A polícia de Oslo precisa desesperadamente de Harry Hole. Mas, dessa vez, talvez ela não possa contar com seu detetive mais brilhante.... Ao longo dos anos, o inspetor Harry Hole esteve envolvido nos principais casos de assassinato em Oslo e salvou a vida de muitas pessoas. Mas, quando um assassino brutal ataca os policiais da cidade e seus colegas são expostos ao perigo, Harry não se encontra em posição de proteger ninguém – muito menos a si mesmo. Um investigador aposentado é assassinado de modo brutal em um bosque nos arredores da cidade; um detetive é morto com requintes de crueldade. Ambos são encontrados nos locais dos crimes que não foram capazes de solucionar. E o assassino não para por aí. Funcionando como uma força-tarefa, os amigos de Harry na polícia entram em ação. Apesar da falta de pistas, eles contam com uma ajuda inesperada para deter o assassino antes que seus colegas sejam as próximas vítimas.
Ahá! Voltei com mais um livro de Harry Hole mais rápido do que vocês imaginavam! Antes de começar a resenha vou lembrando vocês que já temos as resenha de O Fantasma e Boneco de Neve. Como já mencionei não precisa ler na ordem, tanto é verdade que eu mesma não leio. Este aqui vem depois de O Fantasma.
Harry não pode proteger ninguém no momento dada as circunstâncias. Contudo, seus colegas policias precisam de toda a ajuda possível, já que um assassino resolveu matar policiais. Além de serem pouquíssimas as pistas, as pessoas estão ficando cada vez mais assustadas. E Harry não está disponível no momento. E, sendo sincera, de verdade eu entendo sua relutância…
“Ele levou um susto. O que era aquilo?”
A polícia de Oslo passa por uma reestruturação depois da aposentadoria do antigo inspetor. Alguns subiram de cargo, outros se foram e alguns voltaram. Dentre eles está a policial Katrine, que veio transferida de outra cidade, e outros policiais que já possuem um certo tempo de carreira. Então, quando um assassino começa a matar policiais e ex-policiais, a população, incluindo os próprios policias, começam a ficar com medo. Afinal um assassino de policiais é alguém muito ousado, já que está diretamente atacando quem supostamente deveria proteger a população. É óbvio que eles não queriam pedir ajuda de Harry, mas quando cada vez mais pioram os crimes a polícia não vê outro jeito. O grande problema é que Harry está indisponível no momento, não quer saber nem um pouco em pegar assassinos.
“… se eles fingissem que nada tinha acontecido, se afundassem o assunto num oceano de silêncio, então tudo estaria bem.”
Com a pouca experiência em serial killers, a polícia de Oslo se vê um tanto quanto perdida
e com medo quando seus colegas, superiores começam a serem mortos. As poucas pistas são controversas, e lentamente eles estão entrando em desespero. E tô falando de algo no nível de ter que ir pedir aconselhamento… aqui no caso do livro a ajuda vem de um especialista em serial killers e um psicólogo que monta perfis de criminosos. Mesmo que Harry não queira muito se envolver neste caso, eles realmente precisam de o máximo de ajuda possível…
Falando da história, acontece tanta coisa e tem tanta gente… eu acho que pensei que um monte deles tinham culpa, aparecia alguém eu tipo: certeza que é esse! huahauhaua. Tudo é tão alucinante que eu desacreditei de ter lido esse livro que não é pequeno em praticamente quatro dias! Ainda temos também vários casos antigos que se misturam ao assassino de polícias todos muito interessantes.
Sobre Harry não querer se envolver… ele tem os motivos dele, os quais concordo em parte. Porque tem certas coisas que ele nunca conseguirá mudar, e se ele não conseguir conciliar suas coisas com a sua vida um pedaço dele vai morrer junto com o lado perdedor.
“Não lhe obedeceu porque o cérebro se recusou a rejeitar o que os olhos tinham visto e sua razão tentava ignorar. Tentava ignorar porque não tinha relevância para a única coisa importante naquele momento – sobreviver, salvar a si próprio.”
Quando comecei a ler este livro pensei que o autor tinha feito uma ousadia e alegria (mentira, de alegre só era eu lendo mesmo huahauha). Quem leu O Fantasma sabe do que estou falando, mas claro era delírio meu… não aconteceu ainda bem. E tenho que comentar que as minhas especulações se devem ao fato do Harry demorar um pouco para aparecer. E querem saber o mais mágico de tudo? Não estava entediante. Harry é o protagonista, lógico, mas o autor claramente manteve uma história por longos capítulos com secundários, que são tão maravilhosos quanto a história. Sem contar que ele consegue falar sobre o andamento do caso, a vida dos personagens secundários, o que é importante porque muitos deles estavam presentes nos livros anteriores e gostei de ver como eles estavam hoje em dia, e não se perder nisso tudo. O livro foi muito completo, com mais além do Harry, você se importa com diversos personagens, o mundo é enorme e o autor domina ele totalmente.
Eu sou tipo muito, mas muito suspeita para falar… mas nossa tinha tudo nesse livro e foi tudo tão bom de se acompanhar (enquanto eu roía as unhas de nervoso hahahahaha). Apenas aguardo para saber o que mais virá, afinal Harry fez coisas que com toda certeza ele terá que pagar em algum momento e eu estarei com ele lá.
Não sou de ler muitos livros com esta pegada de mistérios e suspenses, mas sempre que leio, me pergunto porque não leio mais coisas assim e a forma como você descreveu este enredo, me deixou master curiosa. Quero ler.
Olá, acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro e já me deu uma vontade enorme de ler ele e descobrir os motivos do Harry demorar tanto a aparecer e, claro, descobrir quem estava cometendo os crimes contra policiais.
Eu nunca li nada deste autor mas vi que tem um filme dele e acho que vai ser muito bom. Eu adoro livros neste estilo apesar de fazer um tempo que não leio, mas quando tem vários personagens e você nunca sabe quem é o culpado, é melhor ainda.
Oi!
Não sabia que os livros desse autor eram tão emocionantes assim.
Fiquei surpresa com a qualidade da obra, adoro quando tem vários mistérios e eu fico tentando acertar quem foi o culpado – e falho miseravelmente –
Vou colocar na lista da BF
Oi,
eu amo esse tipo de narrativa e estou louca para ler os livros dessa série, fico feliz em saber que não precisa ler na ordem porque já pesquisei e vi que a editora está lançando de forma desordenada, meu toque já está ligado em nível máximo mas mesmo assim estou esperando meu exemplar desse livro chegar, além desse quero muito ler boneco de neve que ganhou uma nova edição incrível e óbvio, vou correr para assistir o filme.
Beijos!
Olá! Confesso que eu não sou muito fã de livros de mistério, mas esse em especial me deixou bastante curiosa, ainda mais depois de conferir suas impressões a respeito dele. Sem dúvidas, irei adicionar o livro na minha lista de desejados, rs. Beijos!
Olá, amo um livro com uma boa pegada de mistérios e não sei em que mundo vivo para não conhecer esses livros.Fiquei impressionada com a trama, parece ser algo bem denso e que deixa o leitor sedento por mais e mais a cada página. Amei sua resenha e as dicas estão mais que anotadas. Beijos!
Ola, eu ainda estou lendo boneco de neve e eu quero muito ler os outros livros do autor e estou curiosa para ler esse ainda bem que eu nao estou lendo na ordem se não morreria de curiosidade.
Oiii,
Não sou muito de ler policiais, acho q as vezes tem uma pegada de suspense de mais pra mim e um enredo que não chama muito minha atenção, mas fiquei feliz de ter sido bom ler e realmente é uma ótima dica pra quem gosta do tema.
Beijinhos…
http://www.paraisoliterario.com
Olá.
Não sabia que esse livro era assim tão bom! Eu amo livros policiais e já fiquei curiosa para conhecer essa história cheia de suspense e reviravoltas. Amei sua dica e espero ler em breve!
Beijos
Olá, como vai? O gênero literário não é muito a minha praia não, normalmente não desperta muito a minha atenção. Das poucas vezes que li algo do tipo, eu tive a felicidade de gostar bastante. A sua resenha me despertou bastante interesse em me aventurar nessa história. Se houver uma oportunidade futura, acho que tentaria ler sim. Quem sabe eu não me surpreenda?!
Beijos!