAS RUINS NELES, assim como nos livros de hoje.

Então nós duas contamos nossas experiências com clássicos, com direito à gargalhadas no podcast. E não seja o bobão que quer julgar os outros só porque o que ele lê não é do seu gosto. É graças aos livros modinha que muitas pessoas entraram no mundo literário, e não venha nos dizer que “ah, só que essa leitura não presta”. PRESTA SIM, esse leitor tá conhecendo outras palavras, vivendo outras situações e expandindo seu conhecimento. Essa é a graça dos livros, nos faz viver situações diferentes e aumenta nossa consciência.

E pra finalizar vamos falar do preconceito mais babaca de todos, o preconceito de quem NÃO LÊ LIVROS NACIONAIS. Eu sei que disse isso em cima, mas NÃO SEJA ESSE CARA!

“Não existe literatura nacional ou estrangeira, existe literatura que eu gosto e a que eu não gosto.” – Debyh

Esse preconceito é muito forte e muito idiota, vamos esquecer nacionalidade e valorizar boas leituras. Não faça as suas resenhas com “Nem parece nacional…”, é a prova de que você é preconceituoso e infantil. Vamos valorizar nossas boas leituras, vamos valorizar nossos bons autores e vamos apoiar pra que mais possam surgir.
Não seja o preconceituoso que não lê apenas porque é nacional, não perca a oportunidade de se surpreender com a literatura nacional, tente e veja se é bom ou não. Mas se você não quiser tudo bem, apenas não fique dizendo pros outros não lerem. Não tire as chances de outras pessoas de lerem e se apaixonarem.

No fim, o que queríamos dizer é: não seja um babaca preconceituoso. O importante é ler, se divertir e aproveitar a leitura. Não é porque você ama algo, que precisa odiar o outro. Vamos ser bonzinhos com os amiguinhos, tá?
É claro que tem mais coisa no podcast, você pode escutar e ser feliz hahahaha.

ps: sim, eu não sei falar Shakespeare.
ps2: fanfics de Harry Potter & Hermione.
ps3: Fanfic de David Luiz

Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em agosto 14, 2015 às 10:38 pm
    autor: Marcio Silva

    Sei como é esse preconceito literário! Atualmente estou dando mais oportunidade para nossa literatura e quando vem um leitor e vê que é um livro nacional, logo diz que nunca tinha visto ou escutado falar antes… Mas estamos aqui para isso, para ajudarmos a nossa literatura a ser conhecida.

    Ótimo post! Parabéns.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    Responder
  2. postado em agosto 15, 2015 às 1:15 am
    autor: Ludy

    Oii!

    Gostei muito da postagem sobre preconceito literário. Me divertir muito com essas capas que você postou ( Principalmente a dos dinossauros ).

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    Responder
  3. postado em agosto 15, 2015 às 1:45 pm
    autor: Maiara Vieira

    Oi, tudo bem?
    Eu ri muito e me diverti horrores com esse post!!
    Preconceito literário é super chato e essa coisa de modinha me irrita! Como você mesmo falou eu leio o que quero, sendo modinha ou não.
    Como não gargalhar e ao mesmo tempo morrer de vergonha dessas capas dessa série do Súcubo, e o que raio é um Súcubo? kkkkkkkk.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    Responder
  4. postado em agosto 15, 2015 às 1:54 pm
    autor: Anelise

    Achei bem legal sua postagem. Eu tenho alguns preconceitos literários, mas eu tento sempre desconstruir esses preceitos. Eu não consigo ler Nicholas Sparks, por exemplo, acho ele péssimo e isso me faz ter um certo preconceito com o gênero romance. Mesma coisa com 50 tons de cinza. Haha. Mas acho que somos uma metamorfose ambulante e podemos sempre mudar (para melhor!) e eu espero que um dia eu desconstrua esses pequenos preconceitos literários. 😀

    Responder
  5. postado em agosto 15, 2015 às 2:26 pm
    autor: puchu

    gente, para tudo, que livro é aquele do dinossauro e uma mulher? HAHA. Concordo com vcs tem gosto para tudo, HP é tudo mesmo! <3 a debyh tem preconceito sim, eu to lendo romance de época sem parar e ela fica falando: pq eu fico lendo essas coisas u_u

    Responder
  6. postado em agosto 15, 2015 às 4:23 pm
    autor: Raíssa

    Angel, adorei esse podcast! Sim, também dei altas risadas e me identifiquei suuper com você!
    Depois passa lá no blog pra dar uma olhadinha nas minhas também =p
    Vamos lá: sim, rola muuito preconceito literário. As pessoas hoje em dia não respeitam mais o gosto alheio e acham que sempre o melhor vai ser os delas mesmas. Concordo que eu também teria preconceito com aquelas capas de DInossauros (pelo amor de Deus, quem deixou aquilo sair da gráfica??), e por mais que eu tenha meus “preconceitos literários”, tento deixa-los dentro da minha casinha para não chatear ninguém.. claro que ter opinião é diferente, mas vamos lá neh?! Hoje em dia as pessoas confundem muito ter opinião com imposição de idéias e por isso estamos desse jeito hoje =/ uma pena!
    Enfim, adorei!
    Um beijo,

    Responder
  7. postado em agosto 15, 2015 às 5:27 pm
    autor: Paac Rodrigues

    o preconceito literário é complicado, alguns tem preconceito com os hots sem nem ter lido, ou mesmo por problema com sua propria sexualidade, outros com adultos lendo juvenis, o mundo literário é meio complicado com os preconceitos internos.

    Responder
  8. postado em agosto 15, 2015 às 5:35 pm
    autor: Jess Leite

    1 minuto de silêncio para essas capas com dinossauros. Eu tô morrendo aqui hahahahahahaha!
    A capa de Três metros acima do céu dói na alma </3
    E eu gostava de Crepúsculo, essa é minha pequena vergonha hahaha!
    Adorei o post!
    Beijo grande!

    Responder
  9. postado em agosto 15, 2015 às 6:00 pm
    autor: Camille

    Adorei a postagem. Eu não me importo muito com capas de beijos, mas é complicado sair na rua com uma capa altamente sexual, por mais que você não se importe com a opinião dos outros, é difícil abdicar totalmente do, vamos dizer, “pudor”. Adorei o podcast, sério amei <3

    Responder
  10. postado em agosto 15, 2015 às 6:52 pm
    autor: Kétrin N. Galvagni

    Oi Angel, eu ameeei o seu post, super criativo! Eu concordo com você em todos esses aspectos, o preconceito literário é uma vergonha mesmo kkkk, nós como leitores automaticamente sempre vamos ter um pouco desse preconceito, principalmente quando o assunto é capa de livro, infelizmente isso influencia muito na minha escolha de leituras, poisé, isso é algo que estou mudando aos poucos. Mas sobre literatura nacional, eu sou super fã e estou sempre apoiando, quando eu posso eu leio os nacionais, acho que é muito importante nós como blogueiros e leitores ajudarmos o nossos autores a serem mais conhecidos!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    Responder
  11. postado em agosto 15, 2015 às 8:29 pm
    autor: Sofia

    capa com dinossauros? WTF!!!!!!
    nunca vi isso na minha vida, Senhor!
    Eu sou do tipo que julga o livro pela capa, mas as vezes eu me surpreendo, porque a capa é feia e o livro maravilhoso kkkk
    bjs bjs

    Responder
  12. postado em agosto 15, 2015 às 10:57 pm
    autor: Alessandra

    Sim, eu julgo livros pela capa. Sou uma pessoa horrível, me castiguem, me prendam! hehehe

    Eu estou começando a deixar o preconceito literário um pouco de lado, mas com as capas eu ainda não consegui me acertar 😛

    bjs

    Responder
  13. postado em agosto 15, 2015 às 11:15 pm
    autor: dessa

    Adorei o post!!! hahaha Me diverti muito mesmo.
    Nem me fale de capas. Quando leio um livro erótico nunca faço isso no bus, só em casa, onde ninguém pode ver, porque dá muita vergonha aquelas capas, gente! Já imagino as pessoas olhando para a minha cara e pensando “que safada ou que pouca vergonha”, hahaha. Eu tenho conhecidos que já viram pessoas lendo cinquenta tons e largaram piadinha. Então fico longe de lugares públicos e leituras desse tipo. 😛

    Responder
  14. postado em agosto 16, 2015 às 6:12 pm
    autor: Sabrina Miranda

    Adorei o tema do podcast, realmente são tantos preconceitos literários, que a gente fica bobo quando ouve alguns, como não ler nacionais (oi? tenho alguns nacionais que da de 1.000 a 0 em autores estrangeiros), julgar o livro pela capa e principalmente ‘só porque é modinha você está lendo’, gente, ler é o que importa, de folheto de mercado, dicionário a best-seller.
    Obs: Tem umas capas de hots que amo, mas que realmente são com muita pouca roupa, e infelizmente não são livros que levo pro meu serviço por vergonha hahahaha.
    Obs2: O que é essas capas com dinossauros que você selecionou kkkkkk Morri com elas kkkkkk

    Responder
  15. postado em agosto 16, 2015 às 8:50 pm
    autor: Gaby Marques

    Adoreeei a postagem, ficou ótima e é um assunto recorrente e que merece destaque. Mas vou te contar, quantas capas horríveis!! kkkk Essas com dinossauros!! não sei se rio ou choro. Realmente, o importante é ler e ser feliz com isso, independente do que as pessoas falem/pensem…
    Bjs

    Responder
  16. postado em agosto 17, 2015 às 5:14 pm
    autor: Ana Carina

    Oie!!
    Adorei o post, infelizmente não posso ouvir o áudio pois estou no serviço mas amei a matéria.
    Eu já tive muita vergonha de alguns livros que lia, principalmente os romances eróticos, hoje me dia, não estou nem ai, não gosta, não lê simples.
    Adorei a matéria!!
    ;**

    Responder
  17. postado em agosto 17, 2015 às 6:00 pm
    autor: Déborah Araújo

    Ah, o preconceito literário…
    Quem nunca sofreu que atire a primeira pedra.
    Eu me acho bem resolvida nos meus gostos e não tô nem aí para o que os outros dizem.
    Já andei com muito livro em ônibus onde a capa não era a das mais discretas, porém nunca me importei.
    Por ter cursado Letras, tenho colegas de trabalho que eu não deveria ler best sellers e eu digo que sim, leio, pois gosto e isso não me faz menos profissional.
    Eu leio de tudo para poder falar, como me ensinou uma professora na Universidade e que os outros que querem ditar o que o próximo deve ler que se exploda.

    Lisossomos

    Responder
  18. postado em agosto 17, 2015 às 6:09 pm
    autor: Sharon

    Oie, legal o post, realmente tem gente que acha q seu gosto é superior ao dos outros… eu sou uma pessoa bem de boa, não gosto de julgar ninguem, não me importo com o que os outros leem ou n
    Eu amooooo livro hot, capas com “pouca roupa” haha, seja o que for, eu amo isso :p
    http://www.guildadosleitores.com

    Responder
  19. postado em agosto 17, 2015 às 8:30 pm
    autor: Bruna Lombardi

    Hey,
    Hoje em dia, o que mais tem é isso, preconceito literário. As pessoas não sabem aceitar, so sabem criticar :p
    Eu confesso que as vezes julgo o livro pela capa, maaas, não deixo de ler um livro pela capa, a não ser esse dos dinossauros, não aguentei kkkkk Eu gosto de capas hot, mas concordo que é bem constrangedor, você estar no ônibus lendo Sempre vocês kkk
    Enfim, amei o Podcast, ri bastante, parabéns Angel pelo post!
    Beijos da Bru!

    Responder
  20. postado em agosto 18, 2015 às 1:49 am
    autor: Taty Salazar

    Esse é um assunto realmente muito amplo kkkkkk
    Quem nunca julgou um livro pela capa né ? kkkk E realmente tem pessoas que julga o leitor pela capa do livro que está lendo. Adorei os pontos que você ressaltou no post, na verdade eu ameiiii o post todo. Genial 😀

    Responder
  21. postado em agosto 18, 2015 às 9:32 pm
    autor: alice aguiar

    oi ^^
    se tem uma coisa que eu odeio é gente que fica de frescura com o que os outros leem.
    cara só o fato da pessoa estar lendo já é maravilhoso, então incentiva mais. porém a grande maioria só quer que o pessoal leia o que eles acham o “certo” e ficam de mimimi. odeio isso

    Responder
  22. postado em agosto 21, 2015 às 4:14 pm
    autor: Marijleite

    Pode imprimir esse post e sair pregando pelas ruas da cidade??? rsrsrs

    Muita gente precisava ler/ouvir isso, super concordo com vocês.

    E “diferente não quer dizer ruim”!

    Sobre essas capas, tem umas que são constrangedoras mesmo, eu li um desses livro e tinha que deixar ele com a contracapa para cima quando tava fechado 😛 .

    Responder
  23. postado em agosto 22, 2015 às 7:39 pm
    autor: Vitória zavattieri

    Adorei!!! Realmente o preconceito literário está em todo lugar, mas cabe a nós lutar contra isso.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    Responder
  24. postado em agosto 23, 2015 às 12:56 pm
    autor: Larissa Telles

    Oi, tudo bem?
    Eu julgo muito pela capa e o pior é que quase sempre eu acerto se o l,ivro vai me agradar ou não só de ver a capa kkkkkk E como vocÊ falou todo mundo tem preconceito, é normal, só não podemos ficar tentando diminuir alguém por isso ou brigar e tals. Enfim, achei o post super interessante o/

    Beijos :*
    Larissa – srtabookaholic.blogspot.com

    Responder
  25. postado em setembro 10, 2015 às 11:22 am
    autor: Bruna Pontes

    Adoro escutar vocês duas juntas ^^

    Responder
Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
7/11
A Rainha Aprisionada – Iskari #2 – Kristen Ciccarelli
5/11
Uma Mulher no Escuro – Raphael Montes
3/11
36 Perguntas que Mudaram o Que Sinto Por Você – Vicki Grant
30/10
A Filha do Rei do Pântano – Karen Dionne
27/10
Abadia de Northanger – Jane Austen
24/10
Nocturna – Nocturna #1 – Maya Motayne
Parcerias
Anúncios