Ainda que a Aliança Rebelde tenha ganhado algumas batalhas contra o Império, a esperança está se esgotando. O Império está prestes a revelar a Estrela da Morte, uma estação bélica capaz de destruir planetas inteiros num piscar de olhos. Agora, o destino da galáxia está nas mãos de uma princesa,um cafajeste e um garoto da fazenda... Esta é uma versão de Star Wars: Uma nova esperança (episódio IV) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Cada parte da narrativa é contada pelo ponto de vista de um dos três protagonistas, se aprofundando nos conflitos desses heróis que se unem para combater o mal que ameaça toda a galáxia.
Quando “A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda” foi lançado fiquei um pouco curiosa, afinal mesmo ele sendo baseado no roteiro do filme que já conhecemos, queria saber como ficaria uma versão juvenil da história. Tenho que dizer que gostei. A escrita da autora é fácil, divertida e, ao mesmo tempo, fiel ao filme.
Baseado no filme Star Wars IV: Uma Nova Esperança, aos comandos de Darth Vader a Estrela da Morte está a todo vapor, com isso a Aliança Rebelde tem muito trabalho. Nesse ínterim a princesa Leia é capturada por Darth Vader e (sem querer) Luke e Han Solo vão resgata-la. Com direito a saber de pensamentos de personagens e descrença em jedis, assim começa essa trilogia.
“Mas o medo era um sentimento inútil. Precisava lutar, e a única maneira que conhecia para vencer o medo era invocando a raiva.”
A história é dividida do ponto de vista dos três personagens: Leia, Han Solo e Luke. Mas, mesmo assim o livro é em terceira pessoa, o que gostei bastante, dá pra saber o que estão pensando sem perder nada da ação.
Na primeira parte acompanhamos a princesa Leia, que foi raptada por Darth Vader. Ele descobriu que ela faz parte da Aliança Rebelde (que por acaso assim quer derrubar o Império do qual ele faz parte) e com isso quer desestabiliza-los. E, lógico, quer saber aonde fica a base de operações deles. Adorei como autora utilizou bem a parte dos pensamentos da Leia, já que não temos acesso a isso nos filmes. Como eu falei, é o mesmo roteiro, mas com algo a mais. Não temos como ver essa parte nos filmes, mas o livro preenche essas lacunas habilmente. Achei bem divertido… tipo até tem uma parte que ela explica como está com aquele vestido e aquele penteado, aliás ela odeia o penteado hahaha. E, lógico, é ótimo saber o quanto ela é forte, seja fisicamente ou durante a guerra mental contra Darth Vader. Gostei bastante dessas pequenas coisinhas que a autora colocou.
Logo mais temos o cafajeste, Han Solo, o qual conhecemos num pequeno planeta fugindo de suas dívidas para variar, juntamente com seu melhor amigo Chewbacca. Ali eles encontram um novo cliente, Luke e Obi-Wan Kenobi, que precisam de transporte. Mesmo achando que tem algo errado, afinal eles tinham e carregavam aqueles sabres antigos, Han precisa do dinheiro (a dívida é alta) então aceita o serviço. Estava na dúvida como seriam as partes do Chewbacca, já que ele não fala uma língua humana, mas deu pra entender bem… mesmo sem palavras hehehe. Assim como a parte da Leia, amei ler os pensamentos do Han, são como imaginei, cheio de sarcasmos e descrenças quanto aos jedis e a força, é assim que tem que ser, digo os pensamentos e não a descrença hahaha.
Na última parte acompanhamos Luke. Aliás, apesar das partes serem meio que separadas elas formam a mesma linha de tempo, ou seja, é tudo uma continuação só. Gostei do formato também. Enfim, Luke está com toda essa coisa de querer ser piloto da Aliança Rebelde, e também querer aprender mais sobre a força. Assim como em outros livros que li (de outros autores e tal) este não deixou a desejar quanto a explicação e o uso da força, ficou bem legal de ler essas passagens.
“Era sempre um espetáculo ver o céu escurecer gradualmente â medida que saiam da atmosfera. Era por isso que Han adorava voar.
E escapar por um triz também não era nada mau.”
Como falei, amei ver o quanto a Leia é forte. Ela consegue ser da realeza e ao mesmo tempo dar uns tiros por aí, tudo isso com aquele vestido horroroso, melhor princesa ever. Han Solo, assim como o título atribuído a ele aqui, é um cafajeste, sempre de olho em alguma mulher (de qualquer espécie, atenção para isso) lógico que ele fica desconcertado quando percebe que Leia não dá a mínima para ele. Como se ele fosse se interessar por alguém tão mimada… mas ai que está o erro, Leia não é, e como eu falei isso, o deixa desconcertado.
Ainda temos Luke, que praticamente acabou de sair de seu planeta e nunca viu nada mais, mesmo assim ele quer aprender sobre a força e sobre tudo mais. Obi-wan Kenobi o ensina, mas claramente dá pra perceber um medo ali, ao mesmo tempo que ele quer ensinar, ele tem receio de que algo dê errado. Mas, a verdade é que ele não tem muito tempo e o ensina mesmo assim, sempre mencionado o quanto a raiva e o rancor podem ser perigosos.
Apesar de termos naves, guerras espaciais, na essência para mim “A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda” é um livro de aventura. Temos aquela coisa de fazer parte de uma equipe e confiar nela, e lógico ação para todos os lados.
“- Isso pode ser difícil pra você entender, mas acredito no que estão tentando fazer. Estou orgulhoso por fazer parte disso, não importa o que aconteça.”
“A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda” é baseado no roteiro do filme, mas não é por conta disso que temos uma transcrição do roteiro. Muito pelo contrário, a proposta do livro é ser uma escrita direcionada para jovens, algo fácil de se ler, e creio que a autora cumpriu isso muito bem. Seja com os pensamentos dos personagens ou com os pequenos detalhes e descrições. Os próximos livros da trilogia são escritos por outros autores, e óbvio, quero ler também.
Nessa trilogia também temos muitas ilustrações, no meio das páginas e ilustrações coloridas nas aberturas de cada parte, gostei de todas, adoro esse tipo de coisa em um livro juvenil. Assim como em alguns outros livros da Editora Seguinte tem marcador de página pra recortar na orelha de trás do livro, e essa capa minimalista ficou realmente linda ♥.
Enfim, ainda não me cansei de ler sobre o universo de Star Wars (não creio que me cansarei algum dia) já que tem muita coisa a ser explorada e a ser contada. Mesmo sabendo o que ia acontecer na história me diverti do mesmo jeito e me peguei rindo em algumas partes. Super recomendado para fãs de Star Wars ou para quem quer começar e não sabe por onde, já que este livro tem uma leitura leve e aventura do começo ao fim. E que a força esteja com você!
o meu filme favorito da minha saga favorita, a resenha esteve expetacular.
Olá!
Eu tô começando ainda nesse universo de Star Wars, assisti todos os filmes e curti, mas não me considero fã rs. E ainda não tenho aqueeeela vontade de ler livros baseados na franquia.
Todavia, é uma ótima dica de leitura pro meu namorado, rs. Anotei!
Beijos!
Nunca assisti nenhum filme dessa serie, simplesmente não me chamou a atenção assim como o livro. 🙁
http://www.facesemlivros.com/
Oi. O que não curto tanto nesse livro é o título, mesmo assim, quero muito lê-lo, já está em minha lista de leitura, no entanto, a parte financeira não abarca todos os meus desejos literários.
Oii,
Estava bem curiosa com esse livro, e pensava que seria uma história nova e bem humorada de Star Wars. Depois de ler a sua resenha fiquei bem curiosa para ler, e saber desses pensamentos. E olha que eu não sou fã de Star Wars.
Beijos
Oiii Debyh, tudo bem?
Infelizmente eu realmente não tenho interesse em realizar a leitura nesse tipo de obra, sou uma grande de Star Wars, mas porém os clássicos mesmo.
Beijinhos
Por incrível que pareça, eu não gosto de Star Wars hahahaha. Por isso sua resenha não me cativou muito 🙁
Mas você escreve muito bem! Sua resenha foi muito bem detalhada.
oi ^^
menina sou louca pra ler essa trilogia, mas ainda não arrumei tempo de ler.
não sou uma fã que manja mt coisa, mas acha q o suficiente pra gostar da leitura.
adorei sua resenha.
Oii!
Adorei sua resenha. Achei o livro uma ótima pedida para eu começar a conhecer um pouco deste universo que ouço tanto falarem, mas que sei tão pouco haha Dica anotada!
Beijos
Oie
eu nunca sei o que dizer pois nunca tive vontade de ver ou ler star wars apesar ter muitos amigos fãs haha bem legal sua resenha e que bom que curtiu a leitura
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Sou uma nerd muito desnaturada, fato. Não li e ainda preciso colocar em dia minhas leituras. Mesmo assim, amei o post e a dica! Sucesso sempre.
Oie, tudo bem? Imagino que tenha ficado mais divertido com a narrativa dessa forma, nunca li nada de SW (só vi os filmes), mas eu com certeza leria este.